Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Incêndio Pedrogão Grande: 64 vítimas mortais confirmadas

Publicações recomendadas

tendo em conta a origem das ignições até se podia dizer que sim visto que para incêndios de origem natural o dispositivo provavelmente era suficiente

Qual foi a origem do incêndio de Pedrogão?

Compartilhar este post

Link para o post

só quero pegar neste momento e dizer uma coisa

primeiro dizer que não é para aplicar neste caso mas no geral

porque raio é que tem sempre de haver responsabilidade politica? se ocorrer algo realmente fora do controlo do governo ou de um ministério o ministro tem de se despedir?

imaginemos agr que há um sismo gigante e que metade de lisboa vai abaixo e morrem milhares de pessoas..vão demitir alguém porque tem de haver responsabilidade política pelos prédios e infraestruturas não terem mecanismos anti-sismo?

A responsabilidade politica é quando algo ocorre dentro do controlo do titular do cargo, por sua inacção, incompetência ou incúria. Se for fora do controlo, não vejo responsabilidade a apontar, não é o caso.

Um sismo não tem combate possível, mas levantas a questão da resistência anti-sismo: se alguém tiver permitido que se aprovasse construção contra as normas, ou tivesse conhecimento de que se estavam a respeitar só no papel, ou por exemplo não tivesse regulamentado uma norma de construção europeia de transição obrigatória. São coisas dentro do controlo de um responsável político, mesmo que mais ou menos longe das suas acções directas. Portanto, dentro da sua responsabilidade política.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual foi a origem do incêndio de Pedrogão?

não sei diz-me tu...parece que é um mistério o que realmente aconteceu

mas como disse nem falava deste caso em específico

A responsabilidade politica é quando algo ocorre dentro do controlo do titular do cargo, por sua inacção, incompetência ou incúria. Se for fora do controlo, não vejo responsabilidade a apontar, não é o caso.

Um sismo não tem combate possível, mas levantas a questão da resistência anti-sismo: se alguém tiver permitido que se aprovasse construção contra as normas, ou tivesse conhecimento de que se estavam a respeitar só no papel, ou por exemplo não tivesse regulamentado uma norma de construção europeia de transição obrigatória. São coisas dentro do controlo de um responsável político, mesmo que mais ou menos longe das suas acções directas. Portanto, dentro da sua responsabilidade política.

como se sabe e acontece em muitos sitios..as leis existem, os construtores é que não as seguem e aí a culpa não vai ser do ministro ou afins é pura e só do construtor

Compartilhar este post

Link para o post

tendo em conta a origem das ignições até se podia dizer que sim visto que para incêndios de origem natural o dispositivo provavelmente era suficiente

mas falava fora deste caso pois em tudo o que acontece pede-se logo demissões de ministros e afins

eu queria saber o porquê.... o ter de haver sempre um bode expiatório

Eu queria saber porque é que somos um povo acomodado ao "é a vida". Ao "acontece". A termos os políticos que merecemos.

Compartilhar este post

Link para o post

só quero pegar neste momento e dizer uma coisa

primeiro dizer que não é para aplicar neste caso mas no geral

porque raio é que tem sempre de haver responsabilidade politica? se ocorrer algo realmente fora do controlo do governo ou de um ministério o ministro tem de se despedir?

imaginemos agr que há um sismo gigante e que metade de lisboa vai abaixo e morrem milhares de pessoas..vão demitir alguém porque tem de haver responsabilidade política pelos prédios e infraestruturas não terem mecanismos anti-sismo?

Tem de haver responsabilidade politica porque há 0 medidas de prevenção. Aconteceu um desastre à 4 meses e acontece agora outro pelas mesmas razões. Incompetência.

Editado por J.Soeiro

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria saber porque é que somos um povo acomodado ao "é a vida". Ao "acontece". A termos os políticos que merecemos.

bem esquece estou a ver que o que quero transmitir não atinge...tudo bem saiam todos à rua de forquilha na mão e exijam a cabeça das pessoas

Compartilhar este post

Link para o post

como se sabe e acontece em muitos sitios..as leis existem, os construtores é que não as seguem e aí a culpa não vai ser do ministro ou afins é pura e só do construtor

primeiro não estamos a falar em culpa, isso ficou claro no meu 1º post. Depois no que citas convém ler as palavras todas: se tiver conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

primeiro não estamos a falar em culpa, isso ficou claro no meu 1º post. Depois no que citas convém ler as palavras todas: se tiver conhecimento.

a questão é aqui...assim que acontece alguma coisa é logo pessoal a exigir demissões e até na comunicação social mesmo antes de se saber o que realmente aconteceu

e isso é ridiculo

e quero referir outra coisa que disse NÃO ME REFERIA ESPECIFICAMENTE A ESTE CASO

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

bem esquece estou a ver que o que quero transmitir não atinge...tudo bem saiam todos à rua de forquilha na mão e exijam a cabeça das pessoas

Será que não atinge ou não faz sentido? São coisas diferentes. Forquilha não diria, mas já vi em 2 redes sociais #naosaobenvindos. Expectante para ver a recepção ao PM em Oliveira do Hospital. Sem expectativas em relação a aparições fora dos grandes centros por parte do costa nos próximos tempos.

Compartilhar este post

Link para o post

mas como disse nem falava deste caso em específico

Aproveito para meter aqui o relatório:

https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=3bb9773b-59fb-4099-9de5-a22fdcad1e3b

O incêndio mais grave resultou das ignições de Escalos Fundeiros e de Regadas, que, em nosso parecer, terão sido causados por contactos entre a vegetação e uma linha elétrica de média tensão. Esta situação configura, em nossa opinião uma deficiente gestão de combustíveis na faixa de proteção da linha, por parte da entidade gestora.

Responsáveis da EDP já vieram refutar o acima afirmado.

Compartilhar este post

Link para o post

a questão é aqui...assim que acontece alguma coisa é logo pessoal a exigir demissões e até na comunicação social mesmo antes de se saber o que realmente aconteceu

e isso é ridiculo

e quero referir outra coisa que disse NÃO ME REFERIA ESPECIFICAMENTE A ESTE CASO

eu escrevi na 1a resposta sem me referir a este caso, e mantive a explicação sobre os sismos. é preciso ler, mais uma vez. quanto ao bold, embora por vezes seja verdade, sobre Pedrogão há um relatório oficial. E há coisas operacionais que correram mal. E por causa delas morreram mais pessoas do que se essas coisas tivessem corrido bem. Extrapolando, se tivessem pedido terminantemente a demissão da ministra mesmo antes de se saber o que realmente aconteceu, talvez agora tivesse morrido menos gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a Ministra se tivesse demitido em Pedrogão acham que isto tinha acontecido agora?

Compartilhar este post

Link para o post

O José Miguel Júdice, ontem na TVI, mandou um porradão nas palavras do António Costa que foi obra.

Faltou humanismo ao Costa. Não era preciso cá carga dramática nenhuma nem tampouco a frieza de um discurso escrito por um qualquer assessor político de 2ª categoria, coisa que aconteceu. Bastava ter um pouco de alma e presença de espírito para se dirigir às populações em desespero.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim.

Duvido que houvesse tempo para grandes mudanças, ainda para mais o relatório só saiu há uns dias. A pergunta que devia ser colocada é a seguinte: com esta ministra, será que a situação vai voltar a acontecer no próximo ano?

Essa é a pergunta que devia ser colocada. E é provável que sim, que volte a acontecer. Mas quando o primeiro-ministro vem para a televisão dizer que isto se trata tudo de uma invevitabilidade, acho que está tudo dito. Quem é que sente confiança no Governo neste âmbito dos incêndios e das florestas depois disto? Depois do discurso do primeiro-ministro e de uma ministra completamente desnorteada?

Claro que também não basta demitir por demitir e o problema fica resolvido, é preciso haver competência da parte de quem a fosse substituir.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Entrada de carrinho do Marcelo.

Estou na expectativa para ver o debate sobre a moção de censura.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a Ministra se tivesse demitido em Pedrogão acham que isto tinha acontecido agora?

Se tivesses sido afectado pelos incêndios, de certeza que já não achavas piada às tristes palavras da senhora, muitos menos vinhas para aqui com esse tipo de conversa. Deves receber alguma quota mensal.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas alguém acha que a ministra disse aquilo das férias com azedume?

Ela disse aquilo porque é má política, não sabe falar sob pressão, e saiu-lhe. Foi péssimo, mas não houve intenção.

Logo depois de lhe sair aquilo, houve um momento de silêncio em que acho que ela percebeu que fez m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

O relatório já está aí e depois das trovoadas secas, há mais uma justificação que parece ter sido desmentida. Mas das conclusões do relatório destaco:

O território que foi atingido pelo incêndio florestal de Pedrógão Grande, possui um potencial de risco de incêndio muito elevado... Parte dele, felizmente, não tinha sido afetado por grandes incêndios, nos últimos anos, dispondo por isso de uma carga combustível muito elevada e mal gerida.

O ano de 2017 tem-se mostrado como um dos mais gravosos dos últimos trinta anos, sendo que já a meio de junho as condições eram muito favoráveis à propagação dos incêndios.

No ataque inicial ao foco de Escalos Fundeiros, a partir das 15h00, foi desde logo reconhecido o seu potencial para se vir a tornar um grande incêndio, mas o conjunto de meios disponíveis no TO e o seu comandamento não se mostraram suficientes para controlar o incêndio, que apresentou uma dificuldade de supressão acima da média. A ocorrência simultânea de outros incêndios na região e a falta de perceção da sua importância, nos vários escalões de decisão, levou a que não fossem utilizados mais recursos, nomeadamente mais meios aéreos pesados, no seu combate, no período entre as 15h00 e as 18h00. Embora o processo de triangulação de meios previsto no SGO tenha funcionado dentro do previsto, a reação ao agravamento da situação foi claramente tardia.

O incêndio de Regadas foi claramente menosprezado, tendo até à junção com o incêndio de Escalos Fundeiros, apenas um meio pesado de combate terrestre dedicado, quando a área já

era superior a 500ha. Não há sequer registo deste incêndio, que foi de grande relevância e várias entidades desconheciam a sua existência.

A falta de limpeza da envolvente das estradas permitiu que muitas pessoas fossem colhidas em plena fuga, pelo fumo e pela radiação do incêndio, pelas chamas da vegetação em redor e mesmo por árvores caídas na própria estrada.

verificou-se que para a larga maioria das vítimas, e mesmo para outras pessoas que sobreviveram à exposição ao fogo enquanto fugiam, a permanência em casa teria sido a opção mais segura

A falha do sistema de comunicações terá contribuído para a falta de coordenação dos serviços de combate e de socorro, para a dificuldade de pedido de socorro por parte das populações e para o agravamento das consequências do incêndio

Os Municípios de Pedrogão Grande e de Castanheira de Pera não dispunham de PMDFCI validados pelo ICNF. Este facto inibiu estas entidades de receberem financiamento durante os últimos anos, para promoverem ações de prevenção, com manifesto prejuízo destas.

A quantidade de falhas num relatório preliminar (penso eu), mete medo. E isto só neste de Pedrogão, fora outros sem vítimas que se queimaram milhares de ha.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tivesses sido afectado pelos incêndios, de certeza que já não achavas piada às tristes palavras da senhora, muitos menos vinhas para aqui com esse tipo de conversa. Deves receber alguma quota mensal.

Tás todo queimadinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Ela disse aquilo porque é má política, não sabe falar sob pressão, e saiu-lhe.

Os assessores servem para alguma coisa, a não ser que sejam todos boys.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...