Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

MP investiga compra de Tanaka e comissões ilegais para BdC

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Expresso" online

icon.png

Ministério Público investiga compra de Tanaka e comissões ilegais para Bruno de Carvalho
Em 2014, Tanaka terá sido proposto ao Sporting por 500 mil euros, mas o clube de Alvalade acabou por pagar 750 mil

O Ministério Público está a investigar movimentos ilícitos de Bruno de Carvalho na compra de Tanaka pelo Sporting, avança o “Correio da Manhã” esta quarta-feira. Em 2014, o jogador terá sido proposto ao Sporting por 500 mil euros, mas o clube de Alvalade acabou por pagar 750 mil.

O MP recebeu uma denúncia que indicava que João Carlos Pinheiro, empresário de jogadores que esteve registado na Guiné-Bissau, intitulou-se representante de Bruno de Carvalho na compra de Tanaka e pediu dinheiro –um extra de 250 mil euros – ao agente Paulo Emanuel Mendes.

Este valor seria entregue ao presidente leonino, depois de passar por uma sociedade em Cabo Verde – um esquema semelhante já teria sido utilizado noutros negócios, escreve o “CM”. Mais: Bruno de Carvalho seria sócio da empresa cabo-verdiana em causa, cujo nome não é conhecido.

Esta denúncia foi feita por Pereira Cristóvão, ex-presidente da Assembleia Geral do Sporting, e deu entrada na Procuradoria-Geral da República no dia 7 de julho. Fonte oficial da PGR confirmou ao matutino que o “inquérito corre termos” no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa e que ainda não há arguidos.

De acordo com o “CM”, na documentação entregue na PGR está escrito que Cristóvão, Carlos Azenha, Paulo Emanuel Mendes e João Pinheiro estiveram envolvidos em conversações sobre Tanaka.

A princípio, o valor pedido por Paulo Emanuel Mendes foi 500 mil euros. Só que durante as negociações foram levantadas dúvidas sobre o representante dos leões, de acordo com a exposição de Cristóvão.

Estas dúvidas tinham que ver com o facto de João Carlos Pinheiro ter dito que parte da verba da sua comissão seria para entregar a Bruno de Carvalho.

Na denúncia entregue ao MP, está escrito que, a “dado momento”, Cristóvão e Azenha distanciaram-se do negócio, ficando apenas Paulo Emanuel Mendes e João Carlos Pinheiro a intermediar a transferência.

Segundo o que o Sporting divulgou à CMVM, a compra de Tanaka acabou por consumar-se por 750 mil euros. Ou seja, mais 250 mil euros do que tinha sido pedido ao representante leonino.

Quando Tanaka chegou a Lisboa, em junho de 2014, estava acompanhado por Paulo Emanuel Mendes.

Tribunal Expresso

Compartilhar este post

Link para o post

Mal posso esperar pelo comunicado.

Compartilhar este post

Link para o post

O BdC respondeu ainda antes de sair a notícia. A bold a parte do Tanaka.

Em face de ter sido informado que amanhã e quinta-feira vão sair notícias que, pelo seu impacto, desviam as atenções dos problemas gravíssimos que atingem o futebol português e que não envolvem o Sporting CP ou o seu Presidente, vejo-me lamentavelmente obrigado a vir a terreiro antecipar este esclarecimento.

Numa altura em que o Sporting Clube de Portugal apresenta grande estabilidade financeira e com resultados de que todos podem orgulhar-se, em que no plano desportivo está sólido e coeso e a lutar por todos os objectivos a que se propôs, em que o seu Presidente por via da boa reputação de que goza e pelo bom exemplo que representa é convidado a participar na mais importante feira de tecnologia e empreendedorismo do mundo, é deplorável que o ex-sócio Paulo Pereira Cristóvão venha tentar desestabilizar o nosso trabalho e o Clube com uma queixa ao MP que está, seguramente, no top 3 das mais estúpidas que tenho visto ultimamente.

Essa queixa foi-me dada a conhecer hoje pela Revista Sábado.

Vamos então analisar por partes a dita queixa / calúnias:

- Ao contrário do que é dito, à excepção da Fundação Aragão Pinto que, como é sabido, está em processo de encerramento, não tenho qualquer empresa, ou parte de empresa ou participação em empresa em nenhuma parte do mundo;

- Ao meu serviço, da mesma forma que a restante administração da SAD, tenho um carro atribuído para uso profissional. Infelizmente, por indicações da Direção de Segurança do Sporting CP, sou aconselhado, eu e a minha família, a utilizar para tudo viaturas institucionais. E aos mais esquecidos lembro que, do meu casamento, saí num carro clássico que fui eu que paguei;

- A Administração a que me honro de presidir nunca prolongou qualquer contrato com a empresa Casa do Marquês de José Eduardo.O que fizémos, como pessoas de bem, foi honrar o que existia e já vinha de trás. Sucede que esse contrato está a terminar, e o que decidimos fazer, há vários meses, foi denunciar o contrato não permitindo a renovação automática prevista, mas sim, algo que devia ser enaltecido pela transparência que significa, abrir um concurso para a prestação do serviço de catering. Diz também que o José Eduardo, insinuando assim favorecimento, expandiu o seu negócio para a Academia. Ora, a menos que tenha comprado a Eurest, o que desconheço, não é verdade. Mais uma mentira. E ainda fala sobre sobre o meu casamento, sendo que é verdade que foi a Casa do Marquês que serviu o Copo de Água, mas fui eu que paguei tudo do meu bolso;

- Também se pretende acusar-me de levar elementos da minha família em viagens pagas pelo Clube. Que fique muito claro: Nunca o Sporting Clube de Portugal teve qualquer custo com deslocações a Núcleos, Estágios ou Academias. Nem sequer comigo, que sou Presidente. A práctica é simples: quem convida ou organiza as viagens é quem paga, sem nunca onerar o Clube ou a SAD;

- Ainda levanta suspeitas sobre a transferência de Rúben Semedo para "pasme-se" o Newcastle.... Então é facílimo de desmascarar, uma vez que os documentos são públicos. Houve de facto uma reunião em que estiveram presentes o agente João Pinheiro e um agente inglês seu parceiro. Disseram poder trazer uma proposta do Newcastle de 14 milhões e, na sequência da reunião, elaborou-se um documento em que se relatava a mesma confirmando a disponibilidade do Sporting CP para fazer a venda por aquele valor. Mas a verdade é que a proposta não passou das intenções e nunca chegou. E só por ignorância ou má fé é que se ignora que o atleta se transferiu por 14 milhões para o Villareal de Espanha, sem qualquer interferência do agente João Pinheiro;

- Por fim ainda se tenta atacar com o negócio da compra do Tanaka. Em primeiro lugar, nunca o agente João Pinheiro ou a sua empresa tiveram qualquer envolvimento na transferência do jogador para o Sporting Clube de Portugal. Os envolvidos foram a empresa Bisc do agente espanhol John Baez que detinha os direitos económicos do atleta, e uma figura estranha de nome Paulo Emanuel Mendes (que mais tarde vieram dizer-me ter ligações a Paulo Pereira Cristóvão) que em boa hora acabou por não ter qualquer papel no negócio, e o Kashiwa Reysol, clube japonês em que Tanaka estava inscrito e por isso detinha os direitos federativos. O agente fez-nos saber que o preço era 750 mil euros. É bom saber que estávamos numa época em que o TPO ainda era permitido. Assim sendo, o negócio fez-se pelos 750 mil euros, sendo que 500 mil foram para a Bisc pelos direitos económicos e 250 mil para o Reysol para pagar os direitos federativos. Ou seja, não houve nenhuma alteração como se pretende fazer crer na queixa;

Perguntam-se e com razão porque estou a escrever isto tudo. É simples: como disse no início, é deplorável que se tente lançar lama para cima de um Clube como pretende o ex-sócio Paulo Pereira Cristóvão, fazendo esta queixa / calúnias chegar aos jornais.

Quem quiser saber a verdade sobre tudo isto, ela está aqui. Quem quiser dar guarida ao que diz o dito sujeito é lá consigo.

O departamento jurídico da SAD dará seguimento a mais uma queixa contra este indivíduo por mais estas calúnias que decidiu produzir.

Em 2014:

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

TANAKA JÁ ESTÁ EM LISBOA

O internacional japonês Junya Tanaka aterrou ontem em Lisboa para acertar os derradeiros detalhes do contrato que o ligará ao Sporting, possivelmente nas próximas quatro temporadas. O avançado, de 26 anos, chegou à capital portuguesa no final da noite e não quis prestar qualquer tipo de declaração quando confrontado pela reportagem de Record.

À sua espera estava Virgílio Lopes, coordenador geral da formação, e o empresário Pedro Emanuel Mendes, agente que mediou o negócio. Bruno de Carvalho regressou propositadamente de férias para liderar as negociações, com o presidente a reunir-se ainda hoje com Tanaka e seus representantes.

Tal como Record avançou nos últimos dias, a única coisa que travava a confirmação da transferência de Tanaka do Kashiwa Reysol para o Sporting centrou-se nas divergências salariais que separavam as partes envolvidas no negócio: apesar de haver um acordo total entre os leões e o fundo que adquiriu o passe do avançado japonês (BISC), um erro de interpretação dos documentos trocados com o jogador terá estado na origem de um retrocesso nas negociações. Porém, a enorme vontade do avançado em representar o Sporting acabou por revelar-se determinante num processo que deverá ficar selado nas próximas horas.

Na origem deste mal-entendido estarão questões relacionadas com o vencimento que Tanaka iria auferir: a proposta referia valores brutos, ou seja, antes dos impostos, e uma falha de comunicação terá levado a que o atacante nipónico considerasse a oferta salarial traduzida já em montantes líquidos a receber. Ultrapassado este percalço – que chegou a colocar o negócio em causa –, Tanaka deverá transformar-se no 5.º reforço oficial do Sporting para a próxima temporada, depois das contratações de Slavchev, Paulo Oliveira, Oriol Rosell e André Geraldes.

:-k

Editado por Inkie

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Dar um chuto no cu às Doyens para meter ele próprio ao bolso. Assim sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é necessário nenhum comunicado, o Pedro Guerra do Sporting, também conhecido por José de Pina, já está a tratar de desviar as atenções para as capas que os jornais desportivos têm feito com o Svilar. Estranha esta contínua fixação com o Benfica, especialmente de encartilhados do Sporting. Quem está à frente da Liga é o Porto e, como tal, o objetivo do Sporting, atual segundo classificado, seria incomodar os líderes, obviamente, mas continuam preocupados em lançar farpas ao atual terceiro classificado.

Compartilhar este post

Link para o post

Se punirem os três grandes com a descida de divisão, faz-se justiça mas continuamos a ter na mesma os melhores jogos, já que os restantes clubes não interessam.

reece.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Não é necessário nenhum comunicado, o Pedro Guerra do Sporting, também conhecido por José de Pina, já está a tratar de desviar as atenções para as capas que os jornais desportivos têm feito com o Svilar. Estranha esta contínua fixação com o Benfica, especialmente de encartilhados do Sporting. Quem está à frente da Liga é o Porto e, como tal, o objetivo do Sporting, atual segundo classificado, seria incomodar os líderes, obviamente, mas continuam preocupados em lançar farpas ao atual terceiro classificado.

Estás a sugerir para a malta inventar coisas sobre o Porto? :-k

Compartilhar este post

Link para o post

Não, estou a insinuar uma coisa totalmente diferente dessa e que se prende com um conceito, subserviência. Até ao início desta época não me espantavam estes ataques do Sporting ao Benfica, afinal o clube da Luz era tetra-campeão e o Sporting queria recuperar o tempo perdido e alcançar o estatuto de campeão nacional. Ou seja, estavam a fazer o que era esperado, atacar quem estava mais em cima para tentar ganhar alguma vantagem. Porém, no contexto atual, onde o Porto lidera a Liga e o Sporting está em segundo, esperava que o clube de Alvalade atacasse quem está acima de si, afinal o que interessa ao Sporting é ser campeão nacional. Mas não, as farpas continuam a surgir, mas contra o Benfica, uma equipa que está em terceiro lugar e que está longe de aparentar qualquer fulgor. Ora, tendo em conta esta situação e o acordo ou aliança entre Porto e Sporting, posso conjeturar que o Sporting está a prestar vassalagem ao Porto, não os incomodando nesta caminhada, mais ou menos tranquila, até ao título. O problema é que o clube de Alvalade precisa de títulos para justificar os investimentos dos últimos anos, os quais, até ao momento, tiveram um retorno perto de zero. Uma Supertaça, tendo como treinador Jorge Jesus, especialmente quando se sabe quanto ele ganha, é manifestamente pouco. Todavia, o Sporting continua concentrado no Benfica e não demonstra muitas intenções de incomodar o Porto. Talvez a história se repita e o Sporting, mais uma vez, saia prejudicado de uma aliança com os Dragões.

PS: Acho que agora consegui colocar o post todo.

Compartilhar este post

Link para o post

Triste estado o do futebol português.

Um homem que foi uma lufada de ar fresco no nosso futebol, que tem lutado pela verdade desportiva nunca olhando aos seus interesses pessoais, mas sim colocando sempre o seu clube em primeiro lugar, inventam agora uma noticia destas para o tentar descredibilizar.

Enfim, espero que não se deixe abalar por este jogo de bastidores, e que nunca perca a sua voz contra aqueles que o tentam calar, pois o futebol precisa de homens como este.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, estou a insinuar uma coisa totalmente diferente dessa e que se prende com um conceito, subserviência. Até ao início desta época não me espantavam estes ataques do Sporting ao Benfica, afinal o clube da Luz era tetra-campeão e o Sporting queria recuperar o tempo perdido e alcançar o estatuto de campeão nacional. Ou seja, estavam a fazer o que era esperado, atacar quem estava mais em cima para tentar ganhar alguma vantagem. Porém, no contexto atual, onde o Porto lidera a Liga e o Sporting está em segundo, esperava que o clube de Alvalade atacasse quem está acima de si, afinal o que interessa ao Sporting é ser campeão nacional. Mas não, as farpas continuam a surgir, mas contra o Benfica, uma equipa que está em terceiro lugar e que está longe de aparentar qualquer fulgor. Ora, tendo em conta esta situação e o acordo ou aliança entre Porto e Sporting, posso conjeturar que o Sporting está a prestar vassalagem ao Porto, não os incomodando nesta caminhada, mais ou menos tranquila, até ao título. O problema é que o clube de Alvalade precisa de títulos para justificar os investimentos dos últimos anos, os quais, até ao momento, tiveram um retorno perto de zero. Uma Supertaça, tendo como treinador Jorge Jesus, especialmente quando se sabe quanto ele ganha, é manifestamente pouco. Todavia, o Sporting continua concentrado no Benfica e não demonstra muitas intenções de incomodar o Porto. Talvez a história se repita e o Sporting, mais uma vez, saia prejudicado de uma aliança com os Dragões.

PS: Acho que agora consegui colocar o post todo.

Ainda no fim de semana as pessoas do Sporting falaram dos lances do Felipe, isso também é vassalagem?

Mas dá lá um exemplo de algo que o Sporting já devia ter dito do Porto como diz em relação ao Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post

Pior era se não dissessem nada, não vejo jogos do FCP, só os resumos alargados, mas parece que o Felipe é useiro e vezeiro nesse tipo de situações.

Olha, já podia ter mandado umas bocas por causa das buscas de ontem, por exemplo. Não foi necessário ir muito longe. E nem era preciso recorrer a uma fonte oficial, podia ter utilizado um dos seus elementos de propaganda, o José de Pina.

Ou então, o Sporting podia criar uma política de comunicação que não fosse baseada na guerrilha, já arranjaram mais uma polémica com o SC Braga, iniciada pelo Nuno Saraiva e continuada pelo Bruno de Carvalho, e concentrar-se somente na sua luta pelo título. Assim, caso fossem prejudicados, deixavam de andar constantemente a falar do Benfica e no último fim-de-semana do Porto, e passavam a falar só de si e a referir-se somente ao que acontece ao clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Pior era se não dissessem nada, não vejo jogos do FCP, só os resumos alargados, mas parece que o Felipe é useiro e vezeiro nesse tipo de situações.

Olha, já podia ter mandado umas bocas por causa das buscas de ontem, por exemplo. Não foi necessário ir muito longe. E nem era preciso recorrer a uma fonte oficial, podia ter utilizado um dos seus elementos de propaganda, o José de Pina.

Ou então, o Sporting podia criar uma política de comunicação que não fosse baseada na guerrilha, já arranjaram mais uma polémica com o SC Braga, iniciada pelo Nuno Saraiva e continuada pelo Bruno de Carvalho, e concentrar-se somente na sua luta pelo título. Assim, caso fossem prejudicados, deixavam de andar constantemente a falar do Benfica e no último fim-de-semana do Porto, e passavam a falar só de si e a referir-se somente ao que acontece ao clube.

Não interessa se era pior ou melhor, era sim vassalagem, coisa da qual estás a acusar do Sporting fazer mas isso é uma prova do contrário.

Mas lá está, porque o Sporting iria cair no ridículo de mandar umas bocas ao Porto de uma coisa em que o Porto não tem culpa nenhuma? Isso é que era prestar vassalagem, pôr-se a jeito do Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei como ainda tens paciência Rugido.

Respeito-te.

Compartilhar este post

Link para o post

Então? inventar?

Como fazem com o Benfica?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei como ainda tens paciência Rugido.

Respeito-te.

Paciência? Não é preciso paciência nenhuma, nestas coisas é mais fácil falar :mrgreen:

Então? inventar?

Como fazem com o Benfica?

Inventar? Por exemplo em relação ao assunto que foi aqui falado, as capas do Svilar afinal não existem? :o

Podem acusar a malta do Sporting de muita coisa, agora de inventar? Isso não se passa deste lado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...