Ghelthon Publicado 9 Agosto 2019 (editado) Ora então cá vai, espero que gostem. @IlidioMA A expulsão do BdC vai apaziguar o clube? Julgo que não. O Sporting é um clube super auto-fágico, e penso que isso nunca vai mudar. Aliás, se algo, toda esta situação apenas serviu para atiçar esse facto, como vamos vendo com a crescente clivagem que existe. Achas que um dia ele vai ser readmitido como sócio? Que situação catastrófica teria de acontecer para os sócios cometerem essa loucura? Honestamente não me parece, mas ao mesmo tempo acho que ele não vai nunca largar o osso especialmente enquanto tiver apoiantes. Ainda assim, para isso acontecer imagino que teria de haver um cataclismo enorme no clube, onde a única alternativa seja mesmo esta. Ou seja, algo como "estamos tão mal que não se perde nada em voltar a dar uma oportunidade ao homem". Quanto à invasão de Alcochete, achas que se tudo se provar e portanto toda a gente for condenada a Juve Leo devia sofrer consequências, nomeadamente ser banida? É difícil dizer. Se tirarmos a parte do apoio incondicional à respectiva equipa, não se aproveita nada nas claques. Muitas delas, para não dizer a maioria, são antros criminais e até de ideologias absolutamente questionáveis. No caso específico da Juve Leo, caso se prove o seu absoluto envolvimento na questão, julgo que devia haver uma punição por parte do clube, embora não saiba dizer qual. Acho que banir, podendo até ser apropriado, será uma decisão complicada, porque as claques têm um papel essencial no apoio à equipa que o adepto comum não consegue compensar. Agora com mais distanciamento, que opinas do Sousa Cintra e dos seus 100 dias a aguentar o barco? Diria que o resultado foi muito positivo. Apesar de ser uma pessoa sem grande interesse, como faz questão de demonstrar sempre que se auto-vangloria, gabo-lhe ter tido a coragem de assumir um papel onde não havia nada a ganhar, e não me custa acreditar que o tenha feito movido apenas por aquilo que sente pelo clube. O facto de ter conseguido trazer de volta grande parte dos jogadores que abandonaram depois do incidente de Alcochete foi algo preponderante nos resultados conseguidos pela equipa em toda a época. Teve algumas falhas importantes também, e assim de repente as maiores parecem-me a saída do Demiral, que vai agora render uma pipa de massa enquanto andamos nós a levar com o Ilori (que nem para suplente do Paulinho serve), e o facto de ter apostado no Peseiro. Balanço do Varandas? Achas que devia ter sido honesto intelectualmente e despedir o Peseiro logo mal chegou a presidente? Acho que o balanço é mais ou menos o que se esperava dele. No meu caso as expectativas não eram altas, porque não gosto especialmente da pessoa (mas também não desgosto), portanto não estou impressionado nem deixo de estar. Na mesma "onda" dele preferia o Benedito, por exemplo. Mas seja como for, fiquei contente por ter tido a coragem de apostar num treinador estrangeiro e relativamente desconhecido para nós que, goste-se ou não, até ver tem tido resultados positivos. Quanto ao Peseiro, acho que fez bem em ter mantido até ao ponto em que já não dava mais. Chegar e romper não me parece boa política, mas mesmo assim acho que podia ter ido a eleições já com um treinador "contratado", porque me parecia claro que o Peseiro não era o treinador dele e portanto estaria no Sporting a prazo, e pô-lo a trabalhar logo no dia seguinte às mesmas. O Sporting decresceu um pouco na formação, nos últimos anos. Porém, que bons talentos ainda vês lá a despontar e que possam fixar-se na A? Achas que o Keizer é o homem ideal para fazer essa aposta? (tendo em conta o banho maria em que ele colocou dois que estavam a aparecer, Jovane e M. Luís) Vou ser sincero e dizer que não acompanho muito das camadas jovens do Sporting, portanto não serei a melhor pessoa para falar disso. Ainda assim, o Keizer parece-me ser um treinador capaz de apostar em jovens, até tendo em conta o clube em que ele treinou onde isso faz parte do ADN. Acho que os jogadores que mencionas continuarão a fazer parte do plantel, como mais um ou dois farão, mas não me parece que a aposta nos jovens vá ser super forte, especialmente se vierem os milhões do Bruno Fernandes. Acho também que o Keizer podia ter um papel mais activo nesta questão, evitando que fossem contratados flops que não valem nada e para os lugares dos quais temos jovens, que até fazem tanto ou mais. Preferes ficar com o Bruno Fernandes e ter dificuldades financeiras, que podem, no limite levar à polícia do fair play financeira intervir; ou preferes vender e manter a sanidade financeira, bem sabendo que, como disse o Ristovski, o Sporting sem ele está f***? Acho que o Sporting vai sempre ganhar com esta questão do Bruno Fernandes. Se ele ficar, perdemos 5M€ mas ganhamos muito mais em mantê-lo na equipa. Se ele sair, ganhamos uma boa quantidade de milhões, que até fazem falta e podem, se bem aplicados, elevar o patamar do plantel. Se ele sair, vai ser impossível contratar alguém igual a todos os níveis, mas também não acho que vá ser o fim do mundo em cuecas. Se, como se diz, sair esta semana, ainda há algum tempo para ir buscar alguém e mau seria que essa situação não estivesse já precavida. Qual a vossa profissão? Qual a vossa profissão de sonho? Qual a profissão que queriam seguir quando eram putos'? Programador. Acho que nunca tive uma "profissão de sonho", apesar de em miúdo dizia que queria ser médico mas era porque os adultos à minha volta me diziam que era isso que devia ser, porque essa era a melhor profissão de todas (apesar de nenhum deles o ser, nem perto disso). Estudei Biologia e acho que gostaria de fazer o que pensei que iria fazer enquanto estava na Universidade, que era algo relacionado com Genética e/ou Evolução. (In)felizmente, a Biologia é uma área complicada para se trabalhar em Portugal. Opinem aí sobre a "polémica" sobre se o MVP do Tugão 18/19 devia ter sido o Pizzi ou o Bruno Fernandes? Podes achar que sou suspeito, mas acho que isso nem sequer devia ser discussão. Bruno Fernandes, a léguas. Tencionam votar nas legislativas? Já decidiram em quem vão votar? Estão aonde no espectro político, mais para a esquerda ou mais para a direita? Quase de certeza que votarei BE. Posiciono-me à Esquerda, sem ligação "fixa" a partido algum. Ainda assim, se tivesse de escolher aquele com que me identifico mais, seria o BE. @Hammerfall De onde é que vocês são? Natural de Vila Real, actualmente a viver no Fundão. Idade? 28. Qual a vossa profissão? Estão realizados a esse nível? Programador. Diria que sim, tendo em conta que trabalho numa empresa com um ambiente formidável, tenho um salário bastante bom para a nossa realidade e super bom para a minha formação, e gosto do que faço. Estão com bom pressentimento/ hype para as vossas equipas este ano? Que movimentações de mercado fariam diferente? Não particularmente, mas nos últimos anos nunca tenho estado, em grande parte por uma simples questão de gestão de expectativas, mas também porque cada vez me chateio menos e dedico menos tempo ao futebol. Quanto ao mercado, acho que não se trabalhou (até ver) o suficiente para colmatar as lacunas, não sei se por incompetência ou por falta de dinheiro. Falando especificamente sobre o Bruno Fernandes, que é o elefante na sala, talvez tivesse aceite ofertas acima de 60 milhões, mas não condeno a postura do Varandas e fico feliz por ter de pagar 5 milhões ao BF para ele ficar. Animais de estimação, há? Nenhum, nem faço questão de ter. Se vivesse numa moradia, talvez tivesse um cão. Que momento marcante na vossa vida, vos definiu para o que são hoje? Eu acho que é impossível alguém dizer que teve um único momento que definiu o que essa pessoa é nesse momento mas, de qualquer forma, acho que o dia em que decidi inscrever-me na Academia de Código e mergulhar de cabeça nessa aventura definiu muito da minha vida neste momento. Qual a banda que gostariam de ter visto/ ainda não viram? Red Hot Chili Peppers em primeiro lugar, claramente. @Sumudica by Night Índice de massa gorda. Actualmente anda ligeiramente abaixo de 30, o que é demasiado. Ando a trabalhar seriamente nisso, com a ajuda do grande @Dário Pinto. Idade. Respondido. @Su1 És das poucas pessoas de aqui que conheço pessoalmente, honestamente nem me lembro como nos conhecemos. Sei que há uns anos encontrei-te na rua Sá da Bandeira. Como é que a tua vida tem sido desde aí? Opá, desde aí muita água correu debaixo da ponte. Já teve o seu quê de atribulada, mas agora está tudo bem, melhor do que alguma vez esteve, tirando uma coisa ou outra. Como anda esse namoro? É para a vida? Não podemos ter essa garantia nunca, mas diria que tem tudo para isso. Como avalias o mandato do Fred Balconies? Respondido. Costumas ir ver jogos do clube da terra? Se não me engano é o Vila Real. Raríssimo, até porque nos últimos tempos não vou lá muito, e quando vou tenho outras prioridades. Mas acompanhei a última época com interesse, e vou acompanhar esta com um interesse ainda maior, a ver se conseguem a manutenção no CP. A tua vontade de cá andar no CMPT é a mesma de sempre? Não, nem de comentar, embora continue a gostar de cá vir. Acho que actualmente a minha participação tem sido noutras vertentes, onde claramente o futebol (e discussões relativas a esse assunto) está menos presente do que antes. Ainda te revês neste Barcelona que já não é o mesmo de outros tempos? Continuo a gostar do clube, é claramente o meu clube favorito fora de Portugal. Os tempos mudam para todos, a dependência da La Masia não pode ser total, se o objectivo é dominar o futebol continental. Qual é o teu maior sucesso pessoal nos últimos anos? Algo que possas partilhar connosco, claro. Em termos pessoais, claramente o facto de estar numa relação duradoura e estável, apesar de ser com alguma distância (algo que acabará daqui a uns meses). Também em termos pessoais, mas já envolvendo a parte profissional, ter sido capaz de dar a volta à vida e mudar para uma área que não era a minha. @Bashir como avalias o teu percurso profissional? Antes da tal mudança, terrível. A Universidade não correu como esperado, e o que se seguiu foi consequência disso (desemprego, falta de ambição e rumo, e depois um estágio IEFP super meh). Depois da mudança acho que é bom. Tenho claramente a noção de que só ficarei desempregado se quiser, porque é relativamente fácil arranjar emprego nesta área, e vejo-me a trabalhar remotamente para ter um salário "lá de fora" aqui em PT. continuas a achar que o bootcamp que fizeste foi a escolha certa? Claramente, a minha vida mudou de forma total e para muito melhor. Claro que vai sempre haver quem diga que é muito caro, que o mesmo conhecimento pode ser obtido em cursos online do Udemy e afins, mas o bootcamp é mais do que isso, porque não só ensina grande parte do que é necessário como também tem já um ecossistema empresarial que facilita a obtenção do primeiro emprego, que a meu ver é o passo mais complicado na área. No meu caso específico, o facto de ter conseguido entrar na empresa onde estou não teria acontecido sem o bootcamp. Tencionas continuar a trabalhar no mesmo o resto da tua vida, em termos de linguagens, por exemplo? Honestamente não sei, mas não me preocupo muito com isso. Se daqui a uns anos for eu a fazer, no ServiceNow, o papel que a malta que sabe Cobol faz hoje em dia (ou seja, poucos e a receber balúrdios), que seja. E gosto de JavaScript, portanto tambbém me vejo a continuar nisso. Se tiver de sair do ServiceNow, JavaScript deve continuar a ser pedido, portanto tenho essa vantagem de já estar minimamente confortável (mesmo sendo no vanilla). O que achas que falta em Vila Real para ser atrativo viver lá? Acho que falta trabalho em condições, principalmente, e as entidades tirarem o nariz das vinhas. Irrita-me que seja tudo para a vinha e o vinho, como se fosse uma área recheada de vagas de trabalho super bem remunerado. Felizmente começa a mudar, com a ida da Critical e de outras empresas do género, segundo ouvi. Acho que Vila Real podia aprender umas coisas com o Fundão, por exemplo. Tirando isso, acho que Vila Real é uma cidade com uma boa qualidade de vida. Diria que um dos maiores problemas actuais tem a ver com a mobilidade, porque o trânsito começa a ser infernal. Mas acho que isso será resolvido, eventualmente. O que achas do meu curso/UTAD? Não achas que há demasiadas pessoas com poder a mais que têm um impacto direto na vida dos alunos? Ora bem, do curso só conheço um par de professores e as experiências de algumas pessoas que lá andaram, como por exemplo tu. A ideia que tenho é que é um curso para encher chouriços, porque sendo "Comunicação e Multimédia" não é bom em nenhuma dessas vertentes, além de ser uma salganhada do pior. Acho que seria muito melhor para os alunos se a coisa se dividisse e houvesse uma especialização maior. Por exemplo, vocês têm cadeiras de fotografia, programação, vídeo, etc., mas nenhuma dessas cadeiras é suficiente boa para vos dar um conhecimento de monta na respectiva área. No final, ficam a saber pouco de muita coisa, se é que me entendes. Pelo menos é esta a ideia que tenho. Quanto ao que dizes de haver pessoas com poder a mais, não sei se te referes a algo em concreto, mas acho que isso é relativamente normal em todos os cursos. Há sempre pessoas que não valem nada em posições que claramente não deviam ocupar. Como é que lidas com o facto de Mondim ser mais bonito do que qualquer outra terra? Mondim é bem porreiro, por acaso. Toda essa zona é incrível e sou fã incondicional, como bem sabes. @Pan já vais lá com falinhas mansas? Eu sei que vocês curtem pegar nestas m*rdas como se tivesse imensa piada, mas na verdade não teve assim tanta, mesmo passado estes anos todos. O que vocês se calhar não sabem (muitos não saberão, com certeza) é que eu tenho motivos mais do que suficientes para não gostar do Perdigas. Com o tempo que passou a coisa está bem sarada, mas não tenho motivos para mudar de opinião em relação à pessoa. Sei que podem dizer "internet serious biz", mas ponham-se no meu lugar... O que aconteceu foi o seguinte: eu fiz um post qualquer aqui no fórum. O gajo vem falar comigo no Facebook e diz algo como "pára de chorar". Em resposta, perguntei-lhe se eu lhe tinha pedido opinião. Resposta dele: "também não pediste à tua mãe para morrer e olha". É só uma das situações, mas acho que chega para perceber. @frnk th tnk Qual a tua área/profissão? De estudos, Biologia. Trabalho actual, programação. O que te define enquanto pessoa? Bastante divertido, caseiro, preguiçoso, amigo, disponível para ajudar, ... Não gosto de me descrever, honestamente. Quais são as coisas mais importantes na tua vida? Poderia ser cliché e dizer "família", mas a verdade é que não. Por vários motivos, a minha relação com a família (de uma forma geral) não é propriamente forte ou sequer existente, tirando obviamente o meu pai e também madrasta. Portanto acho que a resposta certa seria namorada, trabalho e a minha felicidade. Pelo menos nesta fase é isto. Quais são as tuas principais limitações? Tenho uma limitação mais ou menos impeditiva, que é o facto de ser gago. Não sou super gago ao ponto de não conseguir falar, mas também não sou super fluente ao nível de um Mário Laginha, por exemplo. Mas sou o suficiente para trabalhar em consultoria, ahah. Não sendo uma limitação evidente nem super impeditiva, é algo que me afecta, mesmo que me esforce para que isso não aconteça. Diria que também poderia ser mais forte em termos psicológicos, porque tenho tendência a ser auto-destrutivo. Nada de super grave, mas ao nível da confiança, por exemplo, poderia sem dúvida melhorar. Quais os países a que já viajaste? E qual preferiste? Não tantos quanto gostaria, mas foram: Espanha, Andorra, França, Holanda, Áustria e Suécia. Não conto Suíça porque só aterrei lá para depois ir de autocarro para a Áustria. Não consigo destacar um só, mas diria a Holanda pelo estilo de vida, e a Suécia pela beleza natural. Viagem de sonho? Não que seja "sonho", mas tenho curiosidade pela Islândia. Qual a situação mais estranha ou única por que já passaste na vida? Diria a viagem de regresso do meu Erasmus na Suécia. A primeira vez que viajei de avião foi na viagem para lá, portanto não sabia nada de nada. O meu Erasmus foi numa cidade do Norte da Suécia chamada Umeå. No regresso definitivo de lá, tinha de apanhar um avião para Estocolmo e depois outro para Lisboa. Ora isto foi em Dezembro, portanto um frio de rachar, e nessa noite e manhã tinha nevado muito. O primeiro voo, Umeå -> Estocolmo, chegou umas 4 horas atrasado e, quando aterrei em Estocolmo, estava já o meu voo Estocolmo -> Lisboa a partir. Ora, sendo na altura absolutamente ignorante em relação aos procedimentos e aos meus direitos, o meu cérebro entrou em panic mode e o meu único reflexo foi ir ao balcão da TAP explicar a situação. As senhoras suecas de lá foram super simpáticas e arranjaram-me um voo para daí a 25 horas, ao que eu disse logo que sim porque aí o meu pensamento era tão somente voar para Portugal. E assim foi, fiquei essas horas todas no aeroporto até apanhar o voo para cá. Claro que devia ter sido indemnizado e deviam ter-me arranjado estadia, mas na altura nem sabia disso e pronto, assim foi. Adolescente/jovem adulto idiota. Quais foram os momentos da tua vida que consideres os momentos chave? Aqueles momentos que tenham uma especial importância para ti e que te tenham influenciado. Acho que houve vários. Tinha eu 2 anos e os meus pais foram viver para a aldeia com os meus avós maternos, com quem já vivia outro tio. Estamos a falar de uma aldeia na periferia de Vila Real, portanto ninguém da família antes da minha geração fez sequer o secundário completo, muito menos frequência universitária. Esse tio era mais intelectual apesar disso, lia muitos livros e afins, e desde cedo me foi moldando para isso. Ensinou-me a ler, escrever, contar e afins, antes sequer de eu chegar à escola, o que fez de mim um outlier naquele ambiente, e também com que toda a gente achasse que eu era super inteligente e ia ser alguém absolutamente incrível. O futuro iria mostrar que não. Depois, tenho obviamente de falar da morte da minha mãe. Foi uma semana antes de eu fazer 12 anos, ela tinha 37 se não me falha a memória. Era esperado, porque o cancro da mama dela estava super metastizado (e, olhando em retrospectiva e sabendo como as coisas são, imagino que ela tenha sofrido horrores), mas mesmo assim é algo que causa sempre algum impacto. Apesar disso acho que lidei relativamente bem com o assunto, a que ajudou o facto de ser ainda uma criança. Depois da morte dela as coisas nesse lado da família começaram a azedar, com conflitos entre eles e o meu pai. Uma tia do Porto pôs a hipótese de ir morar para lá, para ter mais oportunidades e sair daquele ambiente, e na altura pareceu-me bem, portanto fui. Fiz o secundário e a Universidade lá, e durante esse tempo as coisas azedaram com a família de Vila Real, partilhas, tribunais, inventário de menores, etc. Ao ponto de eu, para que não levassem o que era meu por direito, ter de me chatear com esse lado da família, especialmente aquele tio, e de ainda hoje não falar com ninguém desse lado. A maioria é m*rda, portanto é melhor assim. Com essa minha tia as coisas também não correram super bem, aí por culpa minha, reconheço, e voltei para Vila Real. Fiquei lá alguns anos, conheci a minha actual namorada, e decidi a mudança que melhorou de vez a minha vida. Acho que é isto, resumidamente. Não sei dizer exactamente o que cada um destes momentos causou/mudou em mim, mas de certeza que me moldaram, de uma maneira ou de outra. Se pudesses escolher entre viver em Portugal ou no estrangeiro, qual escolherias e porquê? E se tens algum pais de eleição para viver. Tendo apenas em conta os países em si, portanto sem nada de Economias e afins, sem dúvida Portugal. Temos cá tudo: praia, montanha, calor infernal, neve, ... Acho que temos cá tudo. O meu grande objectivo é ter cá um "salário do estrangeiro", portanto não faço questão de ir lá para fora. Se tivesse de ir, acho que gostaria da Suécia. Qual a tua principal ambição na vida ou, por outras palavras, o que é que te motiva na vida? Quem diz que o dinheiro não traz felicidade está a mentir. O que eu quero é ser feliz e fazer coisas que me fazem feliz, e para isso preciso de dinheiro. Portanto acho que o que mais quero na vida é mesmo isso, ser capaz de fazer o que me faz feliz, desde coisas mínimas como estar descansadinho na minha casinha, a ir de férias onde me apetecer. Qual o teu maior medo? É um bocado paradoxal, mas acho que é não ter amigos. Não interpretem mal, não é que seja bicho do mato ou forever alone mas, neste momento, acho que não posso dizer que tenho grandes amigos talvez muito por causa de todas estas mudanças de lugar. De uma forma ou de outra fui-me afastando sempre das pessoas que me diziam mais nos lugares onde estava, consequência das tais mudanças. Acho que isso é relativamente natural, porque a distância vai matando as relações aos poucos. E nisto sou um bocado orgulhoso, às vezes se a outra pessoa não faz o mínimo de esforço para estar comigo, raramente o faço também. Com muitos deles ainda vou falando, e sei que se estivermos juntos falamos sem problemas, mas acho que não é a mesma coisa como aqueles amigos com quem se fala quase diariamente e se está amiúde. Digo que é paradoxal porque sou alguém que lida bem com a solidão, quando ela existe. Gosto de ter os meus momentos e de estar sozinho, mas não gosto da realidade de não ter aquelas amizades íntimas e "de sangue". Mas não sou solitário, de todo. Dou-me super bem com todos os meus colegas de trabalho, por exemplo, e acho que sou bastante likeable. Mas é consequência de todas as mudanças e circunstâncias, acho eu. Se tivesses liberdade qual seria o teu modo de vida ideal? Seria fazer o que me apetece, todos os dias. Poder andar o dia todo a passear, ou a fotografar, ou a tocar guitarra, whatever, mas sem quaisquer preocupações financeiras ou de outra índole. Tens alguma forma de expressão artistica? Alguma coisa que faças regularmente, tipo escrever, pintar ou wtv só para te expressares Imagino que ouvir música não se enquadre isso, portanto a resposta é que, actualmente, nem por isso. Houve tempos em que tocava guitarra/baixo, mas agora nem isso. Tenho de retomar. Tens alguma crença religiosa ou espiritual? Hoje em dia não, convictamente ateu. Qual a tua perspectiva sobre a vida? Eu tendo a ser bastante racional nesses assuntos. Acho que na vida devemos fazer o possível para sermos felizes, seja da maneira que for, ser a melhor versão de nós próprios que consigamos ser (e isto serve para tudo, desde a formação, ao conhecimento, à simples forma física), e tentar deixar algum legado, seja em termos de obra, de descendência, etc. Acho que já são óptimos objectivos tendo em conta o quão rápida é a nossa vida. Qual é para ti a tua "arte"(música, cinema, literatura, pintura, etc.) de eleição? E porquê? Música, simplesmente porque é aquela que mais consumo e à qual dedico mais tempo. Gostava de ler mais, mas não é algo para que tenha uma grande inclinação. Também consumo cinema, mas sem dúvida que a música ocupa o lugar cimeiro. Tens alguma obra, seja uma pintura, filme, livro ou wtv que te tenha marcado de tal ponto que aches que tenha mudado a tua vida? Acho que não, pelo menos não a esse ponto de poder dizer que mudaram a minha vida. Top 10 de filmes, livros e álbuns? Vou ser obrigado a fugir um pouco à questão em termos de livros, porque infelizmente os meus hábitos de leitura são péssimos. Quanto aos outros, apenas dizer que é o meu top de preferência pessoal, não obrigatoriamente uma análise em termos de qualidade. Também não há qualquer ordem, e vou também considerar franchises como apenas um filme. Outra batota é escolher artistas em vez de álbuns, acho que vai ser mais fácil para mim. Filmes: Star Wars, Harry Potter, The Shawshank Redemption, The King's Speech, Inception, Batman, The Dark Knight, Interstellar, Pulp Fiction, Django Unchained. Muitos mais faltam aqui mas hey, 10 é complicado. Bandas: Red Hot Chilli Peppers, Radiohead, The Tallest Man On Earth, The National, The Black Keys, Kings of Convenience, Coldplay, The Doors, The Smiths, The Strokes. Falta muita coisa também. Que diferenças notas entre o teu "eu" adolescente e o teu "eu" de agora? Quais os sonhos que tinhas na altura e quantos deles te fazem sentido agora? Os sonhos não mudaram muito, continua tudo relacionado com a felicidade e realização pessoais. Quanto ao "eu", o actual é mais maduro e conhecedor dos aspectos importantes da vida. Além disso o actual sabe o que o outro fez de errado, e portanto foi construído em grande parte com base nisso. Se fosse possível, o "eu" adolescente teria tomado decisões diferentes e investido mais nas coisas realmente importantes. Onde te imaginas daqui a cinco anos e onde te imaginavas agora há cinco anos atrás? Não espero grandes mudanças na minha vida nos próximos 5 anos, portanto diria que me imagino mais ou menos no mesmo "lugar". Não sei ao certo o que imaginava há cinco anos atrás, mas sei que não imaginava NADA do que é a minha realidade. Nada mesmo. Qual é a tua memória mais valiosa? E a mais dolorosa? Também paradoxalmente, tendo em conta o estado da minha (inexistente) relação actual com esse lado da família, acho que uma memória que guardo com saudade é a dos Natais com a família materna, na altura em que toda a gente estava viva e tudo estava bem. Todos os tios e primos se juntavam na casa dos avós, abríamos um montào de presentes, jogávamos Bingo pela noite fora e tudo parecia perfeito. A mais dolorosa está relacionada com a minha mãe. Nos estágios finais da vida dela, já o cancro estava metastizado para todo o lado, incluindo coluna, ela estava acamada em casa, sem já praticamente conseguir falar ou reconhecer alguém, eu e o meu pai incluídos. Um dia, chegado eu da escola, digo olá ao meu pai e sigo para o meu quarto, provavelmente para brincar ou assim. Lembro-me do meu pai ir ter comigo e ralhar-me, perguntando por que raio não fui eu dizer olá à mãe, ao que eu, puto estúpido, respondo que não fui porque ela está doente e nem me conhece. Obviamente que o meu pai me fez ir ter com ela, falar com ela e assim. Pensando nisto hoje sinto-me super culpado e triste pela minha insensibilidade na altura, e é das poucas coisas de que me arrependo na vida. Qual foi o maior obstáculo que já conseguiste ultrapassar na tua vida? Não acho que tenha sido um momento específico, mas acho que a resposta a isso está ligada à minha capacidade de superar adversidades. Por várias vezes os planos saíram furados e consegui dar a volta, sempre por cima. Tens algum arrependimento? Além do que já falei, acho que ali na adolescência/início da idade adulta tomei decisões erradas e dediquei demasiado tempo e esforço a coisas que não valiam a pena, o que teve algumas consequências menos boas a vários níveis. Entenda-se que não estou a falar de de coisas graves como drogas ou assim estou a falar de coisas como dedicação aos estudos, por exemplo. Apesar disso não é um arrependimento que me afecte sobremaneira, porque todos esses acontecimentos trouxeram-me onde estou hoje, e sinceramente acho que o sítio onde estou hoje é melhor do que seria caso tudo tivesse corrido bem. Mas é algo que está lá, até porque na altura várias pessoas ficaram magoadas e sentidas comigo, portanto talvez até seja mais por aí. Há algo que há muito tempo que desejas fazer? Um sonho de longa data. E porque ainda não o concretizaste? Viajar mais. Questões monetárias (as poupanças não são ainda as desejadas) e logísticas (o facto de actualmente ser complicado coincidir agendas com a minha namorada). Se hoje fosse o último dia da tua existência o que farias? Em primeiro lugar despedir-me das pessoas que me são importantes, e provavelmente passear numa montanha qualquer depois disso. Se ainda sobrasse tempo, logo pensava. O que é o CMPT para ti? Como foi a tua relação com o fórum com o passar dos anos? É dos meus cantinhos preferidos da Web, apesar de tudo. Já "perdi" muito tempo aqui, conheci pessoas porreiras, pessoas de m*rda também, mas acima de tudo acho que me ajudou a crescer a vários níveis. Aprendi muita coisa aqui, desde refinar o meu gosto musical até saber mais coisas sobre Política, e lidar com muitas coisas que foram acontecendo ajudaram ao meu crescimento pessoal, penso. Na fase da adolescência levava tudo a peito, como se o que diziam de mim aqui ferisse a minha honra, hoje em dia só penso nas figurinhas que fiz por aqui. Seja como for, depois de estar aqui tantos anos, acho que acaba por ser normal ter feito essas figuras, como é normal ter crescido e agora deixar as discussões parvas de lado e falar do que quero, quando quero. Acho que vou continuar a vir cá até isto fechar. Qual a tua relação com a música? Fala-me da progressão do teu gosto musical ao longo da tua vida e se tens alguns idolos musicais Enquanto criança não me lembro de nada de especial, o que é normal tendo em conta que os meus pais eram/são pessoas simples. Lembro-me do meu pai ter um porradão de vinis, mas tudo de coisas corriqueiras tipo Demis Roussus. Lembro-me que o primeiro CD que me agarrou foi o Acoustica, dos Scorpions. Sabia (e ainda sei) todas as músicas desse álbum de cor e salteado. Quando fui para o quinto ano, estava a bater Eminem e Linkin Park, então nessa altura também fiquei apanhado por aí. Mais ou menos por essa altura jogava futebol, e o treinador da altura, um estagiário do curso de Educação Física, era um porreiraço. Como o clube era pequeno e sem grandes meios, nos jogos fora ele levava também o carro dele, e eu ia sempre lá. Ele era fanático por Red Hot Chili Peppers, então era a viagem toda a ouvir e cantar o Californication e o By The Way. Essa paixão ficou e mantém-se, continua a ser a minha banda de culto apesar de nunca os ter visto ao vivo. Anos mais tarde, o CMPT marcou-me muito a esse nível, porque o musica.com abriu muitos horizontes e atiçou-me o gosto pela descoberta de coisas novas. Com o CMPT aprendi a olhar para o indie e para o alternativo. Nos últimos tempos essa procura é quase inexistente, pelo que tenho ouvido os meus gostos em loop e é raro haver algo novo que me puxe tremendamente. Mas é tudo à base do rock, indie pop e por aí. Ídolos musicais não tenho muitos, diria talvez o Flea e o Frusciante, mas acho que tem mais a ver com admiração pessoal do que propriamente pelo seu papel no mundo da música. @Augusto Qual é o sentido da vida? Respondido. Como é que acham que ia ser a vida da vossa "família" sem vocês? Sendo o mais sincero possível, acho que o meu pai e madrasta iriam ficar bem. Apesar de eu gostar deles e eles de mim, não temos uma relação super próxima, portanto acho que seria um choque, até porque sou jovem, mas passaria com relativa facilidade. Depois de morrer o que se segue? Nada. Ou, se quiseres, o mesmo que existia antes de seres concebido. Ou seja, nada. Qual é a melhor forma, possível, de passar um domingo (dia de folga)? Depende muito, mas ficar no sofá a ver séries/filmes não é mau de todo. Qual o período na história/acontecimento que mais gostas? E por que razão. Diria que é o 25 de Abril. Acho formidável que um país, através do seu povo e dos militares, tenha conseguido eliminar o jugo opressor da ditadura, que perdurou ao longo de tantas décadas, de forma (quase) absolutamente pacífica. Claro que o que aconteceu depois não foi assim tanto, mas acho que esse momento é de destacar, até a nível internacional. Quão bem conheces o nosso país? Vergonhosamente, conheço mal. Editado 9 Agosto 2019 por Ghelthon Formatação e erros 13 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 9 Agosto 2019 Citação de Ghelthon, há 5 minutos: (agora @Carson Wentz, não é? Cum crl Mesquita, olha isto @Carson Wentz 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Agosto 2019 Ah lol, então confundi-me, porque vi isso no tópico da minha entrevista anterior. 😂 My bad, my bad. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 9 Agosto 2019 Ainda não li a entrevista, nem tive tempo para fazer questões desta vez. Mas de certeza que está interessante. 1 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 9 Agosto 2019 Citação de Ghelthon, há 2 horas: Bandas: Red Hot Chilli Peppers, Radiohead, The Tallest Man On Earth, The National, The Black Keys, Kings of Convenience, Coldplay, The Doors, The Smiths, The Strokes. Tudo muito bom! :prayer: 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 9 Agosto 2019 Grande Gel, bela entrevista miudo! 1 Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 9 Agosto 2019 @Ghelthon, não sabia da história, lamento. Anyway, não dês demasiada importância a isso. Especialmente tendo em conta que o Perdigas é facilmente das pessoas com menos valores que algum dia conheci...Não se pode esperar muito vindo dali. 1 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 9 Agosto 2019 (editado) Depois do Barroso com o Silvares, o Ghelthon com o Perdigas, estas entrevistas estão um mimo, só 🍵 ❤️ Editado 9 Agosto 2019 por El Shafto Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Agosto 2019 Citação de Pan, há 42 minutos: @Ghelthon, não sabia da história, lamento. Anyway, não dês demasiada importância a isso. Especialmente tendo em conta que o Perdigas é facilmente das pessoas com menos valores que algum dia conheci...Não se pode esperar muito vindo dali. Opá pois, é por aí. Citação de El Shafto, há 16 minutos: Depois do Barroso com o Silvares, o Ghelthon com o Perdigas, estas entrevistas estão um mimo, só 🍵 ❤️ Não é por seres amiguinho dele que ele deixa de ser o que é. E se mesmo depois de tudo explicado ainda achas que é injustificado, então és só tão doente quanto ele. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 9 Agosto 2019 Epá, não comecem a discutir sobre o Perdigas novamente. Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 9 Agosto 2019 Citação de Ghelthon, há 15 minutos: Opá pois, é por aí. Não é por seres amiguinho dele que ele deixa de ser o que é. E se mesmo depois de tudo explicado ainda achas que é injustificado, então és só tão doente quanto ele. Tenho pena que tenhas levado o meu post a mal, que não era mal intencionado, mas também não sei onde é que vês nele alguma forma de desculpabilização ou amizade pelo Perdigas. Que o Perdigas era um degenerado só foi novidade para quem votou a favor de que tivesse uma segunda oportunidade e não o expulsou mal acabou o período de lua de mel. 1 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 9 Agosto 2019 Gostei muito de ler Ghelthon. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Agosto 2019 Citação de El Shafto, há 38 minutos: Tenho pena que tenhas levado o meu post a mal, que não era mal intencionado, mas também não sei onde é que vês nele alguma forma de desculpabilização ou amizade pelo Perdigas. Que o Perdigas era um degenerado só foi novidade para quem votou a favor de que tivesse uma segunda oportunidade e não o expulsou mal acabou o período de lua de mel. Entendi mal o teu post, sorry. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 9 Agosto 2019 Só consegui ler tudo agora, boa entrevista 1 Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 10 Agosto 2019 Não tenho andado nada presente aqui no fórum mas vim cá hoje, vi esta entrevista e tive que a ler. Identifico-me com muitas coisas que disseste e lamento a perda da tua Mãe. E lamento também algumas vezes em que nos "pegamos" virtualmente por aqui, sempre te achei um rapaz porreiro e esta entrevista ainda confirmou mais isso. As maiores felicidades para ti, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. Um abraço 1 Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 10 Agosto 2019 Boa entrevista. Essa cena da mãe... é um new low. fds. 1 Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 10 Agosto 2019 Citação de Su1, há 7 horas: Boa entrevista. Essa cena da mãe... é um new low. fds. É o perdigas, tipo ... 1 Compartilhar este post Link para o post