Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Hidden

[Euro 2016] [Grupo F] Portugal 1-1 Islândia (RF)

Publicações recomendadas

Escolher entre o Vieirnha e o Cédric é o mesmo que escolher entre um audiobook do Chagas Freitas e dez sessões de aconselhamento espiritual com o Gustavo Santos. Horrível.

É só o melhor do mundo voltar a jogar futebol que os problemas na direita acabam de vez. Já faltou mais!

Compartilhar este post

Link para o post

tens razão, eden hazard. mas como não suporto a atitude do homem, estas coisas saem-me..

contudo, que achas da minha opinião sobre a exibição do cristiano? concordas? acrescentas algo? por norma sou bastante imparcial

Por mais que goste do Ronaldo, tem de oferecer mais à equipa. Cada vez mais cinge-se e faz a diferença "apenas" devido aos golos, mas fora isso, passa muito ao lado do jogo e à medida que os anos passam, isso acentua-se cada vez mais. Já teve fases que, quando não marcava, ainda conseguia trabalhar bem a nível colectivo e exibia-se a um bom nível. Actualmente, muitas das vezes, se não marca, produz muito pouco. É claro que acabará por mostrar sempre mais qualquer coisinha, como o cruzamento que é meio golo para o Nani, mas, dado o seu estatuto, tem de mostrar mais argumentos. Chega a ser um confrangedor. Ainda assim acredito que nos próximos dois jogos jogará muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Epa, fazer uma boa primeira parte contra a Islândia não é, por si só, grande cartão de visita. Também depende muito dos padrões com que encararmos a situação. A Islândia é das selecções mais frágeis deste Europeu. Nos jogos de preparação para a competição perderam com a Noruega, a Dinamarca, os Emirados Árabes Unidos e com a Eslováquia, apenas para citar alguns exemplos. E se se apuraram no grupo da Holanda, convém recordar que os holandeses ficaram em 4º lugar no grupo com apenas 13 pontos em 10 jogos. Daí o pessoal criticar a exibição. Empatar com a Islândia é um mau resultado, não há desculpas para isso. Mesmo fazendo meio jogo bom (eu diria razoável) foi insuficiente para vencer uma selecção claramente inferior à nossa.

O problema já vem de trás. Ainda há um par de meses critiquei, num dos tópicos de um jogo amigável, a gestão que o Fernando Santos fez da preparação para o Europeu. Andou a testar jogadores atrás de jogadores e vários sistemas tácticos diferentes, mas acabou por se esquecer de sistematizar a equipa. Como resultado, temos agora uma selecção que joga em várias disposições tácticas diferentes, mas faz lembrar aqueles jogadores que são polivalentes, jogam em várias posições mas são medianos em todas elas. Claro que agora é tarde para corrigir isso, e já se percebeu que o Fernando Santos não vai conseguir criar rotinas durante a competição quando não o fez na preparação. E ele próprio, se tiver dois dedos de testa, já deve ter percebido isso.

Não que julgue ser a melhor opção numa situação ideal, mas por esta altura, estando no lugar dele, daria a mão à palmatória, assumia o fracasso da minha preparação e procuraria fazer como o Scolari em 2004, só que neste caso aproveitando a base do Sporting. Certo que em 2004 o Scolari tinha a base do campeão europeu enquanto o Sporting nem campeão nacional foi, mas qualquer coisa é melhor do que a selecção actual - e convenhamos, o Sporting não é o Porto do Mourinho mas joga bem.

Ao meio-campo rotinado do Sporting (William, Adrien e João Mário) pode-se juntar o Rafa a fazer um papel semelhante ao do Bryan. Os laterais da selecção são claramente superiores a qualquer lateral do Sporting e podem fazer o mesmo trabalho. Se o cepo do Teo funciona como segundo avançado, também o Nani funcionaria. E o Ronaldo podia perfeitamente procurar zonas de finalização como o Slimani faz em Alvalade, o que até é o que o Ronaldo melhor faz no Real Madrid. Claro que preferia uma selecção onde o seleccionador procurasse explorar o melhor dos melhores jogadores ao invés de os afastar (e aqui estou a pensar no André Gomes, no Moutinho ou no Danilo), mas se não o consegue fazer mais vale aproveitar o que tem de melhor, mesmo que esse melhor sejam as rotinas criadas num clube.

E atenção que digo isto não por ser o Sporting, ele até poderia fazer o mesmo com a base do Benfica ou qualquer outro clube, mas tendo em conta os jogadores que temos só dá mesmo para explorar a base do Sporting...

Compartilhar este post

Link para o post

ssff.gif

Continuo na minha, o Pepe é que fez cagada aqui. Tanto ele como o Vieirinha estavam a marcar um elemento, não sei se estão definidas marcações à zona ou HH para estes casos, mas ali já havia pouco a fazer, com o islandês pronto a cruzar só tinham que ficar a com o elemento com que estavam até terem tempo de retomar as posições originais. O Pepe sai dali à maluca e foi às compras, e deixou o islandês sozinho. Mesmo que a ideia fosse chegar ao seu adversário, se é que isso estava definido, ele nunca chegaria a tempo.

EDIT: Agora vendo melhor, foi pela zona do Vieirinha e talvez o Pepe nem se tenha apercebido do islandês que estava isolado, e dá para ver que ele está sempre a olhar para o tal oponente com o qual foi ter. Talvez o culpado seja mesmo o Vieirinha. Mas a verdade é que se a bola tivesse ido parar ao outro tinha ficado igualmente nas covas. :mrgreen:

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

ssff.gif

Continuo na minha, o Pepe é que fez cagada aqui. Tanto ele como o Vieirinha estavam a marcar um elemento, não sei se estão definidas marcações à zona ou HH para estes casos, mas ali já havia pouco a fazer, com o islandês pronto a cruzar só tinham que ficar a com o elemento com que estavam até terem tempo de retomar as posições originais. O Pepe sai dali à maluca e foi às compras, e deixou o islandês sozinho. Mesmo que a ideia fosse chegar ao seu adversário, se é que isso estava definido, ele nunca chegaria a tempo.

O Pepe estava a marcar o jogador que atacou o primeiro poste. As marcações são à referência individual. Dá para perceber que o Pepe vem a acompanhar um elemento e o Vieirinha o outro, só que o Pepe, por qualquer motivo que me escapa, deu ali dois passos atrás e teve de passar por trás do Vieirinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Um centro banalíssimo...diga-se de passagem.

Eu agora estou ansioso para saber a resposta da equipa contra uma Áustria com o orgulho ferido e que se vai matar toda para ganhar. Vai ser um jogo aberto...

Aí vai dar para perceber se esta seleção ainda faz alguma coisa de jeito ou vai prolongar o sofrimento de todos nós com mais um ou dois jogos pela frente.

Fosse a culpa do Santos ou não, a falta de atitude de alguns jogadores é surreal. Eu não acredito que temos de depender de um puto de 18 anos para que alguém assuma o jogo no meio campo.

Editado por BFC=Trincos_Everywhere

Compartilhar este post

Link para o post

Só se fala da distribuição de culpas entre o Pepe e o Vieirinha.

E que tal olharmos agora para o lance de uma forma mais alargada? Que tal vermos que o João Mário chegou atrasado e deixou o Raphael sozinho entre dois islandeses? Que tal vermos o posicionamento do Danilo, do Moutinho e do "centralão" Ricardo Carvalho e analisar quem estavam eles a marcar? Que tal olharmos para o André Gomes e ver que ele parou a recuperação quando chegou à entrada da área? Que tal tentar perceber que, com 5 elementos dentro da área e outro à entrada dela conseguimos a suprema proeza de deixar dois defesas sozinhos a marcar os dois avançados islandeses na cara do Rui Patrício, com a agravante de um deles ser o caga-tacos do Vieirinha?

E que tal dar também algum mérito ao cruzamento e à movimentação perfeita dos avançados islandeses? Coisa que nós há muito tempo não sabemos o que é em termos ofensivos porque lá colocamos extremos?

Compartilhar este post

Link para o post

Desse ângulo a culpa é do Vieirinha que não olha para trás durante um bom tempo. Foi ele que perdeu a concentração...o Pepe estava demasiado ocupado a concentrar-se no gajo em que tinha os olhos postos...

Tendo em conta o que o Vieirinha fez em toda a partida, que foi um jogo horrível (e que nunca convenceu plenamente ninguém antes com as suas exibições), é claro que não é coincidência nenhuma que este erro grave foi uma extensão do que fez em todo o resto do jogo.

O centro foi banalíssimo...podemos atribuir culpas a mais jogadores como o João Mário mas isso é mesmo tapar os olhos a quem teve maiores responsabilidades naquele lance.

Editado por BFC=Trincos_Everywhere

Compartilhar este post

Link para o post

Só se fala da distribuição de culpas entre o Pepe e o Vieirinha.

E que tal olharmos agora para o lance de uma forma mais alargada? Que tal vermos que o João Mário chegou atrasado e deixou o Raphael sozinho entre dois islandeses? Que tal vermos o posicionamento do Danilo, do Moutinho e do "centralão" Ricardo Carvalho e analisar quem estavam eles a marcar? Que tal olharmos para o André Gomes e ver que ele parou a recuperação quando chegou à entrada da área? Que tal tentar perceber que, com 5 elementos dentro da área e outro à entrada dela conseguimos a suprema proeza de deixar dois defesas sozinhos a marcar os dois avançados islandeses na cara do Rui Patrício, com a agravante de um deles ser o caga-tacos do Vieirinha?

E que tal dar também algum mérito ao cruzamento e à movimentação perfeita dos avançados islandeses? Coisa que nós há muito tempo não sabemos o que é em termos ofensivos porque lá colocamos extremos?

O João Mário estava do lado contrário. O Ricardo Carvalho fez o que deveria, foi dobrar o Raphael. O Danilo poderia ter feito a compensação no centro da defesa, ali na zona do primeiro poste que o islandês atacou (e que arrastou o Pepe na sua movimentação). O Moutinho (julgo que é ele quem surge ali na zona da meia lua) deveria estar mais à esquerda, na posição que o Danilo acabou por ficar. E o André Gomes falhou fortemente porque já o golo tinha acontecido e ainda não tinha chegado ao pé do Raphael, onde deveria estar desde o início do lance (também não sei porque motivo ficou fora do lance, confesso que ainda não vi o lance corrido).

Podemos é concluir que a selecção colectivamente não existe. Cada jogador actuou por si próprio, não houve ali nenhuma noção de como compensar os colegas, de como ocupar o espaço perante o contexto do lance. Isso, globalmente, é trabalho do treinador.

Compartilhar este post

Link para o post

Empatámos à conta de sermos os habituais anões mentais que normalmente somos neste tipo de competições, salvo uma ou outra excepção. Facilitismo e total incapacidade para reagir sequer à mais pequena adversidade. Entra-se mal no jogo, acaba-se por encarrilar numa razoável exibição na primeira parte. João Mário e André Gomes a receberem em zonas mais interiores e não tanto colados á linha como nos primeiros 15/20 minutos, os laterais a aparecerem em situações adiantadas e Moutinho a ver bola mais entre linhas e não tanto a vir buscar jogo aos centrais. Ainda assim, não me parece que haja um nome nesta convocatória com características para fazer o que se pede daquela posição neste 4-4-2.

A segunda parte vem colocar em evidência aquilo que pior se vê normalmente de Portugal nos grandes palcos. Entrada em ritmo de treino e cedo se vê que não estaríamos minimamente preparados para sofrer um golo. Parece-me um erro individual, do Pepe em particular. A linha tem um comportamento conjunto em zona e o Pepe aparece a descer o campo a fazer sombra ao ponta de lança da Islândia. O Vieirinha tem a ideia de fechar ao centro, e bem, parece-me, e o Pepe, que aparenta cobrir o segundo poste, nunca tira os olhos do PLC, que o arrasta e deixa um homem livre.

O resto foi quase em estado de puro pânico. Constantes cruzamentos sem nexo para a organização defensiva da Islândia e substituições que apenas vieram favorecer esse estilo de jogo. Esta equipa constrói tanto pelas faixas que parece que tem dois Jardéis sentados na área. Na realidade tem lá dois extremos. Do ponto de vista exibicional, julgo que ficou na cabeça aquilo que de melhor (ou menos mau) e de pior este sistema pode oferecer, em particular os perigos que tem.

Palavra para a Islândia pelo grande comportamento dos adeptos em todo o jogo. Incansáveis. Já a equipa apresenta pouco mais que mentalidade competitiva. Defensivamente é certinha, mas transponível. Ofensivamente, parece uma equipa do Tony Pulis. Faltou uma aparição da Delap Towel.

Compartilhar este post

Link para o post

O Pepe estava a marcar o jogador que atacou o primeiro poste. As marcações são à referência individual. Dá para perceber que o Pepe vem a acompanhar um elemento e o Vieirinha o outro, só que o Pepe, por qualquer motivo que me escapa, deu ali dois passos atrás e teve de passar por trás do Vieirinha.

Não quero acreditar que as marcações sejam à referência individual. Não a este nível e ainda menos contra uma Islândia. Mas que o Pepe vem a marcar um gajo a começar até fora da área, lá isso vem. Mas o resto da defesa não tem esse comportamento. Ou os outros estão distraídos ou o Pepe está a fazer qualquer coisa a solo.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão do Ronaldo deve ser bem delicada. Ele provavelmente tem uma influência enorme no que toca ao balneário e até a outros aspetos da seleção. Se algum selecionador lhe que quiser limitar o raio de influência no jogo, como marcar os livres ou os penalties, ou até mesmo sentá-lo para ele acalmar, ele deve armar logo a p*ta.

E outra coisa é que a Federação estará provavelmente sempre do lado dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Criticar-se desta maneira o Ronaldo só porque não marcou golos diz muito do que é e do que representa. Vão lá rever o jogo e vejam se não criou umas quantas oportunidades...

Fosse só pela finalização, e estava tudo muito bem. O problema é que a finalização é onde a quebra de qualidade do Ronaldo tem sido menos notória.

A Federação devia compensar financeiramente todos os adeptos que hoje tiveram que assistir à exibicão do Vieirinha. E este Fernando Santos tem uma falta de inteligência às vezes. Já estava eu todo confiante que secalhar levavamos o europeu de surra e para alem de perderem e lixarem-me o espirito ainda me f*dem 15 euros facilimos na betclic.

Aquele falhanco do Nani de cabeca na primeira parte é imperdoavel, um jogador tao expriente ja com uns 70 ou 80 jogos pela seleccao tem praticamente meia baliza vazia para onde atirar onde o mais provavel era aquela imitacão de guarda redes profissional não apanhar a bola, e consegue cabecear praticamente para o meio da baliza onde esta sempre o guarda redes e mais provavel a bola nao entrar. E aquele cabeceamento do Ronaldo, fds! Queres ser bola de ouro a falhar oportunidades de golo de contra a Islandia assim nao vais la, nem tu nem Portugal fosga-se

Portanto, ele movimenta-se bem para fugir à marcação, cabeceia "como mandam as regras" (de cima para baixo), e é um falhanço imperdoável porque, do outro lado, tens o guarda-redes da Islândia a fazer aquela que é, provavelmente, a defesa do Euro até agora (vá, a segunda melhor, atrás da defesa do Akinfeev a remate do Rooney)?

Bem mais imperdoável são os lances do Ronaldo. Sobretudo o primeiro (passe longo do Pepe, salvo erro, e ele aparece isolado já dentro da área, em frente ao guarda-redes), em que ele quis parecer um campeão e rebentar com as redes, quando face à forma como vinha a bola e face ao posicionamento do guarda-redes, bastava conseguir acertar nela, mesmo que fosse ao de leve, para provavelmente fazer golo.

O Pepe fechou o cérebro para balanço ali. Em vez de agir da forma que o jogo lhe pedia para agir, provavelmente lembrou-se dessa tal máxima, concentrou-se na referência e ignorou completamente o que se estava a passar.

Não quero acreditar que as marcações sejam à referência individual. Não a este nível e ainda menos contra uma Islândia. Mas que o Pepe vem a marcar um gajo a começar até fora da área, lá isso vem. Mas o resto da defesa não tem esse comportamento. Ou os outros estão distraídos ou o Pepe está a fazer qualquer coisa a solo.

Mas podes crer que são. Pior: acho que aquilo funciona mais à base da leitura de jogo dos defesas, que propriamente das instruções do treinador.

E se isto nos fizer sentir menos mal, digo desde já que não somos os únicos. Ainda ontem a Itália faz o 1-0 com um grande passe do Bonucci, sim, mas que só entra porque o Alderweireld anda o lance todo a jogar à apanhada com um avançado italiano, perde completamente a noção do espaço, e na altura do passe, está aí uns 5 metros à frente de onde devia estar. Foi o que aconteceu ali com o Pepe também. Junta-se isso ao desnorte do Vieirinha (que, apesar de tudo, é cada vez mais natural no futebol actual, que cada vez há menos defesas de raíz a jogarem como laterais), e temos ali um lance quase caricato.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, que gramo com futebol distrital à fartazana, não me recordo de ver um golo tão estúpido como o que sofremos hoje. E já vi muita cagada, mas um erro assim nunca tinha visto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, que gramo com futebol distrital à fartazana, não me recordo de ver um golo tão estúpido como o que sofremos hoje. E já vi muita cagada, mas um erro assim nunca tinha visto.

confere. o golo que sofremos é inadmissível a este nível.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Bem, há que ver o lado positivo da coisa, o The Mountain já n rebenta com o Ronaldo...

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi porque é que numa certa altura do jogo começaram a bombear bolas altas para a área da Islândia. :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Old Sporting á rasca vintage.

Quando n se sabe o que fazer, é cruzamentos e bolas para a area.

Compartilhar este post

Link para o post

é verdade, quem é que não queria sentar o Pepezão? :funny:

quando não é lance de cortar com uma tesourada fica curtinho, curtinho...

props também para o nandão por um H-H de fazer inveja a muita equipa dos anos 70

Compartilhar este post

Link para o post

Que jogo da caca. Depois de uma boa primeira parte, na segunda ninguém apareceu.

O Pepe esteve horrível, e nem estou a falar apenas da situação do golo. Parece que cada cabeceamento que fazia era para o lado e colocava em perigo a defesa com os avançados islandeses perto (e um desses cabeceamentos estando completamente sozinho!)

E por falar em cabeceamentos, coitado do Danilo :lol:

O nome realmente vale muito, por isso é que vai continuar a jogar faça a borrada que fizer. Só assim também se explica a titularidade do Moutinho depois da época medonha que fez, e continua muito fraco.

O Nani já esteve melhor, isto na primeira parte. Inacreditável como não saiu na segunda.

Uma grande desilusão para mim na selecção está a ser o João Mário, já não é de agora (apesar das 2(?) assistências no ultimo jogo). Tem qualidade para fazer muito mais, independente da posição onde é colocado.

Gostei bastante do Raphael, foi dos únicos que se aproveitou ontem. Tal como o André Gomes, a espaços.

O que o Ronaldo disse no fim do jogo é ridículo, ponto. Mesmo tendo em conta o normal "ajustamento" pelos media, foi algo muito estúpido de dizer. Foi ao nível daquele livre final, porque não bateu o Guerreiro?

Belo começo sim senhora. Aquela defesa mete medo ao susto.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o problema principal no lance do golo da Islândia foi falta de comunicação. Bastava o Pepe ter dito alguma coisa, e tinham trocado a marcação.

Compartilhar este post

Link para o post

O Vieirinha nunca conseguiria recuperar posição a tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Empatámos à conta de sermos os habituais anões mentais que normalmente somos neste tipo de competições, salvo uma ou outra excepção. Facilitismo e total incapacidade para reagir sequer à mais pequena adversidade. Entra-se mal no jogo, acaba-se por encarrilar numa razoável exibição na primeira parte. João Mário e André Gomes a receberem em zonas mais interiores e não tanto colados á linha como nos primeiros 15/20 minutos, os laterais a aparecerem em situações adiantadas e Moutinho a ver bola mais entre linhas e não tanto a vir buscar jogo aos centrais. Ainda assim, não me parece que haja um nome nesta convocatória com características para fazer o que se pede daquela posição neste 4-4-2.

A segunda parte vem colocar em evidência aquilo que pior se vê normalmente de Portugal nos grandes palcos. Entrada em ritmo de treino e cedo se vê que não estaríamos minimamente preparados para sofrer um golo. Parece-me um erro individual, do Pepe em particular. A linha tem um comportamento conjunto em zona e o Pepe aparece a descer o campo a fazer sombra ao ponta de lança da Islândia. O Vieirinha tem a ideia de fechar ao centro, e bem, parece-me, e o Pepe, que aparenta cobrir o segundo poste, nunca tira os olhos do PLC, que o arrasta e deixa um homem livre.

O resto foi quase em estado de puro pânico. Constantes cruzamentos sem nexo para a organização defensiva da Islândia e substituições que apenas vieram favorecer esse estilo de jogo. Esta equipa constrói tanto pelas faixas que parece que tem dois Jardéis sentados na área. Na realidade tem lá dois extremos. Do ponto de vista exibicional, julgo que ficou na cabeça aquilo que de melhor (ou menos mau) e de pior este sistema pode oferecer, em particular os perigos que tem.

Palavra para a Islândia pelo grande comportamento dos adeptos em todo o jogo. Incansáveis. Já a equipa apresenta pouco mais que mentalidade competitiva. Defensivamente é certinha, mas transponível. Ofensivamente, parece uma equipa do Tony Pulis. Faltou uma aparição da Delap Towel.

Roadrunner! :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...