Ghelthon Publicado 18 Outubro 2017 A MAI já caiu, ao que parece. Agora sim, o flagelo dos incêndios vai finalmente acabar! Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 18 Outubro 2017 Agora sim, o flagelo dos incêndios vai finalmente acabar! Onde já se viu alguém ser demitido por ser incompetente. Só neste país! Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Outubro 2017 (editado) Não, mas só neste país é que uma facção política pede sangue depois de uma tragédia, mesmo sabendo que esse sangue não vai resolver absolutamente nada porque só toca na superfície do problema. Mas pronto, a ministra está fora, nada vai mudar, e vai tudo ficar contente. A malta quer é politiquices, soluções ficam para os outros. Editado 18 Outubro 2017 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 18 Outubro 2017 Agora sim, o flagelo dos incêndios vai finalmente acabar! Gostava de ver se o Governo fosse de direita se a tua opinião se mantinha. E quem diz tu, diz outra malta alegadamente de esquerda que tem assobiado para o lado ou para o ar durante e após esta catástrofe. Ou até dos partidos de esquerda, BE e PCP, que se o executivo fosse de outra cor já tinham feito cair o Carmo e a Trindade. E com o que disse anteriormente não te estou a identificar com qualquer partido ou ideologia, atenção. A MAI teve responsabilidades no que se passou, por muito que se tente branquear, logo deve ser responsabilizada. Neste caso, a responsabilização passa pela sua saída do executivo. Ou íamos manter uma ministra que não soube prevenir e criar meios para evitar o flagelo a que se chegou? É que qualquer um pode utilizar o argumento que utilizaste, sustentá-lo de forma lógica e racional é que é mais difícil. A ministra, no caso dos incêndios, falhou nas suas funções, quer na prevenção, quer por manter ao serviço do Estado após a catástrofe de Pedrogão os elementos da ANPC, quer por manter o secretário de estado Jorge Gomes em funções depois de ele proferir algumas das declarações que proferiu. A ministra esteve quatro meses a mais no cargo e, sem qualquer intenção, coloca entre a espada e a parede o primeiro-ministro. Ou será que era preciso o PR ontem chamar as pessoas pelos nomes quando ele falou na questão dos ciclos? É que, de acordo com o teu argumento, o PR também devia ter ficado calado, uma vez que ele, de uma forma mais polida, educada e política, exigiu (ou solicitou) mudanças no executivo. Este assunto deve ser analisado para lá das cores políticas, mas acho que a política em Portugal se começa a reger pelas normas da clubite futebolística. Eu, que sou na maioria dos assuntos de esquerda, sinto-me enganado por ver que os partidos que sustentam o executivo, neste momento, pouco ou nada fazem. Se as circunstâncias fossem outras, havia de ser o bom e o bonito. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 18 Outubro 2017 Não, mas só neste país é que uma facção política pede sangue depois de uma tragédia, mesmo sabendo que esse sangue não vai resolver absolutamente nada porque só toca na superfície do problema. Mas pronto, a ministra está fora, nada vai mudar, e vai tudo ficar contente. A malta quer é politiquices, soluções ficam para os outros. Estás errado. A saída da ministra era necessária. Não para resolver um problema com 40 ou mais anos, não para que, a partir de hoje, não haja mais incêndios em Portugal. Mas era necessária para devolver alguma dignidade à figura do MAI. Era necessária para puni-la pela prestação medíocre que teve na condução deste processo. Era necessária para se mostrar que, contrariamente ao que é habitualmente dito, existe responsabilização dos políticos pelo que dizem e pelo que fazem. A ministra foi demitida por ser má política e por estar pouco preparada para lidar com situações deste género. E o Secretário de Estado tem de seguir o mesmo rumo. Mas podemos continuar todos a fazer de conta que o PSD ou o CDS estão a utilizar isto apenas como arma de arremesso político. Se quiseres falar em política, podemos. Mas não acho que seja tempo. Haveremos de ter tempo para perceber o silêncio ensurdecedor dos restantes partidos do arco governativo. Nem todos temos memória curta. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 18 Outubro 2017 Tem piada a força que o Marcelo tem no governo. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 18 Outubro 2017 Tem piada a força que o Marcelo tem no governo. O Governo precisa mais do Marcelo do que o Marcelo do Governo. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 18 Outubro 2017 O Governo precisa mais do Marcelo do que o Marcelo do Governo. Sem dúvidas. O discurso do Marcelo é, desde que tenho memória política, dos melhores discursos em Portugal. Pena que o PM teve de levar uma surra publica monumental para agir. Eu, no lugar dele, escondia-me de vergonha. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 18 Outubro 2017 Sem dúvidas. O discurso do Marcelo é, desde que tenho memória política, dos melhores discursos em Portugal. Pena que o PM teve de levar uma surra publica monumental para agir. Eu, no lugar dele, escondia-me de vergonha. O António Costa acaba por ser vítima dele próprio. Primeiro, porque a MAI parece um capricho dele, logo ele segurou-a o maior tempo possível para provar que não estava enganado. O problema é que o tiro lhe saiu ao lado. Segundo, por causa daquele discurso, aquela não era a postura que se exigia num momento sensível como este. Terceiro, porque se esqueceu que o seu executivo não tem uma maioria parlamentar, logo não pode fazer aquilo que quer e lhe apetece. Em resumo, o primeiro-ministro pareceu demasiado cheio dele próprio. O PR, daquela forma, fê-lo voltar à terra. Às vezes é necessário. Não é por se fazer 100 coisas bem que se tem o direito de fazer uma asneira monumental na 101.ª coisa. Ao António Costa faltou-lhe o bom-senso e a humildade que o Marcelo Rebelo de Sousa demonstrou. Compartilhar este post Link para o post
Rugido Publicado 18 Outubro 2017 E eu que não votei no Marcelo na altura, não fazia grande diferença obviamente o meu voto mas em todas eleições em que já votei, essa foi provavelmente a única de que me arrependo do meu voto mas antes assim do que ao contrário. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 18 Outubro 2017 (editado) O António Costa acaba por ser vítima dele próprio. Primeiro, porque a MAI parece um capricho dele, logo ele segurou-a o maior tempo possível para provar que não estava enganado. O problema é que o tiro lhe saiu ao lado. Segundo, por causa daquele discurso, aquela não era a postura que se exigia num momento sensível como este. Terceiro, porque se esqueceu que o seu executivo não tem uma maioria parlamentar, logo não pode fazer aquilo que quer e lhe apetece. Em resumo, o primeiro-ministro pareceu demasiado cheio dele próprio. O PR, daquela forma, fê-lo voltar à terra. Às vezes é necessário. Não é por se fazer 100 coisas bem que se tem o direito de fazer uma asneira monumental na 101.ª coisa. O problema, com o bold, é o silêncio dos compinchas das esquerdas unidas. Qualquer pessoa com alguma honestidade intelectual consegue perceber que, se o PM fosse o Coelho, tínhamos um discurso de rotura e durissimo do BE e PCP. Contudo, como estão deslumbrados com o pequeno poder que têm vão continuar no silêncio e o Costa sabe perfeitamente que não tem uma maioria formal, mas é como se tivesse. Do BE não me espanta, do PCP deixa-me um pouco mais espantado. EDIT: E o António Costa sempre foi conhecido pela postura de m*rda que demonstrou por ocasião desta tragédia. Só se deixa surpreender quem quer. Editado 18 Outubro 2017 por w0 Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 18 Outubro 2017 O problema, com o bold, é o silêncio dos compinchas das esquerdas unidas. Qualquer pessoa com alguma honestidade intelectual consegue perceber que, se o PM fosse o Coelho, tínhamos um discurso de rotura e durissimo do BE e PCP. Contudo, como estão deslumbrados com o pequeno poder que têm vão continuar no silêncio e o Costa sabe perfeitamente que não tem uma maioria formal, mas é como se tivesse. Do BE não me espanta, do PCP deixa-me um pouco mais espantado. Eu confesso a minha desilusão com o PCP, sinceramente. Nunca esperei que o partido não tivesse um pingo de sentido de Estado perante uma situação como estas. Do BE confesso que sempre esperei isso. Agora do PCP? Nunca na vida. Ambos os partidos, leia-se BE e PCP, vão ser apertados no debate da moção de censura e vão ser forçados a tomar uma posição. Aí é que vai ser possível ver-se o carácter de ambos os partidos. Porém, eles confrontam-se com um grande dilema. Quem fizer o Governo cair, nas próximas eleições levará um porradão de todo o tamanho. E isso deve estar a atemorizar o PCP, especialmente depois do desastre autárquico. Já agora, traçando este cenário para a votação da moção de censura: - PS, BE e PAN contra; - PCP abstém-se; - CDS-PP e PSD a favor. Isto é suficiente para fazer o executivo cair? E não, não estou interessado na queda do executivo, porque acho que esta experiência, até ver, está a correr bem e porque acho que ninguém quer o País mergulhado num pântano. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 18 Outubro 2017 (editado) Não, mas só neste país é que uma facção política pede sangue depois de uma tragédia, mesmo sabendo que esse sangue não vai resolver absolutamente nada porque só toca na superfície do problema. Mas pronto, a ministra está fora, nada vai mudar, e vai tudo ficar contente. A malta quer é politiquices, soluções ficam para os outros. Não foi uma tragédia, foram duas. Não é uma questão de demagogia política, mas pura incompetência. Se na altura critiquei o Passos Coelho pelas intervenções patéticas que teve, desta vez é difícil de engolir o que se passou, especialmente sendo já sabido o que se passou em concreto em Pedrogão Grande. Dito isto, faço-te uma pergunta: se a ideia é resolver o problema estrutural que dura há anos e anos, colocarias a tua confiança nesta ministra para o fazer? Duvido. Tem piada a força que o Marcelo tem no governo. Não sou fã do populismo do Marcelo, mas esteve bem. Estivemos mal habituados a presidentes que só abriam a boca quando o assunto lhes tocava. E quero acreditar que quem continua a defender as declarações do António Costa, não as deve ter ouvido na totalidade. Editado 18 Outubro 2017 por Rōnin Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 18 Outubro 2017 Eu confesso a minha desilusão com o PCP, sinceramente. Nunca esperei que o partido não tivesse um pingo de sentido de Estado perante uma situação como estas. Do BE confesso que sempre esperei isso. Agora do PCP? Nunca na vida. Ambos os partidos, leia-se BE e PCP, vão ser apertados no debate da moção de censura e vão ser forçados a tomar uma posição. Aí é que vai ser possível ver-se o carácter de ambos os partidos. Porém, eles confrontam-se com um grande dilema. Quem fizer o Governo cair, nas próximas eleições levará um porradão de todo o tamanho. E isso deve estar a atemorizar o PCP, especialmente depois do desastre autárquico. Já agora, traçando este cenário para a votação da moção de censura: - PS, BE e PAN contra; - PCP abstém-se; - CDS-PP e PSD a favor. Isto é suficiente para fazer o executivo cair? E não, não estou interessado na queda do executivo, porque acho que esta experiência, até ver, está a correr bem e porque acho que ninguém quer o País mergulhado num pântano. A moção tem de ser aprovada por maioria absoluta, com votos favoráveis. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 18 Outubro 2017 Eu confesso a minha desilusão com o PCP, sinceramente. Nunca esperei que o partido não tivesse um pingo de sentido de Estado perante uma situação como estas. Do BE confesso que sempre esperei isso. Agora do PCP? Nunca na vida. Ambos os partidos, leia-se BE e PCP, vão ser apertados no debate da moção de censura e vão ser forçados a tomar uma posição. Aí é que vai ser possível ver-se o carácter de ambos os partidos. Porém, eles confrontam-se com um grande dilema. Quem fizer o Governo cair, nas próximas eleições levará um porradão de todo o tamanho. E isso deve estar a atemorizar o PCP, especialmente depois do desastre autárquico. Já agora, traçando este cenário para a votação da moção de censura: - PS, BE e PAN contra; - PCP abstém-se; - CDS-PP e PSD a favor. Isto é suficiente para fazer o executivo cair? E não, não estou interessado na queda do executivo, porque acho que esta experiência, até ver, está a correr bem e porque acho que ninguém quer o País mergulhado num pântano. É isto que separa os grandes dos outros. O PCP, de todos, sempre foi o menos resultadista. O BE é dos mais calculistas. Vestem aquela pseudo-capa que só engana os tolos. O CDS está em modo free-for-all alavancado pela boa prestação em Lisboa e pelo desnorte do PSD. Curiosamente é o PSD que, hoje, anda a reboque do partido do táxi. Agora o PCP tem de assumir. Tem de matar no peito e fazer golo. Tem, aqui, uma oportunidade de ouro para salvar a face. Muitos comunistas, das bases, estão desgostosos de ver esta promiscuidade com o Governo. E isso já se foi fazendo sentir nas ditas autárquicas. Eu acho que se o PCP fosse responsável por dar um abanão nisto tudo só tinha a ganhar. As autárquicas mostraram o cartão amarelo dado por alguns comunistas. Se não querem ser expulsos nas próximas eleições precisam de se descolar, já. Compartilhar este post Link para o post
hugoooo_17 Publicado 18 Outubro 2017 (editado) Só veria uma solução, drástica, mas corajosa que poderia indicar aos cidadãos que algo iria mudar.... O discurso foi de facto muito bom, sem lágrimas de crocodilo para desespero de alguns " parvos ", mas pecou por não demitir imediatamente o governo em funções e convocar eleições. Só assim poderia dar, a este governo ferido de morte e em credibilidade, dar alguma legitimidade para realizar as reformas que se exigem! Já agora: Atrás da ministra deveriam de ir o secretário de estado Jorge Gomes, Azeredo Lopes ( Tancos ) e se o sr costa tivesse alguma dignidade também acompanharia os seus escudeiros. Mas o cordeiro já foi sacrificado! Editado 18 Outubro 2017 por hugoooo_17 Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 18 Outubro 2017 Só veria uma solução, drástica, mas corajosa que poderia indicar aos cidadãos que algo iria mudar.... O discurso foi de facto muito bom, sem lágrimas de crocodilo para desespero de alguns " parvos ", mas pecou por não demitir imediatamente o governo em funções e convocar eleições. Só assim poderia dar, a este governo ferido de morte e em credibilidade, dar alguma legitimidade para realizar as reformas que se exigem! Já agora: Atrás da ministra deveriam de ir o secretário de estado Jorge Gomes, Azeredo Lopes ( Tancos ) e se o sr costa tivesse alguma dignidade também acompanharia os seus escudeiros. Mas o cordeiro já foi sacrificado! Demitir o governo era ridículo neste momento. Aliás, nem há razão para o fazer neste momento atual, apesar das tragédias relacionadas com incêndios este verão. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 18 Outubro 2017 Há pessoal está mortinho de ver a esquerda pelas costas. Compartilhar este post Link para o post
zunaiki Publicado 18 Outubro 2017 (editado) Só veria uma solução, drástica, mas corajosa que poderia indicar aos cidadãos que algo iria mudar.... O discurso foi de facto muito bom, sem lágrimas de crocodilo para desespero de alguns " parvos ",o mas pecou por não demitir imediatamente o governo em funções e convocar eleições. Só assim poderia dar, a este governo ferido de morte e em credibilidade, dar alguma legitimidade para realizar as reformas que se exigem! Sim, o que nós precisávamos neste momento era de passarmos de um flagelo ambiental e social para um caos em termos políticos e económicos. Seria a chamada tempestade perfeita. Editado 18 Outubro 2017 por zunaiki Compartilhar este post Link para o post
hugoooo_17 Publicado 18 Outubro 2017 Há pessoal está mortinho de ver a esquerda pelas costas. Vê lá tu que desde que me conheço votei sempre neles ( PS & BE ) Mas depois vem estas coisas inacreditáveis e pronto. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 18 Outubro 2017 mas pecou por não demitir imediatamente o governo em funções e convocar eleições. Hum, não. Compartilhar este post Link para o post
hugoooo_17 Publicado 18 Outubro 2017 Sim, o que nós precisávamos neste momento era de passarmos de uma flagelo ambiental e social para um caos em termos políticos e económicos. Seria a chamada tempestade perfeita. Ai agora umas eleições é caos? A democracia aleija é? Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 18 Outubro 2017 Vê lá tu que desde que me conheço votei sempre neles ( PS & BE ) Mas depois vem estas coisas inacreditáveis e pronto. Nem li os teus posts. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 18 Outubro 2017 Só veria uma solução, drástica, mas corajosa que poderia indicar aos cidadãos que algo iria mudar.... O discurso foi de facto muito bom, sem lágrimas de crocodilo para desespero de alguns " parvos ", mas pecou por não demitir imediatamente o governo em funções e convocar eleições. Só assim poderia dar, a este governo ferido de morte e em credibilidade, dar alguma legitimidade para realizar as reformas que se exigem! Já agora: Atrás da ministra deveriam de ir o secretário de estado Jorge Gomes, Azeredo Lopes ( Tancos ) e se o sr costa tivesse alguma dignidade também acompanharia os seus escudeiros. Mas o cordeiro já foi sacrificado! Compartilhar este post Link para o post
zunaiki Publicado 18 Outubro 2017 (editado) Ai agora umas eleições é caos? A democracia aleija é? As eleições não são um caos e a democracia em nada me aleija, bem pelo contrário. Não percebo de onde tiraste estas ideias, mas pronto. Vou-te propor a pensares de que forma é que uma antecipação das eleições e consequente queda do Governo iria beneficiar o País. Olha, antes de tudo, relativamente a este problema que causou estragos em vários distritos do País, este passaria a não ser resolvido prontamente e com as medidas que possam beneficiar os cidadãos e instituições afectadas por este problema. Ou seja, acabaríamos por poder atrasar a resolução e o desenvolvimento de soluções para esta tragédia. E nem vou falar dos problemas que poderíamos ter em termos económicos. Imagina no passado aquela situação do Portas levou a que sofrêssemos imenso neste sentido. Agora com a queda do Governo seria fantástico voltar a etapas que fomos ultrapassando recentemente. Eu sei que o Governo já viveu momentos negativos na sua história recente, contudo acho que a sua queda em nada resolveria o problema, aliás seria um agravar da situação. Para além disso, a democracia tem um papel fundamental para estes casos. Se há algo que não está bem, então que se tente discutir e resolver essas questões, apresentando soluções e implementado-as. P.S: Por exemplo, para estes problemas, que os incêndios põem em causa, penso que se os partidos políticos se unissem e deixassem a porcaria das politiquisses e dos seus joguinhos então seria possível resolver esta situação. Contudo, isto interessa a muita gente, inclusive aos partidos, e por isso, isto será discutido por agora e depois ficarão as soluções na gaveta. Editado 18 Outubro 2017 por zunaiki Compartilhar este post Link para o post