Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Pedro-SCP

FC Porto mostra a "cartilha" que é entregue aos comentadores do Benfica

Publicações recomendadas

A Sport TV favorece o Porto?

Essa é nova, realmente.

Por outro lado, a BTV está bem melhor do que há uns anos, o Conduto quase que relatou o golo do Porto com tanta euforia como os da Sporttv.

Compartilhar este post

Link para o post

O Rui Gomes da Silva confirmou que o Benfica envia a tal "cartilha" para os comentadores do Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post

O Rui Gomes da Silva confirmou que o Benfica envia a tal "cartilha" para os comentadores do Benfica.

"Vem-se acusar o Benfica de ter uma estrutura profissional, numa era da comunicação, em que a comunicação é tudo? Estranha-se que o Benfica tenha esse profissionalismo, essa capacidade, essa vontade?", começou por questionar o comentador dos encarnados do programa 'Dia Seguinte'.

:lol:

Benfica na vanguarda, as usual.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde já se viu, criticar pessoas e um clube por papaguearem todos a mesma coisa em programas de debate, onde devia ser dada a opinião de cada um.

CABALAS!

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é tudo a lei da oferta e da procura.

A culpa destes meandros todos é das pessoas que adoram papar disto, seja estes comentadores ou as histórias sobre eles.

Basta abrir um tópico de um jogo aqui no fórum. Até aqui onde era um nicho onde se prezava por outros valores, fomos contaminados.

Portugal é neste momento o país do árbitrobol. Ninguém quer mais saber do jogo. Quer se frames e drama e berros. Ofensas, acusações, medição de pilas... A análise intensiva ao árbitro. Todos ajudam a esta cultura. Tv, clubes, treinadores...

Mete nojo crl. Nojo. Matam a magia de um desporto que faz crianças sorrir descalças na rua, em tantos becos deste mundo, que une raças, ideologias e religiões em tantos casos, que é capaz de alegrar um país inteiro.. o futebol é um desporto com um potencial humano rico, lindo e incrível.

Não transformem o futebol na assembleia da república crl. Fdx. Que agonia crl. Ver o que está a acontecer e não ter poder para mudar isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Até tens... Nao é dado tanto destaque a esses programas de m*rda.

O que eu vou vendo é:

TV:

Grande Area (RTPN)

https://www.rtp.pt/play/p3063/e275491/grande-area

MaisFutebol (TVI24)

http://www.maisfutebol.iol.pt/programa-maisfutebol

Já agora, A Quinta da Bola, da Bola TV, também merece destaque. Por norma, é só gente do futebol no painel, inclusive treinadores de I Liga. José Couceiro, Manuel Machado, Miguel Leal e Luís Castro, por exemplo, já passaram por lá.

Compartilhar este post

Link para o post

"O Banco de suplentes teve um péssimo comportamento,

Um comportamento ao nível do Canelas... muito mau."

f*da-se :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O caso mais flagrante no Sporting foi a história que inventaram no ano passado sobre o Júlio César, que não renovava porque queria o dinheiro numa offshore. Quem começou? Inácio na Sic, na segunda tínhamos o Pina a repetir isso, depois o Zé Eduardo a dizer o mesmo que os anteriores e ainda acabávamos por ouvir o mesmo pelo Fernando Mendes.

Mas não é cartilha, por coincidência pensaram todos no mesmo e exprimiram-se todos da mesma forma. Acontece.

Mas olha que no jogo seguinte o Júlio César disse que já tinha renovado, para os calr e passado bastante tempo é que realmente renovou

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente é como o Infinito disse, já mete nojo isto.

Eu adoro futebol mas até já me tento afastar destas m*rda de polémicas. É tudo m*rda, seja de que clube for. Ninguém dá o exemplo de tentar ser superior e cagar nessas guerrinhas de m*rda.

Isto da cartilha é outra. Mas qual é a novidade disto :lol: ? Foi preciso alguém sacar o documento para se acreditar? Era mais que óbvio que isso existia, da mesma maneira que existe nos outros clubes, seja em formato de papel ou simplesmente por chamadas telefónicas. Acham mesmo que todos acabam por falar nos mesmo assuntos como que por magia?

São muito poucos aqueles que pensam pela sua cabeça e dão somente a sua opinião. Do pouco que ainda vou vendo, dou o exemplo do Domingos Amaral que duvido muito que siga por essa cartilha. Mas também aí os assuntos são sempre à volta dos lances "polémicos" (que só o acabam por ser porque são discutidos até ao pintelho) e das guerras entre presidentes e diretores de comunicação.

Aliás, actualmente, as estrelas dos 3 grandes são os diretores de comunicação, que há uns anos atrás ninguém sabia quem desempenhava essas funções se fosse preciso.

Infelizmente isto não vai acabar porque o Zé Tuga gosta de papar intrigas e falar mal dos outros e a federação está-se pouco cagando desde que continue a encher os bolsos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu às vezes vejo o Prolongamento da TVI 24, não vou à procura mas se estiver a fazer zapping e passar pelo programa deixo ficar, porque me faz rir. Há uns tempos, diria dois ou três meses, o Guerra e o Pina estava precisamente a trocar acusações sobre este tema, até acho que foi o Pina que levantou a suspeita que o Guerra e restantes comentadores do Benfica seguiam uma cartilha, e o Guerra então falou como se tivesse realmente bastante conhecimento sobre o que estava a dizer, e disse que tanto o Pina como os restantes comentadores afectos ao Sporting, se encontravam todas as semanas para alinharem o discurso. O Pina ficou encavacado, e o Guerra continuou a dizer que naquela semana específica tinha sido no dia x às x horas, e o Pina não conseguia desmentir.

Quanto ao Serrão, é notório que ele não segue nada, e como não vejo nenhum outro programa, não sei como é que são os comentadores do Porto nesses programas, mas também me lembro que nesse dia específico o Sousa Martins pediu opinião ao Serrão sobre as acusações de parte a parte do Pina e Guerra, e ele disse que nunca o Porto lhe tinha pedido para dizer isto ou aquilo ou pedido justificações por causa de alguma coisa que ele tivesse dito, e que é independente dizendo o que acha doa a quem doer.

Compartilhar este post

Link para o post

É certo que o Serrão diz o que pensa. Ainda há uns anos rebaixou fortemente o plantel do Porto. Esse discurso foi mítico.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas olha que no jogo seguinte o Júlio César disse que já tinha renovado, para os calr e passado bastante tempo é que realmente renovou

E depois começou a saga: "Qual será a idade do Renato? A história de um catanado da Musgueira"

Compartilhar este post

Link para o post

Façam um secret story desta m*rda.

LFV - Sou sócio dos 3 grandes clubes de Portugal e, com as quotas todas pagas.

PdC - Nasci no século XVIII

BdC - Na verdade, sou adepto ferrenho do Benfica

JJ - Acabei a quarta claçe há noite

André "Baladas" - Sou jogador de futebol.

Eliseu - Também fui campeão europeu.

.....

Compartilhar este post

Link para o post

Façam um secret story desta m*rda.

Eliseu - Também fui campeão europeu.

.....

Inventam com cada treta para entrar nisso.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

É certo que o Serrão diz o que pensa. Ainda há uns anos rebaixou fortemente o plantel do Porto. Esse discurso foi mítico.

E esta semana chamou ao Danilo "Dragão pombinha". :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro-me pelo menos de um programa em que o Serrão só abriu a boca para dizer boa noite e até para a semana :funny:

Editado por ventura21

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "Expresso" online

icon.png

Sim, o Benfica envia documentos. Mas garante que não paga aos comentadores

O Benfica produz “informação diária” que envia para os “comentadores afetos ao clube”, mas nenhum recebe qualquer remuneração. Estas são algumas das garantias do Benfica em resposta à Tribuna Expresso, que questionou o clube da Luz, e os moderadores de três programas desportivos, após as alegações do diretor de comunicação do FC Porto sobre uma “cartilha” de atuação.

Se encararmos tudo isto como um bolo que não se come, mas que se compõe, a primeira fatia foi colocada na bandeja pelo FC Porto.

Na terça-feira, o diretor de comunicação do clube, Francisco José Marques, foi ao Porto Canal mostrar um documento que descreveu como “nove páginas mais vinte e duas”, divididas por dois capítulos. Era um guião, disse ele, que o Benfica enviava a todos os comentadores televisivos afetos ao clube, alegando que, por causa dele, eles “atuavam todos sob a mesma cartilha”.

Ora, servida esta fatia, o responsável do FC Porto passava a impressão de que o Benfica estava a fazer chegar aos comentadores uma espécie de roteiro, no qual todos deviam basear o que diziam, o que defendiam e o que acusavam. Seguiram-se uma quarta e uma quinta-feiras de migalhas a caírem e de fontes citadas a alegarem que este tipo de documentos também são fabricados por FC Porto e Sporting, e enviados para os comentadores que têm as cores deles.

Para não haver fatias em falta no bolo, a Tribuna Expresso enviou as mesmas quatro perguntas aos diretores de comunicação dos três clubes:

1. Preparam e enviam guiões?
2. Que tipo de contacto mantém o clube com os comentadores?
3. Os comentadores recebem alguma remuneração?
4. O clube tem alguma influência na escolha dos comentadores?

As mesmas questões, o mesmo prazo de resposta para todos. Quando o tempo terminou, apenas o Benfica tinha respondido. Fê-lo sem comentar diretamente o caso mencionado pelo diretor de comunicação do FC Porto - alegou que Carlos Janela, ex-dirigente de Belenenses e Sporting, é quem entrega estes documentos, semanalmente, aos comentadores -, que considera “um fait divers”, mas quis esclarecer o que tem sido dito, escrito e rumorado. Estas foram as respostas:

"1 – O SLB, sendo reconhecidamente a principal marca do país, obviamente que tem uma estrutura profissional na sua comunicação que produz informação diária para os seus diferentes canais e também para os comentadores afectos ao clube.

2 – Para além da informação corrente, sempre que um comentador considerar pertinente e nos contacte estamos sempre abertos a fornecer os dados e enquadramento que nos seja solicitado. Não existindo qualquer outro tipo de contacto.

3 – Todos os comentadores que não têm qualquer tipo de vínculo profissional a estruturas do SLB não recebem nenhuma remuneração por parte do clube.

4 – Que saibamos os critérios de escolha e seleção dos comentadores por parte das televisões e rádios são da estrita e exclusiva competência desses órgãos de comunicação social."

O sumário da fatia do Benfica é que o clube envia notas informativas aos comentadores, diariamente e por e-mail, e que lhes fornece mais informação, caso eles a peçam. Garante que não paga o que seja a quem fala na televisão por ser afeto ao clube, ou que exista contacto entre o Benfica e as estações de televisão no momento da escolha dos comentadores. A partir daqui, cada um lê, segue, utiliza, ignora, apaga ou faz o que pretender com as notas que receber.

O problema é que, à falta de respostas de FC Porto e Sporting, o bolo apenas se compõe até este ponto.

RTP "sem conhecimento" dos guiões

Além dos clubes, a Tribuna Expresso também enviou perguntas aos três moderadores dos três programas de debate de futebol dos canais de informação das três estações televisivas de sinal aberto: "Trio d' Ataque" (RTP), "Prolongamento" (TVI) e "O Dia Seguinte" (SIC).

O formato foi o mesmo e todos receberam as mesmas quatro perguntas:

1. Tem conhecimento de guiões enviados pelos clubes aos comentadores?
2. Sabe se eles recebem algum tipo de pagamento?
3. Há algum contacto com os clubes antes de contratarem comentadores?
4. Receia que a interferência dos clubes possa afetar a independência dos comentadores?

Até à hora de publicação deste artigo, apenas nos tinham chegado as respostas de Hugo Gilberto, apresentador do "Trio d' Ataque" e diretor-adjunto da RTP, que garante não ter nem nunca ter tido conhecimento sobre guiões enviados por clubes aos comentadores do programa.

"Conhecendo, como conheço, o Miguel Guedes, o João Gobern e o Rui Oliveira e Costa tenho a certeza que não", diz à Tribuna Expresso Hugo Gilberto, que garante ainda que seria "impensável" a RTP contactar de forma prévia os clubes antes de escolher o painel do seu programa.

"Não quero acreditar que uma televisão, seja qual for, possa articular com o objeto do comentário o nome do comentador. Desde 2008, fui eu que propus/sugeri/escolhi os nomes dos comentadores do 'Trio d' Ataque'. Duas das condições fundamentais são a independência e a liberdade para criticar. Aliás, qualquer um deles sabe, por exemplo, que se algum dia tiver algum cargo na SAD ou no clube de que são adeptos, deixa de imediato de ser comentador do 'Trio d' Ataque'", diz.

Hugo Gilberto diz não ter "qualquer receio" de uma possível interferência dos clubes no seu programa: "Só por ignorância ou má-fé alguém pode acreditar que isso é possível - que estão ali para defender uma espécie de estratégia de comunicação oficial do clube - com os comentadores do 'Trio d' Ataque'. Só nas últimas semanas, qualquer um deles se demarcou e criticou o presidente ou os dirigentes ou o treinador do clube de que são adeptos. E foi assim desde sempre".

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda o programa que mais gosto de ver e, acima de tudo, ouvir, é o Trio d'Ataque. Ainda me lembro do programa com o Carlos Daniel a moderador + o António Pedro Vasconcelos , Jorge Gabriel e o Rui Moreira mas adiante.... Prezo muito um programa, seja ele qual for e em que canal for, o respeito para com os intervenientes mas mais importante que isso, o respeito para com a malta que está sentado no sofá, a sério. Faz-me uma confusão tremenda como é que Pinas e Guerras se atropelam constantemente a falar , já para não falar das larachas (algumas insultuosas) frase sim, frase não que mandam. Portanto, no meio de tanto programa sobre "futebois", o Trio d'Ataque, ainda é aquele que mais pauta pelo respeito, pois consigo ouvi-los "discutir", é incrível.

Só para finalizar (e repetir o que talvez já tenha sido dito). Quando pararem de analisar lances corridos, rápidos com um zoom todo maluco e, onde ainda vêem o lance frame a frame, aí talvez possamos melhorar, só que até chegar lá....

Editado por ventura21

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é uma idiotice pegada. Se houve transmissão da btv que foi isenta, foi essa do jogo com o Porto. Muito mais isenta do que costumam ser nos outros jogos com clubes mais pequenos. Até estranhei.

Mas percebo que estejam mal habituados. Durante 33 jornadas a Sport TV mostra os lances polémicos a favor do Porto de todos os ângulos possíveis e imaginários, com direito a comentários do mais parcial que há, e para os adversários se mostrarem sequer repetição já vão com muita sorte, depois apanham algo de diferente e vão estranhar. É normal.

Se falas relativamente aos comentários, não posso comentar porque no restaurante onde vi o jogo, a tv estava sem som. Quanto à selecção das imagens, se isto foi uma transmissão isenta, não quero imaginar quando não o são. Um exemplo, o lance do Samaris e do Alex Telles logo aos 2 minutos teve repetição de um ângulo e logo o pior de todos.

Quanto à Sporttv, canal detido pelo detentor dos direitos de transmissão dos jogos do Benfica, fico-me pelo riso.

Compartilhar este post

Link para o post

Se falas relativamente aos comentários, não posso comentar porque no restaurante onde vi o jogo, a tv estava sem som. Quanto à selecção das imagens, se isto foi uma transmissão isenta, não quero imaginar quando não o são. Um exemplo, o lance do Samaris e do Alex Telles logo aos 2 minutos teve repetição de um ângulo e logo o pior de todos.

Quanto à Sporttv, canal detido pelo detentor dos direitos de transmissão dos jogos do Benfica, fico-me pelo riso.

Já para não falar do lance do fora de jogo mal tirado ao Diogo Jota, em que pouco destaque deram e o que deram foi para dizer que o fiscal esteve bem, porque era um lance no limite :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...