Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedropb13

[Liga NOS] 34ª Jornada

Publicações recomendadas

Essa vaga do "joga bonito" é muito alimentada pelo Expresso, sobretudo pela Mariana Cabral (que até treina as sub-19 do Sporting) e o Diogo Pombo. É com cada elogio ao Rio Ave e agora Belenenses desproporcional aos resultados que apresentam... Compreendo que gostem do estilo de jogo, tendo talvez alguma espécie de formação de treinador, mas a adoração que fazem é quase ridícula. A entrevista ao Presidente do Belenenses que até tem tópico no CMPT é um exemplo disso, a MC começa logo a falar do Silas e do estilo de jogo.

Isto no fundo é como o poker, todos têm um estilo diferente mas no fundo todos sabem jogar. Jornalistas tugas que adoram o "joga bonito" deviam saber isso melhor do que ninguém porque em 2004 a Grécia veio cá estacionar 30.564 autocarros e venceram o troféu.

Recupero isto devido a um excerto desta entrevista: Pepa: “Word, Excel, PowerPoint... Era tudo chinês. Só sabia ligar o computador para ir ao mIRC para me meter com miúdas ou jogar CM”

Queria perguntar-te algo sobre o jogo contra o FC Porto. Como é que o Sulley perde aquela bola à entrada da área? É porque tens a construção padronizada? Ele não lê o jogo?

Aquilo foi uma cagada [risos]. O que é que nós procurámos preparar? Sabemos que o FC Porto faz uma pressão muito forte com os dois pontas de lanças e nós ali tínhamos duas opções - e fizemo-lo bem durante o jogo até, mesmo depois daquele erro. Tínhamos de ter o Sulley muito bem posicionado, ou na linha dos centrais, fazendo uma linha de três para ele sair de frente para o jogo, ou então ficando mais à frente, no meio, a dar linha de passe, mas com os apoios bem orientados para podermos sair da pressão, ou logo por ali, por através da ligação do central com o lateral mais baixo, que depois ligava no Sulley. Isto para nós podermos respirar, para podermos ter bola, porque sabíamos que eliminando aquela primeira pressão do FC Porto, onde eles são fortíssimos, depois já teriam mais dificuldades. Ou melhor, menos facilidades, porque eles dificuldades não têm muitas. Mas era uma forma de sairmos - e conseguimos várias vezes. Só que logo ali no início há um pontapé de baliza, o Cláudio joga bem no Sulley, só que ele está com os apoios orientados para a baliza e quando roda... Um segundo no futebol já é muito. Salvo erro, o Herrera sai disparado na pressão, e bem, e o Sulley, como demorou a rodar, ficou com a bola muito curta, atrás do pé de apoio, e não teve potência suficiente para colocar no Joãozinho. O pé de apoio estava muito perto da bola, por isso ele só conseguia jogar curto. E quando vem o Herrera disparado o Sulley escolheu a primeira coisa que viu, que era o Ricardo Costa, mas o passe sai curto, o Marega, inteligente, encurtou, e fez golo. Foi o que foi. É terrível. Trabalhámos aquilo para criar superioridade na fase de construção, mas é a tal coisa: há coisas em que temos de nos adaptar. Não quero colocar nada em cima dos jogadores, mas os erros individuais vão acontecer sempre. E há sítios em que levamos logo com um pau na cabeça. Foi o que aconteceu ali, mas, como disse no final do jogo, a responsabilidade é toda minha.

Nesse caso manténs a tua ideia ou questionas se o melhor é só mandar a bola lá para a frente?

Vou abrir o jogo: se me perguntares qual é a ideia de jogo de que mais gosto e com que mais me identifico, digo-te sinceramente que não é esta. Não é. Era como jogava, como por exemplo, no Feirense. Ou como comecei em Moreira.

Então porque é que não jogas assim?

Aí está: tentei. No ano passado, quando cheguei aqui, fizemos isso.

Mas aí faltavam poucos jogos para acabar o campeonato e estavam quase a descer.

Pronto. Mas vejo aí um crescimento enorme. Não acho que seja mais bonito ou menos bonito. É uma questão de potenciar os jogadores que temos. Não dá para fazer certas coisas com certos jogadores. Não é serem melhores nem piores, é serem melhores numas coisas e piores noutras. Aí pensei: para atingirmos o objetivo, para termos uma equipa competetitiva, regular, que se bata bem com todos, seja em casa ou fora... Até nos damos melhor com equipas que tenham mais bola, do meio da tabela para cima. A melhor forma é esta que temos agora, com os jogadores que temos. Temos alas muito rápidos, que não são muito fortes no jogo interior. Temos médios que gostem muito de ter a bola no pé? Não. Então temos de arranjar uma forma harmoniosa de construir isto, com um futebol atrativo, que não deixa de sê-lo, só que diferente. Tive de me adaptar.

É fácil adaptares as tuas ideias?

Não, não é fácil. Não estou a dizer que foi um processo fácil.

Então não gostas desta forma de jogar.

Aqui o que o Pepa gosta ou não é secundário. A sério. Tivemos esta discussão no ano passado. O Pepa que se joda. [risos] O que interessa são os jogadores e o clube. Nunca mais me esqueço que os nossos melhores 45 minutos foram aqui, no ano passado, contra o Feirense. Lembro-me bem do tempo que demora para a equipa jogar bem. Quando chegámos, o primeiro jogo foi em Braga, depois fomos ao Benfica, depois recebemos o Chaves e a equipa já estava... Comecei por trás, a organizar a equipa como eu queria: a prioridade foi a organização defensiva. A equipa sofreu dois golos em Braga, sofremos quatro golos nos últimos 15 minutos na Luz, estava 0-0 aos 70', ganhámos aqui ao Chaves 2-0, fomos a Belém e ficou 0-0, ou seja, dois jogos sem sofrer golos, e depois recebemos o Feirense. Defensivamente já estávamos confortáveis e ofensivamente estávamos a começar a crescer. Contra o Feirense, a primeira parte foi uma coisa linda. Dentro daquilo que queríamos. Só que, às vezes, com perdas de bola perigosas que nos faziam pensar que ia ser difícil manter aquele estilo de jogo. E a verdade é que na segunda parte, em contra ataque, o Feirense teve uma oportunidade, teve outra oportunidade e à terceira, penálti e golo aos 81 minutos. Aquilo fez-me pensar, porque nós estávamos com poucos pontos, penso que tínhamos 15 pontos. Discutimos muito entre nós, equipa técnica, mas decidimos que não dava. Se eu fosse teimoso, se eu fosse marrão, nós tínhamos descido de divisão. Não tenho dúvidas nenhumas. A maior parte dos nossos pontos foi como uma forma de jogar mais pragmática. Porque a equipa agora sabe não ter bola. Acima de tudo tem de saber defender e estar muito mais preparada para reagir e ter critério nas saídas, não mandamos a bola à toa - basta ver o golo que fizemos com o Sporting e os dois golos que fizemos em Paços. Isso é trabalhado. Agora, é uma questão de potenciar as características dos nossos jogadores.

E para o ano?

Quem sabe para o ano? Não sei. Nem sempre as coisas são lineares, como gostaríamos que fossem. Tudo depende depois de se ver a matéria prima. Isto não é como no CM: quero este, este e este. Hoje em dia não é assim.

Mas não te dava mais gozo ver o Feirense jogar?

Dava. Mas é o contexto. Temos de ver o contexto que era. Foi uma equipa montada para subir de divisão, com características de jogadores para assumir mais o jogo, com um meio-campo com Fabinho, com Rúben Oliveira, com Vasco Rocha, com Semedo, com Cris... É um contexto diferente de uma equipa que, temos de ser realistas, é...

Para não descer.

Para manter. Parece a mesma coisa mas não é [risos]. Não é para estar a falar dos outros, mas o Belenenses vai ganhar ao Estoril mudando o que estava a fazer antes, de forma muito mais prática e objetiva, acima de tudo a defender muito melhor - e quem defende bem está sempre mais próximo de ganhar o jogo. O comportamento da equipa foi diferente, em quatro ou cinco passes estavam a atacar o espaço e não faziam isso nos outros jogos. Eh pá, é o contexto.

Não és fiel a uma ideia.

Sou apaixonado, acima de tudo, mas vejo o contexto. Se vou para casa com alguma mágoa, não. Sei que tendo outras ferramentas, bastam dois ou três de determinadas características, pode fazer-se. Mas acima de tudo não me preocupa "a ideia do Pepa". Vejo isso pelo lado positivo: é a capacidade que temos de nos adaptarmos e potenciar o que temos.

Compartilhar este post

Link para o post

Que sorte que teve o Boavista.

Era um grande pato, mas não passa a linha na totalidade.

(vejam depois o golo anulado)

2-0

Grande golo do Luis Machado

Compartilhar este post

Link para o post

Ui grande vitória do Feirense, essencial na luta pela manutenção.

Compartilhar este post

Link para o post

O Briseno, Luís Machado e o Crivellaro têm de ser sempre titulares neste Feirense. Alias, o onze titular de hoje parece-me ser o melhor para a equipa.

O Boavista dominou ate ao primeiro golo, mas nao soube responder ao golo e o Feirense controlou bem o resto da partida. Golaço do Luís Machado.

Compartilhar este post

Link para o post

Porreiro alguém refrear o ímpeto do Boavista, já que vamos jogar contra eles daqui a 15 dias.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post

Porreiro alguém refrear o ímpeto do Boavista, já que vamos jogar contra eles daqui a 15 dias.

Fora de casa não tens que te preocupar. Na segunda volta, nem 1 golo fora marcamos ainda.

Sobre o jogo, não sei bem o que dizer. Os números foram um pouco pesados mas o Feirense é um justo vencedor porque conseguiu criar mais jogadas de perigo e marcou numa boa altura.

Compartilhar este post

Link para o post

Não como mais fogaças. :-|

Os meus clubes são bipolares, Boavista em casa fortíssimo, fora uma bosta, Real na Champions fortíssimo, na Liga uma bosta.

Não está fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

O Braga está a dar 3 ao Estoril ao intervalo. Nos últimos 10 jogos no campeonato têm 8 vitórias, perderam apenas com o Benfica e com o Porto. Têm mostrado uma consistência assinalável.

Compartilhar este post

Link para o post

O Braga tirando os jogos contra os três grandes apenas perdeu contra o Maritimo e o Vitoria de Setubal (4 + esses 2) e empatou contra o Sporting

Compartilhar este post

Link para o post

O Braga tirando os jogos contra os três grandes apenas perdeu contra o Maritimo e o Vitoria de Setubal (4 + esses 2) e empatou contra o Sporting

Quem é que nos ultrapassou na designação de grande?

Compartilhar este post

Link para o post

O Braga não perdeu contra o Sporting

Não venceu por muito pouco, aliás.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, excluindo os jogos entre os quatro primeiros do campeonato, o Braga perdeu seis pontos enquanto o Sporting perdeu sete.

E têm mais golos marcados do que nós. Surreal.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, excluindo os jogos entre os quatro primeiros do campeonato, o Braga perdeu seis pontos enquanto o Sporting perdeu sete.

E têm mais golos marcados do que nós. Surreal.

E já viste que o Moreirense (18º) tem os mesmos golos sofridos que o Chaves (6º)?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Grande Braga :prayer: E grande árbitro, já agora, parecia um intermediário entre o que se via na tv e o que se passava no campo, tal a quantidade de vezes que consultou o VAR

Compartilhar este post

Link para o post

E já viste que o Moreirense (18º) tem os mesmos golos sofridos que o Chaves (6º)?

Sim, que o Chaves não tem lá grande defesa não é grande novidade. Só que com o mal dos outros posso eu bem; com os males dos nossos...

Estás a ironizar com aquilo que eu disse, mas olha que aquilo é um belo sintoma dos problemas do Sporting. Temos uma média inferior a dois golos por jogo. Também em média, Porto e Benfica marcam mais um golo por jogo do que nós. Se calhar é essa a diferença entre ter 67 ou 59 pontos...

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post

o braga tirando os centrais tem ótimo plantel

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem Braga. :handclap: O que o Abel está a fazer é excelente.

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença de golos dos 4 primeiros e o resto da tabela é engraçada

Compartilhar este post

Link para o post

Esta foi a derrota mais pesada que vi o meu clube sofrer em casa. Tenham dó. Mandem esta escola de samba de volta para a p*ta que os pariu!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...