Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Shark

[Euro 2016] [Final] Portugal 1-0 França (RF) - Portugal Campeão Europeu de Futebol

Publicações recomendadas

As minhas primeiras lembranças da selecção são de 96 e na generalidade muito idênticas às do wolfking. Lembro-me perfeitamente bem do Mundial de 98 e do nosso apuramento, onde passaram Alemanha e Ucrânia e no último jogo, salvo erro, na Alemanha o Rui Costa foi expulso. Curiosamente vi esse jogo em Tenerife no meio de alemães e tenho memória de alguns estarem em conversa com os meus pais e dizerem que a expulsão foi demasiado rigorosa.

EDIT. Vi agora que o último foi contra a Irlanda do Norte. Alemanha foi o penúltimo.

Editado por Mesut Ozil

Compartilhar este post

Link para o post

A minha primeira memória, curiosamente, é num dos jogos mais míticos de sempre...Portugal 3 Inglaterra 2. Lembro-me dos irmãos do meu pai estarem aqui em casa e eu não perceber porquê :lol: então já estava tudo a mandar vir porque já estavamos a levar 2 secos mas eventualmente ouvi um golo do meu quarto e o meu pai chamou-me: "Joao, anda cá ver o que o Figo fez!!!". Eu adorava o gajo quando estava no Sporting, ainda me lembro da época quando saiu em 94/95 e do que jogava pelo Barcelona...e a partir daí fiquei no sofá a ver com eles.

O resto do jogo é história :)

Compartilhar este post

Link para o post

Mais ao menos toda a gente que esteja nos 20 e qualquer coisa tem o Euro 2000 como primeiro grande momento. O jogo frente à Inglaterra, a mão do Abel Xavier... são coisas que ficam, que ainda se hoje se falam.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais ao menos toda a gente que esteja nos 20 e qualquer coisa tem o Euro 2000 como primeiro grande momento. O jogo frente à Inglaterra, a mão do Abel Xavier... são coisas que ficam, que ainda se hoje se falam.

Nem mais. A minha primeira memória relativamente a isto. Lembro-me de ficar escandalizado com o que estava a ver, de ver o meu pai a afundar-se no sofá e a pedir aos santinhos para que não entrasse.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro-me perfeitamente do jogo frente à Inglaterra.

Compartilhar este post

Link para o post

Os 3 secos do Sérgio no Kahn <3

Compartilhar este post

Link para o post

Chorei baba e ranho com essa mão do Abel Xavier. De resto, tal como muitos, o Euro 2000 constitui a minha primeira grande memória futebolística. Tenho umas luzes do Mundial de 98 muito à conta da selecção francesa, do Ronaldo, do Taffarel e do Bebeto (aquele mítico festejo!) pelo Brasil e da Croácia de Suker e Boban.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em memórias, fiquei escandalizado com a primeira parte que Portugal fez contra os EUA. Apanhar 3-0 lá para os 35 minutos foi surreal. :| Recordo-me que ainda reduzimos para 3-2 num golo de bola parada e num auto-golo.

Ainda assim o pior foi contra a Coreia. Fiquei tão f*dido porque um empate bastava e, apesar de termos um expulso, tivemos algumas boas oportunidades. Tinha 9 anos, se não me engano, e fiquei completamente devastado com o resultado. Então aquela bola ao poste do Conceição perto do fim...

Compartilhar este post

Link para o post

Vi esse jogo dos 3-2 na escola. :lol: Todo o mundo parou para ver o jogo. De resto, o Mundial da Coreia foi o mais embaraçoso que vi por parte de Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Do WC98 adorei a Croácia do Suker. Que equipaça. Fiquei com muita pena que não tivessem ganho no final.

Por falar em memórias, fiquei escandalizado com a primeira parte que Portugal fez contra os EUA. Apanhar 3-0 lá para os 35 minutos foi surreal. :| Recordo-me que ainda reduzimos para 3-2 num golo de bola parada e num auto-golo.

Lembro-me que, mesmo com 3-0, no jogo com os USA, muita gente recordou-se da reviravolta contra a Inglaterra :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que Portugal ganhou o Euro, até custa menos falar sobre as eliminações e ver vídeos. :lol:

2:57.

Atenção que adoro o Nuno Gomes, mas vejam o tempo que citei em cima. Que m*rda foi aquela dele? :estrelas: Que aperto.

O sacana da Coreia defendeu enormidades.

Compartilhar este post

Link para o post

A entrada do JVP :estrelas: E o golo da Coreia, tudo aos papéis :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e se bem me lembro, a nossa qualificação para o Euro 2000 foi meia cagada, se não estou em erro, fomos com 2º melhores classificados. O vencedor do nosso grupo foi a Roménia do Hagi, o Petrescu e mais uma porrada de belos jogadores.

Já na qualificação para o Mundial de 2002, o Pauleta foi à Holanda mandar uma batata e deixá-los fora do Mundial.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha primeira memória da bola foi a mítica época de 92/93, mítica porque foi o ano que o Marítimo se apurou pela primeira vez para a Taça UEFA e eu tava lá nos Barreiros com 7 anos a ver.

De selecções a primeira recordação é do apuramento falhado para o Mundial 94, o último jogo, acho que tavamos atrás de Itália e Suíça em pontos e tinhamos de ir no último jogo a Itália, claro que deu m*rda. Depois acompanhei o Mundial religiosamente, sempre que podia porque aquilo era nos States com jogos às tantas e eu era um puto, não podia ficar a ver jogos às 2 da manhã, além disso só havia 1 canal que era a RTP Madeira, ou apanhas em directo, ou f*des-te, não podes puxar a box para trás ou ver o golo no Youtube, tás em 1994 e a tecnologia é m*rda.

Euro 96 foi a primeira competição em que vi a nossa selecção, depois do mítico golo do Rui Costa na Luz contra a Irlanda que deu a qualificação... passamos a fase de grupos quase com uma perna às costas se bem que era um grupo fácil, depois chega os quartos-de-final também contra os checos que também eram fáceis e pimba, 90 minutos de nada e depois o chapéu do Poborsky que matou tudo imediatamente com o golo de ouro :( (o golo de ouro era uma m*rda, fds)

O Mundial 98 não me lembro muito do apuramento para além dum pato que o Baía deu contra a Ucrânia (?) e da expulsão do Rui Costa contra a Alemanha quando tava a ser substituído :cry: Não fomos lá, mas tal como 94 foi uma competição espectacular, claro que fica tudo na memória quando somos putos, mas acho que genuinamente 94 e 98 foram os melhores torneios que vi.. a par do Euro 2000 que foi do crl tb, futebol espetáculo do início ao fim e esse ano nós éramos a equipa de que todo o mundo gostava (por contraste com este ano que toda a gente nos odiava!), jogavamos bem pa crl e podiamos facilmente ter ganho aquilo.

2002 foi o primeiro torneio mesmo mau, futebol péssimo, surpresas por tudo o lado mas não simpatizava com nenhuma delas, jogos de manhã cedo ao mesmo tempo das aulas, àrbitros a roubar para a Coreia, para mim foi o pior torneio que me lembro. Felizmente veio 2004 que foi muito fixe, claro que foi completamente diferente por ser em Portugal e termos chegado à final, todo o país entrou na onda, mas foi um bom ano com bom futebol e bons jogos também.

A partir de 2006, todos os Euros e Mundiais, acho que perdeu-se um bocado a "magia", lembro-me de momentos chave em cada torneio que ficaram na mesma na memória, mas o futebol foi-se tornando um bocado mais cínico e fechado, também já deixei de ser um miúdo e ver as coisas da mesma maneira... 2006 foi o ano que fomos mais longe num Mundial (a par de 1966) e mesmo assim não deixa assim memórias muito espectaculares... nem a meia-final de 2012.. não sei como é que me vou lembrar deste ano que ganhamos sinceramente...

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post

A entrada do JVP :estrelas: E o golo da Coreia, tudo aos papéis :lol:

Naquela altura fiquei com muita raiva da Coreia porque tinham sido beneficiados para crl contra a Itália e Espanha. Que vergonha que foi.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi esse jogo dos 3-2 na escola. :lol: Todo o mundo parou para ver o jogo. De resto, o Mundial da Coreia foi o mais embaraçoso que vi por parte de Portugal.

x2

Compartilhar este post

Link para o post

Epá e aquele cântico dos Coreanos que todos cantavam? Na altura fiquei com isso na cabeça.

Primeiras memórias aqui também foram no Euro 2000, em 2002 já me lembro de mais coisas e também vi na escola. Tudo parava para ver. Clássico aquele hat-trick do Pauleta à Polónia com o festejo dele.

Editado por pedritsh

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira memória que tenho é mesmo do EURO 2000 mas muito vagamente, tinha 5 anos e só me lembro da mão do Abel Xavier e do meu pai a espetar um murro numa porta. :lol:

Uma coisa que me soube mesmo bem no Domingo foi agarrar-me a ele com os dois a chorar de alegria, depois de termos feito o mesmo com tristeza em 2006. É daquelas coisas que levo para a vida. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Pah de primeiras memórias foi em 2004 tinha uns 6 anos e inacreditável no meio de tantos adversários como Espanha,Inglaterra,Holanda vamos perder com a Grécia chorei baba e ranho na final p*ta que pariu o Charisteas e o Ricardo que lhe deu um espasmo cerebral após ter feito aquela saída

Apesar de já termos um Europeu ainda continua um bocado atravessado na garganta essa final podíamos ter agora 2 Europeus...

O período quando estava o Scolari era qualquer coisa de impressionante :heart: Havia sempre uma bandeira nos carros ou nas janelas etc. e a cada vitória nossa na altura no Mundial 2006 ou no Euro 2008 a festa era sempre tanta que parecia que tínhamos ganho um título xD

Mas aqueles jogos com a França em 2006 e a Alemanha em 2008 também doeram imenso eu com 8/10 anos e ingénuo que era tava muito confiante que íamos passar apesar de ser a França na altura do Zidane,Henry,Makelele etc. e uma Alemanha que estava em crescimento para ser a powerhouse que é hoje em dia,a Alemanha em 2008 por acaso acho que foram superiores a nós mas a França em 2006 fds em todos os momentos do jogo fomos superiores a eles que urina que tiveram nesse dia vá lá que 10 anos depois aconteceu o oposto mas a França a dominar mas nós a ganhar e ter conseguido o caneco em casa deles muahaha

De jogos que tenho belas recordações aqueles penaltys com a Inglaterra em 2006 :heart:,e aquele mitico jogo com a Holanda em 2006 em que parecia mais que estávamos num ringue de UFC foram 3 ou 4 gajos expulsos e um punhado de amarelos para cada lado :lol: e em 2008 contra a República Checa tava na altura na primária fomos todos ver o jogo para uma sala numa televisão daquelas antigas xD parou tudo para ver o jogo ganhamos 3-1 na altura

Editado por El Shourito97

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um forcing e ainda chegamos às 100.

Comecei no euro 1996 mas tirando fases de qualificação, começo a lembrar-me de tudo em relação à seleção portuguesa só a partir do euro 2000. Aliás, esse europeu foi inesquecível, lembro-me perfeitamente de como foram todos os jogos, quem foram os nossos adversários. Se me perguntarem sobre o Euro 2008 provavelmente já não me recordo de nada, mas o de 2000 nunca esquecerei.

Compartilhar este post

Link para o post

E de fase de qualificações é verdade que normalmente tamos sempre com a calculadora na mão quando é para qualificar para uma competição mas a fase da qualificação para irmos ao Mundial da África do Sul pah fase de qualificação mais atribulada não há

Desde na altura aquele jogo com a Dinamarca em Avalade em que tavamos a ganhar 2-1 aos 85m e de repente os gajos dão a volta ao jogo,quando empatamos a 0 com a Albânia em casa ainda por cima quando estavam com 10 na maior parte do jogo e depois 2 empates a 0 com a Suécia nos 2 jogos que tivemos com eles e outro jogo com a Albânia fora mas lá conseguimos o golo da vitória no último minuto(ganhamos 2-1 na altura)

Mas quando estávamos por um fio só para ir ao play off lembro-me na altura tavamos obrigados a ganhar a Hungria e a Malta e esperar que a Dinamarca conseguisse ganhar à Suécia(se a Suécia ganhasse Fudeu para nós) lá conseguimos ganhar os 2 jogos que tínhamos e a Dinamarca sempre conseguiu ganhar a Suécia(e ainda tiveram um golo mal anulado nesse jogo sorte a nossa)

De resto foi a Qualificacão mais louca que alguma vez tivemos aconteceu de tudo :lol:

Editado por El Shourito97

Compartilhar este post

Link para o post

só me lembro bem a partir do mundial da coreia, em 2000 tenho alguns flashes porque nessa altura pra mim só existia o benfica. Se não era o benfica que estava a jogar, caguei. Acho que eu nem sabia bem o que é que se estava ali a disputar.

Depois em 2002 já era um bocado mais velho, já jogava cm, já percebia bem o que é que se estava ali a passar e já conhecia os jogadores todos. Lembro-me que não vi o jogo contra os usa porque estava numa visita de estudo ou uma coisa assim parecida, o jogo contra a polónia vi no jardim zoologico e contra a coreia vi metade em casa e metade na escola. O de 2004 é o que me lembro melhor, a partir daí já não me lembro de quase nada, que se f*da. Os que vou relembrar melhor vão ser o de 2004 e este, por razões óbvias.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho muitas memórias do Euro 2000. De estar na escola e ouvir os adultos no refeitório a gritar golo contra a Roménia. De chegar a casa e ver a mítica defesa do Vítor Baía contra a Turquia. A reviravolta contra a Inglaterra e a humilhação que demos à Alemanha foi tão bom.

Contra a França foi um sofrimento e na grande penalidade virei as costas mas não resultou :cry:

O mundial na Coreia/Japão foi horrível :lol: Primeiro porque os jogos eram agendados para de manhã ou próximo da hora de almoço, por isso ou tinhas a sorte de ir para casa ou eras forçado a ver o jogo num meio de miúdos suados numa televisão pequena.

Como bons portugueses que somos, demos um baile de futebol à Polónia para nos dar uma réstia de esperança e depois levámos no rabo da Coreia do Sul. Verdade seja dita, a arbitragem foi bem caseira nesse Mundial.

Do euro 2004, nem vale a pena falar. É demasiado triste.

Editado por Rōnin

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...