Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de fornix, há 1 hora:

Eras tão feliz na tua inocência. O Nuno Melo é um energúmeno de fato e gravata. Há uma expressão indiana que diz: "You can put a tuxedo on a goat, but its still a goat".

Infelizmente não conhecia a peça.
Só nos últimos anos é que tenho começado a estar mais politicamente atento e ativo.

Mas faz sentido, dada a qualidade dos outros ministros do governo, a começar pela cabeça de cartaz, era impossível esperar melhor

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 20 minutos:

A qualidade dos líderes ter descido desde o JCF também não ajuda.

Conseguiram continuar nessa senda com a escolha desta nova líder. É pior do que o Rui Rocha.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 19 minutos:

Conseguiram continuar nessa senda com a escolha desta nova líder. É pior do que o Rui Rocha.

O rui rocha está como quer aqui em Braga... corre os tascos todos a fazer propaganda. 

Parece uma roça com os tachos (só as lendas se lembram deste programa) autárquica.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 42 minutos:

Eleitoralmente vão começar a descer. Já meio que estagnaram, mas em termos de políticas/retórica estão a perder identidade. Não se destacam do PSD e do CH como faziam antes.

A qualidade dos líderes ter descido desde o JCF também não ajuda.

Foi pouco noticiado mas o Rui Rocha há dias na AR durante a discussão da nova lei da nacionalidade disse isto:

Rui Rocha declarou que o multiculturalismo “não funciona e não funcionará”: “As culturas e os valores das diferentes sociedades não são iguais”.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 27 minutos:

Foi pouco noticiado mas o Rui Rocha há dias na AR durante a discussão da nova lei da nacionalidade disse isto:

Rui Rocha declarou que o multiculturalismo “não funciona e não funcionará”: “As culturas e os valores das diferentes sociedades não são iguais”.

Liberal, mas...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 3 minutos:

Liberal, mas...

Liberal mas o pessoal que vota nisso está a crescer, é preciso pensar nisso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 6 minutos:

Liberal mas o pessoal que vota nisso está a crescer, é preciso pensar nisso

O partido estagnou e estão a tentar manter-se relevantes. Descobriram que o truque é gritar e dizer malta dos dualistas. Vai lhes correr mal porque copiar não funcional e depois vão ter de reestruturar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 2 minutos:

O partido estagnou e estão a tentar manter-se relevantes. Descobriram que o truque é gritar e dizer malta dos dualistas. Vai lhes correr mal porque copiar não funcional e depois vão ter de reestruturar. 

O maior problema é que o pessoal que vota neles, por incrivel que pareça, não se revê a 100% nessa conversa. E para serem o Chega mas para os ricos, já existe o Chega

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 43 minutos:

Multiculturalismo só quando é para ir buscar o sistema de saúde dos países baixos, os impostos da Irlanda, as gajas da Suécia, a comida de Itália, a desregulação da Roménia, etc. Esse multiculturalismo é do bom

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 50 minutos:

https://x.com/visegrad24/status/1975203811330326560

Eu sei que respeita à Alemanha, mas é bom que nos preparemos o quanto antes para esta discussão em Portugal.

Ah ok, pensei que fosse só o sistema de pensões português que estava mal, afinal o sistema liberal alemão tbm vai colapsar, estou mais seguro agora

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 40 minutos:

São liberais porque apenas pensam na parte económica. No resto, como a maioria da direita com poder económico, são bem tradicionalistas em termos de valores sociais e morais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 12 minutos:

São liberais porque apenas pensam na parte económica. No resto, como a maioria da direita com poder económico, são bem tradicionalistas em termos de valores sociais e morais.

São um caso de estudo. Há uns anos, quando elegeram o Rui Rocha, diziam-se liberais em toda a linha e fizeram campanha contra os liberais conservadores encabeçados pela Carla Rocha e só descansaram quando eles saíram do partido. Agora andam com um discurso semelhante aos que "expulsaram".

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 11 minutos:

São um caso de estudo. Há uns anos, quando elegeram o Rui Rocha, diziam-se liberais em toda a linha e fizeram campanha contra os liberais conservadores encabeçados pela Carla Rocha e só descansaram quando eles saíram do partido. Agora andam com um discurso semelhante aos que "expulsaram".

*Castro

E ela teve 44% dos votos, já aí se via que o partido estava dividido entre liberais "liberais" e liberais "conservadores"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Eu sei que respeita à Alemanha, mas é bom que nos preparemos o quanto antes para esta discussão em Portugal.

@Tio Hans e outros que estão mais dentro disto, seria legal e constitucional taxar uma percentagem das reformas atribuídas nos últimos anos para fins de Segurança Social? 

Parece-me lógico que a idade legal da reforma continue a aumentar, mas do ponto de vista dos recursos físicos, emocionais e cognitivos parece-me impossível alguém ser minimamente produtivo aos 73 anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 38 minutos:

do ponto de vista dos recursos físicos, emocionais e cognitivos parece-me impossível alguém ser minimamente produtivo aos 73 anos.

2025-09-30T203248Z_183148650_RC2K2HAY8T4

C63ANCYQ7NLFVHLEMA3J3NHWYU.jpg?auth=509e

1200x675_cmsv2_66b78234-1af9-5685-a258-0

2025-06-20T151313Z_978298954_RC2E6FAWRA9

102333156-topshot-chinas-president-xi-ji

image.jpg?brand=jn&type=generate&guid=00

benjamin-netanyahu-750x450.jpg

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 1 hora:

@Tio Hans e outros que estão mais dentro disto, seria legal e constitucional taxar uma percentagem das reformas atribuídas nos últimos anos para fins de Segurança Social? 

Parece-me lógico que a idade legal da reforma continue a aumentar, mas do ponto de vista dos recursos físicos, emocionais e cognitivos parece-me impossível alguém ser minimamente produtivo aos 73 anos.

Na Alemanha os descontos para as pensoes teem um cap

Ou seja a pensao maxima (que actualiza todos os anos em funcao da inflacao) anda nos 3500 Euros

Tu enquanto trabalhador descontas 9,3% para a pensao (a empresa desconta outros 9,3%). Este ano tudo o que tu ganhes acima de 96,000 ja nao tem descontos para pensoes, ou seja sobre valores acima de 96,000 nao incidem descontos de 9,3% para pensoes. Isto faz que ao contrario de Portugal, na Alemanha a pensao media 'seja "apenas" 48% da media dos ultimos 5 anos contributivos.

Por outro lado a pensao na Alemanha inclui "retirement home" garantida em troca de parte da reforma e em boas condicoes, especialmente com o que se ve em Portugal.

Acabar com a Grenze podera fazer com se ganham anos/decadas, mas o facto que em algum sector publico a reforma 'e aos 63 anos tambem nao ajuda. 

O modelo de pensoes, tanto na Alemanha como no Norte da Europa foi feito quando as pessoas viviam em media ate ao 70 e poucos anos, hoje em dia essa media aumentou para os 80 e poucos...logo tens 2 opcoes, ou se trabalham mais anos, ou se desconta significativamente mais para a reforma ou se paga menos aos reformados. 'E apenas uma questao matematica.

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 8 minutos:

Falta a tua foto! 😅

Essa desmentiria imediatamente a tua conclusão. 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 4 horas:

A IL é para quem pensa como o Chega mas tem horror em se misturar com os pobrezinhos

Parece incrível mas o IL e a sua líder conseguem-me meter mais nojo que o Andrezito. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 2 minutos:

Parece incrível mas o IL e a sua líder conseguem-me meter mais nojo que o Andrezito. 

O Tutti-Fruti não disfarça ao que vem, mas a IL gosta de passar aquele ar de superioridade quando são outros labregos também.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 horas:

Acho que faz todo o sentido, até podia ser dado a escolher entre fazer descontos para a reforma ou descontos para o jazigo, já que por este caminho um gajo sai direto do trabalho para o caixão.

Eu vejo gente no trabalho a bater nos 60 que já é um valha-me deus quanto mais com 73...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...