Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

MP investiga compra de Tanaka e comissões ilegais para BdC

Publicações recomendadas

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, está a ser investigado por tráfico de influências. A informação foi confirmada ao i pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

“O inquérito encontra-se em investigação, não tendo conhecido despacho final”, revelou a PGR. Em causa estão suspeitas do crime de tráfico de influências, não tendo sido ainda constituídos arguidos. O inquérito corre também contra outro dirigente do Sporting.

A notícia resume-se a isto - o resto são parágrafos a resumir casos antigos, do Apito Dourado aos Emails e Vouchers, passando pelo Paulo Pereira Cristóvão. Sim, foi com a pífia informação desses dois parágrafos que o Jornal i fez manchete :lol:

Até eu, que não sou dado a teorias da conspiração, estou tentado a acreditar que esta manchete estava pronta a sair caso o Sporting vencesse a Taça da Liga. Isto é tudo demasiado estúpido para ser verdade, mesmo tendo em conta o (des)crédito que o Jornal i tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Até eu, que não sou dado a teorias da conspiração, estou tentado a acreditar que esta manchete estava pronta a sair caso o Sporting vencesse a Taça da Liga.

Se fosse uma competição mais importante, por exemplo a Taça de Portugal, estava tentado a concordar contigo. Agora a Taça da Liga? Uma competição que todos ou praticamente todos desvalorizam? Acho essa possibilidade puxadota.

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse uma competição mais importante, por exemplo a Taça de Portugal, estava tentado a concordar contigo. Agora a Taça da Liga? Uma competição que todos ou praticamente todos desvalorizam? Acho essa possibilidade puxadota.

Um clube que tem ganho tão pouco como o Sporting não se pode dar ao luxo de desvalorizar troféus. Especialmente quando investiram tanto no Jorge Jesus.

Compartilhar este post

Link para o post

Um clube que tem ganho tão pouco como o Sporting não se pode dar ao luxo de desvalorizar troféus. Especialmente quando investiram tanto no Jorge Jesus.

Não é desvalorizar um troféu, é fazer-se do troféu uma coisa quando no passado faziam dele outra. No fundo, há uma certa incoerência naquele discurso do Bruno de Carvalho. Digo eu.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Isto é como o "novo Apito Dourado" que ia ser apresentado no Vergonha Imensa.

Compartilhar este post

Link para o post

Investigue-se, é importante ir ao fundo da questão e atribuir quaisquer culpas que sejam devidas. Caso o BdC as tenha, rua com ele, de criminosos já estamos nós fartos.

Nem mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Não faço a mínima ideia se o Bruno de Carvalho trafica influências (se for verdade que seja julgado), mas fazer uma capa com uma "notícia" de duas linhas...

Coitadinho do jornalismo português.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "Expresso" online

icon.png

Caso Tanaka. Bruno de Carvalho está a ser investigado pelo recebimento de comissões em transferências de jogadores

Investigação já está numa fase bastante avançada, escreve o “Correio da Manhã”. Uma das situações relatadas está relacionada com a transferência do ex-jogador do Sporting, Tanaka, em 2014

Há duas investigações a decorrer no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa (DIAP), neste momento, em que Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, é o principal suspeito. Na segunda-feira, o “i” avançou que BdC está a ser investigado por tráfico de influências.

Hoje, terça-feira, o “Correio da Manhã” conta que o presidente leonino também está a ser investigado no DIAP de Lisboa pelo eventual recebimento de comissões em transferências de jogadores, através de pagamentos feitos via sociedades com sede em paraísos fiscais.

Pelo que o matutino apurou, a investigação, que teve origem numa denúncia, já está numa fase bastante avançada. Uma das situações relatadas está relacionada com a transferência do ex-jogador do Sporting, Tanaka.

Em 2014, Tanaka terá sido proposto ao Sporting por 500 mil euros, mas o clube de Alvalade acabou por pagar 750 mil.

No ano passado, o MP recebeu uma denúncia que indicava que João Carlos Pinheiro, empresário de jogadores que esteve registado na Guiné-Bissau, intitulou-se representante de Bruno de Carvalho na compra de Tanaka e pediu dinheiro – um extra de 250 mil euros – ao agente Paulo Emanuel Mendes. Esse valor seria entregue ao presidente leonino, depois de passar por uma sociedade em Cabo Verde.

Esta denúncia foi feita por Pereira Cristóvão, ex-presidente da Assembleia Geral do Sporting, e deu entrada na Procuradoria-Geral da República no dia 7 de julho.

Segundo o “CM”, neste momento, estão em marcha perícias financeiras para seguir o rasto das transferências e apurar quem é o último beneficiário das mesmas; a investigação passa pelo levantamento de sigilos bancários em Portugal e no estrangeiro, através da cooperação judiciária internacional.

Compartilhar este post

Link para o post

Então o Expresso essencialmente repete a notícia de Novembro?

Não

Edit: Nem sei o porquê de tirarem essa ideia mas ok, a notícia de Novembro fala numa queixa que entrou na PGR e passou para o DIAP enquanto esta notícia fala já em duas investigações. Mais: a notícia de Novembro falava num processo normal a decorrer no DIAP e nesta já se fala em perícias financeiras com sigilo financeiro a serem levantados em Portugal e outros países.

Compartilhar este post

Link para o post

A notícia que está no primeiro post já fala disso tudo, referindo a investigação do Tanaka...A única coisa que acrescentaram agora foi que o i fez uma notícia. Estou a a ler alguma coisa mal?

Compartilhar este post

Link para o post

Em nenhum momento o CM cita o I, segundo o Expresso:

"Na segunda-feira, o “i” avançou que BdC está a ser investigado por tráfico de influências.

Hoje, terça-feira, o “Correio da Manhã” conta que o presidente leonino também está a ser investigado no DIAP de Lisboa pelo eventual recebimento de comissões em transferências de jogadores, através de pagamentos feitos via sociedades com sede em paraísos fiscais."

E na notícia do I de ontem nunca em nenhum parágrafo estava escrito isto:

"Segundo o “CM”, neste momento, estão em marcha perícias financeiras para seguir o rasto das transferências e apurar quem é o último beneficiário das mesmas; a investigação passa pelo levantamento de sigilos bancários em Portugal e no estrangeiro, através da cooperação judiciária internacional."

Nem isto:

"Há duas investigações a decorrer no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa (DIAP), neste momento, em que Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, é o principal suspeito.

O I falava apenas em uma por tráfico de influências.

Edit: Black Hawk apagaste o post crl. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sugiro (muito) melhor leitura. Em nenhum momento o CM cita o I, segundo o Expresso:

"Na segunda-feira, o “i” avançou que BdC está a ser investigado por tráfico de influências.

Hoje, terça-feira, o “Correio da Manhã” conta que o presidente leonino também está a ser investigado no DIAP de Lisboa pelo eventual recebimento de comissões em transferências de jogadores, através de pagamentos feitos via sociedades com sede em paraísos fiscais."

E na notícia do I de ontem nunca em nenhum parágrafo estava escrito isto:

"Segundo o “CM”, neste momento, estão em marcha perícias financeiras para seguir o rasto das transferências e apurar quem é o último beneficiário das mesmas; a investigação passa pelo levantamento de sigilos bancários em Portugal e no estrangeiro, através da cooperação judiciária internacional."

Nem isto:

"Há duas investigações a decorrer no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa (DIAP), neste momento, em que Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, é o principal suspeito.

O I falava apenas em uma por tráfico de influências.

E porque haveria de estar se são coisas diferentes?

Compartilhar este post

Link para o post

E porque haveria de estar se são coisas diferentes?

Exato, é por isso que eu estou a dizer que são notícias diferentes (Expresso e CM hoje/I ontem) e não iguais.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a questão é que essa notícia do Correio da Manhã reporta a investigação que está a correr desde Novembro, essa tal do Tanaka. É normal que o correio da manhã faça isso de noticiar cenas repetidas porque pronto, é o CM. Mas do expresso esperava melhor.

E estas duas investigações devem ser a "nova" noticiada pelo i e a do Tanaka. Ou seja, o Expresso não acrescentou nada de novo, ou se acresentou foi só esta linha:

Que, honestamente, seria de esperar de uma investigação que corre desde novembro..

Diga-se que eu não critico o Expresso em noticiar a investigação levantada pelo i (apesar de criticar o i de noticiar com capa de jornal uma noticia com pouco conteudo), só critico o Expresso de voltar a noticiar algo que já noticiou. Para um jornal que eu respeito, acho de muito pouco valor.

Editado por Sandes.

Compartilhar este post

Link para o post

Há alguns jornais respeitáveis em Portugal mas quando o tema é de alguma forma relacionada futebol começa a ser difícil encontrar bom jornalismo seja onde for.

Compartilhar este post

Link para o post

Há alguns jornais respeitáveis em Portugal mas quando o tema é de alguma forma relacionada futebol começa a ser difícil encontrar bom jornalismo seja onde for.

Também é verdade!

Compartilhar este post

Link para o post

Há alguns jornais respeitáveis em Portugal

Tirando o Expresso (e olhe lá), não consigo encontrar.

O Público está horrível.

Compartilhar este post

Link para o post

Tirando o Expresso (e olhe lá), não consigo encontrar.

O Público está horrível.

O DN é porreirote.

Compartilhar este post

Link para o post

A maioria dos jornais, se não todos, são fracos e de parca qualidade. Há depois artigos de certos jornalistas ou cronistas por cá que valem a pena ler, embora sejam cada vez menos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...