Lebohang Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de HappyKing, há 50 minutos: O contrário para mim, de esquerda, é ainda mais triste. Gente do PCP a dizer que afinal tinham razão usando para o efeito discursos destes lunáticos. Donald Trump quer continuar a impor o domínio norte-americano à escala global, utilizando para esse fim todos os meios ao seu alcance, incluindo a força. Prova disso é a sua intenção de expulsar a população palestiniana da Faixa de Gaza e tomar conta daquele território. Trump quer continuar a garantir o negócio bilionário da produção e venda de armamento. Por isso disse recentemente que quer que os países membros da NATO aumentem as suas despesas militares até 5% do seu PIB, naturalmente adquirindo equipamento militar aos EUA. Trump considera que o principal adversário dos EUA é a China e está apostado em fazer esse confronto das mais variadas formas, recorrendo a todos os instrumentos e criando as condições que lhe sejam mais favoráveis para esse embate. A utilização das taxas alfandegárias para fazer guerra comercial aos produtos chineses ou posições recentes procurando fazer de Taiwan um aríete contra Pequim dão uma dimensão dessa atitude de confronto com a China. As chantagens e iniciativas junto de países que têm relações mais estreitas com a China, no sentido de os distanciar, é outro dos elementos relevantes nessa estratégia. É este o contexto em que devem ser interpretadas as declarações e as ações de Trump sobre o fim da guerra na Ucrânia. Não há ali nenhum posicionamento geral de recusa da guerra e promoção da paz. Pelo contrário, estamos perante mais um presidente norte-americano que revela estar empenhado na gestão do militarismo e da corrida aos armamentos da forma que lhe for mais conveniente. A sua motivação não é promover a solução que é verdadeiramente necessária no conflito, que tem de ser uma solução de paz e de segurança colectiva na Europa, isto é, de todos os países, do Atlântico aos Urais. As suas declarações sobre as relações entre os EUA e a Rússia devem ser interpretadas em função do objetivo de provocar o distanciamento da Rússia face à China por conveniência táctica norte-americana. Olhando friamente para todos estes elementos da política externa norte-americana protagonizada por Trump não é difícil encontrar-lhes uma racionalidade própria, claramente associada e dependente daquilo que considera ser a estrita defesa dos interesses norte-americanos. O que não é possível aceitar é que a União Europeia, pela voz dos responsáveis das suas instituições ou dos chefes de Estado e de Governo das suas potências, queira insistir no prolongamento da guerra na Ucrânia em vez discutir uma solução de paz e segurança colectiva, promovendo o militarismo em vez de contrariar a corrida aos armamentos, insistindo na guerra como o motor da economia e da produção industrial em vez de dar prioridade às necessidades económicas e sociais dos povos. A quem serve esta obsessão da UE com o militarismo e a guerra? Aos povos não é certamente. https://www.dn.pt/opiniao/a-ue-obcecada-com-a-guerra 1 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de antifa, há 2 horas: Btw usar aspas para dar ênfase é completamente insano "TRUMP" Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de Black Hawk, há 1 hora: Esses são outros que terão de fazer o mesmo para justificar estarem na mesma trincheira da extrema-direira. Vivemos mesmo num admirável mundo novo. Admirável mundo novo mesmo Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de SAS_Robben, há 6 horas: Apesar de algumas vitórias em conquistas no terreno, a Russia está bastante fragilizada militarmente e económicamente pelo não é do seu interesse que o conflito continue como está. Dito isto diria que sim, provavelmente estratégia irá passar por congelar o conflito e voltar a tentar tornar a Ucrânia em estado vassalo estilo Bielorussia através do controlo politico de Kiev ou através de conflitos internos que a Russia consiga gerir a seu favor. E isto dá tempo para se reorganizar militarmente, reconstruir a sua industria e economia, criar pactos económicos com os USA e a China (o Rubio e Lavrov já falaram ontem em investimentos americanos na Russia) e destabilizar/isolar ainda mais a Europa. Isto não é planificação a curto prazo, sempre foi muito para além disso. O que ganham os EUA com uma possível “vitória” da Rússia? Foi prometido minério sem fim? É essa parte que ainda não entendi… Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de HIM, há 5 minutos: O que ganham os EUA com uma possível “vitória” da Rússia? Foi prometido minério sem fim? É essa parte que ainda não entendi… Algo que tem mais de 500 anos, neste caso aplicado à Europa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Tordesilhas 4 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de HIM, há 3 minutos: O que ganham os EUA com uma possível “vitória” da Rússia? Foi prometido minério sem fim? É essa parte que ainda não entendi… Não tem a ver com o que os EUA ganham, mas com o que o fascismo pode ganhar. De qualquer das formas não me parece haver aqui nenhum plano muito complexo: Apresentam uma ideia estapafúrdia em que a Ucrânia ou tem que abdicar de uma parte significativa do país e a Rússia não tem de pagar reparações, ou então a Ucrânia tem de pagar por protecção aos EUA ao estilo da Máfia. A Ucrânia naturalmente rejeita o plano. O Trump vem dizer que a Ucrânia é que não quis fazer a paz por isso deixa de apoiar o país e pelo caminho poupa aos contribuintes americanos um número inventado de biliões de dólares. 3 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de bmfpcdm, há 23 minutos: Incrível, não pensei que fosse possível sair vivo. Ver imagens do Leonard Peltier era grande clássico em certos meios activistas no início dos 2000. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de whatever, há 1 minuto: Não tem a ver com o que os EUA ganham, mas com o que o fascismo pode ganhar. De qualquer das formas não me parece haver aqui nenhum plano muito complexo: Apresentam uma ideia estapafúrdia em que a Ucrânia ou tem que abdicar de uma parte significativa do país e a Rússia não tem de pagar reparações, ou então a Ucrânia tem de pagar por protecção aos EUA ao estilo da Máfia. A Ucrânia naturalmente rejeita o plano. O Trump vem dizer que a Ucrânia é que não quis fazer a paz por isso deixa de apoiar o país e pelo caminho poupa aos contribuintes americanos um número inventado de biliões de dólares. A indústria deles depende desse dinheiro. Aquilo não vai simplesmente para a Ucrânia em sacos de dinheiro, mas sim em armamento produzido pelos próprios Estados Unidos. Não quero acreditar que o único ângulo seja esse. Algo provavelmente foi prometido pelo Putin. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 19 Fevereiro 2025 Se Donaldo Trump acabar com a NATO, estará no top dos antiimperialistas desta década. 1 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de HIM, há 29 minutos: A indústria deles depende desse dinheiro. Aquilo não vai simplesmente para a Ucrânia em sacos de dinheiro, mas sim em armamento produzido pelos próprios Estados Unidos. Não quero acreditar que o único ângulo seja esse. Algo provavelmente foi prometido pelo Putin. E onde é que o Trump está preocupado com os Estados Unidos? 2 Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de Rōnin, há 1 hora: eu sei que é meme, mas mesmo assim, arte de um nazi aqui não sff. 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 19 Fevereiro 2025 (editado) Citação de HIM, há 1 hora: A indústria deles depende desse dinheiro. Aquilo não vai simplesmente para a Ucrânia em sacos de dinheiro, mas sim em armamento produzido pelos próprios Estados Unidos. Não quero acreditar que o único ângulo seja esse. Algo provavelmente foi prometido pelo Putin. Eu não questiono que há interesses económicos e no controlo de materias primas, a Ucrânia é riquissima em minérios, principalmente nas regiões ocupadas. Daí já ontem o Rubio e o Lavrov terem discutido o regresso do investimento americano na Rússia e a partilha de gestão de recursos naturais. Mas há uma enorme componente ideológica nisto. Não há forma neste momento de ideologicamente encontrar grandes diferenças entre o Trump e o Putin, o Bannon e o Dugin, o Vance e o Medvedev, Stephen Miller e o Peskov. Já há anos que os influenciadores da direita americana estão alinhados com o Kremlin, quer por financiamento, quer por pura ideologia. Basicamente é o que o Blackhawk e o Whatever têm dito, isto é o regresso do fascismo como ideologia mainstream e dominante. Eu tive para recuperar posts meus durante as eleições de 2016 nos USA porque isto era previsível e não era preciso ter um grande intelecto para o ter previsto, e eu certamente não o tenho nem sou vidente. Os sinais estavam todos bem visíveis, a piscar de forma descontrolada a vermelho pelo menos desde o Brexit. Editado 19 Fevereiro 2025 por SAS_Robben 3 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 19 Fevereiro 2025 É suposto fingir que os comunistas não querem fazer dos Musk e dos Trump os novos Romanov? Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 19 Fevereiro 2025 Já que os representantes de quase 450M de habitantes da União Europeia continuam a não resolver m*rda nenhuma resta só uma salvação para o Ucrânia e a menos esperada, entregar toda a segurança e todos os recursos ao Partido Comunista da China. O Russos não podiam fazer nada, os Americanos ficavam entalados! 5 Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de SAS_Robben, há 50 minutos: Eu não questiono que há interesses económicos e no controlo de materias primas, a Ucrânia é riquissima em minérios, principalmente nas regiões ocupadas. Daí já ontem o Rubio e o Lavrov terem discutido o regresso do investimento americano na Rússia e a partilha de gestão de recursos naturais. Mas há uma enorme componente ideológica nisto. Não há forma neste momento de ideologicamente encontrar grandes diferenças entre o Trump e o Putin, o Bannon e o Dugin, o Vance e o Medvedev, Stephen Miller e o Peskov. Já há anos que os influenciadores da direita americana estão alinhados com o Kremlin, quer por financiamento, quer por pura ideologia. Basicamente é o que o Blackhawk e o Whatever têm dito, isto é o regresso do fascismo como ideologia mainstream e dominante. Eu tive para recuperar posts meus durante as eleições de 2016 nos USA porque isto era previsível e não era preciso ter um grande intelecto para o ter previsto, e eu certamente não o tenho nem sou vidente. Os sinais estavam todos bem visíveis, a piscar de forma descontrolada a vermelho pelo menos desde o Brexit. É verdade. Não deixa de ser "impressionante" o longo braço do Kremlin no xadrez global político.... Compartilhar este post Link para o post
Aleef456 Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de HappyKing, há 3 horas: Se em vez de Ucrânia fosse Brasil e ficassem sem o Rio de Janeiro ou São Paulo a conversa também era assim trigo limpo farinha amparo? Com base nesse raciocínio, os EUA deixavam a Rússia vos invadir à vontade e que se f*da? A pergunta do gui_fla segue essa toada. O que os EUA poderiam fazer para pressionar a Ucrânia ou melhor, Zelensky a ceder sua cadeira? Secar a torneira e não fornecer mais armas. Ucrânia não faz parte da UE e nem da NATO e piora com o fato do atual mandatário dos EUA se contra o uso de soldados americanos em guerras como essa da Ucrânia. Agora, se eu concordo ou não com isso? Oras, eu sou pacifista, a Ucrânia deveria ter assinado um acordo em 2022, na verdade, a neutralidade era o melhor caminho, mas sabemos que isso é impossível com uma elite atlantista como essa atualmente que comanda a UE e a NATO. Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 19 Fevereiro 2025 fds o Trump vai morrer com uma overdose de ketamina no espaço de 1 mês 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de Puto Perdiz, há 3 horas: Uma frase mesmo à Trump. É que até imaginei a boca dele a dizer aquilo Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de Su1, há 7 minutos: fds o Trump vai morrer com uma overdose de ketamina no espaço de 1 mês Por acaso começo a achar que não tarda faz uma homenagem ao Kennedy. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 19 Fevereiro 2025 acho mais provável que seja o Musk a morrer primeiro, com uma bala na cabeça. Até me surpreende estar a demorar tanto Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de JGabriel, há 6 horas: Mensagens duras dela só se eram para o sul da Europa. Claro que mandava recados. Ela não queria o FMI nos países, para ela era melhor ter os países irem ao mercado com juros altos e endividarem-se junto dos bancos alemães. Citação de Rain Dog, há 6 minutos: acho mais provável que seja o Musk a morrer primeiro, com uma bala na cabeça. Até me surpreende estar a demorar tanto Um morre de overdose e outro de ataque cardíaco Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de Rain Dog, há 8 minutos: acho mais provável que seja o Musk a morrer primeiro, com uma bala na cabeça. Até me surpreende estar a demorar tanto Por alguma razão o gajo anda sempre com o filho aos ombros Compartilhar este post Link para o post