Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedropb13

[Liga NOS] 34ª Jornada

Publicações recomendadas

Penalty por marcar a favor do Vitória e na jogada a seguir o Estoril faz o 0-3 :funny:

O Estoril até está com um plantel engraçado... Estou a gostar do Allano

Compartilhar este post

Link para o post

Penalti por marcar para o Vitória, no contra-ataque levam o 3-0 :lol:

Editado por Chet Faker

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isto é a sério? O VAR só vai ser usado quando houver dúvidas? É que o Xistra para f*der o Vitória nunca tem dúvidas.

penalty count +1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também só comecei a ver quando o Vigário foi expulso, +/-. Acredito que tenham havido penalties a vosso fazer não assinalados E semana passada também, provavelmente.

Ao ser penalty tem de ser obrigatoriamente vermelho porque o gajo estava cara a cara com o GR. Só se me disseres que o Josué tentou jogar a bola, o que a meu ver não é o caso.

E agora era penalty. É isto que não percebo o VAR. Devia atuar mesmo quando o árbitro não pede nada.

Editado por pedropb13

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também só comecei a ver quando o Vigário foi expulso, +/-. Acredito que tenham havido penalties a vosso fazer não assinalados E semana passada também, provavelmente.

Ao ser penalty tem de ser obrigatoriamente vermelho porque o gajo estava cara a cara com o GR. Só se me disseres que o Josué tentou jogar a bola, o que a meu ver não é o caso.

Como é que o Josue não tentou jogar a bola? Ele só não cortou a bola porque o Kleber se meteu à frente dele..

Compartilhar este post

Link para o post

Ya, vi melhor e realmente o Josué da lhe na coxa atrás e faz com que caia. Parece me bem, afinal. O vermelho é que não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

SIm, tinha de ser vermelho.

A tripla punição só acabou quando o defesa tenta disputar a bola, o que não foi o caso.

2min de compensação quando perdeu uns 3min quando foi consultar o vídeo na expulsão do Josué.

Compartilhar este post

Link para o post

A tripla punição só acabou quando o defesa tenta disputar a bola, o que não foi o caso.

eu não faço essa leitura do lance. o Kleber apoia-se sobre o pé direito para selar posição, o Josué tenta recuperar rápido por razões óbvias e acaba por derrubar o Kleber. não o vejo como um ato deliberado de derrubar o adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting leva três do Guimarães, que leva três do Estoril, que leva quatro do Porto.

Quando é que o Sporting joga com o Porto? Vou estar indisponível nesse dia e no resto do mês.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Vitória foi bem roubadinho :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

http://videos.sapo.pt/HhZp29cJoIo4zbODVZOP

http://videos.sapo.pt/iTZTk2rUtIlRt1J3rQiA

Nem houve dúvidas. :laugh:

E ainda falta o penalty mais claro em que o Hélder é chutado pelo jogador do Estoril.

Realmente é o que eu comentei no tópico de quando isto foi oficializado. Não muda nada se continuam a ser eles a decidir quando deve ser a intervenção do VAR

Este ano como 1º ano isto só deveria ser utilizado em todos os golos como "revisão" para confirmar se não houve fdj por exemplo ou quando marcado um penalty pra confirmar se é bem marcado. Depois logo se evoluía mais um bocadinho

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo, esta liga vai ficar marcada pelo VAR.

Quem diria, hein!

Quem acreditava que o VAR ia resolver todos os problemas da arbitragem e mais alguns, ou repor a tão propalada "verdade desportiva", seja lá o que isso for, das duas uma: ou é ingénuo ou é crente. Como Santo milagreiro só António 'O Casamenteiro', e de naïve esta gente tem pouco, o VAR é exactamente isto: um instrumento de auxílio na arbitragem que jamais acabará com as malfadas discussões de segunda-feira onde de tudo se fala menos de futebol (é sintomático que, quer nesta, quer noutras páginas desta secção, muito pouco se fale do futebol jogado...)

Tudo porque grande parte das incidências do jogo resultam de lances cuja análise é puramente subjectiva e o observador, vide adepto de futebol, interpreta a lei num mundo pintado a amarelo, azul, verde, vermelho, branco ou quantas mais cores existirem no arco-íris do futebol, munido de palas que ampliam ou fazem tapar determinadas ocorrências. Tudo isto ainda porque, o decisor último, não bastasse a sua interpretação ser subjectiva, é o Homem, e este está sujeito à característica mais intrínseca da sua condição de ser humano, isto é, o erro.

Não existem sistemas perfeitos, e mesmo que existissem, a tal subjectividade não impediria a polémica. Há quem queira ver golo regular no lance do Braga na Luz, como há quem queira (ou não queira, sei lá) ver a falta do jogador do outro Vitória sobre o Dost, etc, etc. Mas a partir do momento em que se discute o pênalti sobre o Kléber está aberta a caixa de Pandora. Tenham lá santa paciência mas aqui não existe margem para dúvidas. É falta. É pênalti. É expulsão. Em todo o jogo, este é o lance mais claro. Se esta decisão se discute, é natural que tudo o resto se discuta. São idiossincrasias do nosso futebol.

É paradigmático que exista polémica quer o VAR actue, quer não. Efectivamente, reconheço a falta sobre o Raphinha e consequente grande penalidade não assinalada. Mas não foi o VAR que falhou, foi sim quem dispondo da tecnologia não a usou. É compreensível, esta coisa do VAR é um admirável (ou se calhar não tão admirável para alguns) mundo novo para todos os intervenientes, estamos tão somente na 2ª jornada do campeonato, logo não é expectável o domínio desta ferramenta. Tiempo al tiempo.

Quanto ao jogo, quase que me esquecia, mas espante-se, houve mesmo um jogo de futebol! Bela jogatana do Allano e belíssimos apontamentos do Lucas Evangelista, um craque absoluto que deve ter vindo aqui parar por engano. Kléber, letal como sempre, espero que não saia a bem de um Estoril que não tem um único ponta de lança suplente. Para complementar, o Carlinhos que vá para a real p*ta que o pariu que não faz falta nenhuma! Quando se assina um compromisso é esperado que se cumpra. Ainda assim, há males que vêm por bem e o Estoril parece ter encontrado uma solução mais harmoniosa no meio-campo com a colocação do Wesley (ca burro, pá!) a médio defensivo, permitindo mais espaço de manobra ofensiva ao L. Evangelista (cada vez que alguém escreve assim o nome dele lembro da Linda Evangelista).

O jogo em Tondela vai ser revelador das reais aspirações desta equipa. Creio todavia que a real cara do Estoril é mais aproximada à imagem de hoje. Faltam reforços para ambicionarmos um pouquinho mais.

Editado por Carmelo Anthony

Compartilhar este post

Link para o post

Os 3 lances na área do Estoril não causam dúvidas? É que o VAR nem sequer foi consultado, isso é que me deixa mais estupefacto. Se for para usar quando dá jeito e sem critério nenhum mais vale acabar-se com esta palhaçada.

Foi uma arbitragem horrenda e com consequências no resultado, mas nada que surpreenda vindo do Xistra.

Ainda assim o jogo espelhou a inexperiência e falta de qualidade de alguns jogadores. Espero que pelo menos que com este resultado a direcção abra os olhos e reforce o plantel, porque com a liga Europa e com esta falta de soluções vamos sofrer.

Compartilhar este post

Link para o post

Os 3 lances na área do Estoril não causam dúvidas? É que o VAR nem sequer foi consultado, isso é que me deixa mais estupefacto. Se for para usar quando dá jeito e sem critério nenhum mais vale acabar-se com esta palhaçada.

Foi uma arbitragem horrenda e com consequências no resultado, mas nada que surpreenda vindo do Xistra.

Ainda assim o jogo espelhou a inexperiência e falta de qualidade de alguns jogadores. Espero que pelo menos que com este resultado a direcção abra os olhos e reforce o plantel, porque com a liga Europa e com esta falta de soluções vamos sofrer.

Confesso que o mecanismo do VAR ainda me faz alguma confusão. Percebo o meio, entendo o fim mas o seu funcionamento ainda não me é claro. Não é possível que o árbitro tenha recebido alguma indicação do vídeo-árbitro via intercomunicador, não só neste lance como em outros ao longo de um jogo?

Ainda assim, há lances cuja auxílio do VAR vale zero. Pegando no tal caso do Celis e do Wesley (sinceramente, quer no jogo quer na imprensa, não vejo nada mencionado em relação ao Hélder Ferreira), este é um lance que dá para um sem número de entendimentos, é quase à vontade do freguês. Tu achas que é penalty, eu não acho que seja penalty, e podia haver ainda alguém, por mais picuinhas que seja, que os há, basta ligar a TV na segunda-feira à noite, que até poderia puxar a brasa à sua sardinha e ver ali jogo perigoso do jogador do Vitória. Agora transportemos isso para dentro do campo. O árbitro, perfeitamente ciente do lance, não identifica qualquer falta pois no seu entendimento o jogador do Estoril, tendo o braço encolhido junto ao corpo, não age deliberadamente no sentido de interceptar a bola, sendo o choque com a mesma resultado do ressalto. Por sua vez, o vídeo-árbitro na sua cabine, valendo-se de um critério diferente, entende o lance como um corte onde o jogador prende a bola com o braço. Temos portanto o mesmo facto e duas interpretações diferentes. Qual prevalece? O VAR não resolve nada uma vez que, perante a mesma realidade, duas pessoas têm pontos de vista diferentes. Isto acontece no futebol, no Direito, em Economia, nas Relações Internacionais, na vida no geral. Acho que é importante que isto se perceba.

Posto isto, creio que o Vitória deva se queixar mais de erros próprios que de factores externos. Não nos podemos esquecer que o Vitória entrou para a segunda parte com duas vantagens estratégicas muito importantes: a circunstância de jogar com mais um elemento em campo e o vento, que na Amoreira faz sempre mossa (mea culpa para o Miguel Silva. É certo que a sua abordagem ao golo é má porém não é o primeiro, nem será o último, a cair na ratoeira do vento no António Coimbra da Mota). E o que faz o Vitória? Pois bem, em poucos minutos, o Vitória desperdiça grande parte dessa vantagem em três momentos-chave: na epifania do seu jogador que, tendo amarelo, vai cometer falta para um segundo, no lançamento disparatado do Sacko e na jogada posterior que resulta em grande penalidade e consequente expulsão do Josué, ficando a equipa com 9 em campo. Aqui a culpa é exclusivamente vossa, nada mais.

Por isso é que considero a vitória do Estoril justa e que em nada se deve à influência de terceiros. Ganhou e ganhou bem. Potencialmente, o penalty do Raphinha poderia ter resultado no 1-2. Daí a que o árbitro tenha influenciado decisivamente o desfecho do encontro, vai uma grande distância. Esta opinião em nada belisca o direito à contestação dos vitorianos, evidentemente, mas para quem acaba de vir do estádio e se deparar com estas páginas de críticas, senti que tinha visto um jogo totalmente diferente e que me encontrava numa realidade paralela.

Para finalizar, a respeito do vídeo-árbitro, defenderei sempre uma solução que permita mitigar os erros da arbitragem. Aqui a palavra-chave é precisamente essa, mitigar. Desenganem-se os que acham que o VAR tem como objectivo erradicar os erros de terceiros. Não, o fim do VAR é diminuir essas falhas, não acabar de vez com elas pois tal é impossível. Quem está familiarizado com os desportos norte-americanos, onde a utilização das tecnologias é constante há anos, sabe que a polémica existirá sempre e que em última análise o factor humano é preponderante. E esse, meus amigos, é falível. Por isso é que tenho dificuldades em apontar o dedo aos árbitros a menos que os erros destes sejam grosseiros, como offsides de 2 metros ou tesouradas dentro da área.

Compartilhar este post

Link para o post

3 penalties por marcar e não tem influência? Se não vem na comunicação social, é porque não são.:mrgreen:

Portanto o árbitro achou que foi um derrube deliberado do Josué sobre o Kleber, mas não acha deliberado o facto do Wesley fazer de guarda-redes naquele lance. Mas já eu espero pelos próximos jogos para ver uma análise de lances que achas que venham a prejudicar o Estoril.

E ninguém aqui está a desculpar a exibição do Vitória. Se a tua justificação para nos queixarmos do árbitro foi o facto de termos perdido, estás muito enganado. A culpa foi nossa sim e estamos cientes dos erros dos jogadores e treinador do Vitória, mas nada desculpa a exibição vergonhosa do Xistra.

Compartilhar este post

Link para o post

O ponto é exactamente esse: tu achas que são 3 penalties, eu não. Aqui ficamos num limbo. E nada me inibe de apontar falhas à arbitragem quando as entendo grosseiras, ou seja, factuais, não fruto de interpretações. Sempre assim foi e continuará a ser.

Compartilhar este post

Link para o post

Os erros fazem parte do jogo mas não pode haver qualquer tipo de contemplação quando estes são cometidos de fora grosseira e matam um sonho. Porque estes erros abjecto matam efectivamente o sonho de quem nunca ganhou nada.

Para quem pedia a jarra para o Jorge Ferreira por menos disparates que o Xistra ontem. Mas pronto, tu tens a tua ideia, eu tenho a minha e com o mal dos outros podemos nós, não é? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Para o Jorge Ferreira, pelo fora de jogo na Taça de Portugal contra o Benfica, quando já antes tinha feito o mesmo em Paços de Ferreira? Para bom entendedor, cabe no critério que define.

Pouco me interessa o mal dos outros, ainda assim fiz questão de ressalvar que têm o direito à contestação. Não vou dar mais para este peditório, lamento. É mais interessante falar sobre futebol. ;-)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...