Jimpo Publicado 28 Janeiro 2018 Para mim “preto do crl” naquele contexto não é racista. Da mesma forma que quando utilizo o “filho da p*ta” não estou a ofender a mãe de alguém Ou o “CABR*O do crl” não estou a ofender nenhum CABR*O nem o próprio crl ligado a um pénis masculino Ou o “este árbitro é um boi” não sou contra os animais (apesar de adorar um bife grelhado ainda com sangue” Estas expressões são todas para ofender a pessoa em si e nao as palavras que são ditas como panelei*o, rábica, nabo, c*na mole, etc etc. Aliás, há alguma ofensa que seja só ofensa? Se o Coentrao tem dito “sai daqui preto, quem me dera que ainda fosses um escravo para eu te poder chicotear e violar a tua mulher enquanto tu olhas”. Aqui já era capaz de ver racismo. Podem-me chamar agora atrasado mental, mas lá está, estarão a ofender também outras pessoas que não são para aqui chamados e contextos/histórias/opressões/e todas essas coisas. Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 28 Janeiro 2018 (editado) Para mim "preto do crl" naquele contexto não é racista. Da mesma forma que quando utilizo o "filho da p*ta" não estou a ofender a mãe de alguém Ou o "CABR*O do crl" não estou a ofender nenhum CABR*O nem o próprio crl ligado a um pénis masculino Ou o "este árbitro é um boi" não sou contra os animais (apesar de adorar um bife grelhado ainda com sangue" Estas expressões são todas para ofender a pessoa em si e nao as palavras que são ditas como panelei*o, rábica, nabo, c*na mole, etc etc. Aliás, há alguma ofensa que seja só ofensa? Se o Coentrao tem dito "sai daqui preto, quem me dera que ainda fosses um escravo para eu te poder chicotear e violar a tua mulher enquanto tu olhas". Aqui já era capaz de ver racismo. Podem-me chamar agora atrasado mental, mas lá está, estarão a ofender também outras pessoas que não são para aqui chamados e contextos/histórias/opressões/e todas essas coisas. Mas é normal que a tua mãe ser p*ta sem ela o ser te ofenda. Ou seres um CABR*O te ofena, porque CABR*O não é propriamente uma boa coisa de ser. São coisas más de ser e por isso são ditas (sim, mesmo que ele nao queira ofendar a tua mãe, e queira ofender a ti... ser p*ta é supostamente mau e por isso serve para ofender). Mas ser preto, porque há de ofender? Mas pronto, eu vejo racismo claro... E sou daqueles que tem aversão às capazes da vida e tudo o que quer ver o mal onde ele não existe. Mas não vejo aqui forma de "negar" que houve racismo. Não, o Coentrão não é nazi e não sei se é racista. Mas naquele momento foi racista. O Marega devia ter respondido assim: Editado 28 Janeiro 2018 por Homem do Bussaco Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 28 Janeiro 2018 Para mim “preto do crl” naquele contexto não é racista. Da mesma forma que quando utilizo o “filho da p*ta” não estou a ofender a mãe de alguém Ou o “CABR*O do crl” não estou a ofender nenhum CABR*O nem o próprio crl ligado a um pénis masculino Ou o “este árbitro é um boi” não sou contra os animais (apesar de adorar um bife grelhado ainda com sangue” Estas expressões são todas para ofender a pessoa em si e nao as palavras que são ditas como panelei*o, rábica, nabo, c*na mole, etc etc. Aliás, há alguma ofensa que seja só ofensa? Se o Coentrao tem dito “sai daqui preto, quem me dera que ainda fosses um escravo para eu te poder chicotear e violar a tua mulher enquanto tu olhas”. Aqui já era capaz de ver racismo. Podem-me chamar agora atrasado mental, mas lá está, estarão a ofender também outras pessoas que não são para aqui chamados e contextos/histórias/opressões/e todas essas coisas. eu não li isto :lol: :lol: Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 28 Janeiro 2018 Wtf claro que é racista :lol: mesma coisa que se fosse chamar panelei*o a um jogador gay seria homofóbico. Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 28 Janeiro 2018 Não é racista :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 28 Janeiro 2018 Wtf claro que é racista :lol: mesma coisa que se fosse chamar panelei*o a um jogador gay seria homofóbico. Para mim o insulto está em “do crl” Tal como se o Marega respondesse “branco estupido” estava em “estupido” Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 28 Janeiro 2018 Epá, há coisas que podem ser opiniões e compreender o outro lado, mas isso não faz qualquer sentido. Acho que é universal perceber o porquê de ser um insulto racista... Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 28 Janeiro 2018 Este era um excelente momento para ensinarem muitos miúdos (e adultos pelos vistos) em Portugal, mas o melhor é sacudir a água do capote e dizer que isto é normal é só um insulto. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 28 Janeiro 2018 Não escondo que pra mim o futebol é um mundo à parte. Se isto tivesse sido dito na fila da caixa do lidl porque o Marega passou à frente do Coentrao considerava grave Ali acho que é um insulto que não teve o intuito de ser racista. Mas o futebol também é uma modelo e imagem para os jovens por isso aceito que seja castigado Mas não o vejo como insulto com o intuito de ser racista. Já no caso do Griezmann foi a mesma história e houve estão discussões e continuo sem mudar a minha opinião. Siga Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 28 Janeiro 2018 Não escondo que pra mim o futebol é um mundo à parte. Se isto tivesse sido dito na fila da caixa do lidl porque o Marega passou à frente do Coentrao considerava grave Ali acho que é um insulto que não teve o intuito de ser racista. Mas o futebol também é uma modelo e imagem para os jovens por isso aceito que seja castigado Mas não o vejo como insulto com o intuito de ser racista. Já no caso do Griezmann foi a mesma história e houve estão discussões e continuo sem mudar a minha opinião. Siga O que é que o caso do Griezmann tinha em comum mesmo? É que um mascarou-se de preto e houve quem ficasse ofendido com isso devido ao blackface (que eu nem conhecia até então curiosamente) e o outro literalmente fez um insulto racista.. Compartilhar este post Link para o post
Hardaway JR Publicado 28 Janeiro 2018 É racismo pelo simples facto que o Coentrão lhe chamou de preto para o enervar/ insultar. Se fosse num sentido de brincadeira não considero chamar preto ou branco um insulto mas numa discussão como forma de insulto obviamente é racismo. Isto é o mal do nosso futebol, em Inglaterra tenho ideia que quando o Suarez insultou o Evra apanhou uma suspensão, cá é varrido para debaixo do tapete... Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 28 Janeiro 2018 Eu percebo o que o Jimpo quer dizer, ele chama-lhe preto como podia chamar "orelhudo do crl" se o lance fosse com o Herrera. Ele parte da característica física mais evidente para irritadamente insultar o adversário. Compartilhar este post Link para o post
DS7 Publicado 28 Janeiro 2018 (editado) É claro que é uma atitude racista mas dai a ele ser racista vai uma diferença, pois há que também perceber os contextos e o porquê de ser ter dito aquilo. E com isto não estou a dizer que é normal ou que o que o Coentrão disse não tem mal nenhum. O que quero dizer é que quem já jogou futebol sabe o que a casa gasta dentro de campo. Já fui chamado de branco de merd*, panelei**, filho da put*, a tua mãe é uma vaca, CABR*O e etc e etc, assim como já chamei de volta. De tudo serve para dizer e tentar comer a cabeça ao adversário e ganhar uma pequena vantagem em campo. Tão simples quanto isto. Editado 28 Janeiro 2018 por DS7 Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 28 Janeiro 2018 Percebo o que o Jimpo está a dizer. Só não consigo concordar que não é um insulto racista exatamente pela característica que ele escolhe, já que falaram aí do Herrera. Podia perfeitamente chamar-lhe tronco de m*rda ( :mrgreen: ) mas preferiu pegar noutra coisa, portanto.. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 28 Janeiro 2018 Podes não ser racista mas podes ter sido racista. :post_lock: Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 28 Janeiro 2018 (editado) É claro que é uma atitude racista mas dai a ele ser racista vai uma diferença, pois há que também perceber os contextos e o porquê de ser ter dito aquilo. E com isto não estou a dizer que é normal ou que o que o Coentrão disse não tem mal nenhum. O que quero dizer é que quem já jogou futebol sabe o que a casa gasta dentro de campo. Já fui chamado de branco de merd*, panelei**, filho da put*, a tua mãe é uma vaca, CABR*O e etc e etc, assim como já chamei de volta. De tudo serve para dizer e tentar comer a cabeça ao adversário e ganhar uma pequena vantagem em campo. Tão simples quanto isto. Então a conversa termina aí e devia-se punir o jogador.. PS: Não falo do árbitro. Falo da liga/federação (de quem for competência) tomar medidas que sejam adequadas.. Editado 28 Janeiro 2018 por toze2 Compartilhar este post Link para o post
DS7 Publicado 28 Janeiro 2018 Então a conversa termina aí e devia-se punir o jogador.. PS: Não falo do árbitro. Falo da liga/federação (de quem for competência) tomar medidas que sejam adequadas.. Concordo em absoluto. Só estava a debater o contexto em que ele o utilizou. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 28 Janeiro 2018 (editado) O Coentrão precisa mas é da Supernanny. Editado 28 Janeiro 2018 por Tio Hans Compartilhar este post Link para o post
DS7 Publicado 28 Janeiro 2018 Mas a cena é que se vais punir por isto então não há futebol pois tens de punir quase todos os jogadores :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 28 Janeiro 2018 Mas a cena é que se vais punir por isto então não há futebol pois tens de punir quase todos os jogadores :mrgreen: O Materazzi foi punido pelo que disse ao Zidane. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 28 Janeiro 2018 continuo sem mudar a minha opinião. Isto é o melhor. O que interessa aqui é a opinião de quem foi injuriado. Basta ele sentir-se mal e apresentar queixa. Compartilhar este post Link para o post