Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

não discordo de ti, oferecemos muitas bolas em zonas comprometedoras. Por exemplo, cruzamentos ao segundo poste contra nós, na transição, é meio caminho andado para sofrer. Mas por outro lado, também te digo...se estamos sujeitos a esse erro, o guarda-redes também tem de estar preparado para isso. Muitas vezes, as falhas defensivas de uma determinada equipa podem e devem ser tapadas pelo GR. Embora hajam lances e lances, no primeiro do chaves era possível a saída, no do Porto nem por isso, a responsabilidade é do Palhinha e do Marvin. Eu não peço ao meu GR para ser o Neuer, mas para se saber adaptar às circunstâncias, e vejo capacidade no Rui para isso. Mas ele está completamente fora disto, e nota-se a milhas.

Veja-se o Ederson. Eu farto-me de dizer por cá que o Benfica não é nenhum bicho defensivo, ao contrário do que o livro do Guardiola diz. Tem falhas claras na transição defensiva, piores que as nossas até, embora, em momento de organização perante ataque organizado sejam bem melhores que esta época, não tanto em relação à anterior. Contudo, tem jogadores diferenciadores no momento defensivo (Fesja) e sabe fechar essas situações no segundo poste, seja pelo facto de ter laterais (nós não temos nem um que sirva para a Segunda Liga, sequer), desde já, e por ter um GR que é rápido e eficaz nas saídas aéreas. O Rui até não é mau nisso, mas em momentos de baixa confiança não sai às bolas, e está a verificar-se isso.

Novamente a falar do Benfica, nesse ranking da Goalpoint, o Benfica permitia tantos remates enquadrados como nós. Até acho que era superior numa décima. Mas golos sofridos? Muitos menos...porque tem um GR que, por norma, irá defender. A cada bola que vai para o Rui Patrício eu já começo a achar que a probabilidade de sofrer é maior do que a dele defender, e antes não achava isso.

Até podemos conceder remates em zonas mais perigosas, mas não me parece que seja muitos mais em comparação com os outros.

Essa utilização de estatísticas sem uma contextualização das mesmas dá sempre em disparate. E é um erro muito comum de malta da tua área quando tentam discutir assuntos onde não há relações causa/efeito indiscutíveis.

Coloquei acima o que poderá justificar o que o Carlos Gouveia diz, e eu também acho que oferecemos demasiadas bolas em zonas comprometedoras e até as enunciei. Apenas não acho que exista assim grande diferença em termos de remates enquadrados entre Sporting e Benfica, por exemplo.

O que não implica que um GR não tenha mecanismos de adaptação a esses erros, e muitos dos lances que temos concedido até são defensáveis. Um GR em baixo de forma é que não ajuda.

Eu li mal ou mais acima alguém insinuou que o Patrício é frágil psicologicamente?

Eu não acho.

Mas acho que está a passar por um mau momento.

Se calhar é o mesmo da febre do Leicester.

Compartilhar este post

Link para o post

Mau momento é uma coisa, frágil psicologicamente é outra. Nunca se pode dizer que um tipo que levou praticamente o Sporting às costas, basta recordar aquelas épocas que vocês tiveram, é frágil em termos psicológicos.

Compartilhar este post

Link para o post

O facto de seres forte psicologicamente não quer dizer que não passes por maus momentos.

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não, mas o Mr. Bacano não fez alusão ao momento:

Eu noto que ele, mesmo depois do que já deu ao clube e este ano na seleção continua a ser o patinho feio para os sportinguistas. Nem todos têm a capacidade mental e de superação à lá Cristiano Ronaldo, e o Patrício é fraco nisso

Compartilhar este post

Link para o post

a falar do Benfica, nesse ranking da Goalpoint, o Benfica permitia tantos remates enquadrados como nós. Até acho que era superior numa décima. Mas golos sofridos? Muitos menos...porque tem um GR que, por norma, irá defender. A cada bola que vai para o Rui Patrício eu já começo a achar que a probabilidade de sofrer é maior do que a dele defender, e antes não achava isso.

Mas como é que tu podes comparar isso? Os remates enquadrados que o Benfica permite não são em nada parecidos com os nossos. A nossa defesa permite situações que é de elevada dificuldade para o GR, todos aquelas falhas de marcação ao segundo poste, desatenções chocantes no momento defensivo que permitem golos como o primeiro de ontem, etc. E sim, o Patrício ontem e contra o Marítimo devia ter estado melhor mas agora querer fazer a insinuação que ele é um problema neste 11 é engraçado.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não, mas o Mr. Bacano não fez alusão ao momento:

Mas era mesmo ao momento que queria falar. Enquanto se o Ronaldo falha um golo de baliza aberta, ninguém dúvida que na próxima jogada ele vai ter ainda mais vontade de marcar o golo.

O Patrício se falha a 1ª jogada do encontro vai ser um pesadelo o resto do jogo.

Recentemente tens o caso de Marítimo e Moreirense, onde a primeira bola que foi para a baliza é golo com "culpa" dele. Bem vimos como lhe correu o resto do jogo.

Enquanto no jogo com o Paços Ferreira foi ao contrário, defende bem a primeira bola e ainda acho que só ganhámos pq estava lá o Patrício.

Compartilhar este post

Link para o post

O Patricio sofre porque a defesa está nas lonas. Quando tens uma linha defensiva tão vulneravel e acima de tudo tão imprevisivel, é complicado para um guarda-redes prever aquilo que tem de fazer. Por mais que o Patricio se adapte, vai continuar a sofrer as consequências de uma linha defensiva completamente f*dida porque está tudo a jogar com base em nada. O Ederson tem sido mais eficaz porque a linha defensiva do Benfica apesar de frágil, apresenta um padrão de comportamentos que permite ao guarda-redes saber como agir em determinada situação. O Sporting é totalmente o contrário. O lance do primeiro golo do Moreirense ontem, noutro jogo qualquer tinha sido defendido de outra forma e isso dificulta o trabalho a um guarda-redes que deixa de saber com o que pode contar da sua equipa.

O Patricio está num mau momento de forma mas é algo claramente associado à aleatoriedade com que defendemos lances completamente semelhantes, tem um ou outro erro técnico, mas tirando isso, é tudo na base de comportamentos padrão não existentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Se é assim, há trabalho a fazer também fora do campo. Têm lá o "psicológico-engenheiro" para alguma coisa. Leia-se esta frase com a devida ironia.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas como é que tu podes comparar isso? Os remates enquadrados que o Benfica permite não são em nada parecidos com os nossos. A nossa defesa permite situações que é de elevada dificuldade para o GR, todos aquelas falhas de marcação ao segundo poste, desatenções chocantes no momento defensivo que permitem golos como o primeiro de ontem, etc. E sim, o Patrício ontem e contra o Marítimo devia ter estado melhor mas agora querer fazer a insinuação que ele é um problema neste 11 é engraçado.

O Benfica até dá mais situações de 1-para-1 do que nós, por exemplo. E remates frontais é ela por ela. A nossa maior falha defensiva são as falhas de marcação ao segundo poste, e que muitas vezes resultam em golo. Curiosamente, andamos o jogo inteiro a atirar cruzamentos para a área sem grande eficiência, mas depois a defendê-los somos medíocres. Há aqui algo que não bate certo.

Tanto as estatísticas servem para nada, para mim servem para contar uma história. Depois, cada um poderá ter a sua interpretação, mais ou menos correta admito. Mas esta é a minha: o Patrício não tem a culpa toda, mas tem alguma. O resto poderá ser responsabilizado à linha defensiva e, acima disso, ao treinador que não está a saber operacionalizar e corrigir consoante os erros que temos apresentados de uma forma consecutiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Se é assim, há trabalho a fazer também fora do campo. Têm lá o "psicológico-engenheiro" para alguma coisa. Leia-se esta frase com a devida ironia.

Não faz parte da estrutura desde o final da época passada. Agora é consultor da seleção do Brasil.

Compartilhar este post

Link para o post

Não faz parte da estrutura desde o final da época passada. Agora é consultor da seleção do Brasil.

A sério? Não fazia ideia. Se assim é, e caso os psicólogos do clube tenham acesso ao plantel principal, alguém pode ir trabalhar com o Patrício.

Compartilhar este post

Link para o post

curiosamente, a equipa tem demonstrado diversas falhas no momento psicológico ao longo da época.

Talvez até esteja relacionado, a verdade é que toda a gente gozava com esse homem até pelas apresentações vindas dos anos 80, mas parece que tinha algum efeito.

PS: Outra curiosidade, que nada tem a ver...Schelotto é o lateral titular dos 3 grandes que menos minutos necessita até efetuar uma assistência (271 minutos). Grimaldo em segundo com 275, Maxi com 325).

Compartilhar este post

Link para o post

O sportinguista tem a memória tão curta.

Eu vivo é do momento. Não me interessa que tenha feito um Europeu fantástico, tem errado de forma regular e tem de abrir os olhos (não só ele como a defesa). O Beto fez poucos jogos, mas cumpriu. Porque não jogar um ou dois jogos? É que o Patricio está naquela fase onde treme que nem varas, nota-se a léguas a falta de confiança.

Só uma coisa, quais foram as melhores épocas do Rui? Qual a melhor fase dele? Está aí a resposta. Eu tenha a minha que já digo, mas gostava de saber as vossas.

Compartilhar este post

Link para o post

curiosamente, a equipa tem demonstrado diversas falhas no momento psicológico ao longo da época.

Talvez até esteja relacionado, a verdade é que toda a gente gozava com esse homem até pelas apresentações vindas dos anos 80, mas parece que tinha algum efeito.

PS: Outra curiosidade, que nada tem a ver...Schelotto é o lateral titular dos 3 grandes que menos minutos necessita até efetuar uma assistência (271 minutos). Grimaldo em segundo com 275, Maxi com 325).

O Evandro fazia tanta falta como uma borracha para uma caneta. Não é por ele não estar lá que a equipa está fraca psicologicamente.

Eu também vi essa estatistica do Schelotto e ri-me muito. Não só porque o jogo de um lateral não se baseia em atirar a bola para a área, como deve ser o que pior rácio tem em termos de cruzamentos/assistências, deve ser também o gajo com mais perdas de bola, o gajo com mais passes falhados e ainda defende mal como o crl. O único indice onde ele deve ganhar aos outros deve ser nos km corridos.

Gostava de ver o Schelotto a ter a participação que o Nelson Semedo teve no 3º golo do Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também vi essa estatistica do Schelotto e ri-me muito. Não só porque o jogo de um lateral não se baseia em atirar a bola para a área, como deve ser o que pior rácio tem em termos de cruzamentos/assistências, deve ser também o gajo com mais perdas de bola, o gajo com mais passes falhados e ainda defende mal como o crl. O único indice onde ele deve ganhar aos outros deve ser nos km corridos.

Gostava de ver o Schelotto a ter a participação que o Nelson Semedo teve no 3º golo do Benfica.

Exato, o problema é esse.

Mas ofensivamente, e apesar de débil tecnicamente, está muito longe de ser mau.

Compartilhar este post

Link para o post

Por muito maus que os laterais sejam isso não serve para explicar todos os golos que sofremos esta época.

Falta ali trabalho defensivo, especialmente nas transições e na 1ª fase de pressão.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que esteve mal, nem era a minha intenção retirar a culpa que ele teve no golo.

Eu noto que ele, mesmo depois do que já deu ao clube e este ano na seleção continua a ser o patinho feio para os sportinguistas. Nem todos têm a capacidade mental e de superação à lá Cristiano Ronaldo, e o Patrício é fraco nisso. Juntas 5 pinos à frente e resulta em jogos como ontem. E os pinos nem são tanto pela qualidade indiviudal, mas sim pela péssima forma que a equipa defende.

Os 2 golos que sofremos não são culpa de falta técnica do Patrício mas sim uma total descoordenação entre defesa - GR. São daquelas m*rda que fosse o Beto, o Buffon ou Neuer ou eu aconteceria o mesmo.

Agora uns culpam o guarda-redes, outros os defesas, outros o treinador. Se calhar é um pouco de todos.

Outro gajo qualquer no lugar do Patrício, e nem carreira no futebol tinha, por esta altura. Convém nunca esquecer a vergonha de tratamento a que o Rui foi sujeito nos primeiros tempos. Em muitos e muitos casos, pelas mesmas pessoas que anos depois são capazes de gritar "RUIIIIIIIIIIII" a plenos pulmões quando ele faz uma defesa, ou de enchê-lo de elogios porque foi o 12º melhor jogador na Bola de Ouro. Hipocrisia no estado mais puro.

Se ele não fosse monstruoso em termos psicológicos, nunca teria atingido sequer metade do nível que atingiu. Aliás, no Sporting e neste século, não há ninguém acima dele na capacidade de superação, na persistência e no estofo mental.

Compartilhar este post

Link para o post

Para responder à questão aí de cima, o Rui fez as melhores épocas quando foi chamado a intervir várias vezes num mesmo jogo. Foi assim nas equipas de 4º, 7º classificado etc. E também no último Europeu fez uma bela campanha, mas em cada jogo tinha sempre imenso trabalho. O problema parece-se ser quando há pouco trabalho, aí ele fica um bocado mais instável. E lá está, nesta fase da época onde era necessários os gajos mais experiente demonstrarem todo o seu calo não tem acontecido da parte dele. Se a questão é mais funda, e podia haver melhor treinador de guarda-redes e isso? Não sei.

Outro gajo qualquer no lugar do Patrício, e nem carreira no futebol tinha, por esta altura. Convém nunca esquecer a vergonha de tratamento a que o Rui foi sujeito nos primeiros tempos. Em muitos e muitos casos, pelas mesmas pessoas que anos depois são capazes de gritar "RUIIIIIIIIIIII" a plenos pulmões quando ele faz uma defesa, ou de enchê-lo de elogios porque foi o 12º melhor jogador na Bola de Ouro. Hipocrisia no estado mais puro.

Se ele não fosse monstruoso em termos psicológicos, nunca teria atingido sequer metade do nível que atingiu. Aliás, no Sporting e neste século, não há ninguém acima dele na capacidade de superação, na persistência e no estofo mental.

Foi isso tudo, mas para mim a chave da carreira dele é o Paulo Bento.

Compartilhar este post

Link para o post

grave

ó f*dasse... my bad, era a miuda a melgar que queria ver "bonecos" no youtube, tive que escrever à pressa, saiu o meu lado aldeão... :mrgreen:

Por muito maus que os laterais sejam isso não serve para explicar todos os golos que sofremos esta época.

Falta ali trabalho defensivo, especialmente nas transições e na 1ª fase de pressão.

Podes fazer pressão à vontade, e com boas quebras de linhas, mas quando uma simples triangulação deixa 20 metros de corredor livre porque o lateral não sabe recuar e fazer uma diagonal a fechar... E é mesmo não sabe, nunca soube, e se não aprende com o JJ não aprende com ninguém. Todos iguais, menos mau o JP que saiu, e "só" mau o Esgaio. Os outros chegam a ser anedóticos, então o marvin, se fez a escola do ajax foi com bolsa 8-)

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

ó f*dasse... my bad, era a miuda a melgar que queria ver "bonecos" no youtube, tive que escrever à pressa, saiu o meu lado aldeão... :mrgreen:

Podes fazer pressão à vontade, e com boas quebras de linhas, mas quando uma simples triangulação deixa 20 metros de corredor livre porque o lateral não sabe recuar e fazer uma diagonal a fechar... E é mesmo não sabe, nunca soube, e se não aprende com o JJ não aprende com ninguém. Todos iguais, menos mau o JP que saiu, e "só" mau o Esgaio. Os outros chegam a ser anedóticos, então o marvin, se fez a escola do ajax foi com bolsa 8-)

O Marvin deve ter lá entrado pela Make-A-Wish Foundation ou assim, não percebo de que outra forma chegou a jogador profissional. Eu, que já tenho 23 anos e nunca joguei futebol de formação na vida, acredito firmemente que se me dedicasse a partir deste momento só ao futebol ainda ia a tempo de ser melhor lateral do que ele.

No ano passado foram os mesmos laterais durante meia época, mas também havia um Semedo em god mode que entretanto desapareceu, e uma equipa que perdia muito menos vezes a bola no ataque e era melhor a manter a posse. Because João Mário.

Quanto ao Rui, foi um jogo infeliz e esta época não está a ser tão boa como as outras, mas com a defesa neste estado...

E digam o que quiserem do BC a defender, que não sabe; mas epá, nenhum dos laterais que temos sabe defender. E entre um que não sabe defender mas sabe atacar e envolver-se com os colegas e vê bem o jogo (1ºgolo de ontem), e um que não vê a linha de passe mais óbvia ou outro que só manda balões para a área sei bem quem prefiro. E o que não vê nada é o último na minha lista.

Editado por JGabriel

Compartilhar este post

Link para o post

O Marvin deve ter lá entrado pela Make-A-Wish Foundation ou assim, não percebo de que outra forma chegou a jogador profissional.

True. Se não fosse tão triste valia uma boa lolada...

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei acima o que poderá justificar o que o Carlos Gouveia diz, e eu também acho que oferecemos demasiadas bolas em zonas comprometedoras e até as enunciei. Apenas não acho que exista assim grande diferença em termos de remates enquadrados entre Sporting e Benfica, por exemplo.

O que não implica que um GR não tenha mecanismos de adaptação a esses erros, e muitos dos lances que temos concedido até são defensáveis. Um GR em baixo de forma é que não ajuda.

Para se fazer uma análise comparativa tens de ter em conta não apenas o número de remates, mas as condições dos mesmos. A forma como esses remates foram feitos, as condições de conclusão... Se pegares apenas nos números vais obter conclusões enviesadas. Se dois guarda-redes tiverem sido alvo do mesmo número de remates enquadrados e o A tiver sofrido metade dos golos dá ideia que este é melhor, mas e se todos os remates desse tiverem sido de longa distância e os do guarda-redes B tiverem sido em situações de 1x1?

Basta ver um jogo do Sporting para se perceber que tipo de situações se deparam ao Rui Patrício semanalmente. Situações de 1x1, finalizações na pequena área, remates sem pressão da defesa... Eu vejo disto todos os jogos. Quantas defesas vês a dar bandeiras como a do Sporting em Moreira de Cónegos? O pessoal atribui-lhe responsabilidades, mas eu há muito tempo não via, por exemplo, um defesa a não marcar o espaço entre o avançado e o guarda-redes à saída deste, para impedir o avançado de ir disputar a bola. Como é que o Dramé passa pelo meio dos nossos centrais e vai disputar a bola com o Patrício sem que um deles se lhe coloque à frente, ganhando a posição? Com uma defesa decente, aquele lance não tinha ocorrido, sequer. A acção do guarda-redes teria sido protegido pelos defesas e tudo teria corrido bem.

E contra o Porto, em que o Soares lhe aparece sozinho para cabecear em zona frontal à entrada da pequena área, e mais tarde lhe surge isolado e em velocidade após os três (!) defesas que o marcavam se trocarem todos?

E contra o Paços, em que o Welthon vai finalizar ao primeiro poste já dentro da pequena área? E aquele segundo golo do Marítimo em que aparece um gajo sem qualquer oposição à entrada da pequena área, não deveria haver um defesa a pelo menos procurar atrapalhar o cabeceamento? Contra o Feirense o Platiny surge a rematar sem oposição em zona frontal já depois da marca de penalty. E na Luz, duas finalizações ao segundo poste em que os laterais ficaram a ver a execução técnica dos adversários?

Pah, ele já teve lances mauzitos este ano, mas porra o guarda-redes é o jogador que mais depende da protecção dos colegas. Se ela é inexistente, ele fica desamparado e a consequência é sofrer golos. Por melhor que ele seja, se se deparar com situações como as descritas anteriormente não há grande coisa que se possa fazer. E até sou capaz de apostar que ele é dos que melhor taxa de sucesso em situações de 1x1 apresenta...

Compartilhar este post

Link para o post

Ó Jone, tu és bom moço, mas tens que largar a erva...O Schelotto "ofensivamente está muito longe de ser mau"? :weedman:

E subscrevo tudo o que o Puro tem dito sobre o Patrício.

Compartilhar este post

Link para o post

Ó Jone, tu és bom moço, mas tens que largar a erva...O Schelotto "ofensivamente está muito longe de ser mau"? :weedman:

E subscrevo tudo o que o Puro tem dito sobre o Patrício.

Sim, se estiver mil degraus abaixo do mau, ou seja, horendamente péssimo...está longe de ser mau :D

Btw,o Sporting tem a 9a pior defesa do campeonato. Estes números nao podem ser apenas imputados ao Patrício.

Editado por Pan

Compartilhar este post

Link para o post

O Schelotto é mau na defesa, mas no ataque safa um bocadinho. Não é como o Zeegelar que tem uns pés que parecem tijolos, e que no 1vs1 caga-se todo.

O Empis chegou a treinar com o plantel principal, não chegou?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...