Almeno Publicado 17 Outubro 2017 Gostei bastante do discurso do Marcelo. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 17 Outubro 2017 O que é que se passou a 25 de Setembro que o estuário do Tejo parecia a tapada de Mafra? Compartilhar este post Link para o post
TheD0ct0r Publicado 17 Outubro 2017 (editado) Para a malta que gostou do discurso do Antonio Costa, e acha que o problema são os velhotes que nao limpam os terrenos e isto só vai la a longo prazo, e outros tais problemas estruturais. Reparem na area ardida entre Nazaré e sul de Aveiro, junto à costa. Tenho a certeza que mais de 80% é do Estado(pinhal de leira, mata de quiaios, de pedrogao etc)... Belo exemplo de gestão e manutenção da floresta. Já sei, a culpa é dos incendiários e temos de ser mais resilientes.. :carinhoso: Editado 17 Outubro 2017 por TheD0ct0r Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 17 Outubro 2017 Os assessores servem para alguma coisa, a não ser que sejam todos boys. Os acessores não podem falar por ela, Vaart. Salvo erro, tinha sido a terceira vez seguida que ela tinha sido questionada, naquela conferência, se tinha condições para continuar ou não. Como não tem mestrado em lero-lero, saiu-lhe aquilo. Por muito que as respostas estivessem ensaiadas, parece notar-se claramente que ela tem pouco estofo para estas lides com a imprensa. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 17 Outubro 2017 Para a malta que gostou do discurso do Antonio Costa, e acha que o problema são os velhotes que nao limpam os terrenos e isto só vai la a longo prazo, e outros tais problemas estruturais. Reparem na area ardida entre Nazaré e sul de Aveiro, junto à costa. Tenho a certeza que mais de 80% é do Estado(pinhal de leira, mata de quiaios, de pedrogao etc)... Belo exemplo de gestão e manutenção da floresta. Já sei, a culpa é dos incendiários e temos de ser mais resilientes.. :carinhoso: A relação entre os holds :mrgreen: Sobre o resto, dessa imagem o que se retira é algo de que já havia falado: note-se como um começou precisamente no ponto sul dessa grande mancha florestal que vão até ao Mondego (e que só poderia arder até ao estuário do Mondego), e o outro começa logo no ponto mais a sul da mancha florestal que vai até ao estuário do Vouga, logo acima do Mondego. As ignições começaram precisamente nos pontos mais a sul (não no centro, não a norte) de forma a que o vento de sul as levasse e atingisse TODA a mancha florestal em que foram ateados. Depois o pessoal discute a ministra e dos velhotes, quando o que aconteceu foi algo programado e deliberado. Estamos a focar-nos no ponto errado. Mas também não é estranho que assim seja, isto foi uma tragédia e a malta ainda está a reagir a quente. Alguns dos posts que foram feitos demonstram-no bem: "se fosse a tua familia", "se fossem os teus bens"... Tudo a apelar à emoção. Só que isto tem de ser analisado a frio, não se podem tomar decisões a quente sem se terem reunido todos os dados. Eu também acho que a Ministra não tem condições para continuar, mas agora há que enterrar e chorar os mortos, tratar dos feridos, apoiar quem perdeu tudo, reparar infraestruturas e manter a vigilância. Haverá tempo para se analisar o que correu mal e tomar decisões. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 17 Outubro 2017 (editado) Este era o momento para haver um esforço conjunto do governo, oposição, entidades e municípios para criar e por em pratica o mais rapidamente possível um plano para fazer finalmente uma revolução no ordenamento do território e acabar com este flagelo. E depois disso procurar e culpabilizar seriamente os responsáveis, é que tudo foge com o cu à seringa, este governo, os governos anteriores, as câmaras e juntas, as forças de segurança, a protecção civil, as estradas de Portugal, os proprietários que não ligam nenhum, até a EDP já se desmarcou... Mas a real preocupação é aproveitar a onda para ganhar proveitos políticos e culpabilizar um governo de 2 anos, que tem culpas mas não pode resolver o que não se resolveu em décadas de inercia. Editado 17 Outubro 2017 por Axadrezado Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 17 Outubro 2017 Podes explicar a tua teoria por desenhos no mapa? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 17 Outubro 2017 Ainda os cadáveres fumegam e já temos uma moção de censura, e logo de quem. O Marcelo é um perigo. Com esta treta dos afectos e da bimbalhice de presidente que é leva a opinião pública toda atrás. Tem o governo na mão e faz o que quiser com ele. Aterrador. Compartilhar este post Link para o post
Journalist Publicado 17 Outubro 2017 "Passei a noite nas estradas entre Nelas, Viseu e Seia. Pude testemunhar o seguinte: não havia bombeiros em aldeias totalmente envoltas em chamas. Não havia rede de telemóvel num raio de centenas de quilómetros. Ninguém conseguia contactar com ninguém, incluindo a polícia e os bombeiros. A polícia dava informações erradas às pessoas, que as poderiam levar à morte. Os agentes da GNR, com a voz a tremer como crianças assustadas, pediam desculpa por não saberem nada. Completamente desorientados, cortavam estradas onde não era necessário, e permitiam que automobilistas entrassem em vias envoltas pelas chamas. Foi o caos total. O desespero. A uns 10 quilómetros de Seia, na estrada 231, a polícia deixou-me avançar em direcção a um armazém de pneus a arder à beira da estrada, ao lado de uma bomba de gasolina. Atravessei a massa negra de fumo, entrei num troço de estrada a arder. O asfalto estava em chamas, com vegetação ou outro material combustível incandescente cobrindo toda a faixa de rodagem. Em frente, labaredas colossais erguiam-se no meio do caminho e avançavam na minha direcção, trazidas pelo vento. Se um pneu do carro tivesse rebentado pelo fogo no pavimento, provavelmente não teria conseguido sair dali. Fiz meia volta, voltei à povoação de Paranhos, onde as pessoas, com as casas, armazéns e carros a arder, esperavam ajuda, em vão. À revelia das indicações que me foram dadas, dirigi-me para Nelas, e consegui chegar a Viseu. Não sei o que aconteceu àquelas pessoas em Paranhos, que ficaram encurraladas entre os vários incêndios. Nos olhos delas, daquela mulher sozinha no seu carro, com os dois cães, daquele homem meio despido, rosto empastado de suor e fuligem, com um balde na mão para tentar salvar a casa e a família, vi total abandono, total impotência, total humilhação. Como foi possível deixarmos que isto acontecesse outra vez? Como foi possível que, depois de Pedrógão, o país não se tivesse mobilizado, com todos os seus meios, como se se tratasse de uma guerra, de uma verdadeira catástrofe? Talvez por não ter acontecido em Lisboa? Só lá estamos a salvo. Vejam se compreendem: isto não é um fait-divers de Verão. É o fim do mundo." https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10155755352006064&set=a.80186666063.102826.730466063&type=3&theater :-| Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 17 Outubro 2017 (editado) A relação entre os holds :mrgreen: Sobre o resto, dessa imagem o que se retira é algo de que já havia falado: note-se como um começou precisamente no ponto sul dessa grande mancha florestal que vão até ao Mondego (e que só poderia arder até ao estuário do Mondego), e o outro começa logo no ponto mais a sul da mancha florestal que vai até ao estuário do Vouga, logo acima do Mondego. As ignições começaram precisamente nos pontos mais a sul (não no centro, não a norte) de forma a que o vento de sul as levasse e atingisse TODA a mancha florestal em que foram ateados. Depois o pessoal discute a ministra e dos velhotes, quando o que aconteceu foi algo programado e deliberado. Estamos a focar-nos no ponto errado. Mas também não é estranho que assim seja, isto foi uma tragédia e a malta ainda está a reagir a quente. Alguns dos posts que foram feitos demonstram-no bem: "se fosse a tua familia", "se fossem os teus bens"... Tudo a apelar à emoção. Só que isto tem de ser analisado a frio, não se podem tomar decisões a quente sem se terem reunido todos os dados. Eu também acho que a Ministra não tem condições para continuar, mas agora há que enterrar e chorar os mortos, tratar dos feridos, apoiar quem perdeu tudo, reparar infraestruturas e manter a vigilância. Haverá tempo para se analisar o que correu mal e tomar decisões. Eu sou da zona do Pinhal de Leiria e sim isto pode muito bem ter sido premeditado, não digo o contrário. Agora uma coisa é verdade, esta mancha de território pertence ao Estado. Fora os aceiros e o ordenamento do pinhal que já vem de há décadas e pouco foi melhorado, não há o mínimo cuidado com o pinhal. Não foi limpo mais de uma vez desde que me lembro (tenho quase 30 anos), toda a área que ardeu em 2003 não foi ordenada, deixou-se crescer o que nasceu. Actualmente não há guarda florestais neste imensão de território quando antes haveriam umas dezenas. Agora também já não serão precisos, o Pinhal de Leiria já não existe. Claro que a culpa disto não é só do Costa, da Constança, do Capoulas e do Centeno. É do Passos, do Macedo, da Cristas e do Gaspar. É do Sócrates, do Teixeira dos Santos. Do Durão. Do Guterres. Do Cavaco. O Pinhal de Leiria por exemplo nos últimos 10/15 anos deu ao Estado 20 milhões de Euros. Foi gasto no mesmo período 1 milhão em acções de prevenção e manutenção. É sempre fácil alocar despesa ao INCF, mas quando é necessário dinheiro rápido é dos primeiros sítios onde se vai buscar dinheiro, porque é fácil e ninguém nota. Editado 17 Outubro 2017 por challenger Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 17 Outubro 2017 Ainda os cadáveres fumegam e já temos uma moção de censura, e logo de quem. O Marcelo é um perigo. Com esta treta dos afectos e da bimbalhice de presidente que é leva a opinião pública toda atrás. Tem o governo na mão e faz o que quiser com ele. Aterrador. Ao fim de 4 meses 60% dos cadáveres já estão frios. E a maioria deles enterrados. Compartilhar este post Link para o post
Osnofa Publicado 17 Outubro 2017 Belo discurso do Marcelo, a refrear os ânimos e a requerer mais informação antes de exigir consequências precipitadas. :lol: O que vale é que ele pode dizer tudo o que quiser, quando quiser, e as pessoas aplaudem. Quem acredita mesmo que em menos de 4 meses alguma coisa poderia ser feita para evitar esta tragédia é lunático. É claro que há culpa aqui e ali e muita incompetência, mas +90% é algo que vem de há muito tempo e não se resolve a curto prazo. E quem realmente costuma sofrer com os incêndios sabe perfeitamente que há muito pouco que se pode fazer (seja da parte de quem for) durante estes grandes incêndios. Quem mais reclama é o pessoal de Lisboa que nunca passou por coisas semelhantes (e ainda bem porque eventualmente vamos lá chegar lol). Dito isto, a ministra, mais ou menos culpada, tem que se demitir. E o Costa tinha que ser menos frio, bastava isso. Mas também, daqui a um mês já ninguém fala de incêndios e isto é tudo varrido pela comunicação social para debaixo do tapete do futebol, politica, novelas, Gouchas, etc. Compartilhar este post Link para o post
nicesio Publicado 17 Outubro 2017 Eu que me lembre, a última vez que vi limparem o pinhal de Leiria foi logo após o incêndio de 2003. E foi da zona do Pilado em direcção à Vieira. Para o lado da Marinha não mexeram, nem quando foi a tempestade em que o vento derrubou grande parte dos pinheiros na zona entre a Escoura e a Garcia. Havia zonas em que a vegetação já era mais alta do que os pinheiros (e estamos a falar em pinheiros com décadas). Para um dos responsáveis do ICNF, eram mais fácil ameaçar a população de que fechava o acesso à mata do que gastar dinheiro na sua limpeza e requalificação... Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 17 Outubro 2017 Eu que me lembre, a última vez que vi limparem o pinhal de Leiria foi logo após o incêndio de 2003. E foi da zona do Pilado em direcção à Vieira. Para o lado da Marinha não mexeram, nem quando foi a tempestade em que o vento derrubou grande parte dos pinheiros na zona entre a Escoura e a Garcia. Havia zonas em que a vegetação já era mais alta do que os pinheiros (e estamos a falar em pinheiros com décadas). Para um dos responsáveis do ICNF, eram mais fácil ameaçar a população de que fechava o acesso à mata do que gastar dinheiro na sua limpeza e requalificação... Eu lembro-me de há bastantes anos andarem a limpar uma parte. Já agora ficam duas entrevistas de um investigador, uma de Agosto e outra de ontem: Falta de limpeza, de manutenção e de tratamento põe Pinhal de Leiria em risco Incêndios: Visita ao Pinhal de Leiria com o homem que avisou que “isto ia acontecer” Esperemos que os conselhos e recomendações dos relatórios de Pedrogão e de outros que venham a ser feitos por investigadores, sejam desta vez acatados. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 17 Outubro 2017 Haverá tempo para se analisar o que correu mal e tomar decisões. O problema é quando a análise está feita e as decisões não são tomadas na mesma. Ninguém racional (já dando de barato a emoção do momento, como dizes) discute se há mais ou menos fogos, se as ignições são casuais ou acidentais como se falava em Junho para garantir os fundos europeus, se os bombeiros chegam para tudo. O que se pede é que quando há tragédia que se faça todos os possíveis para salvar o mais importante: vidas. E isso não está a ser feito com competência e eficácia. E está provado num relatório feito por uma comissão que ao ser nomeada metade pela AR tem input político, e metade pelo conselho de reitores tem input técnico. A parte operacional falhou em Junho, e por causa disso morreram mais pessoas do que se tivesse funcionado bem. E falhou mais do que em outros anos com mais área ardidos, com mais fogos, talvez nunca com fogos que consomem 5.000 ha em 2 horas. Mas falhou, e muito. Por ser chefiada por gente que não tem experiência, nomeada por critérios absurdos (uma "licenciatura"? a sério?) e empossada com um timing criminoso. Não se pode exigir que não haja incêndios, nem que não se percam vidas. Pode-se exigir que se faça tudo para proteger as pessoas. Não que se queira fazer, que se deseje fazer ou que se tente fazer. Que se faça. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 17 Outubro 2017 E nesta altura, 99% das pessoas sabe que se acontecer alguma catástrofe a ANPC vai falhar e isso vai voltar a custar a vida a pessoas. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 18 Outubro 2017 A relação entre os holds :mrgreen: Sobre o resto, dessa imagem o que se retira é algo de que já havia falado: note-se como um começou precisamente no ponto sul dessa grande mancha florestal que vão até ao Mondego (e que só poderia arder até ao estuário do Mondego), e o outro começa logo no ponto mais a sul da mancha florestal que vai até ao estuário do Vouga, logo acima do Mondego. As ignições começaram precisamente nos pontos mais a sul (não no centro, não a norte) de forma a que o vento de sul as levasse e atingisse TODA a mancha florestal em que foram ateados. Depois o pessoal discute a ministra e dos velhotes, quando o que aconteceu foi algo programado e deliberado. Estamos a focar-nos no ponto errado. Mas também não é estranho que assim seja, isto foi uma tragédia e a malta ainda está a reagir a quente. Alguns dos posts que foram feitos demonstram-no bem: "se fosse a tua familia", "se fossem os teus bens"... Tudo a apelar à emoção. Só que isto tem de ser analisado a frio, não se podem tomar decisões a quente sem se terem reunido todos os dados. Eu também acho que a Ministra não tem condições para continuar, mas agora há que enterrar e chorar os mortos, tratar dos feridos, apoiar quem perdeu tudo, reparar infraestruturas e manter a vigilância. Haverá tempo para se analisar o que correu mal e tomar decisões. Bem falado, até parecias o Marquês de Pombal! xD Concordo com tudo o que aqui foi dito! Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 18 Outubro 2017 http://leitor.expresso.pt/#library/expressodiario/17-10-2017/caderno-1/temas-principais/por-favor-pai-nao-pares Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 18 Outubro 2017 (editado) O que isto prova é que dar "concursos" oublicos a empresas de amigos dá asneira, especialmente no que se refere a sistemas de comunicação e prevenção. A reportagem que a SIC fez das torres de controlo há uns meses quem sabe montar um sistema daqueles tem de se rir a bom rir com os valores apresentados. Ainda bem que houve um escola profissional a montar um sistema melhor com menos de 250€. Editado 18 Outubro 2017 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 18 Outubro 2017 https://www.publico.pt/2017/10/10/politica/noticia/alargamento-do-periodo-critico-dos-incendios-nao-incluiu-postos-de-vigia-1788282 Que tristeza me dá ler esta notícia de 10 de Outubro, sabendo o que se passou 5 dias depois. Mas nada poderia ter sido feito, dizem eles. Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 18 Outubro 2017 (editado) Ministra da Administração Interna apresenta demissão A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, abandonou esta quarta-feira o cargo, na sequência dos incêndios, indica um comunicado do gabinete do Primeiro-Ministro. Fonte: TSF Editado 18 Outubro 2017 por F_Tex Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 18 Outubro 2017 A MAI já caiu, ao que parece. Compartilhar este post Link para o post
kronix Publicado 18 Outubro 2017 Alguém consegue por link para o video completo do discurso do Marcelo pfv? Só estou a encontrar algumas partes Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 18 Outubro 2017 Alguém consegue por link para o video completo do discurso do Marcelo pfv? Só estou a encontrar algumas partes http://cdn-ondemand.rtp.pt//nas2.share/informacao/2017/WMarceloTJ1710ww_235663.mp4 Compartilhar este post Link para o post