Poeira Publicado 14 Agosto 2017 O Nuno André Coelho teve uma daquelas exibições em que, se o primeiro ou o segundo corte sai mal, ia ser um festival. Assim, embalou. Aperta-se um pouco e ele treme que nem varas verdes. O mesmo vale para o Domingos, mas este ainda tem idade para usar a desculpa da juventude. Quanto ao Salvio, o Gelson também oferece coisas diferentes ao ataque do Sporting, e não é por isso que muitas vezes não prejudica também a equipa. Esta utilização abusiva de extremos que, pelo seu perfil, chegam mais vezes à área adversária e estão mais envolvidos em jogadas de perigo, muitas vezes, denuncia falta de qualidade na criação em zonas mais valiosas (corredor central). E hoje o Benfica (pelo menos até o Luís Castro mexer) teve algumas dificuldades em criar nesse corredor, mesmo tendo Pizzi e Jonas. Não contando com o desterrado porque sim, a melhor opção para jogar ali é o Zivkovic, pela capacidade criativa, pela qualidade em espaços curtos e pela tendência natural em procurar zonas interiores. Que é feito dele? Do outro lado, já entendo melhor que jogue o Cervi. Mas ele precisa de dar o salto. Esperava mais dele por esta altura. Demonstra dificuldades em associar-se com os colegas do ataque (sobretudo Pizzi e Jonas, de novo), dificuldades essas que não eram previsíveis face ao perfil que tem. Compartilhar este post Link para o post
Bulldozer Publicado 14 Agosto 2017 O Sálvio enerva, mas é preciso ver que é ele quem aparece. É ele quem assume a progressão, o drible, o desequilíbrio, a exploração do espaço. O Cervi nem metade faz. Se o Sálvio se ficasse por isso não se expunha tanto e não era tão criticado. Tal e qual isto. Muita gente critica o Salvio porque falha muito no último momento, muito por ser egoísta e tentar a finalização quando tem colegas em melhor posição, mas ninguém dá a mínima importância à quantidade de vezes em que ele sozinho rompe com a ala esquerda das equipas adversárias, seja a aparecer bem nas costas da defesa, seja com bola em velocidade. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 14 Agosto 2017 O Zivko está lesionado. E o Cervi acho que tinha muito a ganhar se jogasse mais por dentro. Mas para isso era preciso o Grimaldo para dar a profundidade que o Eliseu já não consegue dar. Compartilhar este post Link para o post
.oz. Publicado 14 Agosto 2017 O zivko está lesionado e para titular, n trocava o Salvio por nenhum dos outros q lá temos. Compartilhar este post Link para o post
Gonzalo Teixeira Publicado 14 Agosto 2017 O Benfica tem 4 avançados muito bons e uma grande envolvência ofensiva, é difícil não marcar. O Seferovic tinha como grande lacuna a finalização, mas tem estado muito forte. Está num grande momento de forma e confiança, veremos se mantém. Como rival, espero que estas vitórias vos façam "esquecer" ir ao mercado, porque falta pelo menos um lateral direito (André Almeida cumpre bem, mas para quem tinha o Semedo a diferença a nível ofensivo é imensa). Guarda-redes superior também dava bastante jeito. Compartilhar este post Link para o post
Thor Odinsson Publicado 15 Agosto 2017 Os últimos 10 minutos dos 3 grandes quando não estão a ganhar são sempre de vertigem, e normalmente contra equipa já rebentadinhas fisicamente. O que é reca é quando os outros ganham nos descontos, quando é a nossa equipa é mística, mentalidade competitiva, raça de campeão e outros diabos a sete. Tal e qual até ao final. Reca é quando cai do céu em forma de penalty duvidoso (também sei jogar a Isto...). Mas mais a sério. Reca é quando é as três tabelas ou quando é a única jogada decente. Reca é quando o golo resulta de uma molhada ou de um charuto e fé em Deus. O resto é competência. Seja no 1o no último minuto. Mas quem nunca passou por essa azia? Eu já. Assim de cabeça, reca é o 92. Compartilhar este post Link para o post
Thor Odinsson Publicado 15 Agosto 2017 Houve também um lance, por volta dos 50 e tal minutos, entre o Seferovic e um defesa do Chaves muito parecido aos lances do Bas Dost e do Lindelof, alguém reparou nisso? Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 15 Agosto 2017 Ironia? É que se não for, o AA fartou-se de ganhar bolas nas costas Estraga muito jogo ofensivo. Se o Eliseu ainda tivesse pulmão, dava-lhe 10-0 nisso. Faz o possível mas não tem criatividade nenhuma. O Nuno André Coelho teve uma daquelas exibições em que, se o primeiro ou o segundo corte sai mal, ia ser um festival. Assim, embalou. Aperta-se um pouco e ele treme que nem varas verdes. O mesmo vale para o Domingos, mas este ainda tem idade para usar a desculpa da juventude. Quanto ao Salvio, o Gelson também oferece coisas diferentes ao ataque do Sporting, e não é por isso que muitas vezes não prejudica também a equipa. Esta utilização abusiva de extremos que, pelo seu perfil, chegam mais vezes à área adversária e estão mais envolvidos em jogadas de perigo, muitas vezes, denuncia falta de qualidade na criação em zonas mais valiosas (corredor central). E hoje o Benfica (pelo menos até o Luís Castro mexer) teve algumas dificuldades em criar nesse corredor, mesmo tendo Pizzi e Jonas. Não contando com o desterrado porque sim, a melhor opção para jogar ali é o Zivkovic, pela capacidade criativa, pela qualidade em espaços curtos e pela tendência natural em procurar zonas interiores. Que é feito dele? Do outro lado, já entendo melhor que jogue o Cervi. Mas ele precisa de dar o salto. Esperava mais dele por esta altura. Demonstra dificuldades em associar-se com os colegas do ataque (sobretudo Pizzi e Jonas, de novo), dificuldades essas que não eram previsíveis face ao perfil que tem. Num mundo ideal do Benfica, o Salvio não tinha lugar. Agora com a ausência de um lateral capaz de dar largura com qualidade, o Salvio faz ali falta. Quase parece que não se pode usar um extremo que dê profundidade e largura pá.. Nenhuma equipa joga sozinha. Precisamente porque, por vezes, o Benfica vai encontrar equipas que dificultam com qualidade a criação em corredor central, é necessário ter opções para alargar o jogo, senão torna-se fácil limitar os criativos em questão. E ninguém fala de cruzamentos a meio do meio-campo. Mas não é isso que o Salvio faz. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 15 Agosto 2017 [/img] Que zé :lol: O Tiba foi um boneco do crl, não tinha necessidade nenhuma de fazer isso. Compartilhar este post Link para o post
Slaiman Publicado 15 Agosto 2017 Espero que o Viera nao se adormeca com estas vitorias que ha ainda posiçoes a reforçar! Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 15 Agosto 2017 Num mundo ideal do Benfica, o Salvio não tinha lugar. Agora com a ausência de um lateral capaz de dar largura com qualidade, o Salvio faz ali falta. Quase parece que não se pode usar um extremo que dê profundidade e largura pá.. Nenhuma equipa joga sozinha. Precisamente porque, por vezes, o Benfica vai encontrar equipas que dificultam com qualidade a criação em corredor central, é necessário ter opções para alargar o jogo, senão torna-se fácil limitar os criativos em questão. E ninguém fala de cruzamentos a meio do meio-campo. Mas não é isso que o Salvio faz. Não estou a renegar a importância da largura. Estou a dizer que, para ela existir, não é necessário ter jogadores em campo que só se sintam confortáveis nos corredores laterais. A largura é apenas mais um meio para criar condições para a bola entrar nas zonas mais valiosas. É claro que o ideal era ter ali um Nelsinho na mesma, mas um André Almeida também pode fazer o papel. Laterais projectados e abertos a toda a largura do campo, extremos em zonas interiores e Pizzi + Jonas com liberdade para andarem por ali, entre linhas, a vir pegar fora do bloco, a cair numa ala etc. É claro que englobaria maior risco ofensivo e uma maior paciência do Benfica em termos ofensivos. Mas o risco é natural e o Benfica tem os jogadores necessários para jogar nesse ritmo mais pausado e controlado. Aliado ao poder de fogo que têm, não vejo como não seria uma evolução. Mesmo continuando a jogar com AA e Eliseu nas laterais. Compartilhar este post Link para o post
Slaiman Publicado 15 Agosto 2017 Não estou a renegar a importância da largura. Estou a dizer que, para ela existir, não é necessário ter jogadores em campo que só se sintam confortáveis nos corredores laterais. A largura é apenas mais um meio para criar condições para a bola entrar nas zonas mais valiosas. É claro que o ideal era ter ali um Nelsinho na mesma, mas um André Almeida também pode fazer o papel. Laterais projectados e abertos a toda a largura do campo, extremos em zonas interiores e Pizzi + Jonas com liberdade para andarem por ali, entre linhas, a vir pegar fora do bloco, a cair numa ala etc. É claro que englobaria maior risco ofensivo e uma maior paciência do Benfica em termos ofensivos. Mas o risco é natural e o Benfica tem os jogadores necessários para jogar nesse ritmo mais pausado e controlado. Aliado ao poder de fogo que têm, não vejo como não seria uma evolução. Mesmo continuando a jogar com AA e Eliseu nas laterais. O Benfica precisa de um lateral melhor que o André Almeida. Espero que esse Mato Milos seja isso ( duvido ) ou entao que ataquem o mercado com força nessa posição e de Guarda redes pelo menos! Um Toljan por exemplo. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 15 Agosto 2017 O Toljan deve ir para o Dortmund. E francamente, acho que nunca foi hipótese real. Já está num patamar superior ao da liga portuguesa. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 15 Agosto 2017 (editado) Hoje o Varela praticamente nem teve trabalho mas teve lá uma defesa do crl, eu já a estava a ver dentro da baliza. Os passos que deu para a frente para "diminuir a baliza" antes de se atirar foram fulcrais. Mas claro que preferia que viesse um GR mais experiente e que desse outra segurança, ainda assim espero que na hierarquia venha antes do Júlio César. Pode ser que com o tempo até dê em alguma coisa, tem as características físicas e técnicas, falta-lhe aumentar o raio de ação e adquirir mais confiança. Mas que o faça como suplente e com tempo para crescer, nem todos são o Oblak ou o Ederson. Editado 15 Agosto 2017 por Enzo Dios Perez Compartilhar este post Link para o post
Slaiman Publicado 15 Agosto 2017 (editado) O Toljan deve ir para o Dortmund. E francamente, acho que nunca foi hipótese real. Já está num patamar superior ao da liga portuguesa. Pois tambem acho. Estava so a "sonhar". É que para alem do Almeida ser curto, o grimaldo passa muito tempo parado e andar jogo apos jogo com eliseu de um lado e almeida de outro limita imenso a equipa ofensivamente! Ainda hoje não percebo a venda do Marçal.. Editado 15 Agosto 2017 por Slaiman Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 15 Agosto 2017 Não estou a renegar a importância da largura. Estou a dizer que, para ela existir, não é necessário ter jogadores em campo que só se sintam confortáveis nos corredores laterais. A largura é apenas mais um meio para criar condições para a bola entrar nas zonas mais valiosas. É claro que o ideal era ter ali um Nelsinho na mesma, mas um André Almeida também pode fazer o papel. Laterais projectados e abertos a toda a largura do campo, extremos em zonas interiores e Pizzi + Jonas com liberdade para andarem por ali, entre linhas, a vir pegar fora do bloco, a cair numa ala etc. É claro que englobaria maior risco ofensivo e uma maior paciência do Benfica em termos ofensivos. Mas o risco é natural e o Benfica tem os jogadores necessários para jogar nesse ritmo mais pausado e controlado. Aliado ao poder de fogo que têm, não vejo como não seria uma evolução. Mesmo continuando a jogar com AA e Eliseu nas laterais. Acho que estás a subvalorizar o Salvio. O ano passado ele abria muito mais porque havia Nelsinho para o jogo interior, mas ainda hoje se viu 4 ou 5 vezes a arrancar para o meio e a tentar combinar com Jozzivic. Como disse, nem sempre decide bem (aliás, a meu ver o factor decisão é o que o impede de ser um jogador superior), mas tem mérito por procurar soluções diferentes. Acho que jogos como o de hoje mostram que Almeida e Eliseu não chegam sempre, mesmo por cá. Equipas bem organizadas ao meio e com superioridade numérica, como aconteceu com o Chaves, dificilmente vão ser ultrapassadas à goleada sem largura. E hoje só houve um jogador a dar essa mesma largura - o Salvio. E não me parece sequer que tenha sido por indicação do Vitória. O Eliseu é que já não pode com o cu e o Almeida não consegue fazer mais. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 15 Agosto 2017 Ele tem problemas sérios ao nível da decisão, como tu próprio dizes, e isso leva-me imediatamente a deixá-lo cair para o fundo da lista dos extremos do Benfica, pelo menos como opção inicial para o 11. Não quer dizer que não possa ser útil em algumas situações, mas como titular, acho que o Benfica ganhava mais com, praticamente, qualquer outra opção (Zivkovic, Carrillo, até o Cervi ali). Essa superioridade numérica deixaria de existir a partir do momento em que Cervi e, vamos supor, Zivkovic, jogassem em terrenos interiores. Não explorar esse espaço, partindo da ala. Começar já nesse espaço, deixando a largura apenas para os laterais. Criar, desde as primeiras fases da construção, superioridade nesse espaço, com pelo menos 3 jogadores entre linhas e/ou nos "half spaces" (queria arranjar expressão em português, mas "meios espaços" soa-me muito mal). Um pouco como o Porto está a tentar fazer com Corona e Brahimi, por exemplo. Sendo que aqui, a ideia não seria ter depois os laterais a despejar na área, mas sim usá-los apenas como isco, para atrair jogadores adversários, mexer com a organização defensiva e depois voltar a fazer entrar a bola no corredor central. E nesse papel, o André Almeida já demonstrou ser bem competente. É claro que, idealmente, os laterais teriam esse papel e depois ainda acrescentariam outras coisas, como capacidade de desequilíbrio individual. Mas se não tiverem essa capacidade, não vem grande mal ao mundo. Importante seria ocuparem o espaço, mais do que terem um papel relevante com bola nesse espaço. Compartilhar este post Link para o post
Pablito Aimar Publicado 15 Agosto 2017 Fdz, só agora é que dei conta que o tipo do Chaves levanta o pé para o fazer cair. Que badalhoco. O VAR não devia estar atento a isto? Também pensei nisso quando estava a ver o jogo. Basicamente o VA serviu para quê até agora, anular golos? Não estava à espera que o VA resolvesse os problemas todos, mas estava há espera de mais qualquer coisinha depois de tanta conversa Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 15 Agosto 2017 O Salvio não tem bem problemas de decisão, isto é, ele tem é uma ganancia idiota que se sobrepõe a tudo. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 15 Agosto 2017 O Salvio não tem bem problemas de decisão, isto é, ele tem é uma ganancia idiota que se sobrepõe a tudo. Também acho, por vezes, que o problema é esse. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 15 Agosto 2017 Ele com o JJ, que eu me lembre, não fazia isto. Jogava e fazia jogar, pelo menos antes da lesão. Mas desde que chegou o RV que se tornou nisto. Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 15 Agosto 2017 Que estupidez do Tiba, credo! Mas, lá está, está tudo a olhar para a jogada propriamente dita, ninguém se apercebe da estupidez do Tiba. Eu, no estádio, não me apercebi de todo e lembro-me bem desse lance. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 15 Agosto 2017 Ele tem problemas sérios ao nível da decisão, como tu próprio dizes, e isso leva-me imediatamente a deixá-lo cair para o fundo da lista dos extremos do Benfica, pelo menos como opção inicial para o 11. Não quer dizer que não possa ser útil em algumas situações, mas como titular, acho que o Benfica ganhava mais com, praticamente, qualquer outra opção (Zivkovic, Carrillo, até o Cervi ali). Essa superioridade numérica deixaria de existir a partir do momento em que Cervi e, vamos supor, Zivkovic, jogassem em terrenos interiores. Não explorar esse espaço, partindo da ala. Começar já nesse espaço, deixando a largura apenas para os laterais. Criar, desde as primeiras fases da construção, superioridade nesse espaço, com pelo menos 3 jogadores entre linhas e/ou nos "half spaces" (queria arranjar expressão em português, mas "meios espaços" soa-me muito mal). Um pouco como o Porto está a tentar fazer com Corona e Brahimi, por exemplo. Sendo que aqui, a ideia não seria ter depois os laterais a despejar na área, mas sim usá-los apenas como isco, para atrair jogadores adversários, mexer com a organização defensiva e depois voltar a fazer entrar a bola no corredor central. E nesse papel, o André Almeida já demonstrou ser bem competente. É claro que, idealmente, os laterais teriam esse papel e depois ainda acrescentariam outras coisas, como capacidade de desequilíbrio individual. Mas se não tiverem essa capacidade, não vem grande mal ao mundo. Importante seria ocuparem o espaço, mais do que terem um papel relevante com bola nesse espaço. Isso cria um clusterfuck de espaço terrível que só se resolve de uma forma... largura. Para poderes meter 5 jogadores no espaço central, sabendo que vais ter 7/8 do oponente a ocupar espaços semelhantes, precisas de alas com largura. Estamos em desacordo aí. Se parece óbvio que o Eliseu não é capaz, acho que o Almeida também não. Como treinador, não teria qualquer preocupação em deixar que a comum basculação e o "help-man" fossem responsáveis por uma eventual subida dele. Não me causa perigo, não acredito nele como ameaça. Ele sobe e mais tarde ou mais cedo cruza ou devolve a bola e regressa atrás. Com isto estou eu bem. Retomando o início, no mundo ideal era Rafa e Zivkovic possivelmente. Mas não basta meter ali o Ziv no lugar do Salvio que o chegas a esse mundo ideal. E fora dele, acho que o Salvio dá a este Benfica coisas que os outros extremos não oferecem e que fazem falta ao futebol que vão praticando. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 15 Agosto 2017 Isso cria um clusterfuck de espaço terrível que só se resolve de uma forma... largura. Para poderes meter 5 jogadores no espaço central, sabendo que vais ter 7/8 do oponente a ocupar espaços semelhantes, precisas de alas com largura. Estamos em desacordo aí. Se parece óbvio que o Eliseu não é capaz, acho que o Almeida também não. Como treinador, não teria qualquer preocupação em deixar que a comum basculação e o "help-man" fossem responsáveis por uma eventual subida dele. Não me causa perigo, não acredito nele como ameaça. Ele sobe e mais tarde ou mais cedo cruza ou devolve a bola e regressa atrás. Com isto estou eu bem. Retomando o início, no mundo ideal era Rafa e Zivkovic possivelmente. Mas não basta meter ali o Ziv no lugar do Salvio que o chegas a esse mundo ideal. E fora dele, acho que o Salvio dá a este Benfica coisas que os outros extremos não oferecem e que fazem falta ao futebol que vão praticando. Mas a largura estaria lá. Dada pelos laterais. Projectados, e sempre colados à linha. Esteja a bola na esquerda, no centro ou na direita. Eventualmente, há sempre algum adversário que tem a tentação de sair na bola, ou de defender um pouco mais perto, e isso cria logo desequilíbrio e espaço para um jogador receber em terrenos interiores. E mesmo que não caiam na tentação, o aproximar do médio/extremo e do segundo avançado (como Pizzi e Jonas já fazem) para combinar e atrair para uma zona, mudando depois rapidamente a zona da bola para aproveitar o espaço criado, é algo que não é assim tão complicado de efectuar e que, com jogadores desta qualidade, cria danos consideráveis num adversário deste tipo, que defende com todos atrás da linha da bola. Isto é mais complexo e sobretudo mais arriscado do ponto de vista defensivo, daí parecer-me irrealista com o Rui Vitória. Mas é possível, é uma solução e não é preciso mudar assim tanto. Compartilhar este post Link para o post