Pickle Rick Publicado 21 Agosto 2017 (editado) Isto só mostra, isso sim, que este é um fenómeno subjectivo. Nem o VAR nem porra nenhuma vão alguma vez melhorar substancialmente as coisas, porque este é um desporto onde a minha verdade pode ser diferente da tua, e no entanto, podem estar ambas absolutamente certas. Ou absolutamente erradas. O melhor caminho não envolve tecnologia nenhuma, e rodará sempre em torno da mudança de mentalidades. Da consciencialização de que o erro do árbitro é normal e faz parte do jogo, tal como o erro do jogador e o erro do treinador. Simultaneamente, da mesma forma que damos condições de trabalho de luxo a jogadores e treinadores, temos de as dar aos árbitros também. Não podem continuar a ser os parentes pobres, quando têm tanto poder num fenómeno que move biliões. De euros e de pessoas. Se existem lances subjectivos ? Verdade. Mas não me f*das, existem milhões de lances que não são subjectivos e muito menos de dupla análise. Um fora de jogo claramente mal tirado não é subjectivo, um penalty claramente mal assinalado não é subjectivo. Querer colar essa mentalidade de que as coisas no futebol são sempre subjectivas para mostrar o pior lado do VAR não faz sentido absolutamente nenhum. O jogo não é feito apenas de lances subjectivos e se o VAR pode auxiliar num lance claramente objectivo em que os árbitros presentes em campo não conseguiram ter a melhor visualização do mesmo, então será sempre uma medida que melhora substancialmente as coisas. Então neste caso do Feirense, até acaba por ser positivo. É um lance extremamente dúbio de possível dupla análise mas um árbitro teve um ferramenta que lhe permitiu tomar uma decisão com base naquilo que acha correcto. Ele acha que há intencionalidade do defesa, eu acho que não. Estamos os dois certos e errados mas ao menos o árbitro pode confirmar que a bola tocou no braço, o resto fica para ele. Editado 21 Agosto 2017 por Hugo Rapaport Compartilhar este post Link para o post
Art Vandelay Publicado 21 Agosto 2017 Bem, esta palhaçada do VAR servir para marcar estes penaltis... não entendo como leio aqui pessoal a dizer que se aceita das duas maneiras. Não há duvidas aqui: a bola é que vai ao braço. Por muitos movimentos que vocês vejam, expliquem-me de que forma ele conseguia evitar que a bola tocasse no braço. Não dava. O braço está lá, com mais ou menos movimentos, mas não há tempo nem inércia para ele desviar o braço. Não tem hipótese nenhuma. A não ser que fosse feito estupido com os braços no ar. O braço melhor ou pior vai estar ali. A bola vai bater no braço, inevitável. É isto e guarda-redes que chocam contra o próprio defesa e é falta atacante. Os árbitros são idiotas. Ponto final. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 21 Agosto 2017 Mete o braço atrás das costas mas faz um movimento do tronco em direcção à bola, sendo que o braço lá estava. Lance difícil, subjectivo, mas sou bem capaz de concordar. Compartilhar este post Link para o post
Helder Publicado 21 Agosto 2017 Bem, esta palhaçada do VAR servir para marcar estes penaltis... não entendo como leio aqui pessoal a dizer que se aceita das duas maneiras. Não há duvidas aqui: a bola é que vai ao braço. Por muitos movimentos que vocês vejam, expliquem-me de que forma ele conseguia evitar que a bola tocasse no braço. Não dava. O braço está lá, com mais ou menos movimentos, mas não há tempo nem inércia para ele desviar o braço. Não tem hipótese nenhuma. A não ser que fosse feito estupido com os braços no ar. O braço melhor ou pior vai estar ali. A bola vai bater no braço, inevitável. É isto e guarda-redes que chocam contra o próprio defesa e é falta atacante. Os árbitros são idiotas. Ponto final. e quem fala assim não é gago! btw, não é VAR que assinala o penalty. É o Xistra. Depois é que recorre às imagens para confirmar a sua decisão. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 22 Agosto 2017 Se existem lances subjectivos ? Verdade. Mas não me f*das, existem milhões de lances que não são subjectivos e muito menos de dupla análise. Um fora de jogo claramente mal tirado não é subjectivo, um penalty claramente mal assinalado não é subjectivo. Querer colar essa mentalidade de que as coisas no futebol são sempre subjectivas para mostrar o pior lado do VAR não faz sentido absolutamente nenhum. O jogo não é feito apenas de lances subjectivos e se o VAR pode auxiliar num lance claramente objectivo em que os árbitros presentes em campo não conseguiram ter a melhor visualização do mesmo, então será sempre uma medida que melhora substancialmente as coisas. Então neste caso do Feirense, até acaba por ser positivo. É um lance extremamente dúbio de possível dupla análise mas um árbitro teve um ferramenta que lhe permitiu tomar uma decisão com base naquilo que acha correcto. Ele acha que há intencionalidade do defesa, eu acho que não. Estamos os dois certos e errados mas ao menos o árbitro pode confirmar que a bola tocou no braço, o resto fica para ele. Pois existem. Também existem milhões de lances que são erros grosseiros da equipa de arbitragem. Ter lá o VAR é apenas mais uma forma de atenuar o erro deles, de os desculpar. Eu não quero isso. Eu quero que os árbitros tenham a liberdade de cometer erros, e que sejam responsabilizados por isso, se estes forem grosseiros. Da mesma forma que um jogador senta no banco se enterrar à grande, ou que um treinador é despedido se for corrido a derrotas durante uns tempos. E também quero que os árbitros evoluam. Melhorem. Tenham mais qualidade, sejam mais competentes. É preciso dar-lhes todas as condições para isso, claro, e é nesse sentido que todo o investimento tem de ir. Há milhões de lances, actualmente, em que eles podem fazer melhor se o treino for de outro nível e intensidade, se as condições de trabalho deles forem de topo, se eles forem pagos como merecem. Mas são. Dependerão sempre da interpretação subjectiva de um ser humano. Nas vezes em que as decisões forem claras e ele acertar, óptimo. Nas vezes em que errar, deve ser responsabilizado. Se existir tecnologia em tempo real que o possa auxiliar, óptimo. Fora isso, não, obrigado. Por mais erros que eles cometam. Porque a correcção dos erros de arbitragem não é importante ao ponto de se alterar a dinâmica natural de um jogo de futebol. O lance de hoje é ridículo. Nem com 500 meios de tecnologia o Xistra ia encontrar a resposta certa. Porque...ela não existe. Então, para quê o VAR e todo o tempo que se perdeu nisso? E por acaso até foi no último minuto (último lance?) do jogo. Se isto acontecesse aos 20/25 minutos, no meio de um jogo intenso e bem jogado, ainda mais ridículo era. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 22 Agosto 2017 Num país que discute decisões de árbitros toda a semana, o VAR foi realmente uma pedrada no charco. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 22 Agosto 2017 Se calhar vou dar uma opinião polémica, mas... acho que nenhum de nós está em condições de dizer se é penalti ou não, a não ser que conheçamos as regras a fundo ou tenhamos algum tipo de formação em arbitragem. Sendo totalmente imparcial, consigo ver o porquê daqueles que dizem que é penalti (o Baixinho move os braços para trás das costas, sendo que durante o movimento e com a rotação do corpo, acaba por expor os braços à bola), e aqueles que dizem que não é (a bola vai aos braços que estão atrás das costas). Como não me sinto em condições de concluir por mim se é penalti ou não, e o árbitro teve a oportunidade de rever o lance e marcar penalti, então diria que foi bem marcado, ele esteve em melhores condições do que qualquer um de nós para avaliar o lance. Compartilhar este post Link para o post
Art Vandelay Publicado 22 Agosto 2017 e quem fala assim não é gago! btw, não é VAR que assinala o penalty. É o Xistra. Depois é que recorre às imagens para confirmar a sua decisão. Pois, tens razão. Se calhar vou dar uma opinião polémica, mas... acho que nenhum de nós está em condições de dizer se é penalti ou não, a não ser que conheçamos as regras a fundo ou tenhamos algum tipo de formação em arbitragem. Sendo totalmente imparcial, consigo ver o porquê daqueles que dizem que é penalti (o Baixinho move os braços para trás das costas, sendo que durante o movimento e com a rotação do corpo, acaba por expor os braços à bola), e aqueles que dizem que não é (a bola vai aos braços que estão atrás das costas). Como não me sinto em condições de concluir por mim se é penalti ou não, e o árbitro teve a oportunidade de rever o lance e marcar penalti, então diria que foi bem marcado, ele esteve em melhores condições do que qualquer um de nós para avaliar o lance. Queres que te mande as Leis de Jogo ou vais tu próprio procurar e ler? Não são assim tantas páginas. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 22 Agosto 2017 (editado) Queres que te mande as Leis de Jogo ou vais tu próprio procurar e ler? Não são assim tantas páginas. Manda aí. E depois manda ao árbitro, ele não deve saber também. Editado 22 Agosto 2017 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Art Vandelay Publicado 22 Agosto 2017 Para ti. Página 96. Tens dúvidas? Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 22 Agosto 2017 Posso facilitar-vos o trabalho: "O árbitro deve ter em consideração os seguintes critérios: • o movimento da mão na direção da bola (e não a bola na direção da mão) • a distância entre o adversário e a bola (bola inesperada) • a posição da mão não pressupõe necessariamente uma infração • o facto de o contacto com a bola ser feito com um objeto que se tem na mão (peça de vestuário, caneleira, etc.), não deixa de constituir infração • o contacto com a bola ser feito através de um objeto lançado (bota, caneleira, etc.) também constitui infração" Agora quero ver a que conclusão chegam com isto :lol: Compartilhar este post Link para o post
Art Vandelay Publicado 22 Agosto 2017 Posso facilitar-vos o trabalho: Agora quero ver a que conclusão chegam com isto :lol: O Xistra não teve muitas dúvidas... Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 22 Agosto 2017 O Xistra não teve muitas dúvidas... E então? Compartilhar este post Link para o post
Art Vandelay Publicado 22 Agosto 2017 E então? Então? Uma coisa é tu marcares o penalti sem rever o lance, outra é teres VAR ao teu dispor e ainda assim consegues enterrar. Só prova que esta palhaçada da mão na bola ou bola na mão é o que se quiser. E já dizia o outro que agora não me lembro: quando os árbitros erram, o que acontece? Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 22 Agosto 2017 Para ti. Página 96. Tens dúvidas? Ainda tenho. Vou confiar na decisão do Xistra. Compartilhar este post Link para o post
Jardel_ Publicado 22 Agosto 2017 Aceito facilmente o penálti. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 22 Agosto 2017 Então? Uma coisa é tu marcares o penalti sem rever o lance, outra é teres VAR ao teu dispor e ainda assim consegues enterrar. Só prova que esta palhaçada da mão na bola ou bola na mão é o que se quiser. E já dizia o outro que agora não me lembro: quando os árbitros erram, o que acontece? E ele viu o lance e manteve a decisão. Para ti o árbitro errou. Para mim acertou. E agora? Consegues dizer pelo texto da lei quem está certo? Compartilhar este post Link para o post
Art Vandelay Publicado 22 Agosto 2017 E ele viu o lance e manteve a decisão. Para ti o árbitro errou. Para mim acertou. E agora? Consegues dizer pelo texto da lei quem está certo? Como te disse: revendo o lance, com vários angulos e slow motions e pixels e o caraças, sim, consegue-se ver que não há NENHUMA intenção do jogador em dar com a mão na bola. A bola bate no braço e ele nada pode fazer. Com isto, qualquer lance de mão é falta. Qualquer. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 22 Agosto 2017 Como te disse: revendo o lance, com vários angulos e slow motions e pixels e o caraças, sim, consegue-se ver que não há NENHUMA intenção do jogador em dar com a mão na bola. A bola bate no braço e ele nada pode fazer. Com isto, qualquer lance de mão é falta. Qualquer. Eu sei que isto nada vai adiantar mas vou tentar na mesma. Pegando no texto da lei (porque discutir no Prolongamento 2ª à noite é muito giro mas o que interessa são as leis de jogo): • "o movimento da mão na direção da bola (e não a bola na direção da mão)" o jogador mexe o braço na tentativa de o desviar da bola, sendo que apesar de ter o braço numa posição natural tendo em conta que está a travar (razoavelmente junto ao corpo - ver imagem) o tenta colocar numa posição que não é natural, ou seja, braços cruzados atrás das costas - ver imagem; • "a distância entre o adversário e a bola (bola inesperada)". Apesar de estar a uma distância razoavelmente curta (parece-me que sensivelmente 2m) a velocidade com que o jogador do Feirense coloca a bola faz com que ela não seja inesperada. Ainda assim, neste ponto acho complicado pegar para assinalar o penalti. Nos outros pontos mencionados na lei não vale a pena falar porque em nada interferem com este lance Compartilhar este post Link para o post
Art Vandelay Publicado 22 Agosto 2017 Eu sei que isto nada vai adiantar mas vou tentar na mesma. Pegando no texto da lei (porque discutir no Prolongamento 2ª à noite é muito giro mas o que interessa são as leis de jogo): • "o movimento da mão na direção da bola (e não a bola na direção da mão)" o jogador mexe o braço na tentativa de o desviar da bola, sendo que apesar de ter o braço numa posição natural tendo em conta que está a travar (razoavelmente junto ao corpo - ver imagem) o tenta colocar numa posição que não é natural, ou seja, braços cruzados atrás das costas - ver imagem; • "a distância entre o adversário e a bola (bola inesperada)". Apesar de estar a uma distância razoavelmente curta (parece-me que sensivelmente 2m) a velocidade com que o jogador do Feirense coloca a bola faz com que ela não seja inesperada. Ainda assim, neste ponto acho complicado pegar para assinalar o penalti. Nos outros pontos mencionados na lei não vale a pena falar porque em nada interferem com este lance Espera, estás a dizer-me que o gajo colocar as mãos atrás das costas (que é uma moda que se criou à pala destes lances), é colocar o braço numa posição "não-natural"? Estás a dizer que ele tenta evitar o contacto com a bola colocando os braços atrás das costas,e que por isso é que deve ser penalti? Depois dizes que não foi pela distância, uma vez que é muito curto...Então dás razão ao Xistra porque ele tem os braços numa posição "não-natural", que é atrás das costas? É isto, ou li mal? Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 22 Agosto 2017 1- Espera, estás a dizer-me que o gajo colocar as mãos atrás das costas (que é uma moda que se criou à pala destes lances), é colocar o braço numa posição "não-natural"? Estás a dizer que ele tenta evitar o contacto com a bola colocando os braços atrás das costas,e que por isso é que deve ser penalti? 2- Depois dizes que não foi pela distância, uma vez que é muito curto...Então dás razão ao Xistra porque ele tem os braços numa posição "não-natural", que é atrás das costas? É isto, ou li mal? Por partes: 1- sim, é uma posição não natural. Colocar os braços atrás das costas e espetar os cotovelos para fora por exemplo não é evitar o contacto. É ganhar volumetria sendo "esperto". Quando querem evitar o contacto, os jogadores colocam os braços junto ao corpo. Quando querem ganhar a volumetria colocam os braços atrás das costas com os cotovelos para fora. + de 90% dos lances são assim. 2- Digo que a distância não é o melhor dos factores. A distância está relacionada com lances à queima roupa por exemplo. E este é um lance um bocado complicado para colocar como um lance desses porque apesar de a distância ser razoavelmente curta a velocidade da bola também é reduzida. Eu dou razão ao Xistra pelo movimento do defensor. E não duvido que o CA também lhe dará razão Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 22 Agosto 2017 Por partes: 1- sim, é uma posição não natural. Colocar os braços atrás das costas e espetar os cotovelos para fora por exemplo não é evitar o contacto. É ganhar volumetria sendo "esperto". Quando querem evitar o contacto, os jogadores colocam os braços junto ao corpo. Quando querem ganhar a volumetria colocam os braços atrás das costas com os cotovelos para fora. + de 90% dos lances são assim. 2- Digo que a distância não é o melhor dos factores. A distância está relacionada com lances à queima roupa por exemplo. E este é um lance um bocado complicado para colocar como um lance desses porque apesar de a distância ser razoavelmente curta a velocidade da bola também é reduzida. Eu dou razão ao Xistra pelo movimento do defensor. E não duvido que o CA também lhe dará razão Só para dar os meus 2 cêntimos, é colocar os braços atrás das costas estando de perfil para a bola, traduzindo-se no tal aumento de volumetria. E é por isto que o lance me deixa dúvidas, uma coisa seria estar de frente para a bola e colocar os braços atrás das costas, outra é estar de lado para a bola e colocar os braços atrás das costas com os cotovelos para fora. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 22 Agosto 2017 Só para dar os meus 2 cêntimos, é colocar os braços atrás das costas estando de perfil para a bola, traduzindo-se no tal aumento de volumetria. E é por isto que o lance me deixa dúvidas, uma coisa seria estar de frente para a bola e colocar os braços atrás das costas, outra é estar de lado para a bola e colocar os braços atrás das costas com os cotovelos para fora. Acaba por ser igual estar de perfil ou de frente para bola. Aliás, estar de frente até é pior porque aumenta ainda mais o seu espaço corporal Compartilhar este post Link para o post