Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[UCL] Discussão Geral Uefa Champions League 20/21

Publicações recomendadas

Citação de Descartes, há 32 minutos:

Tu estás coberto de razão. Mas essa é apenas uma visão parcial da questão. Eu sou contra qualquer tipo de discriminação. Não é só pela discriminação subjacente à cor da pele ou a outra qualquer mediatizada e exacerbada na atualidade. É por toda e qualquer discriminação. Dizes que a bagagem histórica e cultural gera um problema quando se distingue alguém pela cor da pele que não existe quando se distinguem pessoas pelas outras características, e é verdade. Mas não é menos verdade que insultar os gordos e os zarolhos pode gerar tantos ou mais problemas aos ofendidos do que os pretos. Aliás, nos dias que correm, é mais ou menos pacífico insultar os gordos. Porque eles não cumprem o normativo dos tempos modernos em que se exaltam os benefícios da vida saudável, da alimentação cuidada, do exercício físico. Os gordos (tal como os fumadores, por exemplo) são autênticos párias da sociedade, hoje em dia.

Mas adiante...

Outra questão que também não desconheces é que a escravatura e o tratamento sub-humano dado a determinados povos ou pessoas com certas características não é exclusivo das pessoas de raça negra. Já havia escravatura no mundo antes do tráfico negreiro. Já havia tratamento diferenciador entre povos muito antes da descoberta do "Mundo Novo". Há muitos elefantes na sala. Não é só aquele mais escurinho de quem toda a gente fala...

O que me leva a outra questão que me irrita profundamente. Que nos chega via globalização. E que é a hegemonia da cultura americana no mundo. As dores americanas passaram a ser as dores do mundo. Um romeno que diz "negru" é imediatamente confundido com "nigga" e automaticamente rotulado como racista e o mundo indigna-se. O Sumudica não tem qualquer pejo em pegar imediatamente num exemplo de um qualquer polícia do Ohio para defender o seu ponto de vista. A luta pelos Direitos Civis americanos passou a ser a luta de todo o mundo ocidental como se o que se passa numa qualquer terreola do Alabama fosse a norma também para Barrancos.

São estas questões de contexto que me importam. Não desconhecendo nem desvalorizando a tal bagagem histórica e cultural que tão bem identificaste.

Desc, é evidente que já havia escravatura antes do gigantesco tráfico de escravos Atlântico que ajudámos a fundar. Havia antes, continuou a haver contemporaneamente a esse, depois dele e continua a existir.

A questão quanto a essa perspetiva é só uma: influência. A importância de um tema está intimamente ligada à influência deste sobre nós. Qualquer morte é lamentável e digna de pesar, mas a morte de um familiar é mais impactante para um indivíduo do que a de um desconhecido. Um atentado terrorista em Paris é um ato tão vil como um em Kinshasa, mas o primeiro causa-nos maior impacto porque é na capital de um país com o qual partilhamos imensos laços e afinidades, onde há uma significativa comunidade portuguesa e que poderá influenciar-nos direta ou indiretamente. Estou certo que terás a mesma perspetiva, não estarei a dizer-te nada de novo.

Da mesma forma, o tráfico de escravos Atlântico foi e ainda é algo que nos afeta diretamente, seja pela sua dimensão - o volume exato é incalculável, mas estima-se que terão sido traficados entre dez a quinze milhões de africanos em trezentos e poucos anos - ou pela proximidade temporal - segundo recordo de uma investigação recente, os últimos navios negreiros ainda atravessavam o Atlântico há cerca de 150 anos.

150 anos! Sabes aquela curiosidade de a Cleópatra ter vivido mais próxima no tempo da invenção do Big Mac do que da construção das pirâmides do Egipto? Quando o Marquês de Pombal nasceu faltava mais tempo para ser feita a última viagem desses navios negreiros do que o tempo passado desde essa última viagem até hoje.

Acho que já deves ter percebido onde quero chegar: o impacto na nossa sociedade deste processo em específico quando comparado com outros é... bem, incomparável. E, por esse motivo, entra tudo aquilo que referi no outro post e que julgo não valer a pena repetir. Herdámos vários elefantes, mas alguns são mais pequenos e com o tempo encontrámos espaço na arrecadação para os escondermos, enquanto este ainda está no canto da sala e nunca sai verdadeiramente do nosso campo de visão.

Só entrei nesta discussão porque fiquei com a ideia que estavas a ser demasiado "pão, pão, queijo, queijo", quando o tema é demasiado complexo para uma perspetiva tão simplista. Este é, na minha óptica, o tema mais complexo do nosso tempo. Várias áreas do Saber abordam-no de diferentes perspetivas, mentes bem mais brilhantes do que nós dedicaram-se e dedicam-se ao mesmo, e ainda assim continua a ser uma questão fraturante e complexa.

Peguei no teu post como podia ter pegado noutros, mas o teu pareceu-me ser o que tinha mais sumo para poder introduzir a perspetiva histórica, que é aquela em que me sinto mais à vontade e em que poderei dar um contributo mais fundamentado, pois considero que a mesma é fulcral para responder a muitas das questões que se vão colocando. Coisas como "porque é que chamar preto é racismo, mas chamar branco não é?", ou "porque é que é tão grave dizer 'aquele preto', mas não 'aquele gordo'?", e outras do género.

Também não me parece que sejamos nós aqui no CMPT a resolver uma questão tão complexa, mas também não vamos ser nós a corrigir os erros do Jesus ou a utilização do VAR e isso não nos impede de gastar horas nisto, portanto... 😁

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 4 horas:

O @JohnyM poderá esclarecer melhor mas presumo que não. Mas o primeiro pensamento a identificar alguém não deve ser aquele, principalmente neste contexto profissional. E isto é válido para ele dizer, preto, orelhudo, coxo, perneta, cornudo, gay ou outra coisa qualquer.
É cumprir a boa etiqueta, mais nada. É aquele senhor ali, aquele rapaz, aquele miúdo. Em caso de dúvida param o jogo e resolvem com base na proximidade como tanta vez fazem.

Interessa é identificar correctamente a pessoa em questão e não há nenhum protocolo sobre isso agora chamar o tipo de negro não é obviamente boa ideia. Daí a extrapolar que o homem é racista já é outra conversa

Citação de IlidioMA, há 4 horas:

isso foi o que eu achei ao inicio. Mas ele não estava a falar romeno. Estava a falar inglês mesmo. Não pode levar a desculpa de "na lingua que eu estava a falar, isso não significa isso"

Tendo em conta que, salvo erro, só havia 4 romenos naquele campo diria que é normal que não falem na língua deles com pessoas de outras nacionalidade.

Citação de IlidioMA, há 4 horas:

ouve-se o árbitro principal a falar em inglês (não posso garantir para o 4º árbitro). Como será uso em jogos da UEFA.

Ouves o árbitro a falar em inglês com pessoas não romenas, como é óbvio. Já por aí anda um vídeo onde supostamente se ouve aquilo que o homem diz e, espante-se, fala em romeno. Até porque fazia zero sentido estar a falar em inglês e dizer negro porque para isso dizia black.

Este quarto árbitro acabou a carreira internacional dele por ter sido "anjinho" e ter feito uma identificação a uma pessoa da forma totalmente incorreta. Daí a meio mundo julgar o homem como racista vai uma grande distância acho eu

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se o homem é racista, nem acho que interesse muito para o caso, porque o que interessa mais nem é se a pessoa é racista, mas sim se o termo o é. Para nós, brancos, até pode não parecer um big deal, mas para alguém que leva com este filme provavelmente desde criança, ter de levar também na prova que supostamente é o pináculo do futebol mundial, entendo que seja demasiado. E bem. Não reprovo minimamente a atitude dos jogadores de uma e de outra equipa.

Provavelmente o árbitro até nem é racista e aquilo saiu-lhe sem maldade mas, nos tempos em que vivemos, em que estamos no meio de uma luta tão forte para acabar com as discriminações, não é decerto a melhor escolha para identificar alguém. Podia ter apontado, podia ter ido junto do jogador, sei lá... Tantas opções melhores do que indicar a cor da pele da pessoa.

Já agora, @Descartes, o termo ofensivo em Português não é "preto". Se fores perguntar a pessoas pretas, eles dizem-te que preferem ser chamadas assim do que "negras".

Citação de JohnyM, há 5 horas:

Ouves o árbitro a falar em inglês com pessoas não romenas, como é óbvio. Já por aí anda um vídeo onde supostamente se ouve aquilo que o homem diz e, espante-se, fala em romeno. Até porque fazia zero sentido estar a falar em inglês e dizer negro porque para isso dizia black.

Editado por Ghelthon
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 51 minutos:

Já agora, @Descartes, o termo ofensivo em Português não é "preto". Se fores perguntar a pessoas pretas, eles dizem-te que preferem ser chamadas assim do que "negras".

sempre aprendi o contrário disso. Até pelas pessoas que conheço que não gostam do termo "preto".

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 4 minutos:

hehe, fds.

Afinal é tudo uma cambada de imbecis que não têm lugar no desporto.

Nós aqui a discutir racismo como tema fraturante civilizacional e afinal não passa da boa velha estupidez endémica e genética.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora não tenho tempo para responder ao @John Bonifácio e ao @Black Hawk.

Fica apenas a nota de que eu fui o único neste tópico a dizer que me sentia muito curioso sobre os motivos que levaram à decisão de expulsar o Webo. Que palavras teriam sido?... Mais uma vez o digo: o contexto é determinante na análise deste tipo de situações.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 minutos:

Agora não tenho tempo para responder ao @John Bonifácio e ao @Black Hawk.

Fica apenas a nota de que eu fui o único neste tópico a dizer que me sentia muito curioso sobre os motivos que levaram à decisão de expulsar o Webo. Que palavras teriam sido?... Mais uma vez o digo: o contexto é determinante na análise deste tipo de situações.

Uma desculpa não é o mesmo que uma justificação.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 4 horas:

hehe, fds.

É branco CSI Las Vegas, não pode ser menorizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de ontem ter tentado desculpar-se e ter ficado todo confuso com a situação que se instalou, hoje acordou e pensou "epá, ya, já nem me lembrava que o gajo me tinha chamado de gipsy!!"

Por favor.

Compartilhar este post

Link para o post

Coitados do Basaksehir a levar 4-0, apenas 3 pontos no grupo, nono lugar no campeonato, a coisa está preta para aqueles lados

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, há 2 horas:

Neymar melhor do mundo, renova pls. 

Mas há dúvidas em França sobre a renovação dele? Pensava que o único que suscitava dúvidas era o Mbappe. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 3 minutos:

Mas há dúvidas em França sobre a renovação dele? Pensava que o único que suscitava dúvidas era o Mbappe. 

Nada é certo até estar no papel. Em França até têm saído mais notícias de avanços com o Mbappé que com o Neymar. Mas hoje o brasileiro disse que gostava de continuar e que se sentia bem em Paris. 

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosidade: Dos 16 apurados para a próxima fase, 15 são do top-5 de ligas. A única excepção é o Porto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 13 minutos:

Curiosidade: Dos 16 apurados para a próxima fase, 15 são do top-5 de ligas. A única excepção é o Porto.

Orgulho

Superligue European tames prontes

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...