Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[Copa dos Libertadores] River Plate 3-1 Boca Juniors (RF)

Publicações recomendadas

Espera, espera, espera lá. A final da Copa Libertadores vai ser disputada em Madrid, capital do país colonizador de quase todos os países da América do Sul, e disputada no Santiago Bernabeu, estádio onde joga o clube geralmente conotado com a monarquia espanhola?

Isto está a tornar-se um meme engraçado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, Agora:

Espera, espera, espera lá. A final da Copa Libertadores vai ser disputada em Madrid, capital do país colonizador de quase todos os países da América do Sul, e disputada no Santiago Bernabeu, estádio onde joga o clube geralmente conotado com a monarquia espanhola?

Isto está a tornar-se um meme engraçado.

Já se tornou. Páginas como o Cantinho dos Torcedores, por exemplo, já estão a usar isso como argumento de gozo.

Compartilhar este post

Link para o post

É humilhante. É preferível que não se jogue. É uma chapada ao fã sul americano. Porque não Uruguai? Ou Paraguai? Ou Chile?

Estima-se que tenha 50 milhões de euros de impacto na economia em Madrid, provavelmente não seria tanto noutra cidade sul americana mas é dinheiro que se tira que devia ser deles. Mas nem é o dinheiro, é mesmo a falta de respeito que se tem pelos sul americanos.

Esta gente da Comnebol mete-me nojo.  

Btw, o comité de disciplina não acolheu a argumentação do boca. Eles já responderam e anunciam sue vão recorrer ao TAS e outras instâncias mas tudo indica que vão jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho um exagero essa conotação antagónica "Libertadores/Madrid" que se está a fazer em torno desta final. Como se o epíteto "Libertadores da América" não fosse mais que uma romantização posterior dos factos históricos ocorridos no primeiro quartel do século XIX, tentando fazer do colonialismo das Américas equivalente ao colonialismo da África e dos subcontinente indiano, postergando o facto de os "colonizados" e os "libertadores" serem, basicamente o mesmo povo dos "colonizadores" e dos "opressores", quando não, o próprio instrumento dessa colonização e opressão dos povos que sim, eram os originários titulares das terras colonizadas.

Ademais é uma presunção de que a América Latina não tenha ligações históricas e ainda vivas com Madrid, independentemente das eventuais feridas do colonialismo, que têm já 200 anos (logo, quão abertas podem estar?) e que foram causadas de modo indelével não nos povos que genericamente hoje habitam as Américas em termos maioritários, mas nos pretéritos, que desaparecerem por acção e para dar lugar a estes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 32 minutos:

Acho um exagero essa conotação antagónica "Libertadores/Madrid" que se está a fazer em torno desta final. Como se o epíteto "Libertadores da América" não fosse mais que uma romantização posterior dos factos históricos ocorridos no primeiro quartel do século XIX, tentando fazer do colonialismo das Américas equivalente ao colonialismo da África e dos subcontinente indiano, postergando o facto de os "colonizados" e os "libertadores" serem, basicamente o mesmo povo dos "colonizadores" e dos "opressores", quando não, o próprio instrumento dessa colonização e opressão dos povos que sim, eram os originários titulares das terras colonizadas.

Ademais é uma presunção de que a América Latina não tenha ligações históricas e ainda vivas com Madrid, independentemente das eventuais feridas do colonialismo, que têm já 200 anos (logo, quão abertas podem estar?) e que foram causadas de modo indelével não nos povos que genericamente hoje habitam as Américas em termos maioritários, mas nos pretéritos, que desaparecerem por acção e para dar lugar a estes.

é verdade que houve muitos imigrantes em certos países sul americanos que nada têm a ver com colonialismo, mas still, muitos dos países ainda têm ascendência indía(bolivia equador peru) ou negra(colombia, brasil). Ademais, tanto portugal como espanha delapidaram recursos desses países que hoje deveria ser deles.

Mas pronto, eu não gosto muito de falad do colonialismo como algo excepcionalmente mau, muitos povos da altura roubavam recursos a outros, traficavam/escravizavam pessoas. Mas não é por historicamente não nos termos de nos sentir mal e culpados que não devemos reconhecer os factos históricos. E pelo menos em termos simbólicos isto não parece bem. A europa está a tirar algo que devia pertencer aos sul americanos, tanto em termos de espectáculo como económico.(vai ser madrid que vai beneficiar com a atividasd economica que gera a final da copa não uma cidade sul americana).

Caramba, Isto é uma competição da América, tem de ser realizada lá!

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto muito faziam o jogo como "abertura" do Mundial de Clubes.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi só surgir o pretexto (que não é de desvalorizar ou relativizar, mas que assumiu claramente esse papel), e aí estão as instituições internacionais do futebol, a lançarem os seus tentáculos para a criação de mais uma palhaçada de proporções gigantescas.

A cidade de Buenos Aires deve estar a delirar com a possibilidade de poder apoiar os seus clubes, no jogo mais importante das suas vidas, a uma singela distância de 10 000 kms. Saquearam-nos a sangue frio em nome do "espectáculo" e nem deixaram um "obrigado".

Isto é muito mais revoltante ou frustrante que qualquer agressão física (que, já de si, é também algo muito revoltante). Mais valia nem haver jogo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem lá, se calhar sou o único que estou a ver a coisa assim, mas acho evidentíssimo que o jogo não se podia realizar na Argentina, nem aqueles dementes merecem acolher este tipo de jogos (tanto é que na Argentina está proíbido por decreto os adeptos dos clubes visitantes irem aos estádios, por alguma coisa é)...

Acho que não vale a pena fazermos o papel de virgens ofendidas e tomarmos as dores de uma gente que é psicopaticamente demente no que toca ao futebol e que uma e outra vez se batem e matam em níveis não vistos em mais lado nenhum do mundo.

Já foi uma sorte a primeira mão ter corrido bem.

Agora, para onde a final devia ser levada, ah isso é outra questão, e é todo outro debate com várias posições possíveis de tomar. Eu também acho que devia ficar na América Latina, mas quando já se estava a falar dos Dubais e Catares e Chinas e sitios desses, só para fazer umas coroas, acho que faz mais sentido ir para o Bernabéu, honestamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 47 minutos:

Foi só surgir o pretexto (que não é de desvalorizar ou relativizar, mas que assumiu claramente esse papel), e aí estão as instituições internacionais do futebol, a lançarem os seus tentáculos para a criação de mais uma palhaçada de proporções gigantescas.

A cidade de Buenos Aires deve estar a delirar com a possibilidade de poder apoiar os seus clubes, no jogo mais importante das suas vidas, a uma singela distância de 10 000 kms. Saquearam-nos a sangue frio em nome do "espectáculo" e nem deixaram um "obrigado".

Isto é muito mais revoltante ou frustrante que qualquer agressão física (que, já de si, é também algo muito revoltante). Mais valia nem haver jogo.

Ipsis verbis

Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

Desculpem lá, se calhar sou o único que estou a ver a coisa assim, mas acho evidentíssimo que o jogo não se podia realizar na Argentina, nem aqueles dementes merecem acolher este tipo de jogos (tanto é que na Argentina está proíbido por decreto os adeptos dos clubes visitantes irem aos estádios, por alguma coisa é)...

Acho que não vale a pena fazermos o papel de virgens ofendidas e tomarmos as dores de uma gente que é psicopaticamente demente no que toca ao futebol e que uma e outra vez se batem e matam em níveis não vistos em mais lado nenhum do mundo.

Já foi uma sorte a primeira mão ter corrido bem.

Agora, para onde a final devia ser levada, ah isso é outra questão, e é todo outro debate com várias posições possíveis de tomar. Eu também acho que devia ficar na América Latina, mas quando já se estava a falar dos Dubais e Catares e Chinas e sitios desses, só para fazer umas coroas, acho que faz mais sentido ir para o Bernabéu, honestamente.

Se não podiam fazer no monumental que fizessem em campo neutro noutra cidade da argentina. 

Se não puderem fazer em campo neutro que joguem na AMÉRICA porque isto é uma competição da AMÉRICA!

Não é por se ter falado em dubai e qatar que madrid passa a ser aceitável. É tudo vergonhoso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ascom, há 4 minutos:

Se não podiam fazer no monumental que fizessem em campo neutro noutra cidade da argentina. 

Se não puderem fazer em campo neutro que joguem na AMÉRICA porque isto é uma competição da AMÉRICA!

Não é por se ter falado em dubai e qatar que madrid passa a ser aceitável. É tudo vergonhoso.

fazer na argentina brincar com o fogo. O River e o Boca são gigantes, têm adeptos fanáticos em todo o lado lá, nem que fosse em Tucumán, quase na Bolívia tinha potencial para dar molho, do grosso.

De resto, sim, fazer na América Latina era o melhor. Ou no máximo, nos EUA, que têm outro experiência com grandes eventos desportivos, não ia haver m*rda destas assim e sempre era no Novo Mundo.

Mas se nenhuma dessas hipóteses se colocou, e se a que estava de cima da mesa era, outra vez, dar estes momentos à malta do pilim, para os sheiks irem ver o jogo com grande enfado, epá, desculpem lá mas o futebol não é isso. Faria-me mais confusão ira para o Catar, do que ir para Madrid.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 4 minutos:

fazer na argentina brincar com o fogo. O River e o Boca são gigantes, têm adeptos fanáticos em todo o lado lá, nem que fosse em Tucumán, quase na Bolívia tinha potencial para dar molho, do grosso.

De resto, sim, fazer na América Latina era o melhor. Ou no máximo, nos EUA, que têm outro experiência com grandes eventos desportivos, não ia haver m*rda destas assim e sempre era no Novo Mundo.

Mas se nenhuma dessas hipóteses se colocou, e se a que estava de cima da mesa era, outra vez, dar estes momentos à malta do pilim, para os sheiks irem ver o jogo com grande enfado, epá, desculpem lá mas o futebol não é isso. Faria-me mais confusão ira para o Catar, do que ir para Madrid.

Este não vai ser o último river boca da história. Para o ano jogam outra vez 2 vezes pelo menos. Também não se vai realizar? 

E sim colocou-se essa hipótese de se fazer no uruguai ou paraguai mas os dirigentes sul americanos querem fazer guita. A alternativa não é qatar china ou madrid, isso é uma falsa equivalência para se justificar esta escolha vergonhosa.

E não concordo também com américa do norte. Isto é uma competição sul americana! Tem de se jogar na américa do sul para fãns sul americanos e têm de ser estes países a beneficiar económicamente disso !

Isto é um saque a céu aberto. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ascom, há 4 minutos:

Este não vai ser o último river boca da história. Para o ano jogam outra vez 2 vezes pelo menos. Também não se vai realizar? 

E sim colocou-se essa hipótese de se fazer no uruguai ou paraguai mas os dirigentes sul americanos querem fazer guita. A alternativa não é qatar china ou madrid, isso é uma falsa equivalência para se justificar esta escolha vergonhosa.

E não concordo também com américa do norte. Isto é uma competição sul americana! Tem de se jogar na américa do sul para fãns sul americanos e têm de ser estes países a beneficiar económicamente disso !

Isto é um saque a céu aberto. 

Tudo certo, estou em acordo contigo, menos na questão de achar Madrid e o Qatar escolhas equivalentes.

Quanto ao bold, na Argentina, oor causa da crónica violência entre hinchas, os adeptos da equipa visitante já não podem ir aos estádios dos rivais, portanto, responde à tua pergunta, e simultaneamente, também diz tudo sobre a forma como aqueles animais gostam de estar no Estádio.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post

40 mil para público em geral e 10 mil para os hinchas? LOL

Quando se pensa que não dá para piorar o cenário. Minha nossa.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o river se recusar mesmo, eu não tinha meias medidas e atribuia a taça ao Boca. Foram os hinchas deles que causaram a m*rda, já têm muita sorte de a CONMEBOL lhes dar a hipótese de disputar a taça em campo. 

Aliás, eu até acho que a CONMEBOL devia ter dado a taça logo ao Boca, porque essa era a única punição que iria doer ao River e aos seus hinchas. 400 mil€ de multa e dois jogos À porta fechada? pff.

Compartilhar este post

Link para o post

Cada intervenção, cada notícia, cada decisão, só servem para piorar uma situação já de si ridícula.

Compartilhar este post

Link para o post

A FIFA fazer alguma coisa decente? LOL eles só querem saber de €€€.

Compartilhar este post

Link para o post

Bilhetes a partir de 400 e tal dolares btw

Citação de Gui Fla, há 10 horas:

http://www.cariverplate.com.ar/comunicado-de-prensa-1-12

O River emitiu um comunicado onde afirma se recusar a jogar na Espanha.

Como ambos os clubes recusaram (mesmo que por motivos diferentes), tudo nos leva a crer que a CONMEBOL e a FIFA decidiram o local da final sem consultar os clubes.

Mas achas que não vão mesmo jogar?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...