Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de Liberblue, há 2 horas:

@Descartes sff.

Já dei para esse peditório.

Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

Quando é que se expropria os yatchs e se os usa para acomodar os refugiados ucranianos?

E não, não foi o Che que fez este post.

Para ter a certeza que não foi o Che tens que me explicar o que são "yatchs".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 7 minutos:

Estou a atirar para o ar. Não estaremos a assistir ao nascimento de uma federação europeia com um exercito europeu?

Eu não quero especular muito porque como assumido federalista europeu sou altamente suspeito mas este envio de material à Ucrânia como EU parece-me algum impossível dias antes

Não funcionaria. 

Os franceses funcionam diferente dos alemães, que funcionam diferente dos ingleses, etc. 

Há muita história que não se apaga, entre um francês e Alemão haverá sempre tensão em termo militar. Só daqui a mais algumas gerações se não existir nada de grave entretanto. 

O que me faz pensar, todo este investimento numa europa cada vez mais virada à direita... 

Será esse o objetivo da Rússia?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Agora:

Já dei para esse peditório.

Para ter a certeza que não foi o Che tens que me explicar o que são "yatchs".

Coitadinho 😞

30+ Coelhinhos bem fofos e queridos para você entrar no clima da Páscoa /  Incrível

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 9 minutos:

Estou a atirar para o ar. Não estaremos a assistir ao nascimento de uma federação europeia com um exercito europeu?

Eu não quero especular muito porque como assumido federalista europeu sou altamente suspeito

Se a Rússia mantiver este posicionamento, talvez.

A UE surgiu como resposta a um mundo em que os países europeus perderam influência no pós-guerra. Meteram divergências e rivalidades de parte, tentaram unir-se perante um inimigo comum e um aliado desconfortável.

O projecto europeu começou a fraquejar no momento em que se deixou de sentir a necessidade de união política europeia para fazer frente a esse inimigo comum. Como sempre, voltou a olhar-se para dentro e ressurgiram velhas rivalidades e nacionalismos.

O ressurgimento de um inimigo comum coloca novamente as coisas em perspectiva. De repente, países que diziam "nim" à NATO passaram a pedir "sim, por favor, sim, deixem-me entrar!". Se a Europa souber ler os sinais, há margem para nova convergência europeia. Isto pode ser bom até para combater os nacionalismo que têm crescido por todo o lado.

Não há nada como uma ameaça externa para unir os povos. Já o Reagan, que Satanás guarde a sua alma, o dizia naquela que deve ser a única coisa que se aproveitou dele.

PS: estou a falar da Federação Europeia. Não do exército europeu, isso é uma coisa tremendamente mais complexa.

Editado por Black Hawk
  • Like 6
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 3 minutos:

Não funcionaria. 

Os franceses funcionam diferente dos alemães, que funcionam diferente dos ingleses, etc. 

Há muita história que não se apaga, entre um francês e Alemão haverá sempre tensão em termo militar. Só daqui a mais algumas gerações se não existir nada de grave entretanto. 

O que me faz pensar, todo este investimento numa europa cada vez mais virada à direita... 

Até agora o que se tem visto é um repudio dos partidos que estiveram alinhados com o Putin mas a médio prazo é dificil prever.

No entanto, uma alteração para mais militarismo não é incompatível com a esquerda

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 5 minutos:

Ficaria a Federação Europeia como membro da NATO com uma estratégia militar e hierarquia comum, que é algo que não temos de momento.

Mas enfim, são provavelmente delírios de um federalista que não admite que uma federação entre nações com passados tão pesados não passa de uma utopia.

Sim, mas para isso tinha de acontecer o que disse no post anterior. Os membros da UE tinham de fazer parte da NATO, tens o exemplo da Suécia que não está na NATO. 

Acho que o mais importante acaba por ser isto:

Citação de Black Hawk, há 3 minutos:

Se a Rússia mantiver este posicionamento, talvez.

A UE surgiu como resposta a um mundo em que os países europeus perderam influência no pós-guerra. Meteram divergências e rivalidades de parte, tentaram unir-se perante um inimigo comum e um aliado desconfortável.

O projecto europeu começou a fraquejar no momento em que se deixou de sentir a necessidade de união política europeia para fazer frente a esse inimigo comum. Como sempre, voltou a olhar-se para dentro e ressurgiram velhas rivalidades e nacionalismos.

O ressurgimento de um inimigo comum coloca novamente as coisas em perspectiva. De repente, países que diziam "nim" à NATO passaram a pedir "sim, por favor, sim, deixem-me entrar!". Se a Europa souber ler os sinais, há margem para nova convergência europeia. Isto pode ser bom até para combater os nacionalismo que têm crescido por todo o lado.

Não há nada como uma ameaça externa para unir os povos. Já o Reagan, que Satanás guarde a sua alma, o dizia naquela que deve ser a única coisa que se aproveitou dele.

De facto tiveste um afastamento do projeto europeu nos últimos anos, o maior exemplo foi o Brexit, mas neste momento há, como diz o Black Hawk, uma grande margem para um convergência europeia nunca antes vista. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 minuto:

Ficaria a Federação Europeia como membro da NATO com uma estratégia militar e hierarquia comum, que é algo que não temos de momento.

Mas enfim, são provavelmente delirios de um federalista que não admito que uma federação entre nações com passados tão pesados não passa de uma utopia.

O problema está precisamente nisso.
Se entre forças já é um 31 quanto mais entre países, o que é preciso, e o Covid já demonstrou que as FA não servem só para dar tiros, é melhorar enormemente as condições e tornar mais atrativo a entrada de pessoal nas FA, não me acredito que o SMO regresse se isto não escalar mais.
O que a união pode e deve fazer é ajudar na modernização, financiamento e estabelecer metas para números de efetivos/equipamentos de cada membro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 11 minutos:

Não funcionaria. 

Meu pai é do norte de França, região de Nancy e está semrpe a referir que as gerações mais velhas odiavam-se entre franceses e alemães. Que os "velhotes" franceses ficavam possuídos quando viam franceses a irem trabalhar para Alemanha.

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post

pfijfa1g0gk81.png

A Russian soldier and Ukrainian National guardsmen keeping a joint eye on the Chernobyl nuclear reactor after an agreement was reached to stop clashes inside the Chernobyl Exclusion Zone and focus on its security

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 1 hora:

Para mim hoje já chega.

Que amanhã acorde com notícias que as coisas estiveram calmas durante a noite.

se o objetivo da Rússia for negociar hoje é uma noite complicada para a Ucrânia, se o objetivo não for negociar hoje é uma noite calma.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Os aviões enviados pela Europa (serão MIGs) já deverão ter sido entregues nesta noite

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também sou fã do exército europeu para nos livrarmos da dependência nos Estados Unidos. Se isso tiver pronto assim sim já não precisamos da NATO para nada. Os últimos anos provaram que os Americanos não são de confiar, se hoje o Biden ainda é um velhote previsível daqui a uns anos volta o Trump e assim não dá.

Agora, um passo de cada vez. Não podes ter um exército europeu se antes disso os países não tiverem exércitos. Para mim apoio o aumento da defesa da Alemanha, e depois o aumento respetivo nos outros países para equilibrar por... razões óbvias. Depois de isso tar pronto e vai durar anos (era bom o presidente anunciar "vamos gastar 100 mil milhões!" e pumba aparecia logo imediatamente os tanques e anti-aéreas e nukes e divisões treinadas), então sim pensamos em como podemos ou não avançar para integrá-los (os dos vários países).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, Agora:

Eu também sou fã do exército europeu para nos livrarmos da dependência nos Estados Unidos. Se isso tiver pronto assim sim já não precisamos da NATO para nada. Os últimos anos provaram que os Americanos não são de confiar, se hoje o Biden ainda é um velhote previsível daqui a uns anos volta o Trump e assim não dá.

Também é por ai. Eu não gosto de uma Europa dependente dos USA. Parceiros sim mas não "lacaios".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 24 minutos:

Coitadinho 😞

30+ Coelhinhos bem fofos e queridos para você entrar no clima da Páscoa /  Incrível

Assim sim. Fica claro que o post é teu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 2 minutos:

Também é por ai. Eu não gosto de uma Europa dependente dos USA. Parceiros sim mas não "lacaios".

Eles queriam (e provavelmente continuam a querer) que fossemos lacaios. Uma UE unida poderia ser um potente adversário geopolítico.

Mas o poderio crescente da China leva à quase inevitabilidade de se desinteressarem de nós. Com este merdão do Putin até pode ser que apoiem o rearmar da Europa. Ficam livres para brincar do outro lado do planeta.

Compartilhar este post

Link para o post

Que ideologia irá erupcionar na Rússia nesta próxima semana, em que serão devolvidos a 1914 após as sanções? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Dragao Funchal, há 29 minutos:

pfijfa1g0gk81.png

A Russian soldier and Ukrainian National guardsmen keeping a joint eye on the Chernobyl nuclear reactor after an agreement was reached to stop clashes inside the Chernobyl Exclusion Zone and focus on its security

No dia em que esta foto saiu a análise não era bem a dessa descrição, mas sim do que se vê no reflexo.

Editado por Caviar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hidden, há 4 minutos:

"referendum"

"""""""""voted"""""""""

"""""""""majority"""""""""

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer um bocado o papel do contra neste assunto que se discutiu na ultima página

O quão realmente deveremos estar excitados por mais superpotências militares estarem a ser formadas? Não estamos numa situação onde existem 3\4 países que se dão ao luxo de fazer o que a Rússia está a fazer hoje sem repercussões porque estão tão desenvolvidos militarmente que um confronto com eles poderia ser o final do planeta? Porque é que a Alemanha decidir estoirar mais de 100 mil milhões em desenvolvimento militar é boa ideia, principalmente quando vai levar a França, e UK provavelmente a acompanhar essa brincadeira?

Quanto é que estamos seguros que numa altura onde a extrema direita está a ganhar demasiado  poder na Europa um investimento militar sem precedentes é boa ideia?

• Concordo! 8

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...