Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

mas essas manifestações não eram apartidárias? lol

Em teoria são. Algumas vezes levam as bandeiras do MAS, outras fazem aquilo que eu disse. Chamam o pessoal para fazer charlas de rua e pouco a pouco tentam convencer-te a aparecer nas reuniões do partido.
Não vivi em Braga alguns anos mas a minha mãe aparece em todas as manifs e dizia-me que eles estavam sempre lá

Editado por Apple

Compartilhar este post


Link para o post

O CH vai fazer aquilo que cobro à esquerda há algum tempo: descentralizar as acções de luta e manifestação (fora das acções de campanha).

 

Só o PCP o faz mas sempre à porta fechada.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Gorki, há 34 minutos:

Parece que as autoridades gregas abandonaram mais de 1000 migrantes em alto mar, alguns apenas com coletes salva vidas. Pqp... Triste mundo 

Não é de agora. Os gregos estão a aproveitar o Coronavírus para expulsar vários migrantes de todas as formas e feitios, com o argumento de sempre "foram mandados pelos turcos para nos fazer mal". A questão é: agora toda a atenção mediática a este tipo de matéria é muito menor, o que faz com que não haja tanta difusão deste tipo de notícias, mas está cada vez pior.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Gorki, há 10 horas:

Parece que as autoridades gregas abandonaram mais de 1000 migrantes em alto mar, alguns apenas com coletes salva vidas. Pqp... Triste mundo 

 

Citação de nopla, há 9 horas:

Não é de agora. Os gregos estão a aproveitar o Coronavírus para expulsar vários migrantes de todas as formas e feitios, com o argumento de sempre "foram mandados pelos turcos para nos fazer mal". A questão é: agora toda a atenção mediática a este tipo de matéria é muito menor, o que faz com que não haja tanta difusão deste tipo de notícias, mas está cada vez pior.

Tenho lido bastante sobre este tema ultimamente, até há pouco tempo nem sequer sabia quem os Turcos enviavam os migrantes de propósito 

Idealmente, qual seria a melhor maneira de actuar? 

Acima de todo esta gente são pessoas e merecem o melhor tratamento possivel, por outro lado também entendo (um bocadinho mesmo pequenino) o lado Grego visto que os Turcos fazem o que querem e ninguém lhe põem a mão

Compartilhar este post


Link para o post

O ideal seria o bom senso, como isso nunca existe, a melhor solução passaria por tentar que a UE não estivesse sempre a assobiar para o lado e a preocupar-se exclusivamente com a saúde financeira dos seus membros e se pagam ou não o que lhes é pedido. Mesmo sabendo as óbvias limitações que têm, haveria sempre alguma pressão que conseguissem exercer. Tudo o resto me parece complicado e muito pouco credível. 

É certo que o Erdogan é um louco e que essa ideia de "camuflar" refugiados é algo que lhe agradará. No clima de constante crispação que vivemos, torna-se ainda mais grave e só serve como argumento às forças mais extremistas.

Posto isto, não te consigo falar de melhores soluções. As organizações internacionais têm um poder risível e a soberania de cada Estado nunca poderá ser afectada, logo aí, tudo o que pudesse planear teria de ter o consentimento grego que, honestamente, me parece o mais difícil, uma vez que eles só querem livrar-se desse "fardo".

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de a.lopes, há 5 horas:

Tenho lido bastante sobre este tema ultimamente, até há pouco tempo nem sequer sabia quem os Turcos enviavam os migrantes de propósito

nem sei se se pode dizer que ele envia de propósito os emigrantes. A Turquia andava a receber dinheiro para reter os emigrantes, o que ele está a fazer é não os reter e deixar que eles cheguem à europa. Porque motivo ele vai reter pessoas que querem vir para a europa em campos no seu país? Também é verdade que grande parte dos que vem para a europa irá ficar muito tempo em campos de refugiados, mas a diferença de condições será assim tão grande? (esta não é uma pergunta retórica, gostava mesmo de saber se há grande diferença)

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, Em 17/08/2020 at 10:11:

Quase duas dezenas de organizações anti-racistas demarcam-se da Frente Unitária Antifascista

As 19 organizações acusam a Frente Unitária Antifascista de ter agido de “forma desleal, oportunista e sectária” ao não as ter envolvido na organização das duas concentrações deste domingo em Lisboa e Porto num momento em que as “ameaças da extrema-direita são reais”. Também acusam dirigentes da organização de terem proferido insultos e “comentários racistas e machistas”

 

https://www.publico.pt/2020/08/16/politica/noticia/quase-duas-dezenas-organizacoes-antiracistas-demarcamse-frente-unitaria-antifascista-1928281

 

Citação de Puto Perdiz, Em 17/08/2020 at 10:33:

e fizeste bem. Ao que parece há algumas queixas por causa do FUA e de estarem cada vez mais ligados ao MAS, mas é nestas manifestações pequenas que consegues ver que está mesmo a favor da causa e quem anda atrás das modas. Depois da manif #blm, george floyd já houve algumas manifestações (2 ou 3?) e o número de participantes foi muito mais reduzido. E aquelas "celebridades" que andaram na frente da manif #blm? Quantas apareceram nas seguintes? E os partidos políticos que foram à #blm, quantos foram às outras? O Livre e o MAS?

 

Tudo isto me custa um bocado ver num momento tão critico como o que vivemos.

Não participo em nenhuma organização militante antifa desde o inicio dos anos 2000 (quando o Mário Machado saiu pela primeira vez da toca) e hoje em dia até estou bastante distanciado disso e sou muito critico das posturas e discursos que saem desses lados. Em particular até falo da tal FUA, que para mim não é mais do que uma organização unipessoal do tal "redskin" de Braga, que orienta e leva aquilo para onde bem quer, alimentando o seu ego de CR7 antifa e a sua persona "internética", digo isto porque aquilo bem espremidinho, o sumo que sai é muito pouco e com a minha idade já não me impressionam os patches dos blusões de posers ou LARPers que deram para um lado mas bem podiam ter dado para o outro. E já que se falou disso aqui até acho que o MAS até é o menos já que o partido cheira-me que vai a reboque das acções desta personagem, enquanto figura minimamente visível do partido e porque é característica dos trotskystas a infiltração (entrismo em linguagem Marxista) para expandir a sua influência. Por outro lado fica mal na figura o Mamadou, outro que gosta de protagonismo e que aqui revelou um timing que pior era impossível trazendo para a praça publica divergências que deveriam ter sido tratadas em privado.

Mas chega de bater nos ceguinhos. A verdade é que os fachos andam aí, a presença massiva do Chega na esfera publica levou a uma normalização de comportamentos e linguagem até hoje impensável. E vai custar voltar ao que era antes, ó se vai. Se para já não dou muito crédito a estas acções das tochas ou às ameaças, que soam a coisa amadora e a grupelhos mínimos, é inegável o crescimento destas ideias e sobretudo a coragem em propagar o que há muito se dizia dentro de portas, isso vai ter consequências. Toda a gente a quem já entupiu uma sanita sabe do que falo.

Vou ser sincero, apesar de uma parte da literatura pós-apocaliptica para isso apontar nunca pensei que fosse uma ideologia bafienta como o fascismo a ser a primeira a aproveitar de forma inteligente as tecnologias que hoje dominam o dia-a-dia. E em parte é isso que me custa e me preocupa, o pessoal a fazer-lhes o joguinho todo, vou ao whatsapp da familia, levo com o mais recente tweet alucinado do Ventura, vou ao instagram, 1/3 das stories têm algo a ver com o Chega, etc, etc, etc, numa era em que os logaritmos controlam tudo aquilo a que temos acesso a exposição contínua a esses conteúdos só faz com que o seu alcance seja multiplicado. E na máquina a perspectiva critica é retirada, fica a imagem, o chavão.

Isto preocupa-me mais que botas da tropa e cabeças rapadas, é que em Portugal nunca houve nem acho que haverá de forma generalizada espaço para facções violentas (e se houver vão ter resposta de igual), já para chicos espertos e tipos bem falantes, isso sim é mato por esse país fora. E o perigo desta nova extrema-direita vem daí, da apropriação da futilidade da vida moderna, da falta de representatividade, do fim das ideologias e do fim da diferença esquerda-direita que tanto esteve na moda na politica tecnocrata das ultimas décadas. Está tudo aqui, ouçam o que diz o ideólogo disto tudo e vão reconhecer todos os passos que estão a tomar cá, agora como se combate isto é que ainda ninguém descobriu e os erros são sempre os mesmos. E sim, apesar de tudo faz sentido ir para a rua:

 

Editado por antifa
  • Like 15
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 9 minutos:

Vou ser sincero, apesar de uma parte da literatura pós-apocaliptica para isso apontar nunca pensei que fosse uma ideologia bafienta como o fascismo a ser a primeira a aproveitar de forma inteligente as tecnologias que hoje dominam o dia-a-dia. E em parte é isso que me custa e me preocupa, o pessoal a fazer-lhes o joguinho todo, vou ao whatsapp da familia, levo com o mais recente tweet alucinado do Ventura, vou ao instagram, 1/3 das stories têm algo a ver com o Chega, etc, etc, etc, numa era em que os logaritmos controlam tudo aquilo a que temos acesso a exposição continua a esses conteúdos só faz com que o seu alcance seja multiplicado. E na máquina a perspectiva critica é retirada, fica a imagem, o chavão.

É pá, os gajos sempre foram muito activos na net. Eles recrutavam e andavam sempre a infiltrar-se em fóruns de discussão para passar a sua narrativa e propaganda, o cmpt ainda chegou a ter aqui alguns a fazer propaganda. A cena é que antes a mensagem na net chegava a putos mais novos, mas agora com a massificação das redes sociais e dos smartphones a propaganda está a ter mais alcance.

Outra coisa é que as redes sociais não são propícias à discussão, está tudo direccionado,em grande culpa do twitter, para a punch line. O passar de mensagem através da punch line leva depois a vídeos com o título de "arrasa", "detona".

Os algoritmos só servem para fechar na bolha. O gajo do twitter disse que iam tentar mudar o algoritmo para mostrar opiniões de espectros diferentes sobre determinados assuntos, mas o que ele diz não se escreve.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Fechar as redes sociais resolvia metade do problema. 

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 9 horas:

Fechar as redes sociais resolvia metade do problema. 

O problema é da ferramenta ou de quem a usa?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 54 minutos:

O problema é da ferramenta ou de quem a usa?

Eh lá temos aqui a NRA

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 55 minutos:

Eh lá temos aqui a NRA

Nada a ver, mas esse argumento até pode ser usado nesse contexto, sim - o problema não são as armas por si só, mas sim quem as usa. Além de que, para defesa pessoal, não precisas de uma metralhadora de guerra. É um pouco por aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

O problema é da ferramenta ou de quem a usa?

Da ferramenta. Da ferramenta, dos seus algoritmos, regras dúbias e discutíveis que permitem espalhar fake news e mensagens de ódio sem qualquer obstáculo visível.

Já quem as usa são pessoas que são como sempre foram: uma massa humana impressionável, facilmente manipulável por propaganda e susceptível a deixarem-se levar pelo efeito carneirada.

  • Like 8

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 11 minutos:

Da ferramenta. Da ferramenta, dos seus algoritmos, regras dúbias e discutíveis que permitem espalhar fake news e mensagens de ódio sem qualquer obstáculo visível.

Já quem as usa são pessoas que são como sempre foram: uma massa humana impressionável, facilmente manipulável por propaganda e susceptível a deixarem-se levar pelo efeito carneirada.

Discordo. Claro que os algoritmos podiam funcionar de forma diferente para tirar as pessoas da sua bolha, mas também as ferramentas não podem fazer o trabalho todo. Se alguém quiser procurar outras pessoas com um discurso alinhado com a sua ideologia, conseguirá sempre fazê-lo, seja em redes sociais, em blogs, em panfletos, whatever. Em certos casos, até os media tradicionais são veículos de transmissão dessas ideologias (genocídio do Ruanda, por exemplo). Vais também encerrar esses meios todos?

Compartilhar este post


Link para o post

As redes sociais têm coisas boas e há casos óbvios em que são bastante úteis. Acabar não e solução, mas têm muito a ser melhoradas, principalmente no que toca a cumprimento de regras, algoritmos, etc. E digo isto quando estou a trabalhar numa delas atualmente. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Koper, há 16 minutos:

As redes sociais têm coisas boas e há casos óbvios em que são bastante úteis. Acabar não e solução, mas têm muito a ser melhoradas, principalmente no que toca a cumprimento de regras, algoritmos, etc. E digo isto quando estou a trabalhar numa delas atualmente. 

Agora não podes ir embora sem dizer qual. 😬

Compartilhar este post


Link para o post

as coisas boas de uma rede social são uns 10% do todo. Se não existissem era melhor para todos

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 9 minutos:

Agora não podes ir embora sem dizer qual. 😬

Trabalho para o tio Zuck, mas apenas no Whatsapp. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 8 minutos:

as coisas boas de uma rede social são uns 10% do todo. Se não existissem era melhor para todos

Só o facto de resolverem os problemas do distanciamento físico entre nós e os nossos amigos/familiares vale por 99%.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 13 minutos:

Só o facto de resolverem os problemas do distanciamento físico entre nós e os nossos amigos/familiares vale por 99%.

qualquer skype da vida não resolve isso?

ou é preciso saber que o avec meteu um aileron no audi80, que comeu sushi com aspecto péssimo ou que o filho é especial porque passou para o 5o ano?

 

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 36 minutos:

qualquer skype da vida não resolve isso?

ou é preciso saber que o avec meteu um aileron no audi80, que comeu sushi com aspecto péssimo ou que o filho é especial porque passou para o 5o ano?

 

Fazes scroll como eu e paras no que te interessa.

Nem o Skype nem o MSN eram tão práticos como o Facebook e Instagram para conversar e organizar coisas. Para além disso as redes sociais entretêm, o que os chats tradicionais não conseguem fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 4 minutos:

Fazes scroll como eu e paras no que te interessa.

Nem o Skype nem o MSN eram tão práticos como o Facebook e Instagram para conversar e organizar coisas. Para além disso as redes sociais entretêm, o que os chats tradicionais não conseguem fazer.

Não são praticos e organizados? Qualquer chat tem a mesma organização desde o mirc. Conversas em grupo, privadas, histórico, emojis. Para manter contacto, não é necessário rede social.

E qual o entretenimento  que uma rede social te dá e que se não existisse, seria uma chatice para ti?

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...