Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Jimpo, há 20 horas:

 

Obrigado aos dois desde já e a continuação não é propriamente para vocês. 

O que aconteceria então, no cenário hipotético na minha cabeça que eu estava a criar, se Portugal tomando partido de Israel e entrando numa guerra incitada por estes eu decidisse de não pagar os meus 3% de impostos que vão para a defesa? 

Voltando ao exemplo dos 10.000€, decido de boa vontade e livremente,porque acredito nos impostos, de pagar 9970€, mas não pago os "meus 30€" que vão para a defesa, neste caso ataque, para suportar uma guerra pela qual eu como cidadão não estou de acordo. Porque no tal caso, não seria defesa de Portugal.

Mas tu podes fazer isso. A única coisa que não podes é ficar com os 30€ para ti. Na tua cabeça podes fazer o exercício de afetar integralmente os 10.000 € ao que te faça mais sentido. Se decidires que eles serão aplicados para pagar 3 meses de salário ao teu médico de família, estás perfeitamente à vontade para o fazer. Claro que isso representa, depois, uma grande hipocrisia da tua parte quando usufruis dos outros serviços públicos para os quais não estás a contribuir.

O que não falta é gente por aí que, com alguma razão, reclama com médicos, professores, polícias e outros funcionários públicos, exigindo que resolvam os seus problemas porque, dizem "sou eu que pago o seu ordenado". O que é verdade, mas apenas em parte. Até porque, na maioria dos casos, o dito funcionário público até tem um vencimento superior ao de quem reclama, o que transforma esse argumento numa impossibilidade se for considerada em termos literais.

Editado por Descartes

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 58 minutos:

Mas tu podes fazer isso. A única coisa que não podes é ficar com os 30€ para ti. Na tua cabeça podes fazer o exercício de afetar integralmente os 10.000 € ao que te faça mais sentido. Se decidires que eles serão aplicados para pagar 3 meses de salário ao teu médico de família, estás perfeitamente à vontade para o fazer. Claro que isso representa, depois, uma grande hipocrisia da tua parte quando usufruis dos outros serviços públicos para os quais não estás a contribuir.

O que não falta é gente por aí que, com alguma razão, reclama com médicos, professores, polícias e outros funcionários públicos, exigindo que resolvam os seus problemas porque, dizem "sou eu que pago o seu ordenado". O que é verdade, mas apenas em parte. Até porque, na maioria dos casos, o dito funcionário público até tem um vencimento superior ao de quem reclama, o que transforma esse argumento numa impossibilidade se for considerada em termos literais.

Pessoas essas que se esquecem que esses policias, médicos, etc, também lhes "pagam" os seus salários

Compartilhar este post


Link para o post

Patético o Congresso do CDS/PP, gente com discursos tão extremados e radicais como os do Chega camuflados por serem feitos dentro de uma aura de partido moderado cristão que pura e simplesmente não existe

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 15 horas:

Patético o Congresso do CDS/PP, gente com discursos tão extremados e radicais como os do Chega camuflados por serem feitos dentro de uma aura de partido moderado cristão que pura e simplesmente não existe

Eu acho genial é os festejos de regresso, quando só regressam porque foram a eleições em modo PEV.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Axadrezado, há 52 minutos:

Eu acho genial é os festejos de regresso, quando só regressam porque foram a eleições em modo PEV.

Os meus favoritos foram aqueles que defendem um CDS mais moderno querendo referendar o aborto e mantendo a família na sua conceção tradicional de pai + mãe + filhos.

Acho que muita gente daquele partido ainda não se enxergou que esses novos tempos de mudança sopram no lado do Chega. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Axadrezado, há 2 horas:

Eu acho genial é os festejos de regresso, quando só regressam porque foram a eleições em modo PEV.

O CDS fazer um congresso megalómano é de rir quando é óbvio para toda a gente que à primeira eleição a que vão sozinhos tornam a desaparecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 3 minutos:

O CDS fazer um congresso megalómano é de rir quando é óbvio para toda a gente que à primeira eleição a que vão sozinhos tornam a desaparecer.

O que será já no próximo dia 26 de Maio quando concorrerem sozinhos nas eleições regionais da Madeira. 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

O deputado, youtuber e enviado especial do Chega ao Congresso do CDS-PP João Tilly disse que o Chega não é extremista porque tem dois partidos à direita, o Ergue-te e o ADN. 

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação

CDS, um PEV com lugar cativo

Se assumimos que o PSD é o primeiro partido em votos, os dois deputados do CDS foram oferecidos pelo PSD, porque 50 mil votos que separam a AD do PS nem davam para um deputado. Como a formiga que, em cima do elefante, se gaba da poeira que os dois fazem, o CDS diz que garantiu a vitória da AD. Mas, se se voltar a separar do PSD, o CDS morre. É o PEV da direita. O congresso do PEV teve esta cobertura, no tempo da “geringonça”?

Quando o CDS saiu do parlamento a comunicação social parece ter decidido ignorar a vontade popular e vários dirigentes e militantes, que estavam no espaço de comentário em representação partidária, mantiveram os seus lugares, apesar de representarem muito menos portugueses do que a IL ou o Chega. Nuno Melo continuou a aparecer na comunicação social, para transmitir a posição do partido em questões nacionais (nas europeias, compreendia-se) e o PSD até teve o topete de tentar que o líder de um partido extraparlamentar representasse a AD em alguns debates. A comunicação social parecia ter um lugar cativo para o CDS.

Em março deste ano, o CDS voltou ao parlamento. Umas vezes tem existência autónoma, outras, quando o Presidente quer que ignoremos o empate de deputados entre PS e PSD, vai a Belém com o PSD, numa originalidade constitucional que garante à AD existência pós-eleitoral. Mas, se o CDS deve a si a eleição de dois deputados, o PS é o maior partido parlamentar. Os 50 mil votos de diferença entre o PS e a AD nem chegariam para eleger um deputado do CDS. Se assumimos que o PSD é o primeiro partido em votos, aqueles deputados foram oferecidos. O CDS não voltou ao parlamento pelo seu pé. Nada mudou, que se saiba, na vontade popular.

Achei que fazia sentido, do ponto de vista da direita, o PSD oferecer ao CDS o regresso à Assembleia da República. Muito provavelmente para o que deverá ser um processo de fusão ou absorção de alguns bons quadros do partido. O PSD está mais à direita do que quando a verdadeira AD nasceu, o espaço à sua direita foi ocupado por liberais radicais e a extrema-direita e resta ao CDS ser a ala conservadora do centro-direita.

Como a formiga que, em cima do elefante, se gaba da poeira que os dois fazem, o CDS tem dito, com uma risível insistência, que garantiu a vitória da AD. Mas já não existe eleitorado do CDS que conte. E toda a gente o sabe. Começando pelos próprios, que têm consciência que não poderão fazer com Montenegro o que Portas fez com Passos e de que este hoje se queixa. O CDS não tem autonomia estratégica. Se se voltar a separar do PSD, morre. O CDS é, hoje, o PEV da direita. Existe porque outro partido quer que ele exista.

É perante isto que a exaustiva cobertura televisiva do congresso de um pequeno partido sem existência autónoma é inexplicável. Dirão: tem peso na governação. Faço minha a pergunta de João Maria Jonet: lembra-se se algum congresso do PEV teve esta cobertura, no tempo da “geringonça”? Será que o CDS tem direito a um lugar cativo na democracia portuguesa, independentemente da vontade dos eleitores? É um hábito da comunicação social?

Compartilhar este post


Link para o post

Pelos vistos o Rui Moreira vai ser mesmo o cabeça de lista do PSD às Europeias, anunciou ontem o Marques Mendes e hoje talvez o PSD confirme.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 3 horas:

Pelos vistos o Rui Moreira vai ser mesmo o cabeça de lista do PSD às Europeias, anunciou ontem o Marques Mendes e hoje talvez o PSD confirme.

O Público diz que não.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

O Observador diz que vai ser o isento Sebastião Bugalho 😂😂

O expresso também. O psd bateu no fundo, mas que vergonha.

Compartilhar este post


Link para o post

Sebastião Bugalho é o cabeça de lista da AD às europeias

Surpresa consumada: Sebastião Bugalho é o cabeça de lista da AD às eleições europeias. A confirmação chega pouco depois de Rui Moreira, que foi sempre dado como provável candidato, ter ficado fora da corrida.

Sebastião Bugalho era até aqui comentador da SIC Notícias e cronista do Expresso, tendo exercido durante alguns anos a profissão de jornalista.

 

ay lmao

Compartilhar este post


Link para o post

Espero genuinamente que levem uma tareia valente. Mas se a escolha do PS for a Temido como se diz parece-me pouco provável.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Espero genuinamente que levem uma tareia valente. Mas se a escolha do PS for a Temido como se diz parece-me pouco provável.

Olha que o Bugalho contra uma mulher não sei se não dá tareia mesmo. 

  • Like 10

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 1 minuto:

Olha que o Bugalho contra uma mulher não sei se não dá tareia mesmo. 

Estando em casas diferentes é menos provável.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...