Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Se o Ewerton fosse mais novo ainda era naquela. Mas com 28 anos já fica um bocado arriscado ter alguém com o historial de lesões dele.

Quanto ao Bryan, está claramente a fazer uma época mais fraca mas também não está a ser nada de especialmente mau. Está melhor e mais esclarecido que muitos. O problema é a condição física, ele já não aguenta fazer 90' todas as semanas. E com os miúdos que temos, está na altura de começar a rodar.

Editado por JGabriel

Compartilhar este post

Link para o post

A sério que ainda se acredita que "o adepto de Alvalade" é uma espécie única? Ainda se acredita que só em Alvalade é que se assobia o jogo desgarrado e a molenguice?

Em Portugal a mentalidade é redundantemente a mesma. Ou te esfolas e marcas 4, sempre a 200, ou não prestas e andas a fazer fretes. Isto a não ser que ganhes canecos regularmente, aí a coisa fica suavizada. E adivinhem, no Sporting o balão é sempre o mais pequeno porque somos o triste dos três tristes que menos ganha.

Agora achar que um Carrillo, um Montero ou um Bryan só são assobiados em Alvalade porque existe uma aura mágica e única que assim o provoca é um bocado tolo. Se a cassete fosse a mesma no Dragão ou na Luz a história era a mesma.

Claro que não. Mas o mal dos outros não me interessa. E em Alvalade, essa predisposição é factual. E sobretudo no nosso caso, não devia ser. Porque ao contrário dos outros, nós temos tradição na formação de jogadores com essas características. E o aproveitamento que fazemos dela, também por causa desse estigma, é menor do que aquele que deveria ser. Novamente, os casos são vários e espaçados no tempo.

Ando a falar no Ewerton há algumas semanas entre amigos. Temos amigos em comum Poeira? :mrgreen: Gosto dele, assumindo que tem condições físicas para jogar, e gostava de o ver fazer dupla com o Coates.

Sei lá :mrgreen:

Mas o Ewerton surgiu apenas para levantar uma ideia: se não for ele, falta um central na mesma. E praticamente não se tem discutido isso.

Quanto ao Ruíz: ninguém disse que ele não estava mal, ou abaixo do que fez na época passada. Mas isso toda a gente está. O colectivo está muito abaixo do que foi a época passada, e não chega a esse nível nem que agora, por milagre, todos os habituais titulares subam brutalmente de forma. Também não digo que continue a ser titular indiscutível na próxima época. Mas daí a ver com facilidade a saída dele vai uma distância. O Adrien andou na mesma forma ou pior esta época (quando jogou), por exemplo, e se eu defender o mesmo para ele, a maior parte dos adeptos pergunta-me se estou com febre.

Compartilhar este post

Link para o post

A saída do Ruiz é uma não-questão, para mim.

E estou crente que, na próxima temporada, ainda nos vai trazer bons momentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero bem que esse "horrível" não se refira ao "caparro" de ambos. É que abusar desse aspecto é apenas o pior que pode acontecer a ambos.

O Geraldes e o Gauld não jogam mais, ou não são alvos de uma aposta mais declarada por cá, pelas razões escandalosamente conhecidas por toda a gente: destacam-se por características que o Jesus não reconhece ou muito raramente valoriza. Jogam aquilo que o Bryan Ruíz também jogaria se não tivesse 1,88m e um estatuto altamente consolidado.

E o Gauld é um miúdo demasiado respeitador e profissional, e isso só o tem prejudicado. Falta-lhe arrogância, falta-lhe ter mais confiança no seu enorme talento, falta-lhe assumir-se mais em campo. Na grande maioria dos jogos, desde que chegou a Portugal, ele foi, de longe, o jogador mais talentoso em campo. Fosse na 2ª ou na 1ª Liga. Mas precisa de se começar a comportar como tal, e a assumir o jogo de forma correspondente.

Mas porque não têm cabedal? Bem se o Chico ficar com o fisico do JM era fantástico, mas é sempre complicado e tem de ser um trabalho bem feito. Estão a trabalhar com o teu colega?

Em primeiro, eu nem sei se devia escrever a informação que pus aqui um gajo hoje em dia já não sabe de nada e a verdade é que nem foi convocado.. acham que é melhor tirar?

Em segundo, vamos lá ver, quando digo treino específico não podemos confundir com o treino de hipertrofia e não estamos a falar em concursos de WABBA.

Na minha opinião é impossível hoje em dia um jogador viver só do talento, isso não existe. Tal como disse o Eto'o para o Hazard naquela entrevista que o infiinito pôs, ou és o Ronaldinho ou não podes não treinar e viver do talento. "Se deixas de treinar amanhã esquecem-se de ti" algo do género. Perdes em relação a quem vem atrás, hoje em dia na formação não se trabalha como se trabalhava há 10 anos. Um juvenil do Benfica fisicamente está ao nível que eu estava em senior de 2º/3º ano. E eu joguei no Nacional de juvenis e juniores. Tudo bem que o Sporting é do mesmo nível o problema é que a estrutura do que vou percebendo... coiso. Se bem que o que vou seguindo do Carlos Bruno que é um preparador físico dos miúdos até trabalha bem. Mas chegando aos juniores/seniores isso deixa de existir e não percebo porque.

Passou-se com o William, passou-se com o Gauld e agora com o Geraldes. Com o Slimani e o JM foi diferente porque também são jogadores diferentes fisicamente.

A avaliação é feita, e são avaliados os movimentos em que o jogador tem limitação, onde há défice de força, descoordenação, encurtamentos, etc. E depois o trabalho relativamente aos "defeitos" que são encontrados. O problema do Geraldes é que à 5ª repetição de um exercício, o rapaz já não tinha força no glúteo que é um dos musculos mais importantes na velocidade por exemplo. Estamos a falar de um jogador profissional e da 1ª liga que quer jogar no Sporting que é sempre à alta rotação. E ele mesmo diz que chega aos 40 minutos da primeira parte e costuma estar de rastos e a partir dos 55/60 minutos já tem dificuldades. E isto é falta de avaliação para perceber o que está errado no físico do jogador e estamos a falar de um clube profissional onde o jogador tem de procurar fora o que não tem.

Resumindo, não se estraga um jogador quando se faz um trabalho específico de melhoramento físico, "anatómico" e de biomecânica do jogador.

Se acharem que deva retirar isto, digam e eu apago, mas fica a minha ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido muito que alguém ande por aqui. Se fosse no Fórum SCP era uma história diferente, mas aqui não me parece. Mas se preferires retirar, pode-se ocultar os posts.

Depois, é óbvio que um jogador não vive só do talento. O que eu interpretei foi um aspecto ligeiramente diferente, acho. Que estariam a focar-se no desenvolvimento muscular do jogador, sem olhar ao impacto que isso traria para o seu jogo. Isso para mim é que está totalmente errado. O perfil do jogador não deve ser condicionado pela sua capacidade física. Esta deverá ser apenas um complemento às restantes características técnicas e cognitivas, que fazem do jogador aquilo que ele é. E no caso do Gauld e do Geraldes, fico sempre receoso com o caminho que lhes darão em termos físicos também, dadas as intenções que existem para ambos os jogadores a nível desportivo (sobretudo no caso do Gauld, que querem transformar à viva força num 8).

Isso que referes faz todo o sentido existir, e se não existe no Sporting, é porque as coisas continuam más.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não via jogos do Gauld há muito tempo e no último jogo contra o União da Madeira achei-o muito mais jogador a todos os níveis. Não parece que esse falta de trabalho seja assim tão descarada.

Como é óbvio e ao contrário de alguns (como o comentador por exemplo) não o acho a última bolacha do pacote mas a médio prazo pode tornar-se titular a brincar no meio-campo como 8/10 dependendo na altura do treinador que cá estiver.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não via jogos do Gauld há muito tempo e no último jogo contra o União da Madeira achei-o muito mais jogador a todos os níveis. Não parece que esse falta de trabalho seja assim tão descarada.

Como é óbvio e ao contrário de alguns (como o comentador por exemplo) não o acho a última bolacha do pacote mas a médio prazo pode tornar-se titular a brincar no meio-campo como 8/10 dependendo na altura do treinador que cá estiver.

Ele deixou de treinar com o meu colega quando deixou o Setúbal, portanto no fim de Janeiro, mas esteve a treinar 4 meses com ele antes.

Compartilhar este post

Link para o post

O Francisco Geraldes fez ontem 22 anos. É só de mim ou cá por casa aposta-se na malta demasiado tarde? Quando começa a surgir um valor de qualidade primeiro tem de ficar para aí duas épocas na equipa B, depois ser um ano emprestado a um clube da primeira liga e depois é que vai entrando a conta-gotas na equipa principal. É ele, é o Iuri (23 anos e, a entrar no plantel para o ano, já será tarde), é o Podence (creio que faz 22 anos ainda em 2017), é o Gauld (veio com um grande potencial aos 18 anos, só que tem de ser trabalhado e não pode jogar regularmente na equipa principal até ter pelo menos 22 ou 23 anos - aposto que se tivesse ido para um outro clube com bases formadoras decentes já seria titular e com uma carreira diferente), é o Matheus (que foi entrando com 19 ou 20 anos na equipa, deu bons indícios, mas ainda não faz parte do plantel a 100% por uma qualquer razão idiota - vai com 21 anos e ainda joga na B, se calhar para o ano é emprestado e só depois é que se pode equacionar a sua integração no plantel), são os próprios William e Adrien, que chegaram ao plantel principal tarde. O próprio Dier, por exemplo, teve uma sorte incrível (para ele, azar para nós) por ter aquela cláusula manhosa dos 5 milhões. Ter ido para o Tottenham foi o melhor que lhe aconteceu. Estivesse cá ainda e não seria o que é hoje.

Não que essa malta deva logo ser titular no primeiro ano de sénior, como é óbvio. Mas acho que se tem feito muito mal esta gestão de novos valores que saem da academia. Só me lembro, assim de cabeça, de não se ter medo de apostar no Bruma (mas também foi na altura em que foi, não sei se hoje aconteceria o mesmo), no Gelson e no Mané (épocas diferentes, mas ambos fizeram uma época de B em bom plano seguida da integração no plantel principal). Quando despontam novos valores nas equipas por essa Europa fora, em geral não há medo de trabalhá-los no plantel principal. Há jogadores que são mais-valias óbvias, descaradas, que têm o seu lugar no plantel principal. Mesmo em grandes equipas isso acontece. O Barcelona não teve medo de apostar num Messi com 17 anos ou num Busquets. O Bayern não teve medo de apostar num Muller ou num Alaba. O Atlético não teve medo de apostar num Koke ou num Saúl. O Milan não teve medo de apostar num Donnarumma ou num Locatelli. Tudo jogadores que hoje são o que são. Salvo as devidas diferenças de qualidade, como é lógico. E convenhamos, nós não somos um Real, um Chelsea, um City ou um PSG para andar a comprar plantéis não nos preocupando com a formação.

Isto pode ser só eu que acordei particularmente crítico hoje, mas ainda assim fica aqui o desabafo.

PS: Os dados que atirei para aqui das idades carecem de confirmação (pqp o zerozero, quando é útil não está disponível).

Compartilhar este post

Link para o post

O Francisco Geraldes fez ontem 22 anos. É só de mim ou cá por casa aposta-se na malta demasiado tarde? Quando começa a surgir um valor de qualidade primeiro tem de ficar para aí duas épocas na equipa B, depois ser um ano emprestado a um clube da primeira liga e depois é que vai entrando a conta-gotas na equipa principal. É ele, é o Iuri (23 anos e, a entrar no plantel para o ano, já será tarde), é o Podence (creio que faz 22 anos ainda em 2017), é o Gauld (veio com um grande potencial aos 18 anos, só que tem de ser trabalhado e não pode jogar regularmente na equipa principal até ter pelo menos 22 ou 23 anos - aposto que se tivesse ido para um outro clube com bases formadoras decentes já seria titular e com uma carreira diferente), é o Matheus (que foi entrando com 19 ou 20 anos na equipa, deu bons indícios, mas ainda não faz parte do plantel a 100% por uma qualquer razão idiota - vai com 21 anos e ainda joga na B, se calhar para o ano é emprestado e só depois é que se pode equacionar a sua integração no plantel), são os próprios William e Adrien, que chegaram ao plantel principal tarde. O próprio Dier, por exemplo, teve uma sorte incrível (para ele, azar para nós) por ter aquela cláusula manhosa dos 5 milhões. Ter ido para o Tottenham foi o melhor que lhe aconteceu. Estivesse cá ainda e não seria o que é hoje.

Não que essa malta deva logo ser titular no primeiro ano de sénior, como é óbvio. Mas acho que se tem feito muito mal esta gestão de novos valores que saem da academia. Só me lembro, assim de cabeça, de não se ter medo de apostar no Bruma (mas também foi na altura em que foi, não sei se hoje aconteceria o mesmo), no Gelson e no Mané (épocas diferentes, mas ambos fizeram uma época de B em bom plano seguida da integração no plantel principal). Quando despontam novos valores nas equipas por essa Europa fora, em geral não há medo de trabalhá-los no plantel principal. Há jogadores que são mais-valias óbvias, descaradas, que têm o seu lugar no plantel principal. Mesmo em grandes equipas isso acontece. O Barcelona não teve medo de apostar num Messi com 17 anos ou num Busquets. O Bayern não teve medo de apostar num Muller ou num Alaba. O Atlético não teve medo de apostar num Koke ou num Saúl. O Milan não teve medo de apostar num Donnarumma ou num Locatelli. Tudo jogadores que hoje são o que são. Salvo as devidas diferenças de qualidade, como é lógico. E convenhamos, nós não somos um Real, um Chelsea, um City ou um PSG para andar a comprar plantéis não nos preocupando com a formação.

Isto pode ser só eu que acordei particularmente crítico hoje, mas ainda assim fica aqui o desabafo.

PS: Os dados que atirei para aqui das idades carecem de confirmação (pqp o zerozero, quando é útil não está disponível).

É a chamada falta de experiência. O problema é que sem jogador nunca se adquire experiência. No fundo são preconceitos que num clube formador como o nosso, não fazem qualquer sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido muito que alguém ande por aqui. Se fosse no Fórum SCP era uma história diferente, mas aqui não me parece. Mas se preferires retirar, pode-se ocultar os posts.

Depois, é óbvio que um jogador não vive só do talento. O que eu interpretei foi um aspecto ligeiramente diferente, acho. Que estariam a focar-se no desenvolvimento muscular do jogador, sem olhar ao impacto que isso traria para o seu jogo. Isso para mim é que está totalmente errado. O perfil do jogador não deve ser condicionado pela sua capacidade física. Esta deverá ser apenas um complemento às restantes características técnicas e cognitivas, que fazem do jogador aquilo que ele é. E no caso do Gauld e do Geraldes, fico sempre receoso com o caminho que lhes darão em termos físicos também, dadas as intenções que existem para ambos os jogadores a nível desportivo (sobretudo no caso do Gauld, que querem transformar à viva força num 8).

Isso que referes faz todo o sentido existir, e se não existe no Sporting, é porque as coisas continuam más.

Querem transformar o Gauld num gajo fixe?

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Também me faz um pouco de confusão esta aposta nos jovens ser tão tardia. A experiência é importante e concordo com a sua valorização mas não exageremos...Há vários casos, tanto em Portugal como no estrangeiro, de jovens que estiveram à altura daquilo que lhes era pedido e que justificaram a sua aposta, mesmo tendo 18 ou 19 anos (Renato Sanches, Rúben Neves, Locatelli, Diogo Jota no Paços, etc). Aqui no Sporting parece que há um medo de apostar nos jogadores antes dos 21/22, a não ser que se trate de um fora-de-série (como o Bruma ou a dupla Ilori e Dier, que eram claramente jogadores para a equipa A).

Os empréstimos muitas vezes são benéficos (como foi no caso do João Mário e do Rúben Semedo) mas tem de haver limites. O que andamos a fazer ao Iuri é um abuso...o rapaz está farto de demonstrar que merece uma oportunidade (certamente que teria feito mais do que o Markovic) mas mesmo assim lá anda ele a saltar de empréstimo em empréstimo, a levar todas as equipas por onde passa às costas. Estamos a atrasar a sua afirmação e isso é só injusto, se não se pretende apostar nele mais vale vender ou emprestar a um clube estrangeiro com opção de compra. Acho que a gestão dos jovens tem sido uma grande falha no passado recente do Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Não foi uma questão de serem foras-de-série mas sim uma questão de necessidade, algo que não devia acontecer, evidentemente.

Compartilhar este post

Link para o post

O João Mário foi um empréstimo para abrir a pestana porque andava pegado com o Abel(?) durante a primeira volta. O Semedo foi a mesma coisa, acreditavam no potêncial dele mas tinha que atinar a cabeça ou não tinha hipóteses. O resto nem sequer acreditam neles.

O que se anda a fazer ao Iuri é mesmo a cagar-lhe na cabeça. Não o querem? Tudo bem, tentam vender ou deixam-no ir à vida dele. Todos os anos é a mesma história, vai fazer a pré-época e depois encosta para algum empréstimo. Muitas das vezes para ficarem opções bem piores no plantel. O Geraldes já vai com 22 anos, o próprio Adrien teve que ir jogar bem contra nós na Académica para poder.

E pior que isso são gajos como o Esgaio. Sobe à equipa principal, começa a ser aposta, de aposta passa a uma alternativa razoável como suplente utilizado/titular na taça e depois passado uns 2 anos(ja nem sei) volta para a B :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

infelizmente o Rui jorge renovou pela seleção...gostava de o ver com uma oportunidade no sporting...acho que poderia apostar bastante nos jovens

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo o caso do William foi uma sorte. Rinaudo lesionado e em pré-época, correu-lhe bem senão era mais um que nunca ia cheirar. O facto do Jardim ser um gajo super organizado e precisar dum pendulo como ele também ajudou, senão lá tinhamos o herói Rinaudo a fazer piscinas pra frente e pra trás com a bancada toda a bater palmas..

Compartilhar este post

Link para o post

Tão e o Dala? Sem grandes pressões para o que resta até ao final da época (apesar de haver a hipótese de SLB ou FCP escorregarem), não acham que era bem lançado?

Compartilhar este post

Link para o post

Tão e o Dala? Sem grandes pressões para o que resta até ao final da época (apesar de haver a hipótese de SLB ou FCP escorregarem), não acham que era bem lançado?

Depende do que se quer. Sem ter visto praticamente nada dele, mas seguindo as opiniões é alguém com bastante potencial. A lança-lo agora era se houvessem intenções de apostar nele na próxima época. Ainda andamos à toa sobre o que fazer com o Podence, Iuri, Gelson, Mané e já nos vamos meter noutro?

Compartilhar este post

Link para o post

O Dala vai fazer a pré-época e ser emprestado a um clube qualquer de Primeira Liga quase que aposto.

Compartilhar este post

Link para o post

Já cá tenho o meu bilhete, e tive a ver as faixas que os DUXXI estavam a fazer. Pelo menos não havia nada sobre mortes :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ando a dizer isso há 4/5 anos

Compartilhar este post

Link para o post

infelizmente o Rui jorge renovou pela seleção...gostava de o ver com uma oportunidade no sporting...acho que poderia apostar bastante nos jovens

Esse, além de ter o sonho de ser selecionador, não me parece que se queira meter lá com o Bruno de Carvalho a presidente. E eu não o censuro.

Compartilhar este post

Link para o post

E isso pega-se aos adeptos. A malta fala do Rúben Semedo, do Gelson ou até do Iuri como se fossem miúdos... Já não são. O Rúben já fez 23 anos, o Iuri vai fazê-los este ano, o Gelson faz 22 em Maio. O próprio Podence já vai fazer 22 este ano. Se a ideia é aproveitar desportiva e financeiramente a nossa Academia, bem, estes já vão um pouco tarde. Por esta altura já deveriam ter ganho os seus lugares no plantel e até na equipa, e estar-se agora a falar de eventuais transferências para o estrangeiro.

Imaginem o Iuri. Volta este verão, impõe-se na equipa, faz duas épocas a alto nível e depois? Já tem 25 anos, já dificilmente alguém pagará por ele o que pagaram por um Renato Sanches. É a diferença entre ter 19 e 25 anos...

Compartilhar este post

Link para o post

100% verdade.

Não precisas de ir tão longe. O Guedes foi aposta com 19 anos. O Matheus já se devia estar a impor na equipa principal e andam a brincar com ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente, a manter-se a estrutura, não vejo tendência para as coisas na formação melhorarem. Somos um clube demasiado orgulhoso nesse aspecto, tanto por dentro como por fora. Poucos são os sportinguistas com humildade e noção suficientes para admitirem que neste momento já não somos o clube que melhor trabalha em termos de formação, ainda mais atrás do Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...