Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Che, há 32 minutos:

Os cães ladram e a dívida externa líquida vai baixando. Melhor governo de sempre ainda que num contexto de pandemia e guerra. 

Isto só pode ser lol! As condições de vida pioraram para a maioria, quero que a divida externa se f*da.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aarao73, há 2 minutos:

Isto só pode ser lol! As condições de vida pioraram para a maioria, quero que a divida externa se f*da.

Tens 11 anos de fórum. É a primeira vez que estás a ler o Che? 

Se for preciso logo à noite já está a pedir o Medina de cabeça para baixo no Campo Pequeno. 

(Gosto muito de ti, Che).

• Haha 9

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aarao73, há 20 minutos:

Saímos duma pandemia para entrarmos em guerra com a Rússia. 

Economia da Zona Euro volta a crescer, com Portugal acima da média

https://pt.euronews.com/business/2023/08/16/economia-da-zona-euro-volta-a-crescer-com-portugal-acima-da-media

PIB da zona euro sobe 0,1% no 3.º trimestre, Portugal tem maior subida

https://sicnoticias.pt/economia/2023-10-31-PIB-da-zona-euro-sobe-01-no-3.-trimestre-Portugal-tem-maior-subida-d496e7e9

Zona Euro com ligeira contração no 3.º trimestre. Portugal tem melhor desempenho homólogo

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/conjuntura/detalhe/zona-euro-com-ligeira-contracao-no-3-trimestre-portugal-tem-melhor-desempenho-homologo

Zona euro com défice orçamental de 3,3% do PIB, mas quatro países tiveram excedentes (e Portugal foi um deles)

https://expresso.pt/economia/contas-publicas/2023-10-23-Zona-euro-com-defice-orcamental-de-33-do-PIB-mas-quatro-paises-tiveram-excedentes--e-Portugal-foi-um-deles--f7d521c2

Portugal, Irlanda e Chipre já veem o futuro em superávite

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/uniao-europeia/zona-euro/detalhe/portugal-irlanda-e-chipre-ja-veem-o-futuro-em-superavite

Portugal teve o segundo melhor desempenho das contas públicas na zona euro no segundo trimestre

https://expresso.pt/economia/contas-publicas/2023-10-23-Portugal-teve-o-segundo-melhor-desempenho-das-contas-publicas-na-zona-euro-no-segundo-trimestre-8702535b

Boa sorte a quem terá a obrigação de igualar ou superar estes registos 🙏

Certamente que com a oposição teremos uma economia capaz de rivalizar com os estalinistas do Vietnam, China e Laos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Tens 11 anos de fórum. É a primeira vez que estás a ler o Che? 

Se for preciso logo à noite já está a pedir o Medina de cabeça para baixo no Campo Pequeno. 

(Gosto muito de ti, Che).

Maximilien de Robespierre crl! 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Isto esta bom para a direita (incluindo a extrema) ganharem as eleicoes, o Costa acaba por nem ser constituido arguido e semelhante se passara daqui a 2 anos com o Ventura ou outro semelhante e esse dar o exemplo do Costa nem ter sido constituido arguido para nao se demitir.

Bom trabalho justica...eu so tive tres o quatro cadeiras disso mas lembro me de uma parte onde se falava que o direito deve ter em conta a harmonia das relacoes socias e ter em conta que os interesses colectivos se subrepoem a direitos individuais, mesmo que uns colidam com os outros. Instigar quedas de governo sem indicio suficiente para o fazer, vai exactamente contra esse principio. A justica assim como a gestao deve estar num contexto social, o mesmo que faz (ou deveria fazer) que uma fabrica hoje nao da lucro aqui, entao fecha-se manda-se essa gente toda para o desemprego. Seria a decisao economica/gestao certa em muitos casos, mas socialmente 'e outra historia. A Justica faz o mesmo neste caso, ate podem ter toda a razao processual...no entanto vao causar ao pais pelo menos 1 ano de estagnacao, pelo menos dezenas de milhoes de euros em custos e no extremo uma crise governativa larga. Para que? Para apenas demonstrar o quao processuais e independentes sao?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 5 horas:

eu gostava de concordar contigo. Temo é que Portugal chegue ao nivel trumpiano de distopia em que se tu és de direita e há uma acusação judicial contra um personagem de direita tu não creias nela porque achas que a justiça está politizada e ao serviço da contra-parte, e vice versa.

Tu estás a cingir-te ao formalismo. E nesse campo, tudo certo, formalmente o MP fez o que deve fazer. Eu cá acho que o MP não existe numa redoma, num Olimpo aparte dos mortais e só o formalismo não chega para determinar a sua actuação, se dela resultar uma descrença, um cisão traçada nas linhas políticas que já de si dividem - naturalmente - um país, em que uma parte do país político deixe de acreditar na justiça ou outra passe a usar metafóricos cachecóis do MP. Destroi o país ao nivel político e judicial, e antes que me digam que isto é fantasioso, é olhar para os EUA e o Brasil e ver que isso foi uma das coisas que aconteceu a esses países, e constatar o estado em que eles estão, clima de pré-fim de democracia.

Ter bom-senso e usar de proporcionalidade também são caracteres de actuação, não apenas a própria lei. Aliás, a proporcionalidade é-lhes imposta pela própria lei e pela CRP. Também é lei.

Fazias bem em ler sobre o childcare scandal nos Países Baixos no que toca a atuação da justiça que leva diretamente à demissão dum governo e eleições antecipadas, porque por cada Brasil e USA tens um destes casos.

Se fizeres isso, talvez deixes de vaticinar desgraça como se esse fosse o único cenário. Pior do que está a acontecer (e nós nem sabemos ainda o suficiente para julgar a gravidade deste caso) é dar qualquer impressão que um governador pode atuar incólume e não há "checks and balances"... e não estou a dizer que esse é o caso aqui, mas sim a mensagem que estás a passar com essa publicação.

Ele está a cingir-se ao formalismo, tu estás a vaticinar consequências indiretas consoante os teus medos, o que me parece muito menos razoável como argumento.

Editado por Lip McBoatface
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 5 horas:

Para mim - e isto é só opinião pessoal - é evidente que a corrupção que interessa combater é a dos milhões. Corrupção que consiste em uns bilhetes para ir ver a bola, um jantar - ainda que seja caríssimo - ou comprar uns jornais e livros com cartões de despesas, não é a corrupção que interessa combater, é uma bagatela penal. Não acho que seja plausivel que alguém se deixe corromper porque a Galp o levou a ver o jogo Portugal-Hungria, por exemplo. Não acho bem, não acho eticamente aceitável, mas acho que deve ser alvo de sindicância política, na AR, na pressão da opinião pública, ser levado em linha de conta e no limite julgado pelo eleitorado, já que considero que estão em causa condutas políticas censuráveis, mais do que crimes que os tribunais devem punir. Também não sei te dizer o limite a partir do qual uma oferta deixa de ser uma bagatela penal e passa a ser corrupção mesmo. Acho que é preciso mais bom-senso. Mas por exemplo, acusar o Galamba por, veja-se bem "usou o carro para ir buscar a filha à escola", brada aos céus. E eu detesto o Galamba! Mas porra, se já estamos neste nível de puerilidade, também começamos a estar na via do descrédito da justiça. E não gosto mesmo nada disso.

Ok, agora não entendo, o Costa pode ser acusado só de uns jantares e favores ou de influenciar contratos à exploração de recursos ao pressionar o processo de certificação?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 1 minuto:

Ok, agora não entendo, o Costa pode ser acusado só de uns jantares e favores ou de influenciar contratos à exploração de recursos ao pressionar o processo de certificação?

não faço a mínima. Sobre o Costa ainda não se sabe nada. O rumor que corre é que ele terá sido usado, o seu nome, pelo tal Lacerda, seu grande amigo de longa data, para as negociatas que este fazia. Numa de "Ah e tal, o António Costa já falou que isto é importante para o país", coisas assim. Mas não sabemos porque esse processo, na teoria ainda não começou, dado que o PM apenas pode ser julgado no STF, pelo tanto, o inquérito desse processo também deve correr no STF.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Na eventualidade de Marcelo Rebelo de Sousa esperar pela aprovação do Orçamento de Estado para oficializar a saída de António Costa como Primeiro Ministro, é possível que o PS (Governo) altere alguns pontos do Orçamento de Estado mais polémicos - assim de repente, IUC - de forma a se precaver de não perder parte do eleitorado para as futuras novas eleições?

Compartilhar este post

Link para o post

Ui, o Costa levou os nomes do Centeno, Santos Silva, António Vitorino e Carlos César para tentar um novo Governo PS. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 10 minutos:

Ui, o Costa levou os nomes do Centeno, Santos Silva, António Vitorino e Carlos César para tentar um novo Governo PS. 

De onde veio isso? O Carlos César tinha dito que não estava disponível.

A CNN diz que o José Luís Carneiro vai ser candidato a líder pelo PS.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

De onde veio isso? O Carlos César tinha dito que não estava disponível.

A CNN diz que o José Luís Carneiro vai ser candidato a líder pelo PS.

Expresso, Ângela Silva (para quem o Marcelo fala sobre tudo, sendo a tal fonte de Belém).

Edit: José Luís Carneiro a dar-se à morte. Ok, a recompensa deve ser boa.

Editado por Lifehouse

Compartilhar este post

Link para o post

Se o centeno avançar está feito. Um liberal de Harvard com maioria absoluta é o que o país precisa para dar continuidade ao excelente trabalho de António Costa.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 13 minutos:

Expresso, Ângela Silva (para quem o Marcelo fala sobre tudo, sendo a tal fonte de Belém).

Edit: José Luís Carneiro a dar-se à morte. Ok, a recompensa deve ser boa.

É o nome menos mau no meio daquela trupe toda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 21 minutos:

É o nome menos mau no meio daquela trupe toda.

Mas é para queimar. Antes da coisa estar limpinha para o Pê Nuno.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 26 minutos:

Mas é para queimar. Antes da coisa estar limpinha para o Pê Nuno.

Esse também vai se entalar todo antes de chegar ao poleiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço o José Luís Carneiro há largos anos e é sem dúvida um homem de grande integridade. Está onde está por muito mérito próprio, longe do jobs for the boys que se instalou dentro do partido. 

Aliás, acho que isso se refletiu nos 6 anos em que está no governo. Tirando aquela polémica com a RTP, fez o seu trabalho sem se dar muito por ele.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 2 horas:

Santos Silva para tentar um novo Governo PS. 

sim, este é o nome indicado. Aceita Marcelo, Ventura vs ASS

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 7 minutos:

Oh não

Oh sim. De "presidente de alguns deputados", para "primeiro ministro de alguns portugueses"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 horas:

Isto esta bom para a direita (incluindo a extrema) ganharem as eleicoes, o Costa acaba por nem ser constituido arguido e semelhante se passara daqui a 2 anos com o Ventura ou outro semelhante e esse dar o exemplo do Costa nem ter sido constituido arguido para nao se demitir.

Bom trabalho justica...eu so tive tres o quatro cadeiras disso mas lembro me de uma parte onde se falava que o direito deve ter em conta a harmonia das relacoes socias e ter em conta que os interesses colectivos se subrepoem a direitos individuais, mesmo que uns colidam com os outros. Instigar quedas de governo sem indicio suficiente para o fazer, vai exactamente contra esse principio. A justica assim como a gestao deve estar num contexto social, o mesmo que faz (ou deveria fazer) que uma fabrica hoje nao da lucro aqui, entao fecha-se manda-se essa gente toda para o desemprego. Seria a decisao economica/gestao certa em muitos casos, mas socialmente 'e outra historia. A Justica faz o mesmo neste caso, ate podem ter toda a razao processual...no entanto vao causar ao pais pelo menos 1 ano de estagnacao, pelo menos dezenas de milhoes de euros em custos e no extremo uma crise governativa larga. Para que? Para apenas demonstrar o quao processuais e independentes sao?

Se o marcelo deixar o governo prolongar-se com um Santos Silva, ou um Medina acho que então sim a Direita ganha fácil.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 32 minutos:

Quer dizer, isto é uma discussão válida na Ciência Política. Se o Chega é um partido de extrema-direita ou só de direita radical.

A constante adaptação de slogans fascistas e salazaristas, a demonização dos "últimos 50 anos", entre outras coisas, não ajudam propriamente o caso deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...