Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Grillo, há 3 horas:

A culpa disso é de quem faz protestos nestes moldes de "any publicity is good publicity" e depois ficam com cara de shocked pikachu quando a reação do povão é dizer que são chavalos retardados

Talvez a culpa esteja mais do lado da falta de cultura, educação e civismo por parte do povão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 minutos:

Talvez a culpa esteja mais do lado da falta de cultura, educação e civismo por parte do povão.

Sem dúvida, são questões pertinentes, as quais eles tentam dar realce, a de hoje então é demais, é absolutamente ridículo não existir uma alternativa válida ao avião, não só para o Porto (e para Faro), mas também para Madrid, por exemplo.

A questão que se coloca, para mim, é o modo. Primeiro que tudo, é um protesto que dá visualizações, mas depois como é que a mensagem chega? Além disso parece-me ser um protesto que, da forma que é, um pouco imberbe e beligerante por natureza, vai apelar mais aos jovens, que por si só, já estão sensibilizados para a questão. Não me parece que o senhor de 40 e tal anos que tem carro próprio e viaja em trabalho, de avião, para o Porto, o verdadeiro público alvo deste protesto, que ficou parado na 2a circular por causa deles, vá sequer perder um minuto que seja a aprofundar sobre o protesto, a não ser o que passa na TV quando chega a casa.

Como seria a melhor opção? Não sei, mas também não me parece que atrapalhar o quotidiano de outro ser humano, ser humano esse que é naturalmente egoísta, vá resultar em algo mais que insulto e perguntar, durante as notícias, porque é que esta gente não vai presa. Ponham uns outdoors chocantes, publicidades chocantes, campanhas de sensibilização, chamar à emoção das pessoas, ai talvez atingissem mais o ponto que eles querem alcançar. Sei lá. Se calhar a única opção que resta é mesmo esta

Compartilhar este post

Link para o post

Eu no meu jacto particular sao mesmo apenas 45-50 minutos entre chegar ao hangar e aterrar no Porto, mas os pobres que vao de CP que faz-lhes bem 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 3 horas:

Há uns anos, u cheguei a fazer algumas vezes Porto - Lisboa - Porto, e não perdia mais de 45 minutos no aeroporto.

Só levava um portátil, por isso, era rápido no ponto de controlo. Depois era chegar à porta e entrar no avião (era sempre Ryanair para ser mais rápido).

Depois saía e ia à minha vida.

Ou seja, despachava a viagem em 1h45, normalmente 

Tiveste sorte porque levavas uma mala de mão. Também já me aconteceu ter de fazer viagens só de portátil e foi tranquilo, mas já cheguei a apanhar voos de Porto - Lisboa, onde precisava de despachar bagagem para o porão e tinha uma fila enormíssima, tendo esperado mais de uma hora para entregar a bagagem. Uma dessas viagens foi no primeiro voo que se realiza às 5h.. Eu até fiquei parvo quando cheguei ao aeroporto e vi fila àquela hora da manhã, ainda bem que decidi chegar bem cedo quase duas horas antes deste voo. Portanto, se considerar esta parte de despachar bagagem diria que o avião tornasse uma solução menos viável, quando comparando com o autocarro ou mesmo o Alfa. 

Agora é assim, já tendo feito viagens de comboio num país que aposta fortemente na ferrovia, digo uma coisa, o que nós temos aqui em termos de ferrovia é um comboio de brincar, quase mesmo comparado a um metro neste país. Não falo apenas na velocidade que atingem e os quilómetros que percorrem em pouquíssimas horas, mas também no conforto que se faz sentir nesses comboios. Tivéssemos nós feito uma aposta séria na ferrovia e talvez alguns dos problemas que vivemos atualmente (por exemplo o problema da habitação) não se colocassem.

Compartilhar este post

Link para o post

Com comboios e linhas de caminho de ferro em condições só quem for palerma é que continuará a fazer Porto-Lisboa de avião em vez de comboio.

Será mais rápido, mais barato e mais acessível chegar ao centro das cidades de comboio. Agora é preciso que haja frequências significativas, que seja rápido e que tenha estações nos aeroportos, o que estará garantido no Porto, mas não está em Lisboa. Eu neste momento só vou de avião a Lisboa se for fazer escala na Portela.

Compartilhar este post

Link para o post

Não haver estação de comboio no aeroporto de Lisboa também não será um incómodo gigante, calculo eu. É literalmente uma estação de metro de distância.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 2 minutos:

Não haver estação de comboio no aeroporto de Lisboa também não será um incómodo gigante, calculo eu. É literalmente uma estação de metro de distância.

Claro que é!

É tempo perdido, é risco de acontecer algum azar, é comodidade perdida. A estação não tem que servir apenas para o tgv, também. E mais, ainda nng sabe qual o futuro do aeroporto de Lisboa. Tanto pode ser a Portela, dentro da cidade, como ficar a 50kms.

Compartilhar este post

Link para o post

20231019-182333.jpg

Ponto prévio: a subida do IUC da forma que está planeada e parva por diversos motivos mas quando olham para esta imagem o que depreendem dela ?

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

É um assalto. Estão a penalizar os trabalhadores com menos recursos financeiros, querem empurrá-los para os créditos automóvel. 

Nem sequer aceito qualquer justificação de âmbito ambiental quando é praxe aos carros modernos tirar-se-lhes os filtros de partículas, anular-se a egr, anular-se o adblue e por aí vai. 

Um partido que governa para os pensionistas e para os SMNs não pode nunca avançar com uma política deste género. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 6 minutos:

É um assalto.

Achas que quem tem aquele carro, com base naquela imagem, irá pagar aquele IUC quando? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 17 minutos:

20231019-182333.jpg

Ponto prévio: a subida do IUC da forma que está planeada e parva por diversos motivos mas quando olham para esta imagem o que depreendem dela ?

Não me parece que possa aumentar 739 euros, sinceramente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 7 minutos:

Não me parece que possa aumentar 739 euros, sinceramente.

Aquele valor seria o valor a pagar no limite daqui a 29 anos dado que não pode aumentar mais de 25 euros a cada ano. Ou seja, o carro de 98 teria que durar até 2052. Isto considerando que o PS governaria até lá e que a medida seria mantida intacta até lá. 

Agora digam-me se quem olha para ali depreende que aquele valor é o valor a pagar em 2052. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Aquele valor seria o valor a pagar no limite daqui a 29 anos dado que não pode aumentar mais de 25 euros a cada ano. Ou seja, o carro de 98 teria que durar até 2052. Isto considerando que o PS governaria até lá e que a medida seria mantida intacta até lá. 

Agora digam-me se quem olha para ali depreende que aquele valor é o valor a pagar em 2052. 

Que idiotice. É da IL, isso?

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 55 minutos:

Achas que quem tem aquele carro, com base naquela imagem, irá pagar aquele IUC quando? 

Tenho ideia que só haverá um ano de transição, depois já se paga a nova tabela de IUC. Ou isso ou já andei a comer desinformação. 

Compartilhar este post

Link para o post

Quem tem um jipe desses pode pagar, isso é jipe de um latifundiário com uma herdade de 250 hectares no Alentejo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 45 minutos:

Tenho ideia que só haverá um ano de transição, depois já se paga a nova tabela de IUC. Ou isso ou já andei a comer desinformação. 

Não, vai ser progressivo. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 22 minutos:

Não, vai ser progressivo. 

Menos mal, contudo não deixa de ser uma medida que visa empurrar os cidadãos para o crédito automóvel. 

Até porque daqui a 5 anos a maioria dos TDIs continuarão a rodar. Os 190d 2.5 continuarão, mesmo os 190d 2.0 continuarão frescos.

O SMN tem de acompanhar a tabela do IUC para haver justiça nesta medida. 

Compartilhar este post

Link para o post

tudo que seja para acabar com as carrinhas velhas e taxistas com mercedes de 3 milhões de km é nice

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 4 horas:

Que idiotice. É da IL, isso?

É. Fizeram aquilo com vários exemplos e em todos fizeram aquilo, anunciarem o aumento daquela forma. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 7 minutos:

É. Fizeram aquilo com vários exemplos e em todos fizeram aquilo, anunciarem o aumento daquela forma. 

estás a ser injusto, colocaram la um asterisco a dizer que é após a fase de transição 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 20 minutos:

estás a ser injusto, colocaram la um asterisco a dizer que é após a fase de transição 

Isso.A fase de transição ser naquele caso de 29 anos é irrelevante. 

Agora a sério: é uma filha da putice. Pessoas que não estejam por dentro do assunto olham para aquilo e ficam a achar que vão pagar aquele valor para o ano. 

E eu estou em desacordo com a medida nos moldes que é feita. Mas isto é o grau 0 da filha da putice. 

Para não acharem que estou a mentir:

20231020-000930.jpg

Nenhum destes casos pagará aquele IUC para o ano nem daqui a dois.  O caso com maior aumento daqueles ali, o BMW 320d, só pagará aquele valor em 2033, daqui a 10 anos. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...