Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedropb13

[Liga NOS] 34ª Jornada

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 22 horas:

Sim, ok é verdade, esqueci-me que o 5º lugar já não dá acesso directo à Liga Europa.

Mas indo mais ao concreto, achas mesmo que o Vitória tem condições para ficar à frente do Braga, de modo consistente? Sem que seja um fluke casual, de um ano que eventualmente corra melhor ao Vitória e pior ao Braga?

Ou seja, nos últimos vá, 15 anos, quantas vezes o Vitória ficou à frente do Braga? Quantas vezes o Vitória disputou, no que se chama mesmo disputar, o acesso à Liga dos Campeões? E quantas vezes o fez o Braga?

Ou seja, o que eu estou a dizer é que, por mais que a rivalidade Às vezes tolde um pouco a visão, os sucesso desportivos do Braga não são um acaso, são fruto de um projecto muito bem sustentado e consistente, que tem já 15 anos de decorrência, sempre incrementalmente crescendo. Não me parece que o Vitória possa chegar ao patamar de similitude assim do dia para a noite, só porque o Presidente diz que sim para ser eleito à justa, ou porque o treinador o diga porque enfim, tem de o dizer, ou porque a volumosa e vibrante massa adepta o muito deseje. As coisas não funcionam assim.

Isto já para não falar das diferenças de orçamento que todos as épocas consistentemente um e outro clube têm. Pedir a um treinador do Vitória (seja ele qual for), que todas as épocas faça melhor que o rival que gasta mais ou menos o dobro que o Vitória é um long stretch. Porém, acontece sempre, e ano após ano o Vitória assa mais um treinador (e até têm tido alguns bons) por causa dessa miragem absurda.

Condições parece não ter, sabendo de antemão como esta direcção gere os planteis e a sua involvência. Confesso que tinha algumas expectativas em relação ao Luis Castro. Geralmente estou de pé atrás com o pessoal com boa imprensa no futebol português e pela análise desta época, tanto em futebol praticado como de classificação foi uma desilusão a todos os niveis.

Vocês tem que distinguir a critica fácil da crítica com conteúdo. Eu não sou treinador de futebol, mas há demasiados erros na elaboração da equipa/plantel e depois em adaptar os processos de jogo aos jogadores e vice versa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vimaranes1922, há 4 minutos:

Condições parece não ter, sabendo de antemão como esta direcção gere os planteis e a sua involvência. Confesso que tinha algumas expectativas em relação ao Luis Castro. Geralmente estou de pé atrás com o pessoal com boa imprensa no futebol português e pela análise desta época, tanto em futebol praticado como de classificação foi uma desilusão a todos os niveis.

Vocês tem que distinguir a critica fácil da crítica com conteúdo. Eu não sou treinador de futebol, mas há demasiados erros na elaboração da equipa/plantel e depois em adaptar os processos de jogo aos jogadores e vice versa.

Sim, com isso concordo. Foi estranha a gritante oscilação de forma do Vitória. Ora arrancava jogos de encher o olho, ora passava ás mãos-cheias de jornadas a jogar um caracol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, Agora:

Sim, com isso concordo. Foi estranha a gritante oscilação de forma do Vitória. Ora arrancava jogos de encher o olho, ora passava ás mãos-cheias de jornadas a jogar um caracol.

Acho que ninguém pode ficar satisfeito quando em muitos jogos esta época a equipa foi incapaz de criar oportunidades ou quanto muito fazer remates enquadrados com a baliza. Isso é frustrante.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vimaranes1922, há 2 minutos:

Acho que ninguém pode ficar satisfeito quando em muitos jogos esta época a equipa foi incapaz de criar oportunidades ou quanto muito fazer remates enquadrados com a baliza. Isso é frustrante.

Mas a questão é: mudar para quem? Ou seja, quem é o treinador concreto que esteja ao alcance do Vitória que possa fazer melhor/bem melhor? O Ivo Vieira, talvez? Quem mais?

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda nao tinha falado mas, GANHAMOS CARALHOOOOO!!! 😄

E vou ter de abandonar este tópico para o ano :61_sob:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Imagino que não seja só aqui...a Premier League tem 6 equipas de Londres por exemplo, quase 1/3.

Não há de ser só em Portugal, mas isto aqui está a ficar inclinado para caramba.

Já tinha feito essa estimativa noutro tópico há uns tempos, mas agora que a época terminou já dá para perceber melhor: se a Primeira Liga fosse dividida em duas zonas geográficas, a Zona Sul, mesmo incluindo as equipas dos arquipélagos, incluiria ainda Tondela e FC Porto (ou Boavista).

É surreal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 6 minutos:

Não há de ser só em Portugal, mas isto aqui está a ficar inclinado para caramba.

Já tinha feito essa estimativa noutro tópico há uns tempos, mas agora que a época terminou já dá para perceber melhor: se a Primeira Liga fosse dividida em duas zonas geográficas, a Zona Sul, mesmo incluindo as equipas dos arquipélagos, incluiria ainda Tondela e FC Porto (ou Boavista).

É surreal.

O FCP já treina do outro lado da ponte, já pode ir para a Zona Sul.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 3 minutos:

É surreal.

Há um problema demográfico associado. A região Norte é grande e a mais populosa de Portugal, com 3,7 milhões de habitantes, mas o grosso dessa população encontra-se precisamente naquele raio onde estão as 10 equipas.

Mas sim, não deixa de ser exagerado. E uma breve visita ao zerozero para ver campeonatos de há 20 ou 30 anos atrás mostram que a região Norte nunca teve mais de 50% de representação no principal campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 horas:

Mas a questão é: mudar para quem? Ou seja, quem é o treinador concreto que esteja ao alcance do Vitória que possa fazer melhor/bem melhor? O Ivo Vieira, talvez? Quem mais?

Sinceramente não sei, poderia dar mil e um nomes, mas preferiria que o Luis Castro corrija os erros. 

O Ivo Vieira fez um bom trabalho, também gosto do Pepa, mas o Pepa tem um defeito que parece ser comum a muitos treinadores. Preparam-se bem contra os grandes e miseráveis contra os outros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Há um problema demográfico associado. A região Norte é grande e a mais populosa de Portugal, com 3,7 milhões de habitantes, mas o grosso dessa população encontra-se precisamente naquele raio onde estão as 10 equipas.

Mas sim, não deixa de ser exagerado. E uma breve visita ao zerozero para ver campeonatos de há 20 ou 30 anos atrás mostram que a região Norte nunca teve mais de 50% de representação no principal campeonato.

Mas esse tem de ser um falso argumento, pois a área metropolitana de Lisboa sozinha tem 2.8M. Mais que Porto e Braga juntos. Ou seja, por essa lógica da população, a Grande Lisboa devia ter os mesmo clubes, pelo menos, que o Eixo Porto-Braga e nem metade tem, ano após ano.

Citação de Vimaranes1922, há 9 minutos:

Sinceramente não sei, poderia dar mil e um nomes, mas preferiria que o Luis Castro corrija os erros. 

O Ivo Vieira fez um bom trabalho, também gosto do Pepa, mas o Pepa tem um defeito que parece ser comum a muitos treinadores. Preparam-se bem contra os grandes e miseráveis contra os outros.

Para eles esses é que interessam pq esses é que dão na TV:7_sweat_smile:

Citação de Black Hawk, há 1 hora:

É surreal.

Pegando no teu post, lembro-me de uma história, mais ou menos apócrifa, que a Liga estaria a equacionar, nos anos de chumbo da Troika, dividir a Segundona em zona Norte e Sul, 12 equipas para cada lado, para que os clubes poupassem uma coroas em viagens (eram anos terríveis de crise, em que os clubes nem patrocinadores conseguiam arranjar), mas que o processo ruiu porque se estudou a coisa e não só o Beira-Mar jogaria no sul (o que de si já seria ridículo), como um clube do distrito do Porto o teria de fazer também. Ou seja isto é crónico já.

E começa mais abaixo. O CNS tinha o sonho meritório de dar representação a todas a áreas do país ao garantir que cada AF colocasse todos os anos um clube a subir. O que tem acontecido é que ano após ano umas três ou quatro vagas do interior vão para a AF do Porto e Braga. Na prática têm sempre subido dois de Braga e do Porto dos distritais a cada ano, e Portalegre e a Guarda ficam a  chuchar no dedo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, Agora:

Seria interessante também saber o número de inscritos em cada associação.

Ah sim, aí a AF Porto e AF Braga dão 15-0 a todas as outras. Em clubes e em prarticantes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 7 horas:

O CNS tinha o sonho meritório de dar representação a todas a áreas do país ao garantir que cada AF colocasse todos os anos um clube a subir. O que tem acontecido é que ano após ano umas três ou quatro vagas do interior vão para a AF do Porto e Braga. Na prática têm sempre subido dois de Braga e do Porto dos distritais a cada ano, e Portalegre e a Guarda ficam a  chuchar no dedo.

Se a Federação se preocupasse tanto com o CNS, como fez esta época com aquela competição dos sub-23, não haveria clubes do Alentejo, etc, a recusar participar na competição

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 7 horas:

Ah sim, aí a AF Porto e AF Braga dão 15-0 a todas as outras. Em clubes e em prarticantes.

Então está aí a explicação...não sei como são as outras distritais, mas a da AF Porto está cheia de equipas. E não tenho dúvidas que a Distrital Série 1 da AF Porto deste ano deve ter sido a mais forte de todas do País, se bem que isso é difícil de quantificar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 4 minutos:

Então está aí a explicação...não sei como são as outras distritais, mas a da AF Porto está cheia de equipas. E não tenho dúvidas que a Distrital Série 1 da AF Porto deste ano deve ter sido a mais forte de todas do País, se bem que isso é difícil de quantificar.

O teu Tirsense devia ficar em 2º lugar (também deve subir, o Mosteirense não quer participar no CdP) A AF Porto tem "primazia". Mas vai ser muito complicado. 

Compartilhar este post

Link para o post

Contra mim falo mas preferia que subisse mesmo uma por AF, e sim isso significa que o Tirsense não sobe porque o Canelas já leva 6 pontos e com 2 jogos por disputar em casa, onde é fortíssimo (em todos os sentidos menos na qualidade de futebol).

Tendo vivido no interior durante 9 anos acabo por sentir um maior apreço por clubes do interior, mas a falta de apoios para dar o salto é muito grande.

Para o meu Tirsense é simples, como vêm na Primeira Liga são 10 clubes num raio de 25km (raio esse que deve ter centro mesmo em Santo Tirso, já que a cidade fica a 25km de Braga e 25km do Porto) e no Campeonato de Portugal não é muito diferente. Para um Mirandês ou um Mosteirense são demasiados custos.

Isto acaba por criar uma bola de neve que num País pequeno como o nosso não devia acontecer. Vejam bem o mapa da Liga Espanhola que puseram aí atrás...há representantes em todos os cantos do País.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Bem agora acabou a liga em campo mas há-de começar a Liga da secretaria. Aposto um testículo em como o Chaves vai pugnar pela descida do Vitória FC, seja pelos incumprimentos financeiros, seja pelos acontecimentos da 32ª jornada.

Compartilhar este post

Link para o post

O Canelas fortíssimo? Só se for a ir às "canetas" dos adversários e fazendo antijogo.. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 51 minutos:

O Canelas fortíssimo? Só se for a ir às "canetas" dos adversários e fazendo antijogo.. 

Citação de Mica, há 5 horas:

(em todos os sentidos menos na qualidade de futebol).

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 horas:

Bem agora acabou a liga em campo mas há-de começar a Liga da secretaria. Aposto um testículo em como o Chaves vai pugnar pela descida do Vitória FC, seja pelos incumprimentos financeiros, seja pelos acontecimentos da 32ª jornada.

Ainda há o Casa Pia vs Real, e vamos ver se a situação da insolvência do Arouca também não ajuda na festa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 8 horas:

O teu Tirsense devia ficar em 2º lugar (também deve subir, o Mosteirense não quer participar no CdP) A AF Porto tem "primazia". Mas vai ser muito complicado. 

Vai o Eletrico 

Compartilhar este post

Link para o post

Para o ano não têm o Mota na primeira divisão (infelizmente), segundo uma foto do clube no Facebook, tudo indica que o Mota continua cá.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, Agora:

Para o ano não têm o Mota na primeira divisão (infelizmente), segundo uma foto do clube no Facebook, tudo indica que o Mota continua cá.

Nem passas pelo núcleo do teu clube…..

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...