Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Diogo_CFB

Treinadores - Rumores e Transferências

Publicações recomendadas

Citação de jmopborba, há 46 minutos:

Ter Stegen; Jordi Alba, Lenglet, Araujo, Dest, Busquets, Pedri, Coutinho, Fati, Depay, Aguero

Assumo que te tenhas esquecido do De Jong. Tirava o Coutinho e colocava-o a ele. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 51 minutos:

É precisamente isto que estou a argumentar. É que eu vejo muita gente falar como se o Barcelona no sucesso todo que teve dos anos 90 para cá tivesse sido todo com base na La Masía quando criticam as idas do Barcelona ao mercado e isso não é verdade.

A equipa do Rijkaard nem era uma equipa baseada numa postura de foco total da posse de bola e antes do Guardiola e do tiki taka-que nem era a primeira opção do Laporta- jogadores como o Xavi e o Iniesta pouco tinham para mostrar nas suas carreiras no Barcelona. 

Bem, não querendo desmentir, até porque concordo qb, mas o Xavi foi o jogador do torneio do Euro 2008.

Editado por Wincing Hálldor

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 13 minutos:

Bem, não querendo desmentir, até porque concordo qb, mas o Xavi foi o jogador do torneio do Euro 2008.

Sim foi mas estava a falar puramente no Barcelona. Mesmo assim, o Xavi era titular no Barcelona mas nunca teve a importância nessa altura que passou a ter com Guardiola era o que eu queria dizer sobre ele. Tanto que esteve perto de sair do Barcelona precisamente porque não se revia na maneira futebolística do Rijkaard e do que queria para ele. O Iniesta era banco do Deco, por exemplo.

Editado por DS7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 1 hora:

jogadores como o Xavi e o Iniesta pouco tinham para mostrar nas suas carreiras no Barcelona. 

É verdade. O Xavi cresceu imenso com o Guardiola. O Iniesta aí depende, era ainda um miúdo e estava a entrar. Lembro de ver algumas vezes a entrar a substituir o Deco.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 10 minutos:

É verdade. O Xavi cresceu imenso com o Guardiola. O Iniesta aí depende, era ainda um miúdo e estava a entrar. Lembro de ver algumas vezes a entrar a substituir o Deco.

E até quando o Barcelona é campeão europeu com o Rijkaard lembro-me que o Xavi nem jogava porque esteve essa época toda lesionado. O Iniesta tinha os seus 24/25 anos e nem cheirava. O Xavi e Iniesta que são absolutamente lendários no futebol mundial nos dias de hoje deve-se á importância e impacto que tiveram precisamente com o Guardiola numa equipa que marcou uma Era. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Tiki Taka no Barça não ganhava jogos. 

Era o Messi que os ganhava. 

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade que havia mais jogadores feitos (puyol, henry, etoo, etc) mas o Guardiola chegou e arrumou com o Ronaldinho e com o Deco ( e era para ir o Etoo tambem) e com o decorrer da época sustentou a sua aposta no Pique (era compra, mas tava a começar, tinha a base La Masia e arrumou com o Rafa Marquez), a aposta em definitivo no Xavi e no Iniesta e a subida do Busquets e do Pedro, para além da clareza do papel do Messi.

O Xavi a vir vai precisar um bocado disso, há alguns jogadores feitos, mas efetivamente eram preciso mais 2 ou 3, ou então dos que há, que se conseguisse voltar ao rendimento de alguns, de resto é apostar na garotada ( embora o meio campo esteja sobrelotado com Nico, Gavi e Pedri, sendo que há o De Jong que é um reforço caro e o ano passado foi dos melhores jogadores da equipa, mas sempre quando jogou uns metros mais à frente) e sobretudo, não ter medo de confiar nos seus ideais. Nisso, chegar agora pode ser um bónus. O guardiola perdeu os primeiros jogos da liga contra o Numancia e o Rayo Vallecano ou o Valladolid, já nem sei e acabou a época com 6 títulos 

Editado por FabioK

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira vitória do Guardiola foi uma goleada sobre o Sporting, 5-2 penso eu, nessa altura estava lá para baixo na tabela classificativa. Recordo-me que depois do jogo muitos falaram em vergonha por terem perdido contra um treinador fraco.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

A primeira vitória do Guardiola foi uma goleada sobre o Sporting, 5-2 penso eu, nessa altura estava lá para baixo na tabela classificativa. Recordo-me que depois do jogo muitos falaram em vergonha por terem perdido contra um treinador fraco.

Até foi uma vitória ao Wisla na qualificação para a Champions por 4-0, antes de perderem a segunda mão por 1-0 na Polónia. Depois perderam o primeiro jogo da Liga fora contra o Numancia e empataram com o Racing em Camp Nou. Depois sim ganham 3-1 ao Sporting.

Isto é só uma correção até porque, apesar de não me lembrar, faz todo o sentido que seja assim como contas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 6 horas:

Conhecerás a miudagem do Barcelona melhor do que eu, pelo que não vou tentar debater isso contigo - e provavelmente terás razão no que dizes quanto ao talento da garotada.

A única coisa que discordo contigo é em acreditares que esse talento é suficiente para reerguer o Barcelona para outros patamares, nisso não acredito. O talento, por si só, não resolve o problema em que estão metidos.

É minha percepção que o lançamento de jovens talentos numa equipa funciona bem quando há um contexto que o favoreça (eh! La Palisse!). Esses contextos normalmente envolvem ou uma equipa bem estabelecida, no qual os miúdos se vão integrando progressivamente e conquistando a sua posição podendo aqui e além falhar (as dores de crescimento) sem que isso implique um desastre desportivo (a importância de haver jogadores de qualidade já com experiência para o patamar do Barcelona); ou, pelo menos, um projecto de aposta sistemática em jovens de tal forma que os mais experientes são ainda eles jovens, mas já com alguma rodagem a esse nível que os faz parecer quase veteranos (Ajax?).

Este Barcelona não está em nenhum desses contextos. Os jogadores mais experientes são medíocres ou demasiado entradotes para assegurar essa função enquanto mantêm também qualidade exibicional - elogiaste Pique, Alba e Busquets, mas não considero que já estejam ao nível necessário para assegurar a titularidade uma época inteira mantendo padrões elevados de excelência.

Do plantel do Barcelona atual, diria que nesse contexto, muito honestamente, apenas apanho o Depay, o De Jong (que, reforço, está a demorar a pegar) e o Aguero (que já tem quê, 33 ou 34 anos?). Dou o benefício da dúvida ao Dest porque não o conheço o suficiente. Os restantes ou são miúdos, ou são feitos de cristal.

Daí dizer que o Barcelona precisa de titulares. Gente de qualidade para ser titular que sirvam de espinha-dorsal a uma equipa à qual será adicionada a malta jovem de qualidade que têm, e que mais importante, sejam reliable, que se possa contar com eles e não que se esteja sempre com medo que a qualquer momento parem mais dois ou três meses.

Acredito que não discordamos assim tanto quanto isso, na verdade. Eu concordo que o "cenário ideal" seria o que descreves, com 3 ou 4 jogadores ainda no seu auge a garantirem estabilidade para um desenvolvimento mais seguro dos jovens talentos da formação. Subscrevo na íntegra o terceiro parágrafo, por exemplo.

Discordo em parte do rendimento que ainda é possível retirar dos 3 capitães, bem como do rendimento que o Aguero ainda pode assegurar. Não duvido da qualidade, mas a verdade é que não me lembro da última vez em que vi o argentino constantemente disponível (do ponto de vista físico) para jogar e a render bem. Gostava de estar enganado, though.

Assim, e não sendo este o plantel ideal para o Xavi entrar ou sequer um bom plantel de transição, é aquele que existe e penso que seria um erro utilizar os poucos fundos que estarão disponíveis para contratar jogadores estabelecidos mas que possam retirar algum espaço aos que se pretende serem os talentos de um futuro relativamente próximo.

Se o Barça estivesse forte financeiramente, a minha opinião seria outra e concordaria totalmente contigo. Não estando, canalizaria o pouco que existe para tentar fechar (ou quase) o expectável núcleo duro da equipa nos próximos anos, confiando que os jovens conseguirão triunfar mesmo em condições mais adversas do que aquelas que seriam recomendáveis.

Citação de andriy pereplyotkin, há 5 horas:

Precisa do que foi o Barça do Rijkaard antes de chegar o Guardiola.

Sem dúvida. Infelizmente, não o tem. Não vai pegar no Barça pós-Valverde (que já não seria grande coisa), vai pegar no que veio por aí abaixo depois disso. Será uma tarefa muito mais complicada do que a do Guardiola, no imediato.

Citação de DS7, há 4 horas:

É precisamente isto que estou a argumentar. É que eu vejo muita gente falar como se o Barcelona no sucesso todo que teve dos anos 90 para cá tivesse sido todo com base na La Masía quando criticam as idas do Barcelona ao mercado e isso não é verdade.

A equipa do Rijkaard nem era uma equipa baseada numa postura de foco total da posse de bola e antes do Guardiola e do tiki taka-que nem era a primeira opção do Laporta- jogadores como o Xavi e o Iniesta pouco tinham para mostrar nas suas carreiras no Barcelona. 

Concordo, não foi. É óbvio que o mercado teve sempre importância no sucesso do Barça, excepção feita precisamente a esse período único que, precisamente por isso, não serve como exemplo realista.

Mas agora, ao contrário do que acontecia nos anos 90 ou até na altura do Rijkaard e apesar de tudo o que aconteceu em anos recentes, há mais qualidade a sair da formação e há sobretudo provas dadas de que essa aposta pode ser a base de um projecto desportivo vencedor (bem secundada por reforços cirúrgicos e escolhidos a dedo, claro).

A posse de bola "extrema" só surge com o Guardiola e com o despontar do trio mítico de Busquets, Xavi e Iniesta. Mas o Barça do Rijkaard enquadra-se na mesma naquela que é a identidade do clube. Simplesmente não será, ao dia de hoje, vista como uma forma tão "pura" de interpretação da identidade. Tal como acredito que esta equipa do Xavi não o será, até porque dificilmente há condições para isso nos primeiros tempos (e porque se pretende que as coisas evoluam e se alterem, mesmo que dentro de uma determinada ideia).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 8 horas:

Até foi uma vitória ao Wisla na qualificação para a Champions por 4-0, antes de perderem a segunda mão por 1-0 na Polónia. Depois perderam o primeiro jogo da Liga fora contra o Numancia e empataram com o Racing em Camp Nou. Depois sim ganham 3-1 ao Sporting.

Isto é só uma correção até porque, apesar de não me lembrar, faz todo o sentido que seja assim como contas.

Muitos anos...mas então houve um jogo que ficou 5-2, não?

O que diziam nem era tanto ser fraco, mas sim que "estaria para ser despedido" devido à má classificação no campeonato. As picardias clássicas entre rivais. A realidade é que depois dessa vitória sobre o Sporting embalaram no campeonato e o resto é história.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Muitos anos...mas então houve um jogo que ficou 5-2, não?

O que diziam nem era tanto ser fraco, mas sim que "estaria para ser despedido" devido à má classificação no campeonato. As picardias clássicas entre rivais. A realidade é que depois dessa vitória sobre o Sporting embalaram no campeonato e o resto é história.

5-2 foi em Alvalade

Mas creio que ainda já estava em modo rolo compressor

Compartilhar este post

Link para o post

"Jorge Mendes sugere Gattuso ao Newcastle"

Lol, tem tudo para a correr bem.. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 2 horas:

5-2 foi em Alvalade

Mas creio que ainda já estava em modo rolo compressor

Sim, se esse foi o segundo jogo o Barça já estava mais que embalado, e até já estaria na liderança do campeonato.

E realço que o Guardiola construiu um Barcelona muito diferente do de Rijkaard, sendo que o seu cunho também só chegou à seleção no Mundial de 2010. A Espanha de 2008 e de 2010 são muito diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zeca galhão, Em 30/06/2021 at 21:57:

Se o NES chegar ao dia de todos os santos ainda como treinador do Tottenham ficarei muito admirado.

How poetic, despedir o NES no dia de todos os santos.

• Like 10

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...