Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Rugido

Tópico do Apito Amolgado/Mala Ciao

Publicações recomendadas

Citação de ElliotReid13, há 6 minutos:

Não me admirava se daqui a pouco o quimmanel viesse queixar-se que o w0 lhe rebentou o rabiosque, limpou a pila aos cortinados e que nunca mais respondeu aos mails.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de quimmanel, há 2 horas:

Se aqui no fórum temos o W0 um cartilheiro da melhor espécie 

Citação de quimmanel, há 36 minutos:

Vocês é que o conhecem mal. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

Mas vamos ao assunto do tópico que isso é importante 

tu tens algum probleminha; ou então tu é que estás demasiado embrenhado na cartilha do Jota Markes (sim, porque há várias cartilhas, de várias cores) que consiste em dizer várias larachas em sintonia, uma das quais é que qualquer Benfiquista que abra a boca é cartilheiro. O infeliz até tentou essa com o RAP, mas rapidamente percebeu que meter-se com o RAP podia correr-lhe mal, ao nível da falta de pedalada intelectual para acompanhar a mente do RAP.

E tu vens aqui fazer o mesmo. Joke's on you, tu é que mostras ser cartilheiro, vomitas aqui o que ouviste/leste nos meandros comunicacionais do teu clube e depois, corre mal, escorregas no próprio vómito e agarras-te ao beiral do lavatório que é o "és cartilheiro".

Não, não se passa à frente. O assunto é este. A sociedade portuguesa tornou-se uma grande timeline do facebook, em que as coisas mais bacocas são ditas impunemente, sem que se as possa contraditar, por ilógica manifesta, que não se caia logo no "cartilheiro, beta, andas no conluio, tu também deves andar nisso"; tornou-se um grande recreio da primária com argumentário aoi nível do "quem diz é quem é".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

tu tens algum probleminha; ou então tu é que estás demasiado embrenhado na cartilha do Jota Markes (sim, porque há várias cartilhas, de várias cores) que consiste em dizer várias larachas em sintonia, uma das quais é que qualquer Benfiquista que abra a boca é cartilheiro. O infeliz até tentou essa com o RAP, mas rapidamente percebeu que meter-se com o RAP podia correr-lhe mal, ao nível da falta de pedalada intelectual para acompanhar a mente do RAP.

E tu vens aqui fazer o mesmo. Joke's on you, tu é que mostras ser cartilheiro, vomitas aqui o que ouviste/leste nos meandros comunicacionais do teu clube e depois, corre mal, escorregas no próprio vómito e agarras-te ao beiral do lavatório que é o "és cartilheiro".

Não, não se passa à frente. O assunto é este. A sociedade portuguesa tornou-se uma grande timeline do facebook, em que as coisas mais bacocas são ditas impunemente, sem que se as possa contraditar, por ilógica manifesta, que não se caia logo no "cartilheiro, beta, andas no conluio, tu também deves andar nisso"; tornou-se um grande recreio da primária com argumentário aoi nível do "quem diz é quem é".

Sou cartilheiro azul e branco. 

Ia por um like mas não estou no Facebook. 

Já tinha dito para falar do assunto do tópico aqui mas continua o insulto barato sem conhecer a pessoa que está por trás e sem ler o que foi escrito anteriormente 

Compartilhar este post

Link para o post

como a conversa já não dá jeito bora antes falar do assunto do tópico, mas quem começou com essa conversa de m*rda dos cartilheiros foste tu, agora aguenta-te

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 1 minuto:

como a conversa já não dá jeito bora antes falar do assunto do tópico, mas quem começou com essa conversa de m*rda dos cartilheiros foste tu, agora aguenta-te

A conversa nem é contigo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de quimmanel, há 1 minuto:

Sou cartilheiro azul e branco. 

Ia por um like mas não estou no Facebook. 

Já tinha dito para falar do assunto do tópico aqui mas continua o insulto barato sem conhecer a pessoa que está por trás e sem ler o que foi escrito anteriormente 

Li, li. Tudinho. E não, claro que não conheço. Mas seja por convicção, seja por lapso, vieste ver se pegava a história de que a PGR saía para fazer um favor ao Benfica, ideia peregrina que imagino que não seja originária do Restaurante Barbas, deve ter surgido algures, numa mente azul-e-branca que a difundiu.

Mas não colou.

Eu debato os assuntos do tópico. Desde que os Portistas que aparecem a debater estejam dispostos a debater o Apito Dourado. O que nunca estão. Dizem sempre que estou a tirar a água do capote. Ou que não tem a ver com o tema do tópico. Mas tem. Tudo. É aquela história do roto e do nu, e das pedras e dos telhados de vidro.

Li numa cartilha também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de quimmanel, há 3 minutos:

A conversa nem é contigo.

ah, é só entre ti e o w0? infelizmente isto é um forum onde todos podem comentar, não gostas pões na ignore list

edit - é que se for só entre ti e o w0 bem que falas sozinho que ele já te meteu na IL, por isso olha, de nada, por ainda teres com quem falar

Editado por Ruas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 3 minutos:

ah, é só entre ti e o w0? infelizmente isto é um forum onde todos podem comentar, não gostas pões na ignore list

edit - é que se for só entre ti e o w0 bem que falas sozinho que ele já te meteu na IL, por isso olha, de nada, por ainda teres com quem falar

Fez ele bem. 

Não vou alimentar mais a conversa para não ser expulso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 5 minutos:

Li, li. Tudinho. E não, claro que não conheço. Mas seja por convicção, seja por lapso, vieste ver se pegava a história de que a PGR saía para fazer um favor ao Benfica, ideia peregrina que imagino que não seja originária do Restaurante Barbas, deve ter surgido algures, numa mente azul-e-branca que a difundiu.

Mas não colou.

Eu debato os assuntos do tópico. Desde que os Portistas que aparecem a debater estejam dispostos a debater o Apito Dourado. O que nunca estão. Dizem sempre que estou a tirar a água do capote. Ou que não tem a ver com o tema do tópico. Mas tem. Tudo. É aquela história do roto e do nu, e das pedras e dos telhados de vidro.

Li numa cartilha também.

Ainda bem que leste. Mas acho que leste mal 

Não vou dizer mais nada sobre o PGR. Já dei a minha opinião sobre o assunto 

Citação de ElliotReid13, há 49 minutos:

Não me admirava se daqui a pouco o quimmanel viesse queixar-se que o w0 lhe rebentou o rabiosque, limpou a pila aos cortinados e que nunca mais respondeu às sms. 

Atenção a linguagem. 

Nunca insultei ninguém. 

Pensas que estás no Facebook. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de quimmanel, há 1 minuto:

Não vou alimentar mais a conversa para não ser expulso. 

Já ias tarde gente como tu não beneficia em nada o bom ambiente do forum, sempre que vejo um post teu ou é a mandar uma laranjada, uma boquinha ou a tentar provocar alguém. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de diazevedo7, Agora:

Já ias tarde gente como tu não beneficia em nada o bom ambiente do forum, sempre que vejo um post teu ou é a mandar uma laranjada, uma boquinha ou a tentar provocar alguém. 

Ok. 

Como acharem melhor. 

Não tenho feito nada que vá contra as regras do forum

Compartilhar este post

Link para o post

offtopic

qual é o meme de dizerem jota markes? nunca tou a par dessas trends de outros foruns e assim

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kendrick Lmao, há 21 minutos:

offtopic

qual é o meme de dizerem jota markes? nunca tou a par dessas trends de outros foruns e assim

o twitter dele é

@FranciscoMarkes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 5 horas:

Tive de colocar o Quim na ignore list. Não consigo parar de ler os posts dele sem pensar no Leonel Nunes ou algo semelhante. 

Hoje espero não ver o PG na tribuna.

Porque não tem talo o nabo ❤️

E parem com o crl das guerras de m*rda antes que mande a seleção de Râguebi do Senegal vos fazer uma visita à vossa casa... raios parta às crianças!!

Editado por HIM

Compartilhar este post

Link para o post

calma mais velho, isso é birra do sono? chama ai o Desc ou o Diogo para te contarem uma história de embalar :senhorverde:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 7 minutos:

calma mais velho, isso é birra do sono? chama ai o Desc ou o Diogo para te contarem uma história de embalar :senhorverde:

Beijinho no ombro, miga!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, Em 22/09/2018 at 19:45:

Ok Quim. Da próxima antes de falares tira o caldo verde do bigode e no fim escarra para o chão. Que guerreiro da internet lol. É brincar é. Deve ser 🙂 

a culpa disto é da greve por causa da Uber.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, Em 23/09/2018 at 15:59:

Mas não colou.

Li numa cartilha também.

Isto é de uma desonestidade brutal. 

O Apito Dourado está ligado com o caso dos e-mails e não com o do e-toupeira.

Não frequentando eu o fórum na altura do apito dourado, não tenho dúvidas nenhumas de que o caso deve ter sido discutido e mais que discutido.

A minha opinião sobre o Apito Dourado é a seguinte:

O meu clube saiu do caso com a reputação na lama e o castigo devia ter sido mais pesado. As pessoas responsáveis pelo caso deviam ter sido removidas das posições de poder e o clube devia ter feito um reset directivo. Passamos a ser o clube dos corruptos, mesmo que já nessa altura não fossemos os únicos como se quis fazer passar.

Agora o Benfica vê-se envolvido num caso, falando do e-toupeira, que em nada está relacionado com a vertente desportiva. O Benfica corrompeu o sistema de justiça, que na minha opinião é bem mais grave que corrupção desportiva. Fazer comparações entre o E-Toupeira e o Apito Dourado é desonesto. Ou estás já a assumir que o Benfica tem culpa no cartório no que toca ao caso dos e-mails? Já houve acusação? É que enquanto não houver acusação, não passam de suspeitas.

Agora vou-te explicar o que é que eu acho que se está a passar com os Benfiquistas:

Passa-se o mesmo que fez com que portistas na altura do Apito Dourado defendessem o clube com desculpas ridículas:

O Benfica ganhou muito. O problema é esse, o Benfica ganhou muito. E vou-te dar um exemplo que me é muito próximo.

Tenho um amigo há 7 anos que nos primeiros 3/4 anos nunca entrou em discussões por causa de futebol e de repente o Benfica ganha o Tri e ele tornou-se num doente. Papa tudo o que o Hugo Gil publica, defende o Benfica com unhas e dentes como se o clube se tratasse de uma entidade divina e chegou até a andar à porrada com outro amigo meu (portista doente) por causa do futebol. Estamos a falar de uma pessoa que é extremamente inteligente, mas que quando se toca no tema Benfica fica com a visão toldada.

Isto é o mesmo que aconteceu com grande parte dos Portista na altura do Apito Dourado. O clube ganhou muito e de repente estavam a dizer que o clube ganhou de forma ilegítima, então arranjam-se desculpas para isso. As vitórias toldam a visão e ai de quem ataque a honra do clube que gostamos, porque aí vamos com tudo para cima deles, nem que para isso nos esqueçamos que também temos a nossa honra.

P.S.: Não vejas isto como um ataque à tua pessoa, peguei no teu comentário, como podia ter pegado noutro que usasse o Apito Dourado para "defender" os casos do Benfica. Porque defender os nossos telhados de vidros a usar os dos outros, para mim, é desonesto.

Quanto à questão da PGR, foi substituída e nada teve a ver com o Benfica. Agora essa questão da limitação de mandatos é falsa. O cargo de PGR não tem limitação de mandatos. Foi substituída porque o PM e o PR assim o entenderam, porque a própria pensava que havia limitação de mandatos, mas o mais provável foi porque foi mencionada no caso das crianças da IURD. Seja qual for o motivo, a limitação de mandatos é uma falsa ideia, embora o PR tenha dito que acreditava na limitação de mandatos e que foi esse o motivo,  limitação de mandatos não existe no cargo de PGR.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Kiko17

Obrigado pela intervenção sincera e com bastante abertura para discutir os temas. É um excelente contributo ao fórum, e um bom ponto de partida para aprofundar o debate, sem nos escondermos.

Agora não tenho tempo, mas logo venho cá contra argumentar (embora subscreva quase tudo o que dizes). Mas um intervenção de alto nível como a tua merece uma resposta bem gizada também.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kiko17, há 11 horas:

Isto é de uma desonestidade brutal. 

O Apito Dourado está ligado com o caso dos e-mails e não com o do e-toupeira.

Não frequentando eu o fórum na altura do apito dourado, não tenho dúvidas nenhumas de que o caso deve ter sido discutido e mais que discutido.

A minha opinião sobre o Apito Dourado é a seguinte:

O meu clube saiu do caso com a reputação na lama e o castigo devia ter sido mais pesado. As pessoas responsáveis pelo caso deviam ter sido removidas das posições de poder e o clube devia ter feito um reset directivo. Passamos a ser o clube dos corruptos, mesmo que já nessa altura não fossemos os únicos como se quis fazer passar.

Agora o Benfica vê-se envolvido num caso, falando do e-toupeira, que em nada está relacionado com a vertente desportiva. O Benfica corrompeu o sistema de justiça, que na minha opinião é bem mais grave que corrupção desportiva. Fazer comparações entre o E-Toupeira e o Apito Dourado é desonesto. Ou estás já a assumir que o Benfica tem culpa no cartório no que toca ao caso dos e-mails? Já houve acusação? É que enquanto não houver acusação, não passam de suspeitas.

Agora vou-te explicar o que é que eu acho que se está a passar com os Benfiquistas:

Passa-se o mesmo que fez com que portistas na altura do Apito Dourado defendessem o clube com desculpas ridículas:

O Benfica ganhou muito. O problema é esse, o Benfica ganhou muito. E vou-te dar um exemplo que me é muito próximo.

Tenho um amigo há 7 anos que nos primeiros 3/4 anos nunca entrou em discussões por causa de futebol e de repente o Benfica ganha o Tri e ele tornou-se num doente. Papa tudo o que o Hugo Gil publica, defende o Benfica com unhas e dentes como se o clube se tratasse de uma entidade divina e chegou até a andar à porrada com outro amigo meu (portista doente) por causa do futebol. Estamos a falar de uma pessoa que é extremamente inteligente, mas que quando se toca no tema Benfica fica com a visão toldada.

Isto é o mesmo que aconteceu com grande parte dos Portista na altura do Apito Dourado. O clube ganhou muito e de repente estavam a dizer que o clube ganhou de forma ilegítima, então arranjam-se desculpas para isso. As vitórias toldam a visão e ai de quem ataque a honra do clube que gostamos, porque aí vamos com tudo para cima deles, nem que para isso nos esqueçamos que também temos a nossa honra.

P.S.: Não vejas isto como um ataque à tua pessoa, peguei no teu comentário, como podia ter pegado noutro que usasse o Apito Dourado para "defender" os casos do Benfica. Porque defender os nossos telhados de vidros a usar os dos outros, para mim, é desonesto.

Quanto à questão da PGR, foi substituída e nada teve a ver com o Benfica. Agora essa questão da limitação de mandatos é falsa. O cargo de PGR não tem limitação de mandatos. Foi substituída porque o PM e o PR assim o entenderam, porque a própria pensava que havia limitação de mandatos, mas o mais provável foi porque foi mencionada no caso das crianças da IURD. Seja qual for o motivo, a limitação de mandatos é uma falsa ideia, embora o PR tenha dito que acreditava na limitação de mandatos e que foi esse o motivo,  limitação de mandatos não existe no cargo de PGR.

Deixa-me começar pelo fim, pela questão da PGR. Eu tenho para mim que o mandato é não renovável, e apenas por uma lapso, ou uma infelicidade legislativa isso não ficou consagrado no texto Constitucional na Revisão de 97. Porque toda a raison d'être da revisão, no caso do mandato do PGR foi motivada por isso. Estava lá um desde o início da terceira República, renovando mandatos curtos de 3 anos de forma sucessiva. E assim, a ideia foi de aumentar o mandato para, em contrapartida, o PGr cumprir apenas um mandato, não se perpetuando no cargo, para ser mais independente na sua actividade. É que dizer o contrário, equivale a dizer que a RC de 1997, nesse capítulo não serviu para nada, rectius, não tinha qualquer propósito logo à partida.

A prática desde essa altura tem sido a de considerar o mandato único, e a própria JMV, há coisa de um ano dizia que não iria ficar porque o mandato é unico. A polémica surgiu porque a actual Ministra disse numa entrevista que a sua opinião profissional é de que a renovação sem se colocava porque o mandato é um só. E ela disse isso enquanto Procuradora bastante Sénior do nosso MP (se não fosse ministra, era ela que iria agora para a PGR, com toda a certeza). Ou seja, mesmo dentro do MP a malta sabe que o mandato não é renovável.

A polémica instalou-se porque toda a gente que está a gostar dos casos que têm aparecido, viu nisto o governo a coarctar as investigações em curso (como se isto fosse assim, e os PGR é que mandassem o que se investiga...), quando se estava perante uma questão técnica. Ganhou asas políticas e o afastamento da JMV, que há coisa de 5 anos seria absolutamente normal, e seria fazer o que se tem feito desde 1997, passou a ser uma ingerência no sistema judiciário, para safar, á la carte, o Sócrates, o Benfica, o Salgado, enfim, depende do ódio de cada um. Um sujeito que foi assaltado pelo Camolas em 2016, tem também direito a achar que se muda de PGR para safar o Camolas, tem o mesmo grau de razão e lógica.

Avançando.

Tu foste cru e honesto com o Apito Dourado, eu também vou ser. Com o Apito Dourado e com os casos do Benfica também, mais à frente.

Ora bem. O Porto foi corrupto. Ponto. Corrompeu árbitros para sacar resultados, como culminar (ou cume, como agora se diz...) de um esquema montado nos anos 80, com intimidações, agressões e tudo o demais (Guarda Abel, anyone) e de domínio da imprensa (lançaram o Jogo e, de repente, não havia jornalista da RTP Desporto que não fosse do Norte), e estendendo a sua influência a vários clubes do Norte (é nessa altura que aparecem grandes compagnons de route do Porto como o Leça, o Felgueiras, o Famalicão, etc etc, que recebiam jogadores e treinadores "tripeiros", em troca de se colarem ao POrto na sua cruzada contra o Sul e, bem seguro, virem à Primeira Divisão umas quantas vezes) e alguns até no Sul, mais nos anos 90, quando dava jeito os votos na Liga. Tudo factores que o ajudaram (mas não foi só por isso, atenção) a crescer, consolidar e a tornar-se de facto o maior clube português nos anos 90.

Segundo me dizem, Não foi o único. Recentemente, em afazeres profissionais travei amizade com um dos principais árbitros da nossa praça nos anos 90, que me garante que todos o faziam, ou o tentavam fazer (corromper os árbitros) pronciplamente em jogos Europeus, todos mesmo, inclusive o Belenenses (sorry Descartes) sobre o qual me contou uma história por ele presenciada, alegadamente, claro. Todos o faziam ou tentavam fazer, mas o Porto era o mais organizado nisso, e tinha um sistema bem montado.

Either way, negar que o Porto foi corrupto é negar o sol; todo ouvimos as escutas (eu posso garantir que nunca as ouvi, porque sou como o Pacheco Pereira, acho que as escutas servem para o Tribunal, não servem para andar na Praça Pública). Mas li as transcrições nos jornais, evidentemente. E a coisa era clara. Tão clara que em Tribunal se provou, pelo menos, que o Porto comprou o árbitro de um jogo de 2003 com o Beira-Mar, pelo método "frutesco", mas não foi suficiente para se condenar por uma coisa (há quem lhe chame tecnicalidade, mas isso é uma facilidade de linguagem) que se prende com o nexo causal: não ficou demonstrado que o Porto tivesse ganho esse jogo (1-0) por influência do árbitro. Ou seja, sim, o Porto comprou o sujeito, sim ganhou, mas não se pode ligar as duas coisas "beyond reasonable doubt", para usar uma expressão que todos já ouvimos no cinema americano.

E por aqui pego já no Benfica. Se no Apito Dourado o nexo entre a "compra" do árbitro de um jogo em concreto e a vitória nesse mesmo jogo não ficou demonstrada, tenho seriíssimas dúvidas que se o consiga fazer no que toca ao Benfica, com que tem vindo a público. 

Podia ficar-me por aqui. Ser "tecnicalidadista" e dizer "ah e tal, não há nexo causal entre resultados concretos do Benfica e o que tem vindo a público,  logo não há crime, azar para quem espera o contrário". Podia, mas tu não me mereces esse cinismo, pois valorizo de verdade o teu contributo. Por isso mesmo vou abordar com a maior das franquezas o que penso da sujeira em que o Benfica se envolveu (o que é mais opinião do que factos, mas enfim, as coisa ainda não são muito claras).

O Benfica interpretou o Apito Dourado e as suas (não) consequências como uma carta branca para fazer tudo, short of comprar um árbitro directamente para ganhar um jogo em concreto (se isso estivesse em causa, já teria vindo a público, não acredito que alguém tivesse sentado na mina de ouro de o Benfica a corromper o João Capela para ganhar o jogo com o Tondela em 2015 [exemplos fictícios, calma] e ainda não tivesse usado isso).

Ou seja, o Benfica montou então um esquema seu com o Paulo Gonçalves à cabeça (Benfiquistas mais negacionistas da realidade dizem "pois, tinha de ser um gajo da Escola do Porto a fazer estas coisas", como se a lama Gonçalviana não manchasse exclusivamente o Benfica), para, essencialmente, parece-me que,  conseguir poder  e influência. E conseguí-los apenas e só por os conseguir. Ou seja, o poder e influência que o Benfica queria ter eram o fim em si mesmo e não meio para outros fins. Parece-me que a ideia foi "a gente domina nos bastidores, em todas as vertentes do futebol nacional, que a equipa em campo fará a sua parte e atingimos o sucesso".

O método essencial foi o açambarcar informação. Tudo. O Benfica queria saber tudo. Não haveria pedra que se mexesse que o Benfica não soubesse. No fundo é como já se dizia no intróito do Mortal Kombat II "There is no knowledge that is not power". E o Benfica pretendeu saber tudo, dominar todas a informações possíveis e imagináveis. 

Por isso é que sabia o código da porta de casa do Fernando Gomes; por isso é que tinha sempre um ou dois em cada organismo desportivo, todos com missão de fazerem passar para a central de informação o que lá se passasse. Por isso é que pedia relatórios dos árbitros, por isso é que pedia informação de tudo  mais alguma coisa, para construir uma espécie de CIA da Luz, que, tudo sabendo, estava sempre um passo à frente. A vontade de tudo saber levou a esta coisa verdadeiramente bacoca do e-toupeira: dar umas camisolas e umas visitas à Luz a funcionários judiciais para tudo saber no que toca a processos que envolvessem quem quer que fosse no futebol. Sempre a acumular conhecimento, uma segunda , mas ímpia, Biblioteca de Alexandria.

Ao mesmo tempo que acumulava informação, também pretendia influência. Por isso trocava favores com uma data de entidades. É o Covilhã que pretende um visto da Liga e pede uma ajudinha ao Benfica "oh Doutor Gonçalves, mexa-se lá". "Ok meus companheiros nas altitudes das Serras. Mas na próxima AG da Liga votam connosco". E mais outros episódios de cariz semelhante. Mas na verdade, essa vontade de ter clubes no seu lado a votar na Liga não é mais que uma cópia barata do que o Porto já fizera nos anos 90 (aliás, a Liga de Clubes acho que nasceu para isso mesmo vá), e honestamente nem vejo assim tanto mal nisso (é só mais triste por ver a debilidade que 90% dos nosso clubes têm, que tem de passar a vida a abrir as pernas ao grandes nestas coisas).

Dir-me-ás: Mas então isso tudo que opinas que o Benfica fez, com base no que se sabe já por conta das noites de Terça Feira do nosso amigo Jota Markes, isso tudo não era para conseguir resultados desportivos?

Tendo em conta que o Benfica, o Porto  e todos os demais são sociedades desportivas não há nada que não façam que não vise resultados desportivos. Por isso é que os jogadores do Benfica utilizam na pré-época aquele soutien ridículo para ler os índices fisiológicos. Para der um edge na performance desportiva. E assim, é evidente que o Benfica procurava ter, em várias frentes, um leque de edges, um straight flush de edges para estar sempre à frente em tudo, e chegar ao fim em primeiro.

Mas se me perguntas se o Benfica andou a comprar directamente resultados? Não me parece. Honestamente. Do que veio a lume acho que a labuta do Benfica era noutros campos, que não o campo de jogo mesmo. Acho que até devia ser um mantra da equipa do Paulo Gonçalves "Pessoal, a gente faz de tudo menos comprar um resultado crl, isso é que dá cadeia". As empresas fazem planeamento fiscal, o Benfica fez planeamento jurídico.

E sim estou a  incluir nesta minha cogitação os demais casos. O dos vouchers é manifestamente ridículo, e só um desequilibrado como BdC o podia agitar como se tivesse descoberto ali crimes contra a humanidade, quadno aquilo é uma oferta de cordialidade que toda a gente faz (as famosas cristaleiras da Vista Alegre), e que ao Bnefica custavam 0: uma camisola, uma visita ao Museu e uma jantar no restaurante do clube. Qual o valor económico disto? Acima do que é recomendado para estas coisas, dizem-me. Sim, mas para quem dá vale 0, são coisa que tem ali à mão, que não lhe saem do bolso. Não são como as cristaleiras da Vista Alegre que o clube paga 250 euros para as ter.

O caos do Rio Ave acho que foi uma maquinação mal jeitosa que rapidamente se descobriu, pois os jogares do Rio Ave que foram envolvidos, um tinha sido o melhor em campo e outro nem lá estava, estava em Espanha. Foi um aproveitamento de escândalos a montante (ligados ao Benfica) e escândalos a jusante (ligados a esses três atletas do Rio Ave) para ligar ambas as coisas, a ver se pegava, por ser este o crime que faltava: o de comprar jogares adversários e esse sim, passível de sanções a sério em pontos e dedução de títulos, eventualmente.

E o caso do Mala Ciao, não sei o suficiente sobre isso honestamente. Acho facilitismo dizer que o Benfica pagava a jogadores do Aves (tinha lá 3 emprestados e outros três que tinham acabado de rescindir), o que era feita para que que eles ganhassem jogos aos Adversários do Benfica. É possível, mas quer dizer, se os jogadores são do Benfica, ou acabaram de rescindir é natural que recebam do Benfica. O Derley não abdicou do 50 mil/mês que ganhava no Benfica para ir limpar 8 mil no Aves. Rescindiu, mas o Benfica teria de pagar um complemento de ordenado. Por amor de Deus, isso há no FM! 

O caso do Rangel não é desportivo em nada, envolve é o Vieira e os seus filhos em diferendos com o fisco, pelo que não merece maior menção que isto.

Acho, então que abordei tudo, o mais honesto que pude. Sei que termino sem grande conclusão, mas a procissão ainda vai no adro. Tudo pode acontecer, mas parece-me muito pouco provável que o Benfica venha a perder pontos ou títulos passados com o veio a lume. Porque vai sempre falta o tal nexo causal directo entre o email X e o golo do Jonas Y. E sem esse nexo fica difícil este tipo de punições. O Porto que o diga.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Ilídio quer dizer é que o futebol português não aprendeu nada nem coisa nenhuma com o Apito Dourado. Quase 20 anos depois e continuamos a ser os mesmos saloios de há 30 ou 40 anos. 

Tal e qual como o resto do país.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...