Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 13 horas:

Muito isto. 

Claro que isto também se deve a problemas nos acessos aos cuidados de saúde primários mas aquilo que o Costa diz é verdadeiro. Há muita gente nas urgências que não precisava de ir às urgências e se estás a tratar estas pessoas não estás a tratar "quem precisa".

Há países europeus, onde por exemplo, às urgências não são abertas ao público.

E o SNS24 é das melhores coisas que este país já criou. Sempre que precisei funcionou de forma impecável e foram sempre muito atenciosos.

É precisamente isso: a falha na "primeira estação": a falta de acesso nos cuidados de saúde primários.

Infeções urinárias, gripes/constipações, dores com x semanas/meses de duração não são para ser tratados na urgência. 80%+ das pulseiras verdes são idas inúteis à urgência, mas num país em que tens que estar às 6h da manhã ou antes para ter uma consulta não programada no centro de saúde não tens alternativa. Não há urgência que aguente.

• Like 2
  • Concordo! 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lucho^, há 7 minutos:

É precisamente isso: a falha na "primeira estação": a falta de acesso nos cuidados de saúde primários.

Infeções urinárias, gripes/constipações, dores com x semanas/meses de duração não são para ser tratados na urgência. 80%+ das pulseiras verdes são idas inúteis à urgência, mas num país em que tens que estar às 6h da manhã ou antes para ter uma consulta não programada no centro de saúde não tens alternativa. Não há urgência que aguente.

Por acaso na segunda feira tive que ir às urgências de Algueirão devido a uma gastroenterite severa, com desidratação e fraqueza por falta de ingestão de alimentos devido à mesma, tinha vomitado 4x seguidas. Telefonei para a Saúde24 e mandaram-me para lá, não conhecia o sítio. Levei pulseira verde. Depois levei soro e medicamentos. Neste caso particular não tinha alternativa, mesmo que quisesse, pois não tenho médico da família. Já não ia a urgências há imenso tempo. Nem sequer fui quando tive Covid este ano, a Saúde24 mandou-me permanecer em casa.

A minha teoria agora que penso bem nisso, talvez se justifique com a mudança de mentalidade com a Covid, qualquer gripe/constipação as pessoas ficam assustadas e recorrem logo às urgências. Alguma coisa tem de explicar a situação passar do "suportável" para o insuportável.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou há 6 meses a tentar inscrever-me no Centro de Saúde aqui da zona mas, pelos vistos, o processo é moroso.

Não sei se por falta de pessoal, demasiada burocracia, desorganização, ou tudo isso junto 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lucho^, há 20 minutos:

O melhor ainda são essas dores que duram à semanas e que dá para ir às Urgências às 4 e meia da manhã

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 horas:

A verdade é que devia ser "aceite" que uma pessoa constipada ou com gripe não vá ao trabalho sem declaração. Existe um bocado a cultura enraizada em Portugal que só se pode faltar por doença com declaração de um médico

sdds de ir ao médico afónico, a tossir e com ranho a sair-me até dos olhos para pedir uma justificação para apresentar no trabalho e a médica dizer-me "mas tens febre? Não? Então toca a ir trabalhar"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 horas:

Por acaso não sabia disto! No entanto, não me admirava que a maior parte das pessoas também não o soubesse. Devia haver um maior esforço para informar e educar as pessoas sobre essa possibilidade.

Mas ainda vou mais longe, para quê ter que haver um documento?

Por acaso tinha a ideia de que essa notícia tinha sido relativamente bem divulgada, lembro me que passou várias vezes na TV aqui há uns meses

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 5 minutos:

Por acaso tinha a ideia de que essa notícia tinha sido relativamente bem divulgada, lembro me que passou várias vezes na TV aqui há uns meses

Eu tenho a mesma ideia do Whatever.

Deu nas noticias, mas não foi algo amplamente divulgado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 horas:

Eu estou há 6 meses a tentar inscrever-me no Centro de Saúde aqui da zona mas, pelos vistos, o processo é moroso.

Não sei se por falta de pessoal, demasiada burocracia, desorganização, ou tudo isso junto 

A minha mulher teve dois anos a tentar arranjar médico de família na minha zona. Correu literalmente todos os centros de saúde do Grande Porto. Nem uma vaga e poucos foram os que abriram lista de espera.

Engravidou e teve de fazer 120km para ir ao médico de família antigo que lhe disse para enviar um email para a Delegação Regional. Literalmente 48h depois já tinha médico de família alocado na USF ao lado de casa e inclusivamente deram-lhe a hipótese de eu tb passar para esse mesmo médico/USF. Curiosamente, essa USF tinha-lhe dito duas semanas antes que não tinham vagas nem estavam a aceitar pessoas para listas de espera.

Tl;dr: Engravida.

Editado por Lurker

Compartilhar este post

Link para o post

Inscrevi-me ha 2 anos noutro centro de saúde e tinha 40k à espera de medico de família.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 horas:

Por acaso não sabia disto! No entanto, não me admirava que a maior parte das pessoas também não o soubesse. Devia haver um maior esforço para informar e educar as pessoas sobre essa possibilidade.

Porque não ainda mais longe? Para quê ter que haver uma doença?

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 40 minutos:

Porque não ainda mais longe? Para quê ter que haver uma doença?

Porque não ainda mais longe? Para quê ter que existir?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ainda mais longe, para quê um centro de saúde a parasitar os nossos impostos? Porque não saúde através de seguros de saúde de forma a motivar as pessoas a trabalhar? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 4 horas:

Isso da autodeclaração foi mais do que noticiado.
Porque as pessoas abusam, se já assim tens montes de baixas que enfim, sem documentação necessária era uma festa.
E sim, há muito pessoal que se mete no hospital a fazer perder tempo e ocupar espaço de quem necessitava por razões que não lembram a ninguém. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 16 horas:

Por acaso os números absurdos de malta que vai à urgência por tudo e por nada são um problema grave.

o problema está a montante. O problema é que a tal "rede de cuidados primários", os Centros de Saúde são a maior m*rda que existe neste país.

Epá, começa logo por colocar um horário à doença, é para mim um conceito que nunca vou entender. "Cidadão, só fique doente das 8 às 18, de segunda a sexta, seja civilizado!". E depois continua por ser impossível arranjar uma consulta, tu estás doente hoje, vais lá - se conseguires senha sequer - e dizem-te "sim, sim, olhe consegue consulta para a quarta feira da próxima semana, ok." "minha senhora, eu estou doente agora, sabe! Quero medicamento agora. E uma baixa sff, que tive de tirar o dia para vir cá" "Pois, cidadão, f*da-se para aí e tussa pouco"

Depois fazem todos os responsáveis cara de pikachu quando um porradão de gente vai às urgências desnecessariamente. No shit Sherlock!! Muthafackas, no shit que o pessoal vai às urgências do hospital pq está doente hj, e o Centro de Saúde não dá resposta. No shit!

Fico absolutamente irado - nota-se pouco né - quando vejo um director de serviço a falar aos microfones com um ar muito professoral, basicamente a dizer, por palavras mais bonitas "Os portugueses são estúpidos e não sabem que nao devem vir ao Amadora Sintra entupir isto quando estão com uma gripezinha"! Não, Dr. Artolas! Os portugueses vão aí pq no centro de saúde de Massamá basicamente riram-se da situação dele "vá para casa e volte quando já não estiver doente, ou deixe-se piorar muito para ir para as urgências de padiola". Irrita-me tanto esses artistas com ar pedante, a colocar as culpas nos portugueses, como se estes fossem mais estúpidos que os outros povos.

Rant over.

Para já.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 5 horas:

É recente e também desconfio que não terá sido amplamente comunicado. Em relação ao documento, tem de haver um registo escrito destas situações, é o mínimo. 

Opah em Inglaterra, pelo menos na minha experiência, é apenas política da empresa. A minha pede uma auto declaração quando voltamos de doença, mas consultas e isso tudo não preciso de fazer nada, só dizer que tive. A minha esposa nem auto declaração de doença precisa, tem 10 dias ao ano em que só precisa dizer que está doente e não vai trabalhar. Parece burocracia desnecessária

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 1 hora:

Porque as pessoas abusam, se já assim tens montes de baixas que enfim, sem documentação necessária era uma festa.

há muitos países que têm esse número de dias de doença por ano (dois, habitualmente) onde não é preciso apresentar nada, supõe-se que qualquer pessoa pode passar por uma gripe anualmente. Naturalmente há quem abuse e tire essas dias para fazer férias - eu tendo essa oportunidade também o faria. É um sistema mais simples e acabas por ter só de mentir ao patrão, o que, como toda a gente sabe, é moralmente louvável e correto em toda e qualquer situação sem exceções. A autodeclaração de doença já acrescenta mais um passo onde tens de mentir sob compromisso de honra ao estado social também, o que já não é tão correto e desincentiva os abusos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em empregos de classe operária ia lá msm todo f*dido, devo ter infectado todos os clientes q interagiram comigo, durante semanas. Duvido q tivesse conseguido dizer q n ia por estar doente lol

Em empregos de pequeno burguês é mais simples. Se tiveres um bom chefe é na boa, mas se for vingativo/maluquinho pode te dificultar a vida

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Isto nas urgencias nao 'e nada de novo. A minha mae fez bancos no HSFX e no Santa Maria desde os 70s e eu quando era miudo ia la com o meu pai busca-la e sempre existiu essa queixa que muita gente ia para as urgencias com problemas que resolviam com um paracetamol ou um penso.

Isto num tempo que nao havia triagens e saude24...alias ela e as colegas falavam sempre que as horas de jogos de futebol importantes havia uma clara reducao das pessoas nas urgencias. 

Se calhar tambem havia que informar as pessoas que ter uma ponta de febre, tosse ou uma dor na perna quando esta frio aos 80 anos nao 'e razao para ir as urgencias...ate porque a malta que hoje em dia com a triagem espera horas a fio nao 'e em 99,99% dos casos por coisas de vida ou de morte.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso uma vez cortei o dedo todo e só fui fazer os pontos depois de ir ver um Benfica vs Paços de Ferreira ao café. 

Prioridades!

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho médico de familia há 20 anos. Já nem sei o que isso é.

Citação de El Colosso, há 4 horas:

E depois votou numa resolução identica mas apresentada pelo PS...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Isto nas urgencias nao 'e nada de novo. A minha mae fez bancos no HSFX e no Santa Maria desde os 70s e eu quando era miudo ia la com o meu pai busca-la e sempre existiu essa queixa que muita gente ia para as urgencias com problemas que resolviam com um paracetamol ou um penso.

Isto num tempo que nao havia triagens e saude24...alias ela e as colegas falavam sempre que as horas de jogos de futebol importantes havia uma clara reducao das pessoas nas urgencias. 

Se calhar tambem havia que informar as pessoas que ter uma ponta de febre, tosse ou uma dor na perna quando esta frio aos 80 anos nao 'e razao para ir as urgencias...ate porque a malta que hoje em dia com a triagem espera horas a fio nao 'e em 99,99% dos casos por coisas de vida ou de morte.

Posso garantir que no último mundial estive de serviço de urgência durante Portugal-Marrocos e apareceram 0 pessoas durante a hora do jogo. 

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lucho^, há 2 horas:

Posso garantir que no último mundial estive de serviço de urgência durante Portugal-Marrocos e apareceram 0 pessoas durante a hora do jogo. 

Ficaste a ver o jogo no serviço por isso, malandro.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...