Boitswana Publicado 1 Julho 2020 Citação de Pickle Rick, há 2 horas: O Benfica devia começar por construir a base e não o telhado, e a base neste momento é assegurar um treinador que tenha os mesmos ideais/ideias que e estrutura diz ter. Só depois é que se constrói as paredes e o telhado contratando jogadores. Ou vão contratar o treinador com base em se ele coloca a jogar essas tais oportunidades de negócio? Para mim a escolha do treinador não só deve obedecer é essa tal matriz que a estrutura defende e idealiza como também, mais importante ainda, deve ir ao encontro daquilo que são as características dos jogadores que compõem o plantel. Por exemplo, se a ideia/projecto passa por uma aposta vincada na formação, não fará qualquer sentido apostar num treinador com o perfil do JJ - e aqui estamos no campo da tal ideia/ideal da estrutura. Mas também importa olhar para o plantel e perceber que tipo de jogadores é que temos à disposição. Ora, se o JJ é famoso por seguir um único modelo em toda a carreira e nós chegamos à conclusão que os jogadores encaixariam melhor noutro sistema, também não fará qualquer sentido apostar nele. Aquele argumento que o treinador também tem que ter a capacidade de se adaptar ou reinventar pode ser válido, mas acho que na grande maioria dos casos, a probabilidade de sucesso é extremamente reduzida. Vejam o caso do Rui Vitória. Sempre fiel ao seu 4-3-3 ao longo da carreira e quando chega ao Benfica recebe uma herança de 6 anos em 4-4-2, com rotinas bem criadas e definidas. A verdade é que ele próprio pareceu muitas vezes perdido, sem saber que caminho seguir. Por um lado já tinha uma equipa bem oleada num 4-4-2 - podia aproveitar esse trabalho e dar-lhe o seu cunho pessoal. Por outro lado, podia marcar uma posição desde o início e mudar radicalmente de abordagem/estratégia - seguindo o seu esquema preferencial. No fundo, deixou sempre a imagem de andar um bocado ao sabor do vento e o seu trajecto ficou marcado por uma grande intermitência - nem sempre aproveitada da melhor forma pelos rivais. Olhemos agora para um exemplo mais actual e mais familiar para mim - o F.C.Porto. Vamos imaginar que o SC sai no final da época. Quem é o senhor que se segue?! Qual será a melhor aposta (procurando não olhar excessivamente para o facto dos alvos serem mais ou menos realistas)? Eu olho para o plantel do F.C.Porto e vejo, acima de tudo, que os médios mais criativos beneficiariam imenso de uma mudança de sistema. Focando-me mais nesse sector (talvez o mais importante por ser o "motor" da equipa) e admitindo as prováveis saídas do Danilo, do Otávio e até quem sabe do Loum, ficamos com: Uribe, S. Oliveira, Vitinha, Baró, Nakajima e F. Vieira (embora os 2 últimos possam ser mais considerados para as alas). Tanto o Uribe como o S. Oliveira acho que podem jogar no vértice recuado do meio campo. Vejo-os como "6" construtores, um pouco à imagem de um R. Neves, por exemplo. Pode ser apenas por gosto pessoal, prefiro um "6" com essa capacidade de construção e qualidade no passe a um trinco à moda antiga, mas acho sinceramente que qualquer um deles beneficiaria em jogar mais recuado. Para a posição "8" acho que ficaria a faltar um médio mais intenso, mais dinâmico, mais rotativo, um box-to-box de passada larga e com boa chegada à área - por isso é que sou da opinião que o Racic era o reforço perfeito (qual Milinkovic-Savic). Para a posição de "8,5"/"10", um médio mais refinado, com maior liberdade criativa, com boa visão de jogo e com boa noção de ocupação de espaços, procurando cair várias vezes no espaço entre linhas (entre o sector defensivo e os médios adversários), ficávamos bem servidos com Vitinha e Baró - podendo a espaços contar também com F. Vieira e Nakajima para essas funções. Olhando para o que acabei de apontar, fica evidente que o SC com este modelo e esta ideia de jogo, não tira o melhor partido das qualidades/virtudes dos médios que tem à sua disposição. Portanto, futuramente o ideal é encontrar um treinador que não tenha reservas em apostar nos miúdos (há muitos putos promissores e não apenas para o meio campo) e que, simultaneamente, procure um jogo de maior domínio e controlo, privilegiando a posse de bola. Jogadores como Uribe, S. Oliveira, Vitinha, Baró, F. Vieira, Nakajima querem é bolinha no pé e assumir o jogo e não ver a bola passar-lhes invariavelmente por cima, com passes despejados da defesa em direcção aos avançados - estilo Kick & Rush anos 60/70... PS: Tive que parar, esta m*rda já ia longa demais... 1 1 Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 1 Julho 2020 Por mais irónico que possa parecer, ainda vai ser o Covid19 a "safar" o Vieira. É que as coisas no Brasil estão cada vez pior. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 1 Julho 2020 Citação de Koper, há 6 horas: Um bom texto de um conhecido meu: https://24.sapo.pt/opiniao/artigos/o-benfica-sem-o-vieira-ja-era-a-maior-instituicao-portuguesa-no-mundo Porque raio fui eu ler os comentários... Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 2 Julho 2020 (editado) De todos os nomes que foram falados, que venha o Gallardo. Editado 2 Julho 2020 por HIM Compartilhar este post Link para o post
Enzo Publicado 2 Julho 2020 Vieira vai com o c****** e vem o Gallardo com o Aimar a adjunto, isso sim é que era. Compartilhar este post Link para o post
Panda Bear Grylls Publicado 2 Julho 2020 Eu ia buscar o Arn Slot e três jogadores ao AZ, Koopmeiners, Stengs e Boadu Compartilhar este post Link para o post
Chazzy Chazz Publicado 2 Julho 2020 Citação de Enzo, há 46 minutos: Vieira vai com o c****** e vem o Gallardo com o Aimar a adjunto, isso sim é que era. O Aimar era capaz de trazer menos "controvérsia" na escolha do Gallardo para muitos benfiquistas. Aqueles com quem tenho travado opiniões referem-se ao Gallardo como "o gajo que perdeu com o Judas e a equipa só dá porrada". Compartilhar este post Link para o post
Enzo Publicado 2 Julho 2020 (editado) Citação de Chazzy Chazz, há 19 minutos: O Aimar era capaz de trazer menos "controvérsia" na escolha do Gallardo para muitos benfiquistas. Aqueles com quem tenho travado opiniões referem-se ao Gallardo como "o gajo que perdeu com o Judas e a equipa só dá porrada". Sim, sem dúvida. Toda a gente se lembra de que perdeu o jogo com o "Judas", mas poucos se lembram da maneira como foi. Não merecia ter perdido. Nem acho que sequer que o River do Gallardo seja uma equipa que "dê porrada", mas pronto. Acho que precisamos de algo novo, ideias refrescantes, não sei. O River vive (ou estava a viver) um dos melhores momentos de sempre, muito por causa dele. Mas mais importante do que qualquer treinador que possam estar para chegar, era aquela corja da direcção sair. Editado 2 Julho 2020 por Enzo Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 2 Julho 2020 Aposto o esquerdo do Ilídio em como o Veríssimo ficará caso ganho os jogos do campeonato, ou praticamente todos, mais a Taça. Ofereceram 5M limpos pelo Pochettino, e o gajo não disse que não... Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 2 Julho 2020 Citação de Enzo, há 2 horas: Vieira vai com o c****** e vem o Gallardo com o Aimar a adjunto, isso sim é que era. Isso seria um cartaz de campanha porreiro para um candidato em Outubro. Compartilhar este post Link para o post
Chazzy Chazz Publicado 2 Julho 2020 Citação de HIM, há 2 minutos: Aposto o esquerdo do Ilídio em como o Veríssimo ficará caso ganho os jogos do campeonato, ou praticamente todos, mais a Taça. Ofereceram 5M limpos pelo Pochettino, e o gajo não disse que não... Coitado do rapaz, porque isso está completamente fora de questão. Acho que ainda estás preso ao Vieira do ano passado e não ao que está super pressionado e sem saída de atualmente. Em relação ao Pochettino, é bom ver que se acredita em tudo o que ainda por aí. Até o Futre já é credível. E totalmente de acordo com a análise, @Enzo. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 2 Julho 2020 Citação de Chazzy Chazz, há 1 minuto: Coitado do rapaz, porque isso está completamente fora de questão. Acho que ainda estás preso ao Vieira do ano passado e não ao que está super pressionado e sem saída de atualmente. Em relação ao Pochettino, é bom ver que se acredita em tudo o que ainda por aí. Até o Futre já é credível. E totalmente de acordo com a análise, @Enzo. Talvez tenhas razão, sim. Às vezes esqueço-me que é ano de eleições, e a coisa está bem preta para os lados dele. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 2 Julho 2020 Só vi um jogo do Gallardo (River x Flamengo) e achei que o River foi de longe a melhor equipa em campo. É uma amostra muito pequena, mas apesar da derrota para mim foi uma amostra positiva. Simplesmente não teve a sorte do jogo. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 2 Julho 2020 (editado) Citação de HIM, há 1 hora: Aposto o esquerdo do Ilídio em como o Veríssimo ficará caso ganho os jogos do campeonato, ou praticamente todos, mais a Taça. Ofereceram 5M limpos pelo Pochettino, e o gajo não disse que não... Falso. Citação de Enzo, há 3 horas: Sim, sem dúvida. Toda a gente se lembra de que perdeu o jogo com o "Judas", mas poucos se lembram da maneira como foi. Não merecia ter perdido. Nem acho que sequer que o River do Gallardo seja uma equipa que "dê porrada", mas pronto. Acho que precisamos de algo novo, ideias refrescantes, não sei. O River vive (ou estava a viver) um dos melhores momentos de sempre, muito por causa dele. Mas mais importante do que qualquer treinador que possam estar para chegar, era aquela corja da direcção sair. Sobre o Gallardo aquilo que disse a alguém: - 2 Copa Libertadores - 1 Copa Sudamericana - 3 Recopas - 2 Copa Argentinas - 1 Supercopa Argentina - 1 Suruga Bank trophy 10 troféus em 5 anos, recuperou hegemonia Internacional do River. - Capaz de reconstruir um plantel do 0 (em 2015 perdeu todos os jogadores depois de limpar a libertadores) e depois reconstruiu tudo para limpar outra libertadores (e no ano passado perdeu para o JJ) - Ganhou 10 das 13 finais onde esteve (perdeu um campeonato do mundo de clubes para o Barcelona, uma libertadores para o rei do Mengao) - Aposta na formação. No river utilizou mais de 30 jogadores da formação ao longo dos últimos anos - A grande falha dele no River tem sido o campeonato EDIT: e temos de sair da caixa. Não podemos andar sempre na mesma rotação de treinadores. Mas o maior problema não está no treinador. Sem os reforços necessários até podíamos ter cá o Guardiola. Editado 2 Julho 2020 por w0 1 Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 2 Julho 2020 Citação de w0, há 26 minutos: Falso. Sobre o Gallardo aquilo que disse a alguém: - 2 Copa Libertadores - 1 Copa Sudamericana - 3 Recopas - 2 Copa Argentinas - 1 Supercopa Argentina - 1 Suruga Bank trophy 10 troféus em 5 anos, recuperou hegemonia Internacional do River. - Capaz de reconstruir um plantel do 0 (em 2015 perdeu todos os jogadores depois de limpar a libertadores) e depois reconstruiu tudo para limpar outra libertadores (e no ano passado perdeu para o JJ) - Ganhou 10 das 13 finais onde esteve (perdeu um campeonato do mundo de clubes para o Barcelona, uma libertadores para o rei do Mengao) - Aposta na formação. No river utilizou mais de 30 jogadores da formação ao longo dos últimos anos - A grande falha dele no River tem sido o campeonato EDIT: e temos de sair da caixa. Não podemos andar sempre na mesma rotação de treinadores. Mas o maior problema não está no treinador. Sem os reforços necessários até podíamos ter cá o Guardiola. Estou a basear-me na notícia que saiu. O que aconteceu com Pochettino então? Foi uma “abordagem” e ele mandou logo pastar? Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 2 Julho 2020 Eu fazia all in no Gallardo, parece-me ser das poucas opções viáveis e tal como foi dito pelo @w0, aposta na formação. Continuo a achar que temos bons valores na formação (Dantas, Pedro Álvaro, Paulo Bernardo, etc.), falta é um núcleo duro de jogadores feitos e que façam a diferença tanto em termos de jogo como em termos de balneário e que permitam aos miúdos crescerem com tempo, coisa que não tem sido possível. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 2 Julho 2020 (editado) Citação de w0, há 1 hora: Sem os reforços necessários até podíamos ter cá o Guardiola. Não são só os reforços. O Lage e o RV podem ter ficado com o rótulo de serem yes-men, mas aposto que a estrutura os desautorizou a torto e a direito perante o plantel. Um treinador como o Gallardo nunca iria aceitar que colocassem a sua autoridade em causa. Editado 2 Julho 2020 por John Bonifácio 1 Compartilhar este post Link para o post
Mister Master Publicado 2 Julho 2020 Estava agora a pensar... o Hugo Oliveira está livre não está? Será que ele não quereria voltar para cá com o novo treinador? Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 2 Julho 2020 Citação de Mister Master, há 8 minutos: Estava agora a pensar... o Hugo Oliveira está livre não está? Será que ele não quereria voltar para cá com o novo treinador? Se vier o anterior não. Não suportava o JJ. Compartilhar este post Link para o post
Mister Master Publicado 2 Julho 2020 Já estava aqui a pensar no Gallardo, Hugo Oliveira e um Boto a coordenar ali o futebol. E o Aimar a adjunto. 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 2 Julho 2020 Se calhar deixamos o Aimar em paz. Quero que continue no pedestal das lendas, sff. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 2 Julho 2020 Gallardo é um grande treinador, e acho que deve estar à beira de um Barça ou outro tubarão. Mas se conseguirem uma truta dessas os meus parabéns. Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 2 Julho 2020 Citação de HIM, há 3 horas: Estou a basear-me na notícia que saiu. O que aconteceu com Pochettino então? Foi uma “abordagem” e ele mandou logo pastar? Nada, absolutamente nada provavelmente. 😂 Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 2 Julho 2020 Citação de w0, há 5 horas: Aposta na formação. No river utilizou mais de 30 jogadores da formação ao longo dos últimos anos Normal na Argentina, pelo menos no River e Boca, mas entendo o que queres dizer. Compartilhar este post Link para o post
ventura21 Publicado 2 Julho 2020 Queríamos saltar à cueca ao Pochettino logo no primeiro date. O Pochettino disse que não e que para isso acontecer que levaria (ou precisava de) tempo. Moral da história, com a tesão não se brinca. No fim, sacamos um Marco Silva. O Marco Silva é aquela gaja gorda (a Fanny antes de ser conhecida) que ao inicio da noite prometemos que não "íamos lá".... só que ao fim de dez finos e duas ou três broas na cabeça, essa mesma gaja tornou-se numa Sammi Jefcoate... e pronto, trouxemos a gaja para casa. Compartilhar este post Link para o post