Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 50 minutos:

O contrário para mim, de esquerda, é ainda mais triste. Gente do PCP a dizer que afinal tinham razão usando para o efeito discursos destes lunáticos. 

Donald Trump quer continuar a impor o domínio norte-americano à escala global, utilizando para esse fim todos os meios ao seu alcance, incluindo a força. Prova disso é a sua intenção de expulsar a população palestiniana da Faixa de Gaza e tomar conta daquele território.

Trump quer continuar a garantir o negócio bilionário da produção e venda de armamento. Por isso disse recentemente que quer que os países membros da NATO aumentem as suas despesas militares até 5% do seu PIB, naturalmente adquirindo equipamento militar aos EUA.

Trump considera que o principal adversário dos EUA é a China e está apostado em fazer esse confronto das mais variadas formas, recorrendo a todos os instrumentos e criando as condições que lhe sejam mais favoráveis para esse embate. A utilização das taxas alfandegárias para fazer guerra comercial aos produtos chineses ou posições recentes procurando fazer de Taiwan um aríete contra Pequim dão uma dimensão dessa atitude de confronto com a China. As chantagens e iniciativas junto de países que têm relações mais estreitas com a China, no sentido de os distanciar, é outro dos elementos relevantes nessa estratégia.

É este o contexto em que devem ser interpretadas as declarações e as ações de Trump sobre o fim da guerra na Ucrânia.

Não há ali nenhum posicionamento geral de recusa da guerra e promoção da paz. Pelo contrário, estamos perante mais um presidente norte-americano que revela estar empenhado na gestão do militarismo e da corrida aos armamentos da forma que lhe for mais conveniente.

A sua motivação não é promover a solução que é verdadeiramente necessária no conflito, que tem de ser uma solução de paz e de segurança colectiva na Europa, isto é, de todos os países, do Atlântico aos Urais. As suas declarações sobre as relações entre os EUA e a Rússia devem ser interpretadas em função do objetivo de provocar o distanciamento da Rússia face à China por conveniência táctica norte-americana.

Olhando friamente para todos estes elementos da política externa norte-americana protagonizada por Trump não é difícil encontrar-lhes uma racionalidade própria, claramente associada e dependente daquilo que considera ser a estrita defesa dos interesses norte-americanos.

O que não é possível aceitar é que a União Europeia, pela voz dos responsáveis das suas instituições ou dos chefes de Estado e de Governo das suas potências, queira insistir no prolongamento da guerra na Ucrânia em vez discutir uma solução de paz e segurança colectiva, promovendo o militarismo em vez de contrariar a corrida aos armamentos, insistindo na guerra como o motor da economia e da produção industrial em vez de dar prioridade às necessidades económicas e sociais dos povos.

A quem serve esta obsessão da UE com o militarismo e a guerra? Aos povos não é certamente.

https://www.dn.pt/opiniao/a-ue-obcecada-com-a-guerra

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

Btw usar aspas para dar ênfase é completamente insano

"TRUMP"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 1 hora:

Esses são outros que terão de fazer o mesmo para justificar estarem na mesma trincheira da extrema-direira.

Vivemos mesmo num admirável mundo novo.

17399922692566968242217911286200.png.ce7c1ba27f114db117b7ee2979897e43.png

17399922942392701161101647117425.png.ec26e12a8b8618b38c306ceb8a0f1cda.png

Admirável mundo novo mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 6 horas:

Apesar de algumas vitórias em conquistas no terreno, a Russia está bastante fragilizada militarmente e económicamente pelo não é do seu interesse que o conflito continue como está.

Dito isto diria que sim, provavelmente estratégia irá passar por congelar o conflito e voltar a tentar tornar a Ucrânia em estado vassalo estilo Bielorussia através do controlo politico de Kiev ou através de conflitos internos que a Russia consiga gerir a seu favor.

E isto dá tempo para se reorganizar militarmente, reconstruir a sua industria e economia, criar pactos económicos com os USA e a China (o Rubio e Lavrov já falaram ontem em investimentos americanos na Russia) e destabilizar/isolar ainda mais a Europa.

Isto não é planificação a curto prazo, sempre foi muito para além disso.

O que ganham os EUA com uma possível “vitória” da Rússia? Foi prometido minério sem fim? É essa parte que ainda não entendi…

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 3 minutos:

O que ganham os EUA com uma possível “vitória” da Rússia? Foi prometido minério sem fim? É essa parte que ainda não entendi…

Não tem a ver com o que os EUA ganham, mas com o que o fascismo pode ganhar.

De qualquer das formas não me parece haver aqui nenhum plano muito complexo:

1. Apresentam uma ideia estapafúrdia em que a Ucrânia ou tem que abdicar de uma parte significativa do país e a Rússia não tem de pagar reparações, ou então a Ucrânia tem de pagar por protecção aos EUA ao estilo da Máfia.
  2. A Ucrânia naturalmente rejeita o plano.
  3. O Trump vem dizer que a Ucrânia é que não quis fazer a paz por isso deixa de apoiar o país e pelo caminho poupa aos contribuintes americanos um número inventado de biliões de dólares.
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 23 minutos:

Incrível, não pensei que fosse possível sair vivo.

Ver imagens do Leonard Peltier era grande clássico em certos meios activistas no início dos 2000.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 minuto:

Não tem a ver com o que os EUA ganham, mas com o que o fascismo pode ganhar.

De qualquer das formas não me parece haver aqui nenhum plano muito complexo:

1. Apresentam uma ideia estapafúrdia em que a Ucrânia ou tem que abdicar de uma parte significativa do país e a Rússia não tem de pagar reparações, ou então a Ucrânia tem de pagar por protecção aos EUA ao estilo da Máfia.
  2. A Ucrânia naturalmente rejeita o plano.
  3. O Trump vem dizer que a Ucrânia é que não quis fazer a paz por isso deixa de apoiar o país e pelo caminho poupa aos contribuintes americanos um número inventado de biliões de dólares.

A indústria deles depende desse dinheiro. Aquilo não vai simplesmente para a Ucrânia em sacos de dinheiro, mas sim em armamento produzido pelos próprios Estados Unidos.

Não quero acreditar que o único ângulo seja esse. Algo provavelmente foi prometido pelo Putin.

Compartilhar este post

Link para o post

Se Donaldo Trump acabar com a NATO, estará no top dos antiimperialistas desta década. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 29 minutos:

A indústria deles depende desse dinheiro. Aquilo não vai simplesmente para a Ucrânia em sacos de dinheiro, mas sim em armamento produzido pelos próprios Estados Unidos.

Não quero acreditar que o único ângulo seja esse. Algo provavelmente foi prometido pelo Putin.

E onde é que o Trump está preocupado com os Estados Unidos?

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 1 hora:

9ks3o8.jpg

eu sei que é meme, mas mesmo assim, arte de um nazi aqui não sff.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 1 hora:

Eu não questiono que há interesses económicos e no controlo de materias primas, a Ucrânia é riquissima em minérios, principalmente nas regiões ocupadas. Daí já ontem o Rubio e o Lavrov terem discutido o regresso do investimento americano na Rússia e a partilha de gestão de recursos naturais.

Mas há uma enorme componente ideológica nisto.

Não há forma neste momento de ideologicamente encontrar grandes diferenças entre o Trump e o Putin, o Bannon e o Dugin, o Vance e o Medvedev, Stephen Miller e o Peskov.

Já há anos que os influenciadores da direita americana estão alinhados com o Kremlin, quer por financiamento, quer por pura ideologia.

Basicamente é o que o Blackhawk e o Whatever têm dito, isto é o regresso do fascismo como ideologia mainstream e dominante.

Eu tive para recuperar posts meus durante as eleições de 2016 nos USA porque isto era previsível e não era preciso ter um grande intelecto para o ter previsto, e eu certamente não o tenho nem sou vidente. Os sinais estavam todos bem visíveis, a piscar de forma descontrolada a vermelho pelo menos desde o Brexit.

Editado por SAS_Robben
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

É suposto fingir que os comunistas não querem fazer dos Musk e dos Trump os novos Romanov? 

Compartilhar este post

Link para o post

Já que os representantes de quase 450M de habitantes da União Europeia continuam a não resolver m*rda nenhuma resta só uma salvação para o Ucrânia e a menos esperada, entregar toda a segurança e todos os recursos ao Partido Comunista da China.

O Russos não podiam fazer nada, os Americanos ficavam entalados! 

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 50 minutos:

Eu não questiono que há interesses económicos e no controlo de materias primas, a Ucrânia é riquissima em minérios, principalmente nas regiões ocupadas. Daí já ontem o Rubio e o Lavrov terem discutido o regresso do investimento americano na Rússia e a partilha de gestão de recursos naturais.

Mas há uma enorme componente ideológica nisto.

Não há forma neste momento de ideologicamente encontrar grandes diferenças entre o Trump e o Putin, o Bannon e o Dugin, o Vance e o Medvedev, Stephen Miller e o Peskov.

Já há anos que os influenciadores da direita americana estão alinhados com o Kremlin, quer por financiamento, quer por pura ideologia.

Basicamente é o que o Blackhawk e o Whatever têm dito, isto é o regresso do fascismo como ideologia mainstream e dominante.

Eu tive para recuperar posts meus durante as eleições de 2016 nos USA porque isto era previsível e não era preciso ter um grande intelecto para o ter previsto, e eu certamente não o tenho nem sou vidente. Os sinais estavam todos bem visíveis, a piscar de forma descontrolada a vermelho pelo menos desde o Brexit.

É verdade.

Não deixa de ser "impressionante" o longo braço do Kremlin no xadrez global político....

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 horas:

Se em vez de Ucrânia fosse Brasil e ficassem sem o Rio de Janeiro ou São Paulo a conversa também era assim trigo limpo farinha amparo? Com base nesse raciocínio, os EUA deixavam a Rússia vos invadir à vontade e que se f*da?

A pergunta do gui_fla segue essa toada. 

O que os EUA poderiam fazer para pressionar a Ucrânia ou melhor, Zelensky a ceder sua cadeira? Secar a torneira e não fornecer mais armas. Ucrânia não faz parte da UE e nem da NATO e piora com o fato do atual mandatário dos EUA se contra o uso de soldados americanos em guerras como essa da Ucrânia. 

Agora, se eu concordo ou não com isso? Oras, eu sou pacifista, a Ucrânia deveria ter assinado um acordo em 2022, na verdade, a neutralidade era o melhor caminho, mas sabemos que isso é impossível com uma elite atlantista como essa atualmente que comanda a UE e a NATO. 

Compartilhar este post

Link para o post

fds o Trump vai morrer com uma overdose de ketamina no espaço de 1 mês

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 3 horas:

Uma frase mesmo à Trump. 

É que até imaginei a boca dele a dizer aquilo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 7 minutos:

fds o Trump vai morrer com uma overdose de ketamina no espaço de 1 mês

Por acaso começo a achar que não tarda faz uma homenagem ao Kennedy. 

Compartilhar este post

Link para o post

acho mais provável que seja o Musk a morrer primeiro, com uma bala na cabeça. Até me surpreende estar a demorar tanto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JGabriel, há 6 horas:

Mensagens duras dela só se eram para o sul da Europa. 

Claro que mandava recados. Ela não queria o FMI nos países, para ela era melhor ter os países irem ao mercado com juros altos e endividarem-se junto dos bancos alemães. 

Citação de Rain Dog, há 6 minutos:

acho mais provável que seja o Musk a morrer primeiro, com uma bala na cabeça. Até me surpreende estar a demorar tanto

Um morre de overdose e outro de ataque cardíaco 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 8 minutos:

Por alguma razão o gajo anda sempre com o filho aos ombros

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...