Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[UEL] Braga 2-2 Zorya (RF)

Publicações recomendadas

4 minutos atrás, Axadrezado disse:

Natural.
Eu sou do tempo em que o Boavista eliminava o PSG do Ronaldinho, ganhava ao Nantes (campeão) e só perde porque foi assaltado com o Auxerre. 

Tinha eu uns 5 anos nessa altura, de certeza que não me ouvias a defender a Liga Francesa :mrgreen:

Acho que esta discussão que tive por cá foi há uns 2/3 anos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Assim, o Braga vai ter um calendário muito menos preenchido, mas f*da-se o tugão anda mesmo na m*rda. 

Compartilhar este post

Link para o post
29 minutos atrás, Quan Chi disse:

Já sabia... Ainda fiz aquela introdução no segundo parágrafo propositadamente para não te revoltares, mas pronto, vou ser mais claro: a performance dos 3 grandes nos últimas épocas tem sido muito fraca, à cabeça o Benfica na época passada e também o Sporting nas duas anteriores. Considero até que os fracassos dos "grandes", nomeadamente os três que referi, são bem mais reprováveis que os fracassos que os "pequenos" vão tendo.

No entanto, não há nenhuma grande liga que viva da performance europeia de 1 ou 2 clubes, e se nós queremos ser uma liga importante, os "pequenos" têm que contribuir muito mais do que o que têm feito. O argumento da centralização dos argumentos televisivos é totalmente válido, mas não pode nunca ser utilizado para justificar derrotas contra equipas desconhecidas da Ucrânia, Polónia, Áustria, Suécia, etc.

Contente? 🙂

Acho que não percebeste bem o sentido da minha revolta.

Tu até identificas bem o problema: Não é possível sermos bem sucedidos em termos europeus a depender da performance de 1 ou 2 (ou 3) clubes. Os outros têm que contribuir mais.

A minha "revolta" surge devido ao seguimento do teu raciocínio. Apontas o dedo aos pequenos e dizes: Assim não pode ser! Têm que começar a ganhar jogos na Europa e não quero desculpas!

Isso está profundamente errado. É como se tu fosses um médico e diagnosticasses corretamente uma criança com má nutrição. Sendo que a solução que avanças é apontar o dedo aos pais e dizer que assim não pode ser, que a criança tem que ser bem alimentada para ficar saudável. Sem considerares que os pais, se calhar, não têm condições financeiras para pôr na mesa mais do que uma côdea de pão. Não resolves nada.

A questão é que a fraca qualidade em termos europeus dos pequenos afeta diretamente os grandes. Os grandes deveriam preocupar-se seriamente com isso. Deviam lutar para aumentar a qualidade média das equipas portuguesas e não o fazem. Não o fazem porque não querem ter mais concorrência a nível interno. Mas se não abrirem os olhos rapidamente tornam-se, eles próprios, irrelevantes em termos europeus.

Os direitos televisivos são apenas uma parte do problema. Está tudo por fazer em Portugal. Há que valorizar o futebol em Portugal em vez de se valorizar apenas os Grandes. Há que mudar as políticas de empréstimos, de contratações. Tem que ser preferível pagar 5 M € por um ou dois jogadores a clubes nacionais do que derreter 10 M € em meia dúzia de jogadores de clubes estrangeiros, engordando comissionistas. Há que dar espaço ao crescimento dos clubes pequenos. É muito bonito ter Casas e Núcleos em todas as terreolas do país, é sinal de grandeza, mas isso contribui também para secar a influência que os clubes locais podem ter nas populações das suas próprias cidades.

Os Grandes têm décadas de trabalho feito a secar tudo o que está à sua volta. E todos somos responsáveis por isso. Foi um modelo que deu os seus frutos mas hoje já não funciona.

Editado por Descartes
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Impressão minha ou os adeptos do Braga estavam a cantar "Zorya m*rda" enquanto ganhavam?

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, Axadrezado disse:

Natural.
Eu sou do tempo em que o Boavista eliminava o PSG do Ronaldinho, ganhava ao Nantes (campeão) e só perde porque foi assaltado com o Auxerre. 

Pensava que eras mais novo 😮

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, Keef disse:

Impressão minha ou os adeptos do Braga estavam a cantar "Zorya m*rda" enquanto ganhavam?

Impressão tua.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
40 minutos atrás, Descartes disse:

Tu até identificas bem o problema: Não é possível sermos bem sucedidos em termos europeus a depender da performance de 1 ou 2 (ou 3) clubes. Os outros têm que contribuir mais.

A minha "revolta" surge devido ao seguimento do teu raciocínio. Apontas o dedo aos pequenos e dizes: Assim não pode ser! Têm que começar a ganhar jogos na Europa e não quero desculpas!

Isso está profundamente errado. É como se tu fosses um médico e diagnosticasses corretamente uma criança com má nutrição. Sendo que a solução que avanças é apontar o dedo aos pais e dizer que assim não pode ser, que a criança tem que ser bem alimentada para ficar saudável. Sem considerares que os pais, se calhar, não têm condições financeiras para pôr na mesa mais do que uma côdea de pão. Não resolves nada.

A questão é que a fraca qualidade em termos europeus dos pequenos afeta diretamente os grandes. Os grandes deveriam preocupar-se seriamente com isso. Deviam lutar para aumentar a qualidade média das equipas portuguesas e não o fazem. Não o fazem porque não querem ter mais concorrência a nível interno. Mas se não abrirem os olhos rapidamente tornam-se, eles próprios, irrelevantes em termos europeus.

Os direitos televisivos são apenas uma parte do problema. Está tudo por fazer em Portugal. Há que valorizar o futebol em Portugal em vez de se valorizar apenas os Grandes. Há que mudar as políticas de empréstimos, de contratações. Tem que ser preferível pagar 5 M € por um ou dois jogadores a clubes nacionais do que derreter 10 M € em meia dúzia de jogadores de clubes estrangeiros, engordando comissionistas. Há que dar espaço ao crescimento dos clubes pequenos. É muito bonito ter Casas e Núcleos em todas as terreolas do país, é sinal de grandeza, mas isso contribui também para secar a influência que os clubes locais podem ter nas populações das suas próprias cidades.

Os Grandes têm décadas de trabalho feito a secar tudo o que está à sua volta. E todos somos responsáveis por isso. Foi um modelo que deu os seus frutos mas hoje já não funciona.

Porque achas então que existe uma diferença tão significativa, por exemplo, entre as performances dos clubes portugueses e as performances dos clubes alemães, na Europa? Porque tirando a parte das receitas televisivas, que são incomparavelmente superiores por lá, vejo bastantes denominadores comuns, como o facto do monopólio do campeonato estar centrado em um ou dois candidatos ao título, da maior equipa do país secar todos os clubes em redor ficando consecutivamente com os melhores jogadores à disposição e impedindo dessa forma que se criem condições para que os outros clubes cresçam e se tornem ameaças. Até falas das casas e dos núcleos, o Bayern está no top 3 de clubes do mundo com maior número de sócios activos. Não obstante, não é por isso que os clubes alemães, maiores e menos grandes, fazem boas figuras na Europa, chegando aos últimos 8, últimos 4 e inclusivamente finais europeias.

Eu respeito o teu ponto de vista, mas não consigo engolir essa história dos coitadinhos, pelo menos não neste panorama. Se me dissesses que é por causa do Benfica, do Porto e do Sporting, que as equipas da segunda linha do nosso campeonato não conseguem competir com equipas de segunda linha de campeonatos tão bons ou melhores que o nosso, como o inglês, o espanhol, o alemão, o italiano, o francês até era capaz de te dar razão, mas simplesmente não concordo que seja por causa do modus operandi do Benfica, do Porto e do Sporting que equipas como o Braga, o Rio Ave e Vitória de Guimarães, não consigam ganhar jogos a equipas de segunda linha de campeonatos periféricos, como o 4º classificado da liga ucraniana, levar 4 golos em casa do vice campeão polaco ou ficar atrás duma equipa do meio da tabela da Turquia numa fase de grupos da Liga Europa. 

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entendo o teu ponto, Descartes. E se se aplicava, em parte, ao Rio Ave, não se aplica, de todo, ao Braga. Se há eucalipto dos "pequenos", nos últimos anos esse eucalipto é o Braga. 

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, IlidioMA disse:

Este Sequeira também é tão bom para isto como eu para o crochet.. 

O facto do Sequeira jogar na 1ª liga é um dos maiores mistérios da humanidade, para mim. O Braga não tem nenhum júnior de um nível superior? Não é assim tão complicado...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
32 minutos atrás, Descartes disse:

Ou não me expliquei bem ou não percebeste o que eu quis dizer. "Não quero desculpas" em jogos em relação aos quais as equipas portuguesas sejam claramente favoritas, e isto serve tanto para os "pequenos" como para os "grandes". Porque sem dúvida que a questão da fraca competitividade do campeonato é grave e não deve nunca ser menorizada.

No entanto, e independentemente deste problema, considero ridículo que um "pequeno" não consiga eliminar equipas às quais em teoria é inequivocamente superior: Altach, Jagiellonia, Zorya, etc. Tal como considero ridícula a campanha do Benfica na época passada, a derrota do Sporting com o Skenderbeu ou até a eliminação do Porto em Málaga. As diferenças de qualidade das equipas são, ou deveriam ser, de tal ordem que não existe defesa possível.

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, Poeira disse:

O facto do Sequeira jogar na 1ª liga é um dos maiores mistérios da humanidade, para mim. O Braga não tem nenhum júnior de um nível superior? Não é assim tão complicado...

Tem o Aílton.

Compartilhar este post

Link para o post
21 minutos atrás, Carmelo Anthony disse:

Tem o Aílton.

Sim, eu sei, mas esse é tão superior que nem vale a pena a discussão. Não sei se estará lesionado, para que se justifique a ausência.

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto ressabiamento com o Braga do Abel. Comeu a prima de alguém ou está a escapar-me alguma coisa ?

Continuam a ser uma das equipas que melhor joga em Portugal mesmo tendo sido eliminados por uma equipa de trolhas da Ucrânia.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Pickle Rick disse:

Tanto ressabiamento com o Braga do Abel. Comeu a prima de alguém ou está a escapar-me alguma coisa ?

Continuam a ser uma das equipas que melhor joga em Portugal mesmo tendo sido eliminados por uma equipa de trolhas da Ucrânia.

Mas tal como o Rio Ave, defende demasiado mal para as ambições que o clube tem.

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, Ricardo Pinto disse:

Mas tal como o Rio Ave, defende demasiado mal para as ambições que o clube tem.

Defende ? Só se avaliarmos o trabalho todo pelos 2 jogos feitos e num deles a culpa dos golos nem recai na organização defensiva mas sim em erros de carácter individual (vs Nacional por causa do Matheus).

O Rio Ave defende bem pior.

E colocar o Braga no mesmo saco do Rio Ave não faz sentido nenhum, o Abel tem trabalho de trás para mostrar e não é este eliminação que apaga o que já foi feito e pode vir a ser feito.

Não existe desculpa para esta eliminação, o próprio Abel sabe e disse isso mas não percebo o desdém a este Braga.

Editado por Pickle Rick

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Poeira disse:

Sim, eu sei, mas esse é tão superior que nem vale a pena a discussão. Não sei se estará lesionado, para que se justifique a ausência.

Está lesionado. Caso contrário, seria quase criminoso preteri-lo pelo Sequeira.

Muito fraco, sempre que o vejo jogar é o elemento menos, destoa imenso ali.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Joao Pedro disse:

Porque achas então que existe uma diferença tão significativa, por exemplo, entre as performances dos clubes portugueses e as performances dos clubes alemães, na Europa? Porque tirando a parte das receitas televisivas, que são incomparavelmente superiores por lá, vejo bastantes denominadores comuns, como o facto do monopólio do campeonato estar centrado em um ou dois candidatos ao título, da maior equipa do país secar todos os clubes em redor ficando consecutivamente com os melhores jogadores à disposição e impedindo dessa forma que se criem condições para que os outros clubes cresçam e se tornem ameaças. Até falas das casas e dos núcleos, o Bayern está no top 3 de clubes do mundo com maior número de sócios activos. Não obstante, não é por isso que os clubes alemães, maiores e menos grandes, fazem boas figuras na Europa, chegando aos últimos 8, últimos 4 e inclusivamente finais europeias.

Eu respeito o teu ponto de vista, mas não consigo engolir essa história dos coitadinhos, pelo menos não neste panorama. Se me dissesses que é por causa do Benfica, do Porto e do Sporting, que as equipas da segunda linha do nosso campeonato não conseguem competir com equipas de segunda linha de campeonatos tão bons ou melhores que o nosso, como o inglês, o espanhol, o alemão, o italiano, o francês até era capaz de te dar razão, mas simplesmente não concordo que seja por causa do modus operandi do Benfica, do Porto e do Sporting que equipas como o Braga, o Rio Ave e Vitória de Guimarães, não consigam ganhar jogos a equipas de segunda linha de campeonatos periféricos, como o 4º classificado da liga ucraniana, levar 4 golos em casa do vice campeão polaco ou ficar atrás duma equipa do meio da tabela da Turquia numa fase de grupos da Liga Europa. 

Porque os clubes alemães em regra têm melhores equipas do que os clubes portugueses.

Quando falo em "secar" não me refiro aos melhores jogadores. Estou a falar de adeptos. De massa crítica, que proporciona receitas de bilheteira, audiências, receitas de merchandising, patrocínios e, sobretudo, exigência. Tu queres comparar médias de assistências aos jogos de 40.000 para 4 ou 5 mil que temos em Portugal (se retirarmos os jogos que envolvem os grandes)? O Bayern até pode ser um dos clubes mundiais com mais sócios mas duvido que constituam a maioria dos espetadores presentes nos jogos que disputam em Hoffenheim, Hamburgo, Frankfurt ou outra cidade qualquer da Alemanha. E queres comparar essa realidade com a que temos em Portugal? Em que a maioria dos poucos adeptos que acompanham regularmente um Tondela, um Chaves ou um Portimonense torcem pelo clube da terra em todos os jogos... menos num?

Eu não digo que a culpa é do Benfica, Porto e Sporting. Digo que é da fraca qualidade dos nossos clubes mais modestos. E eles são fracos porque o sistema montado no futebol português (a todos os níveis, desde a comunicação social às estruturas responsáveis pela sua gestão) não lhes dá espaço de crescimento. É um sistema que se esgota no acompanhamento e nas necessidades dos Grandes. A única culpa que aponto aos Grandes é o facto de eles terem dificuldade em perceber que são, nesta altura, quem mais perde com a fraca qualidade dos restantes clubes nacionais.

1 hora atrás, Carlos Gouveia disse:

Eu entendo o teu ponto, Descartes. E se se aplicava, em parte, ao Rio Ave, não se aplica, de todo, ao Braga. Se há eucalipto dos "pequenos", nos últimos anos esse eucalipto é o Braga. 

Não percebo como. Com 2 ou 3 exemplos talvez fosse mais fácil lá chegar.

1 hora atrás, Quan Chi disse:

Ou não me expliquei bem ou não percebeste o que eu quis dizer. "Não quero desculpas" em jogos em relação aos quais as equipas portuguesas sejam claramente favoritas, e isto serve tanto para os "pequenos" como para os "grandes". Porque sem dúvida que a questão da fraca competitividade do campeonato é grave e não deve nunca ser menorizada.

No entanto, e independentemente deste problema, considero ridículo que um "pequeno" não consiga eliminar equipas às quais em teoria é inequivocamente superior: Altach, Jagiellonia, Zorya, etc. Tal como considero ridícula a campanha do Benfica na época passada, a derrota do Sporting com o Skenderbeu ou até a eliminação do Porto em Málaga. As diferenças de qualidade das equipas são, ou deveriam ser, de tal ordem que não existe defesa possível.

Isso do ser claramente favorito é subjetivo. O que é um dado é que esse suposto favoritismo está cada vez mais difícil de provar em campo. Tenho cada vez mais dificuldade em acreditar que o nível médio do campeonato português seja superior aos campeonatos da Áustria, Polónia, Ucrânia e outros que tais.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Pickle Rick disse:

Defende ? Só se avaliarmos o trabalho todo pelos 2 jogos feitos e num deles a culpa dos golos nem recai na organização defensiva mas sim em erros de carácter individual (vs Nacional por causa do Matheus).

O Rio Ave defende bem pior.

E colocar o Braga no mesmo saco do Rio Ave não faz sentido nenhum, o Abel tem trabalho de trás para mostrar e não é este eliminação que apaga o que já foi feito e pode vir a ser feito.

Não existe desculpa para esta eliminação, o próprio Abel sabe e disse isso mas não percebo o desdém a este Braga.

Defende mal sim, tal como o Rio Ave, e foi isso que causou a eliminação de ambas as equipas.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
6 horas atrás, Carlos Gouveia disse:

lol, tu e o teu odiozinho ao Braga. 

Como o Hugo diz, fomos eliminados graças a erros individuais dos defesas, não descontando que tenha havido também um pouco de culpa por parte do Abel ao montar a equipa. Mas porra, até contra o Nacional sofremos 2 golos por culpa dos jogadores (nomeadamente, do Matheus, burro como uma porta). O trabalho passado do Abel dá-me confiança de que a equipa vai estar muito forte no campeonato, e oxalá se possam fazer coisas bonitas esta época apesar desta eliminação.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Vendo a maneira como o Braga jogou e as declarações pós jogo, para mim, a ideia era sair da Europa para se concentrarem só no campeonato.

Se eu já estava com receio antes agora é de certeza, cuidado com o Braga.

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Poeira disse:

7 horas atrás, Carmelo Anthony disse:

Tem o Aílton.

7 horas atrás, Poeira disse:

6 horas atrás, Gonzalo Teixeira disse:

Está lesionado. Caso contrário, seria quase criminoso preteri-lo pelo Sequeira.

Muito fraco, sempre que o vejo jogar é o elemento menos, destoa imenso ali.

O Sequeira é um lateral horrível.

E quanto ao Ailton, ele estava castigado. 

Compartilhar este post

Link para o post

Vendo a maneira como o Braga jogou e as declarações pós jogo, para mim, a ideia era sair da Europa para se concentrarem só no campeonato.

Se eu já estava com receio antes agora é de certeza, cuidado com o Braga

LOL

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Almeno disse:

Pensava que eras mais novo 😮

Era novinho mas já lá andava. 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...