Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[UCL] Discussão Geral Uefa Champions League 20/21

Publicações recomendadas

Citação de NIkeL, há 7 minutos:

Eu juro que o meu último parágrafo está lá desde o início... Porque é que as pessoas não o estão a ler?

O teu "claro que não", citando o Jimpo, não foi para a frase dele que o árbitro mostra racismo ao referir o jogador pela cor de pele?

Se não foi, peço desculpa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, Agora:

Não me estás a responder a pergunta mas ok. Siga.

Porque eu nunca disse que o que o árbitro fez não está errado. O Jimpo falou no geral, disse que sempre que se falasse em cor de pele era racista e eu disse que não. Depois disse que nesta situação, não estava certo.

Tu estás a dizer que a minha resposta "Não, não é" foi para o que o árbitro fez nesta situação e eu estou a falar da ação de distinguir açlguém pela cor de pele, não estou a falar do árbitro.

Citação de kareca, há 1 minuto:

O teu "claro que não", citando o Jimpo, não foi para a frase dele que o árbitro mostra racismo ao referir o jogador pela cor de pele?

Se não foi, peço desculpa.

Certo. Porque respondi À frase em que ele referiu a situação no geral e não esta situação de árbitro-jogador apenas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 1 minuto:

Porque eu nunca disse que o que o árbitro fez não está errado. O Jimpo falou no geral, disse que sempre que se falasse em cor de pele era racista e eu disse que não. Depois disse que nesta situação, não estava certo.

Tu estás a dizer que a minha resposta "Não, não é" foi para o que o árbitro fez nesta situação e eu estou a falar da ação de distinguir açlguém pela cor de pele, não estou a falar do árbitro.

Se estás a falar em contextos em que ele não é árbitro e apenas um gajo na rua a falar com um amigo, ok. Estava a falar de contextos em que ele está a exercer as suas funções.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, Agora:

Se estás a falar em contextos em que ele não é árbitro e apenas um gajo na rua a falar com um amigo, ok. Estava a falar de contextos em que ele está a exercer as suas funções.

Certo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 8 minutos:

Homens brancos cis a dizer que isto não tem mal nenhum e que é como dizer que alguém tem bigode. 💞

Racista.

Compartilhar este post

Link para o post

Ansioso pelos tempos em que identificar alguém como "alto", "baixo", "careca", "coxo", "maneta", "gordo", "magro", "zarolho", "homem", "mulher", etc... seja considerado insultuoso. Em que sejamos obrigados a usar roupa numerada para que nos identifiquem apenas pelo número, tipo chapa de matrícula dos automóves. Aí sim, seríamos todos iguais, sem identidade nem características próprias. Mudava-se o lema de "Todos Iguais, Todos Diferentes" para "Todos Iguais. Ponto!"

Que futuro radioso...

• Like 12

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, Agora:

Sim. Num mundo paralelo onde os brancos são menorizados por serem brancos.

Entendi, vamos lutar a desigualdade do passado com desigualdade no presente. Vai correr lindamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, Agora:

Sim. Num mundo paralelo onde os brancos são menorizados por serem brancos.

Sacares dessa numa situação que envolve um romeno tem a sua graça.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 5 minutos:

Entendi, vamos lutar a desigualdade do passado com desigualdade no presente. Vai correr lindamente.

Pessoal, aguentem um bocado. Mais umas 6 ou 7 gerações e isto fica tudo normalizado. O quê? Já esperas desde 1600? E esperas só mais uns aninhos, qual é o problema? Passa rápido.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 9 minutos:

Pessoal, aguentem um bocado. Mais umas 6 ou 7 gerações e isto fica tudo normalizado. O quê? Já esperas desde 1600? E esperas só mais uns aninhos, qual é o problema? Passa rápido.

O que é "normalizado"?

Compartilhar este post

Link para o post

Só de imaginar num jogo de rugby, em que as conversas dos árbitros são transmitidas, um a referir-se a alguém como o preto, seria de loucos.

Isso ou qualquer um de nós em contexto profissional referir-se a um colega, cliente, etc, dessa forma. Super normal...

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Obviamente que o comportamento do árbitro era evitável e reprovável a este nível.

Mas pqp, que saudades que eu tenho de poder fazer piadas sobre pretos, gajas e panelei*os!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 25 minutos:

gordo e coxo (deficiente) sempre foi

Baixo, careca, maneta e zarolho também. Depende sempre do contexto. Tal como chamar preto a alguém. O contexto é que determina se estamos perante um insulto ou não.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 4 minutos:

Baixo, careca, maneta e zarolho também. Depende sempre do contexto. Tal como chamar preto a alguém. O contexto é que determina se estamos perante um insulto ou não.

Então estás ansioso por que tempos? É que hoje, no jogo, houve contextualização.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Opa é uma daquelas cenas em que consegues ver os 2 lados. Por um lado não sei até que ponto é benéfico para luta contra discriminação, andarmos em bicos de pés a criar tabus contra mencionar características físicas das pessoas. Se tás no meio duma confusão a tentar passar uma informação a alguém rapidamente, parece-me natural mencionar uma característica física que a distinga.

Pelo outro lado também entendo o desconforto de alguém de raça negra (embora eu nunca vou sentir na pele para saber bem o que é esse desconforto) a ouvir conversa de outros a se referirem a si como "olha, é aquele preto ali". Adiciona-lhe o peso muito mais ofensivo da palavra "negro" em inglês, adiciona-lhe o contexto de isto já ter começado por tarem todos irritados com o árbitro, e tá todo o caldo entornado muito facilmente.

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 6 minutos:

Só de imaginar num jogo de rugby, em que as conversas dos árbitros são transmitidas, um a referir-se a alguém como o preto, seria de loucos.

Isso ou qualquer um de nós em contexto profissional referir-se a um colega, cliente, etc, dessa forma. Super normal...

Insultar as outras pessoas não é normal. A não ser que o contexto o permita.

Chamar preto a alguém nas circunstâncias que indicas é tão grave como referires-te a um cliente ou colega como "o careca" ou "o zarolho".

No contexto que estamos a avaliar há que perceber se se tratou de um insulto ou apenas a maneira mais eficaz de identificar o indivíduo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é tudo uma questão de contexto. E neste contexto, nunca podia dizer isto. Como não podia dizer "o gordo" ou "o zarolho" se o assistente fosse de facto gordo ou zarolho. 

Editado por Jamarcus

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Então estás ansioso por que tempos? É que hoje, no jogo, houve contextualização.

Sim. E o contexto foi a necessidade que o 4º árbitro teve em identificar de forma clara, objetiva e imediata um determinado indivíduo. Foi sua intenção ofender o indivíduo? Não sei. O indivíduo tem razões para se sentir ofendido? Talvez. O 4º árbitro poderia ter optado por outras palavras? Provavelmente.

Será esta situação suficientemente grave para gerar o inevitável movimento de indignação que se vai seguir? Não me parece.

É mais uma para a coleção onde já está o blackface do Griezmann e o conguito do Bernardo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 minutos:

Chamar preto a alguém nas circunstâncias que indicas é tão grave como referires-te a um cliente ou colega como "o careca" ou "o zarolho".

Opa isto quase que o peso disto tudo acaba mais por ter a ver com o facto de ser uma conversa que os outros consigam ouvir ou não, do que com a conversa em si. Mesmo que fosse "zarolho" em vez de "preto" acho que a maior parte das pessoas com o mínimo de bom senso vai ter a sensibilidade de não gritar "É O ZAROLHO, DÁ O CARTÃO VERMELHO AO ZAROLHO" em frente ao gajo em si. Mas se tiveres em privado a tentar explicar a um colega quem é a pessoa x, pode ser vagamente ofensivo mas não é tão descabido.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...