Ir para conteúdo
Serpa Pinto

[EPL] Todas as jornadas

Publicações recomendadas

Citação de TariboWest, há 1 hora:

Vendo as coisas dessa forma, o SC também é um treinador que joga excessivamente em função do adversário e tu até és um acérrimo defensor do nosso mister. 😎

O Sérgio está muito mais preocupado em preparar o jogo em termos estratégicos, de modo a tentar bloquear ou minimizar os pontos fortes do adversário, do que propriamente em cimentar/consolidar uma ideia de jogo. Prova disso mesmo, são as constantes alterações tácticas (mudando sistematicamente de sistema) para se adaptar ao adversário.

Uma coisa é manter a identidade e a ideia de jogo e fazer umas alterações pontuais - isso para mim é um plano estratégico adequado. Agora quando cais no extremo de esquecer/ignorar os teus princípios para te focares quase exclusivamente no adversário, por norma, dá m*rda!

Mas, sinceramente, nem me parece que seja o caso do Guardiola. Podem-lhe apontar muitos defeitos mas ele também não abdica facilmente dos seus princípios, independentemente do futebol apresentado e/ou dos resultados não serem os melhores.

Não sou nenhum defensor acérrimo do Sérgio, já o critiquei várias vezes aqui, principalmente pelo que referes no segundo e no terceiro parágrafo do teu post. Já achei que tinha chegado ao ponto em que tinha de sair, felizmente soube dar a volta e neste momento não é essa a minha opinião. 

Não gosto é de entrar na crítica fácil e básica nem de pedir o despedimento do homem jogo sim, jogo sim. Acho que ao final de três épocas e meia já todos conhecemos as qualidades e as fraquezas dele, não é certamente o melhor treinador do mundo mas é o nosso, e vou sempre defendê-lo de ataques que eu ache exagerados até ao dia em que acabe por sair. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 3 horas:

Estratégia, para mim, são as alterações que fazes ao teu modelo base para um jogo em específico, em função das características do adversário. Quando começas a adaptar-te demasiado aos adversários e a agarrar-te menos ao teu modelo de jogo, geralmente dá cagada. Na minha opinião, é o que está a acontecer ao Guardiola. 

E tu achas que Guardiola, Setien, De Zerbi, Sarri - isto para pegar nos treinadores dos "românticos"- não alteram o seu modelo (vulgo forma de jogar) em todos os jogos? Jogares com adversário X, sabes que te dá espaço X, tem fragilidades Y, vais treinar (dentro do teu modelo) dinâmicas para atacar isso, isto é estratégia. Todos os treinadores são estratégicos, todos os treinadores querem ganhar, em todos os jogos são treinados dinâmicas para atacares as fragilidades do adversários. Agora, há treinadores que veem o futebol de formas diferentes e isto é que torna o futebol um desporto fenomenal. O meu problema não é o Guardiola, não acho é necessário expressões como "Mourinhola" pada adjetivar outro treinador. 

Ou então queres-me falar em sistemas de jogos e nem isso o Mourinho o fez e faz em todos os jogos. Por exemplo, jogar em bloco baixo, sair em contra-ataque É uma maneira de atacar a equipa adversária.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 9 minutos:

E tu achas que Guardiola, Setien, De Zerbi, Sarri - isto para pegar nos treinadores dos "românticos"- não alteram o seu modelo (vulgo forma de jogar) em todos os jogos? Jogares com adversário X, sabes que te dá espaço X, tem fragilidades Y, vais treinar (dentro do teu modelo) dinâmicas para atacar isso, isto é estratégia. Todos os treinadores são estratégicos, todos os treinadores querem ganhar, em todos os jogos são treinados dinâmicas para atacares as fragilidades do adversários. Agora, há treinadores que veem o futebol de formas diferentes e isto é que torna o futebol um desporto fenomenal. O meu problema não é o Guardiola, não acho é necessário expressões como "Mourinhola" pada adjetivar outro treinador. 

Ou então queres-me falar em sistemas de jogos e nem isso o Mourinho o fez e faz em todos os jogos. Por exemplo, jogar em bloco baixo, sair em contra-ataque É uma maneira de atacar a equipa adversária.

Claro, mas uma coisa é fazer pequenas adaptações dentro desse modelo; outra, que é o que vejo acontecer com o Guardiola de forma cada vez mais recorrente (ao início começou apenas em eliminatórias teoricamente mais complicadas da Champions) e que acabam por quase fazer com que esse modelo de jogo se torne irreconhecível. Alterar certas dinâmicas dentro do modelo é algo completamente diferente do que ele vem fazendo, em que basta olhar para o perfil de jogadores que ele tem privilegiado mais nos tempos recentes para perceber que há diferenças bem significativas para há um par de anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 38 minutos:

Claro, mas uma coisa é fazer pequenas adaptações dentro desse modelo; outra, que é o que vejo acontecer com o Guardiola de forma cada vez mais recorrente (ao início começou apenas em eliminatórias teoricamente mais complicadas da Champions) e que acabam por quase fazer com que esse modelo de jogo se torne irreconhecível. Alterar certas dinâmicas dentro do modelo é algo completamente diferente do que ele vem fazendo, em que basta olhar para o perfil de jogadores que ele tem privilegiado mais nos tempos recentes para perceber que há diferenças bem significativas para há um par de anos.

Mas eu não deixo de concordar com isso. Ainda no outro dia tive a ver o jogo que o Barça deu 5-0 ao Real e fiquei com os olhos colados ao ecran, tal era a delicia de os ver jogar. Só que a expressão Mourinhola e Simeonola não vai muito pelo o que estás a dizer, mas pronto. Anyway, ontem o City nem o West Brom conseguiu ganhar. 

Compartilhar este post

Link para o post

Agora Allan lesionado, perdemos os melhores jogadores todos 😐

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 6 horas:

Faz-me uma confusão dos diabos despedirem o Bilic depois de sacar um empate diante do City. Para isso tinha saído após a goleada sofrida contra o Palace.

Prolongaram a estadia dele para que a estreia do novo treinador não fosse no terreno do City, não fosse levar logo uma tareia no primeiro jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje nem estão a tentar, nem estão tão confortáveis no jogo como estavam contra o City. Convém assumir um pouco mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...