Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

O Porto nesse aspecto também não é exemplo para ninguém, é verdade. Com uma pequena diferença: eles estão assim porque estão habituados a ganhar. Nós nem isso... e continuando assim, também não chegaremos lá. Mas com eles posso eu bem. O meu problema é isso acontecer connosco. E não deveria. É que em Alvalade não basta não ganharmos durante um ou dois anos para isto acontecer: isto ocorre mesmo quando ganhamos jogos. O Bryan chegava a ser assobiado no ano passado quando era claramente o nosso melhor jogador. Eram mais ténues porque íamos ganhando. Este ano, não ganhando, abriram-se as comportas. E é o que se vê.

Compartilhar este post

Link para o post

o brahimi já foi muito assobiado no dragão, o gaitán quando o slb não ganhava chegou a ser assobiado, etc. e gajos como o marvin ou o schelotto têm sido muito mais assobiados (e bem).

eu concordo que durante o jogo não se assobie nem se insulte ninguém, por muito m*rda que seja. mas há que apertar com esta malta, há que mostrar descontentamento e sentirem na pele a pressão. se isto acontecesse nas antas, já tavam os gunões todos a respirar para cima do autocarro com cara de maus, já havia tochas a voarem contra o autocarro do slb na garagem da luz. cá vão 2 marmanjos ao aeroporto dizer "isto não pode ser pah".

emos muito essa mentalidade do "amo o Sporting nunca vou deixar de apoiar e nunca vou virar as costas". eu também amo o Sporting. o Sporting como instituição, como clube cheio de valores. não tenho de amar quem representa o clube e todos têm de ser alvo de crítica se não forem competentes. não peço obrigações de jogar bem, não peço obrigação de suar e rasgar a camisola e beijar o símbolo, peço competência de acordo com o dinheiro que recebem.

mas sim, não concordo com crítica em forma de assobio e insulto por decisões durante o jogo.

edit: f*da-se o cmpt tá todo f*dido no meu browser.

Editado por ricky

Compartilhar este post

Link para o post

<br><br>o brahimi já foi muito assobiado no dragão, o gaitán quando o slb não ganhava chegou a ser assobiado, etc. e gajos como o marvin ou o schelotto têm sido muito mais assobiados (e bem).

<div><br></div><div>eu concordo que durante o jogo não se assobie nem se insulte ninguém, por muito m*rda que seja. mas há que apertar com esta malta, há que mostrar descontentamento e sentirem na pele a pressão. se isto acontecesse nas antas, já tavam os gunões todos a respirar para cima do autocarro com cara de maus, já havia tochas a voarem contra o autocarro do slb na garagem da luz. cá vão 2 marmanjos ao aeroporto dizer "isto não pode ser pah".</div><div><br></div><div>temos muito essa mentalidade do "amo o Sporting nunca vou deixar de apoiar e nunca vou virar as costas". eu também amo o Sporting. o Sporting como instituição, como clube cheio de valores. não tenho de amar quem representa o clube e todos têm de ser alvo de crítica se não forem competentes. não peço obrigações de jogar bem, não peço obrigação de suar e rasgar a camisola e beijar o símbolo, peço competência de acordo com o dinheiro que recebem.</div><div><br></div><div>mas sim, não concordo com crítica em forma de assobio e insulto por decisões durante o jogo. </div>

E isso vai ajudar no quê? Esta gente é profissional, ganham prémios por vitórias e títulos, é o nome deles que está em cheque, terão maiores possibilidades de assinar contratos mais lucrativos e com maiores equipas quanto melhor jogarem. Alguém acredita que eles, mais do que os adeptos, nãos estarão frustrados por não vencerem? Jogadores que nunca foram campeões, que têm o sonho de conquistar o título e jogar nos grandes palcos da Liga dos Campeões?

Vamos apertá-los para quê, para lhes colocar mais pressão em cima, mais do que aquela que já têm, eles que se nota que já estão a jogar sobre brasas? É colocando mais pressão em cima de quem já está pressionado que esperam que voltem a ganhar? Isto nem sequer faz sentido. Nada disto faz sentido.

Não deveríamos estar lá para os apoiar e mostrar que acreditamos neles, que estaremos ao seu lado e os ajudaremos a voltar às boas exibições? Como gostamos de dizer, não somos adeptos do Sporting nos bons e maus momentos? Não era suposto sermos diferentes?

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o que estás a dizer, embora isto seja um "mal" do adepto português. E o Ricky já referiu alguns casos nos nossos rivais. Agora, o que eu acho do adepto sportinguista é que vai dar do 8 aos 80 de uma forma brutal, uma autentica montanha russa. Não sei se é por ganhar tão pouco, mas é algo que não ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

E isso vai ajudar no quê? Esta gente é profissional, ganham prémios por vitórias e títulos, é o nome deles que está em cheque, terão maiores possibilidades de assinar contratos mais lucrativos e com maiores equipas quanto melhor jogarem. Alguém acredita que eles, mais do que os adeptos, nãos estarão frustrados por não vencerem? Jogadores que nunca foram campeões, que têm o sonho de conquistar o título e jogar nos grandes palcos da Liga dos Campeões?

Vamos apertá-los para quê, para lhes colocar mais pressão em cima, mais do que aquela que já têm, eles que se nota que já estão a jogar sobre brasas? É colocando mais pressão em cima de quem já está pressionado que esperam que voltem a ganhar? Isto nem sequer faz sentido. Nada disto faz sentido.

Não deveríamos estar lá para os apoiar e mostrar que acreditamos neles, que estaremos ao seu lado e os ajudaremos a voltar às boas exibições? Como gostamos de dizer, não somos adeptos do Sporting nos bons e maus momentos? Não era suposto sermos diferentes?

achas mesmo que gajos como o Campbell (nunca vou esquecer o tirar da camisola no empate vs Tondela, surreal), o Markovic ou outros querem saber se somos campeões ou não? querem é mostrar-se, dar o salto e receber bem. o Sporting fica como mais uma passagem. perdem os jogos vão para o balneário e que se f*da, nem agradecem aos adeptos se for preciso. isto tem acontecido vezes sem conta esta época.

quem é que vês neste plantel que trocava um contrato do crlo no final da época por um campeonato? e não me venhas dizer que esses jogadores não existem no mundo do futebol, porque o que não falta são exemplos de gajos que rejeitaram receber mais para ficar num clube onde se sentiam melhor (já nem digo um clube que amem mesmo, porque 99% dos gajos que jogam no plantel principal nunca tinha ido a alvalade antes de jogar pela equipa e não é algo que me faça comichão, desde que dêem tudo pelo clube que estão a representar neste momento).

não é meter pressão em cima, é acordar e abrirem os olhos. estão no estádio milhares de pessoas que dão os ordenados para os ver jogar, conduzem kms para os ver. o que vejo é um plantel sem sentimento por isso e há muitos exemplos que me apoiam. pressão tenho eu na minha conta bancária que todos os anos gasto imensos € para os ver. eles não têm pressão, recebem o deles no fim do mês.

e sim temos de mostrar que estamos ao lado deles. por isso é que não deixo de ir ao estádio, não deixo de apoiar o Sporting. e gostava que estivéssemos ao lado deles para os acordar e mostrar exigência quando a competência não aparece. nunca, MAS NUNCA, permanecer calado e longe da equipa, nos bons e maus momentos.

e não, não somos diferentes. somos um bocadinho mais fiéis, apenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas lá está, que seja um mal dos portugueses e é para o lado que durmo melhor, não posso é aceitar que sejamos assim por os outros também o serem. É que nesta altura é este o nosso problema. Podemos ter uma estrutura sólida, podemos ter bons treinadores e jogadores, que isto de nada serve se apupamos os bons jogadores sempre que tentarem jogar à bola e arriscar qualquer coisa e não lhes sair bem, enquanto os que não arriscam são aplaudidos. Isto é cultura de mediocridade. Faz lembrar aquelas empresas onde se promovem os empregados que trabalham duro, mas depois os resultados não aparecem porque alguns destes trabalham muito mas mal e não fazem puto de ideia como organizar uma equipa e inovar nos procedimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso tem mais a ver com o populismo de quem manda do que com os adeptos.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Ricky, tanto o Campbell quanto o Markovic vieram para relançar a carreira. Se ficarem no banco, não voltam aos clubes deles e vão passar mais um ano a rodar e com a carreira em pausa. Eles, tanto como os outros, precisam de jogar e de o fazer bem.

No final o resultado será sempre esse. Seja por amor ao clube, ao dinheiro ou à carreira, todos eles querem ganhar, jogar bem e brilhar. Acreditar que eles estão ali a cagar-se para aquilo é ingenuidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem deve ser apertado é o Presidente. É ele a cara principal do clube, e é a ele que devem ser pedidas explicações. Depois disso ele aperta o treinador, e o treinador por sua vez trata dos jogadores.

As hierarquias também existem e devem ser minimamente respeitadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de não concordar integralmente com a teoria do Black, a verdade é que há coisas que ele diz que são indesmentíveis para mim. Há muito tempo que não vou a Alvalade e uma razão pela qual deixei de ir, depois de durante algumas épocas ser assíduo no estádio, é porque é insuportável ver o Sporting ao pé de certos sportinguistas. Eu sei que há quem leve isto muito a sério, que há quem trabalhe para sustentar a família e para poder acompanhar o clube para todo o lado, mas também é verdade que há muito sportinguista com raiva do Sporting e nem é preciso dar muitos exemplos, basta falar no caso do Rui Patrício que precisou de uma década para ser um jogador consensual, quando sempre foi um excelente jogador e um exemplo a todos os níveis.

Da mesma forma que acho que as pessoas têm direito de criticarem quem quiserem e de irem para o estádio descarregar no Sporting as frustrações que trazem de casa e de não achar que os jogadores fiquem inibidos com as barbaridades que se ouvem constantemente sobre os jogadores do Sporting (já li por aí que o comunicado da Juve Leo foi mais sóbrio que o do BdC, quando diz que há jogadores no plantel que não têm lugar nos distritais, só para se ter noção do ridículo a que isto chegou), a verdade é que das muitas coisas especiais que há no sportinguismo uma delas é a vontade de rebaixar tudo quanto mexe a cada 45 minutos.

Não concordo com os contentores de entulho que têm chegado ao longo dos últimos anos e tendo em conta que estão ser preteridos valores da formação por jogadores de qualidade duvidosa acho-o um péssimo plano de gestão, agora não tenho dúvidas que muitas das pessoas que criticam os Petrovics e os Mellis são os mesmos que criticariam os Iuris e os Gaulds se a equipa estivesse a fazer uma época igualmente miserável, eram os primeiros a falar da estaleca, a dizer que a história da formação é muito bonita, mas que é preciso outro andamento e o resto da ladainha toda.

O maralhal que quer meter toda a gente na rua, Paulinho incluído, não o faz porque defende que o Sporting deve apostar na formação e num treinador low-profile, fá-lo porque o Sporting não ganha. O Sporting é um clube enorme em que num desporto com infindáveis variáveis no final só interessa uma coisa se se ganhou o jogo ou não, tudo o resto é acessório, não interessam finanças, comunicação, infra-estruturas, recursos humanos, tamanho da relva ou a meteorologia, se a equipa de futebol não ganha é para arrasar com tudo e começar tudo de novo, se for preciso todos os anos.

Compartilhar este post

Link para o post

O Futre diz que está a ser organizada uma nova candidatura à presidência do Sporting. Falaram no Benedito como um dos responsáveis.

O Futre podia era ser puxado para a lista do BdC.

De resto, concordo com tudo o que o Puro disse. Até pode acontecer igual noutros clubes, mas não há nenhum em que aconteça tanto como no Sporting. Por cá, acho que até o Ronaldo teria sido assobiado, se tivesse ficado mais tempo. Afinal de contas, não há nenhum jogador que não o tenha sofrido na pele, nos últimos anos, por uma ou outra razão. Com o Rui foi a vergonha que foi, o Slimani também era um ingrato quando se recusou a treinar porque queria sair, o Rojo igual, o Dier é um sacana que só quis prejudicar o clube, o Bruma nunca mais, o Bryan é a vergonha que é, o Montero era a vergonha que era, o Nani saiu daqui para Manchester mais assobiado do que aplaudido, o Adrien era um mercenário (não sei se agora ainda é, não recebi as directivas de apoio para este mês), o William gosta é do Main e do Urban (excepto quando se ganha, aí já pode ir sair todos os dias), enfim, podia estar aqui o dia todo. Provavelmente, até me esqueci de um ou outro caso relevante já.

"Se uma equipa de futebol fosse uma empresa de construção civil e o adepto comum um empreiteiro, os trabalhadores não construiriam segundo um projecto, mas trabalhariam incessantemente, colocando tijolos em tudo o que era sítio. Não haveria casa, mas ninguém os poderia acusar de não terem trabalhado". Não sei quem disse isto, mas o AndreSCP deve saber, que o quote é dele. E é basicamente esta a mentalidade reinante por cá. Não vejo nada assim em mais nenhum lado.

É por esta mentalidade, por exemplo, que fico sempre de pé atrás quando penso no projecto de formação que gostava de ter no Sporting, inspirado nos projectos do Ajax e do Barcelona. É que, ao fim da primeira época, já se estaria a mudar tudo, da formação à equipa principal, porque o Sporting não teria ganho o campeonato, a Taça de Portugal, a Taça da Liga, a Champions, a Taça de Honra, o torneio do Guadiana, o troféu 5 Violinos e o Mundialito jogado em campos pelados.

Compartilhar este post

Link para o post

A mentalidade implantada na cabeça dos adeptos, sim. As ideias peregrinas de "não se exigir que joguem bem, mas sim que corram". A ideia levada ao extremo do Esforço, Dedicação e Devoção. Sim, eu sei que são importantes e são o lema do clube, mas no futebol moderno não ganhas nada apenas com isto. Noutras modalidades baseadas unicamente no esforço físico sim, se corremos mais, pedalares mais ou saltares mais alto, ganhas. No futebol, não.

Os nossos adeptos, nós, sportinguistas, somos dos melhores do mundo a apoiar quando as coisas correm bem. Somos fantásticos, gritamos o jogo todo, vamos a todo o lado, somos a curva belíssima e faremos tudo o que podermos pelo nosso Sporting. Mas quando perdemos entramos numa espiral destrutiva que deveria ser caso de estudo. Ninguém corre, ninguém se esforça, estão todos a gozar com a nossa cara e a cagar-se para o jogo, assobiamos quem tenta e aplaudimos os que correm mesmo quando não fazem nada de jeito.

Ninguém acha estranho que a curva descendente nas exibições do Bryan Ruiz tenha começado precisamente após o jogo com o Benfica? Mais ou menos na mesma altura em que o João Mário também entrou numa fase menos positiva, em que diversas pessoas referiram aqui no fórum que já nem parecia ele? Ou noutros anos, como no do Sá Pinto, quando o Wolfswinkel caiu abruptamente de rendimento, ou antes quando o Adrien estava queimadíssimo junto dos adeptos naquela época miserável?

Imaginem estar em campo com 40 mil adeptos vossos e serem assobiados quando tentam fazer um passe de ruptura mal sucedido porque os adeptos queriam que corressem com a bola para a bandeirola de canto. E, no lance seguinte, em vez de despejarem a bola de primeira na área como os adeptos querem, tentam passar por um buraco entre os defesas que vos deixaria isolados, ou fazer uma tabela com um colega para o mesmo efeito, mas sai mal e até os vossos trisavós são insultados. No lance seguinte, um cepo qualquer corre 40 metros com a bola e, apesar de o lance ser inconsequente, são aplaudidos de pé.

O que acham que acontece? Quem tenta fazer algo de novo, quem tenta dar largas à criatividade e encontrar formas de o expressar em campo deixa de ter coragem de o fazer. Isto é psicologia básica: ninguém replica acções quando é repetidamente castigado por o tentar fazer. A consequência básica disto tudo é teres uma equipa que só tem coragem de fazer o básico, jogar pelo seguro e não arriscar - para quê arriscar se os nossos próprios adeptos reforçam negativamente essa acção, e positivamente quando jogam pelo seguro, flanqueiam o jogo, correm muito e despejam a bola na área sem critério?

Desta forma, a única coisa que conseguimos é inibir (queimar) os jogadores com criatividade para inovar dentro de campo, e ficar com uma equipa amorfa e previsível. Depois vemos jogadores como o Bryan Ruiz já sem coragem para tentar passes de ruptura (ninguém se questiona porque raio ele não só já não os faz, como já nem os tenta fazer durante os jogos ao contrário do que fazia há um ano?), o William que já nem Passes verticais tenta e se limita a jogar para os lados, o Adrien já nem aparece em zonas de finalização... Entre outros casos.

Isto acontece todos os anos. Sempre que perdemos um jogo ou não ganhamos dois jogos, sempre que a equipa não está em estado de graça, os adeptos começam a assobiar os jogadores mais talentosos por tentarem fazer algo diferente. Às vezes basta chegar-se aos 60 ou 70 minutos com um empate para isso começar a acontecer. E vai continuar a acontecer enquanto esta mentalidade de m*rda cá estiver. Se em vez do Jesus estivesse cá o Guardiola, por esta altura estaria a ser assobiado e veríamos adeptos a dizer que ele não vale nada enquanto treinador e só ganhava porque tinha bons jogadores no Barcelona e no Bayern.

Por isso, sim, troquem o Jesus, troquem o Bruno, e vamos continuar assim enquanto continuarmos a destruir os nossos melhores activos ao menor sinal de instabilidade. E não posso ser a única pessoa a ver isto.

O problema é que isto é uma mentalidade cultivada por largos anos de seca que só vai mudar a partir do momento em que o Sporting começar a ganhar. Um presidente menos populista e que dê mais a cara nestas alturas para proteger a equipa ajudava, mas isto é como as terapias para tratar fobias: a pessoa não perde o medo de andar de avião num consultório, vence o medo ao enfrentá-lo e andar de avião. Ou seja, enquanto a equipa não ganhar os adeptos não adquirem hábitos de vencedor, e enquanto os adeptos não adquirirem hábitos de vencedor vamos continuar a ser um clube derrotista, e esta mentalidade de derrotista vai diminuir as hipóteses de ganharmos com frequência. E o clube está preso neste ciclo vicioso.

É um bocado desmoralizante, mas é assim mesmo. E infelizmente cada vez menos me revejo nesta mentalidade, aliado ao circo que é o futebol português. É que muitas vezes pergunto-me se neste momento os sportinguistas no geral não terão o clube que querem.

Compartilhar este post

Link para o post

A capa do Record diz que o Iuri pode regressar.

E o Zeegelaar vai para Inglaterra num negocio que pode chegar aos 3,5M€

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê? Desenvolve um bocadito se puderes.

Porque é alguém do futebol, que pertence ao futebol e que esteve em ambientes que pertencem ao topo do futebol mundial. Alguém que tem contactos em todo o lado, que facilitaria relações com muita gente (com o Jorge Mendes, por exemplo, e por muito que não se queira, ter boas relações com ele é meio caminho andado para ter muitas outras portas abertas no mercado), que tem olho para os bons negócios (o homem já nasceu vigarista e aldrabão, tem um talento puro para aquilo!) e que é reconhecido em qualquer parte do mundo e em qualquer clube como uma figura de prestígio (pelo reconhecimento que ganhou enquanto jogador). E sobretudo, é alguém que, pelo que se vai sabendo, se entrega de corpo e alma a todos os projectos em que entra.

A malta sempre gostou de gozar com ele por causa daquela conferência do chinês (e com razão, aquilo foi hilariante), mas a verdade é que o seu projecto para o futebol era a melhor coisa da candidatura do Dias Ferreira. Ainda melhor que o do BdC, que...nem chegou a sair do papel (ter um plantel assente na formação e complementado por mais-valias seguras vindas de fora, criar um centro de alto rendimento transversal a todo o futebol do clube, da A até à formação, entre outras coisas). De resto, eram projectos com bastantes pontos em comum, pelo menos teoricamente.

Eu tentava puxá-lo para a estrutura do futebol, no lugar do Bruno. Retirava poderes ao Jesus, corria com o Octávio (para que é que o homem serve, mesmo?) e subia o Bruno para a bancada, porque a sua presença no banco já só é prejudicial e toda a gente percebe isso...menos ele. Também trocava o Nélson por um treinador de GR de qualidade (provavelmente arranjava-lhe lugar na Academia, se ele assim o quisesse), coisa que até acredito que o Jesus aceitasse bem, e procurava arranjar um treinador-adjunto residente (não estou a ver é quem, assim de repente).

Dava poderes ao Futre para se mexer no mercado, em conjunto com o departamento de scouting (que também precisava de uma varridela, pelo menos da perspectiva que vou tendo) e dentro das posições/perfis definidos pela equipa técnica. Dava-lhe também liberdade para, tendo por base novamente o departamento de scouting, sondar eventuais oportunidades de negócio e jogadores com potencial de valorização desportiva e financeira elevado, que depois apresentaria ao presidente e à equipa técnica. Há anos que defendo a contratação de jovens para os juniores e agora para a B, numa óptica de antecipação aos rivais (e por vezes aos colossos europeus), de melhor adaptação dos jogadores (que deixariam de ser lançados às feras mal chegam) e até da adaptação dos jogadores a uma ideia de jogo característica do clube, num mundo ideal e a cor-de-rosa. O Benfica deu passos enormes neste processo nos últimos anos, e agora já vai começar a retirar dividendos disso com o Lindelof, por exemplo.

No geral, é isso. Depois fazia também um reset à B, porque isto que se tem visto não é nada, e mudava também o coordenador da formação. Mas a formação é assunto que daria pano para mangas.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Ricky, tanto o Campbell quanto o Markovic vieram para relançar a carreira. Se ficarem no banco, não voltam aos clubes deles e vão passar mais um ano a rodar e com a carreira em pausa. Eles, tanto como os outros, precisam de jogar e de o fazer bem.

No final o resultado será sempre esse. Seja por amor ao clube, ao dinheiro ou à carreira, todos eles querem ganhar, jogar bem e brilhar. Acreditar que eles estão ali a cagar-se para aquilo é ingenuidade.

que eles querem jogar bem não duvido. se querem assim tanto o Sporting campeão, já duvido.

e esse é um bom ponto. este ano estarmos cheios de gajos que querem "relançar a carreira" ou "brilhar para seguir para outros lados".

Quem deve ser apertado é o Presidente. É ele a cara principal do clube, e é a ele que devem ser pedidas explicações. Depois disso ele aperta o treinador, e o treinador por sua vez trata dos jogadores.

no topo da hierarquia estão os adeptos certo? na minha opinião todos devem ser apertados, todos devem ouvir bem que o Sporting merece mais, que queremos mais e que é inadmissível o que está a acontecer. e acho que existem formas eficientes de apertar (volto a repetir que nunca concordei nem concordarei com os assobios). na alemanha, os jogadores quando perdem ficam 15 minutos em frente à claque a ouvir das boas, por exemplo.

concordo com o que o fusão disse.

concordo em parte com o que o poeira disse. falaste em vários jogadores que são os mais aplaudidos e venerados na bancada e com mais nomes nas camisolas. basta ver que o adrien uma semana depois de se ter sabido que queria pôr-se daqui para fora já saía em vénias. o nani também e o slimani. quanto a jogadores como o montero e o bryan, existe um certo 8 a 80 (e admito já ter pertencido a esse 80, para ambos). tanto há gente que os manda para o crlo por tarem 5seg com a bola como também há muitos com "montero" ou "bryan" na camisola (e sim, o bryan foi o primeiro jogador que fui capaz de meter o nome numa camisola minha, após o último jogo do campeonato do ano passado).

Editado por ricky

Compartilhar este post

Link para o post

concordo em parte com o que o poeira disse. falaste em vários jogadores que são os mais aplaudidos e venerados na bancada e com mais nomes nas camisolas. basta ver que o adrien uma semana depois de se ter sabido que queria pôr-se daqui para fora já saía em vénias. o nani também e o slimani. quanto a jogadores como o montero e o bryan, existe um certo 8 a 80 (e admito já ter pertencido a esse 80, para ambos). tanto há gente que os manda para o crlo por tarem 5seg com a bola como também há muitos com "montero" ou "bryan" na camisola (e sim, o bryan foi o primeiro jogador que fui capaz de meter o nome numa camisola minha, após o último jogo do campeonato do ano passado).

Mas a ideia é mesmo essa: não há ninguém a salvo. Não conheço nenhum clube onde exista tanta facilidade em criticar tudo o que mexe, sem excepções, como o Sporting. Alguém acredita, por exemplo, que o Adrien não adore o clube como qualquer adepto na bancada? No entanto, apenas porque ponderou a hipótese de sair do clube, para o futebol inglês, para fazer o melhor contrato da sua carreira e para fazer com que o clube concretizasse uma das maiores vendas da sua história, já é um mercenário e "já não quer cá estar". "Já não está com a cabeça no Sporting". Mas isto cabe na cabeça de alguém? E o que vale é que isto não aconteceu com o Rui, que é o maior símbolo do plantel e provavelmente do clube no século XXI, senão até ele tinha sido arrasado com críticas. Depois de tudo o que já aguentou por cá, sempre com uma postura ali a roçar o respeito em demasia até.

Compartilhar este post

Link para o post

A mentalidade implantada na cabeça dos adeptos, sim. As ideias peregrinas de "não se exigir que joguem bem, mas sim que corram". A ideia levada ao extremo do Esforço, Dedicação e Devoção. Sim, eu sei que são importantes e são o lema do clube, mas no futebol moderno não ganhas nada apenas com isto. Noutras modalidades baseadas unicamente no esforço físico sim, se corremos mais, pedalares mais ou saltares mais alto, ganhas. No futebol, não.

Os nossos adeptos, nós, sportinguistas, somos dos melhores do mundo a apoiar quando as coisas correm bem. Somos fantásticos, gritamos o jogo todo, vamos a todo o lado, somos a curva belíssima e faremos tudo o que podermos pelo nosso Sporting. Mas quando perdemos entramos numa espiral destrutiva que deveria ser caso de estudo. Ninguém corre, ninguém se esforça, estão todos a gozar com a nossa cara e a cagar-se para o jogo, assobiamos quem tenta e aplaudimos os que correm mesmo quando não fazem nada de jeito.

Ninguém acha estranho que a curva descendente nas exibições do Bryan Ruiz tenha começado precisamente após o jogo com o Benfica? Mais ou menos na mesma altura em que o João Mário também entrou numa fase menos positiva, em que diversas pessoas referiram aqui no fórum que já nem parecia ele? Ou noutros anos, como no do Sá Pinto, quando o Wolfswinkel caiu abruptamente de rendimento, ou antes quando o Adrien estava queimadíssimo junto dos adeptos naquela época miserável?

Imaginem estar em campo com 40 mil adeptos vossos e serem assobiados quando tentam fazer um passe de ruptura mal sucedido porque os adeptos queriam que corressem com a bola para a bandeirola de canto. E, no lance seguinte, em vez de despejarem a bola de primeira na área como os adeptos querem, tentam passar por um buraco entre os defesas que vos deixaria isolados, ou fazer uma tabela com um colega para o mesmo efeito, mas sai mal e até os vossos trisavós são insultados. No lance seguinte, um cepo qualquer corre 40 metros com a bola e, apesar de o lance ser inconsequente, são aplaudidos de pé.

O que acham que acontece? Quem tenta fazer algo de novo, quem tenta dar largas à criatividade e encontrar formas de o expressar em campo deixa de ter coragem de o fazer. Isto é psicologia básica: ninguém replica acções quando é repetidamente castigado por o tentar fazer. A consequência básica disto tudo é teres uma equipa que só tem coragem de fazer o básico, jogar pelo seguro e não arriscar - para quê arriscar se os nossos próprios adeptos reforçam negativamente essa acção, e positivamente quando jogam pelo seguro, flanqueiam o jogo, correm muito e despejam a bola na área sem critério?

Desta forma, a única coisa que conseguimos é inibir (queimar) os jogadores com criatividade para inovar dentro de campo, e ficar com uma equipa amorfa e previsível. Depois vemos jogadores como o Bryan Ruiz já sem coragem para tentar passes de ruptura (ninguém se questiona porque raio ele não só já não os faz, como já nem os tenta fazer durante os jogos ao contrário do que fazia há um ano?), o William que já nem Passes verticais tenta e se limita a jogar para os lados, o Adrien já nem aparece em zonas de finalização... Entre outros casos.

Isto acontece todos os anos. Sempre que perdemos um jogo ou não ganhamos dois jogos, sempre que a equipa não está em estado de graça, os adeptos começam a assobiar os jogadores mais talentosos por tentarem fazer algo diferente. Às vezes basta chegar-se aos 60 ou 70 minutos com um empate para isso começar a acontecer. E vai continuar a acontecer enquanto esta mentalidade de m*rda cá estiver. Se em vez do Jesus estivesse cá o Guardiola, por esta altura estaria a ser assobiado e veríamos adeptos a dizer que ele não vale nada enquanto treinador e só ganhava porque tinha bons jogadores no Barcelona e no Bayern.

Por isso, sim, troquem o Jesus, troquem o Bruno, e vamos continuar assim enquanto continuarmos a destruir os nossos melhores activos ao menor sinal de instabilidade. E não posso ser a única pessoa a ver isto.

O que falta ao Sporting é alguém que "blinde o balneário". Sim, é um lugar comum, mas não deixa de ser verdade. Eu concordo com o que dizes, porém a culpa não é dos adeptos, que não sabem mais e nem têm essa obrigação. O problema está na estrutura permitir que os jogadores sintam a pressão dos adeptos em demasia. Quando tens o Presidente a portar-se como um adepto em todos os momentos da vida do clube, com a sua presença constante no banco e no balneário a aumentar a carga psicológica do plantel e a receber líderes de claques como se de membros diretivos se tratassem, é evidente que a estabilidade emocional se esfuma juntamente com a vontade de "deixar a pele em campo".

Acima de tudo, faz-vos falta quem coloque as coisas nos seus lugares e proteja quem mais precisa. O melhor que o BdC tem a fazer neste momento é saltar para a bancada, dizer aos adeptos e estrutura que é no Jesus e nestes jogadores que deposita toda a sua confiança e afastar-se dos assuntos do futebol.

edit: o problema agora é saber se o BdC ainda detém alguma autoridade moral junto do universo sportinguista para que as suas palavras mudem, de facto, alguma coisa.

Editado por The Sandman

Compartilhar este post

Link para o post

Lá está, ele sim é a meu ver o principal culpado. É vergonhoso a campanha que ele faz contra os jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

A capa do Record diz que o Iuri pode regressar.

E o Zeegelaar vai para Inglaterra num negocio que pode chegar aos 3,5M€

O Record indica também que estamos a pensar em fazer regressar o Jonathan Silva.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não quero desiludir ninguém, mas a verdade é que o Rui ainda não é consensual. Quando fui ver o Sporting em Chaves para a Liga, fiquei junto das claques, e os dedos das mãos não chegaram para contar os nomes que lhe chamaram. Sim, na ótica deles (ou pelo menos da maioria), o golo do Fábio Martins foi um frango do tamanho do mundo. "Não presta para nada!", "olha, olha, não tem qualidade para ser titular!", "nem sei como é que ainda joga no Sporting"... Quero acreditar que quando viram o resumo na tv mudaram de opinião.

Em relação ao lateral esquerdo, finalmente perceberam que o Marvin é extremamente curto e limitado. Boa venda, a confirmar-se. Ainda assim, mesmo regressando o Jonathan, livrava-me do Jefferson e comprava um lateral decente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não quero desiludir ninguém, mas a verdade é que o Rui ainda não é consensual. Quando fui ver o Sporting em Chaves para a Liga, fiquei junto das claques, e os dedos das mãos não chegaram para contar os nomes que lhe chamaram. Sim, na ótica deles (ou pelo menos da maioria), o golo do Fábio Martins foi um frango do tamanho do mundo. "Não presta para nada!", "olha, olha, não tem qualidade para ser titular!", "nem sei como é que ainda joga no Sporting"... Quero acreditar que quando viram o resumo na tv mudaram de opinião.

Já há malta que pede a braçadeira e a titularidade para o Beto porque chorou no fim do jogo de Terça-Feira :lol:

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...