Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Superliga Europeia confirmada, (NÃO) arranca em Agosto

Publicações recomendadas

La Champions League se convertirá en una liga virtual: este es el cambio que prepara UEFA

a actual Champions League de grupos de cuatro equipos, va a dejar paso a una Liga virtual que se disputará a partir del verano de 2024 y en la que los equipos estarán divididos por niveles. La UEFA ha ido perfilando los cambios que piensa introducir en la competición y para ello ha creado una comisión, ha escuchado a todas las partes y ahora tan solo falta por convencer a los equipos que están al frente del proyecto de la Superliga europea. Todo quedará aprobado en marzo, pero antes Ceferin se verá las caras con Florentino Pérez y de esa cita saldrá algo más que un proyecto.

El cambio va a ser brusco y marcará una segunda época dentro de la Champions League como tal. Con detalles por definir, los equipos participantes pasan a ser 36 por los 32 actuales. En lugar de grupos, los equipos van a estar distribuidos por niveles, pero no solo se van a enfrentar entre los del mismo nivel, con el fin de que todos los equipos puedan tener posibilidades de entrar en los octavos de final. Los equipos ya manejan el boceto definitivo a falta de retoques finales.

Los del nivel más alto, equivalente al primer bombo del actual sorteo, tendrán más partidos con los de su categoría, pero también tendrán algunos choques contra equipos de otros niveles. El número de partidos no está definido con exactitud. Como el calendario no da para partidos de ida y vuelta, habrá enfrentamientos aleatorios, pero todos sumarán para la clasificación de la Liga virtual que pasará a ser la Champions.

Los ocho primeros de esa clasificación general, tendrán asegurado el pasaporte a octavos, mientras que los ocho siguientes saldrán de una eliminatoria por determinar. De esta manera se acude a un formato Liga, virtual eso sí, pero que sin llegar a las pretensiones de la Superliga, podría amortiguar el golpe.

Con este formato habría más partidos recurrentes entre los denominados grandes, pero sin cerrar la puerta a los pequeños y medianos equipos. La idea es que los equipos jueguen un mínimo de seis partidos con los de su categoría. El proyecto ha tenido buena acogida y aunque todavía faltan aspectos por pulir, todo hace indicar que será aprobado en el Ejecutivo de marzo.

La principal inquietud de los equipos que ansían la Superliga es lo económico. Esta nueva Champions no va a llegar a esas cifras que apuntaban a 500 millones de euros para el ganador, pero al aumentar el número de partidos y, en especial, los choques entre los equipos del primer nivel, el dinero de los derechos televisivos y de marketing aumentará respecto a los cien millones de euros actuales que aproximadamente se lleva el campeón con el actual formato.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Dentro da surrealidade que têm sido estas propostas, acho que essa é a única em que até estaria disposto a "esperar para ver", antes de me rir (para não chorar).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 14 minutos:

Dentro da surrealidade que têm sido estas propostas, acho que essa é a única em que até estaria disposto a "esperar para ver", antes de me rir (para não chorar).

Já eu odeio isto por todos os lados. E está-se mesmo a ver que vai pra frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não é essencialmente o sistema suíço?

Só não percebo uma coisa, se as equipas de primeiro nível têm mais jogos com outras equipas de primeiro nível, não vão sair prejudicadas? Não se está a deixar pelo caminho equipas mais fortes numa primeira fase, em prol de equipas mais fracas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 22 minutos:

Isso não é essencialmente o sistema suíço?

Só não percebo uma coisa, se as equipas de primeiro nível têm mais jogos com outras equipas de primeiro nível, não vão sair prejudicadas? Não se está a deixar pelo caminho equipas mais fortes numa primeira fase, em prol de equipas mais fracas?

Não interessa. O que interessa é haver mais jogos entre eles e portanto mais €€€ de direitos televisivos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 1 hora:

Eu também. Mas já percebi que a ideia é estragar. Portanto, estou esperançoso que estraguem o mínimo possível.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 23 minutos:

Pergunta honesta: porque é que há tanta urgência em mudar por mudar?

Porque querem criar uma Superliga Europeia com as equipas mais ricas, e a FIFA está a tentar evitar isso...

Infelizmente os dirigentes que só querem dinheiro estão a destruir o futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Pegavam nos formatos atuais, incluindo a Conference League, implementavam um sistema de subidas e descidas entre as 3 competições (com alguma forma de acesso direto à Champions para os campeoes nacionais das melhores ligas) e pronto, não se estragava muito e não se perdia o cariz decisivo dos jogos.

Tenho mesmo muitas dúvidas que um Bayern-City que não valha para "nada" em termos de decidir um apuramento tenha audiências superiores a um jogo a eliminar entre equipas mais fracas. Mas acredito que esses estudos tenham sido feitos... Enfim, vão matar a competição.

É que se a ideia é aumentar o número de jogos entre equipas grandes, mais valia recuperarem o antigo formato com duas fases de grupos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 41 minutos:

Pegavam nos formatos atuais, incluindo a Conference League, implementavam um sistema de subidas e descidas entre as 3 competições (com alguma forma de acesso direto à Champions para os campeoes nacionais das melhores ligas) e pronto, não se estragava muito e não se perdia o cariz decisivo dos jogos.

Isso basicamente criava um obstáculo à entrada de novas equipas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 1 hora:

Isso basicamente criava um obstáculo à entrada de novas equipas

Que é precisamente o objetivo da eventual superliga europeia.

Naquele cenário inventado, poderiam ser colocados diretamente na Champions League os campeões das 8 melhores ligas (percorrendo-se o ranking das ligas caso algum desses 8 já estivesse na CL), o resto ajustava-se com subidas e descidas, e as fases de apuramento passariam a existir apenas para a Conference League.

Mas nada disto vai acontecer, venha de lá a NBA do futebol europeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 6 horas:

Eu também não gosto mas entre isto e uma superliga fechada de 18 equipas prefiro isto de olhos fechados. Aqui pelo menos ainda teremos possibilidades de ver equipas portuguesas e existe alguma espécie de meritocracia(os melhores podem aceder à liga e os piores podem baixar).

Citação de Simeone, há 5 horas:

Pergunta honesta: porque é que há tanta urgência em mudar por mudar?

Há uma série de clubes precisam de ganhar mais dinheiro pagar uma série de gastos que tiveram que os deixaram em mau estado situação essa que foi aprofundada pela crise provocada pela pandemia. A questão é que numa fase inicial vão ter mais dinheiro mas se todos os clubes tiverem mais dinheiro como vai acontecer os salários e preços dos jogadores vão inflacionar outra vez. Não vai resolver situação económica de clube nenhum a longo prazo. A situação devia passar por outro lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, quanto ao campeonato do mundo de clubes sempre avança a proposta de expansão de número de clubes para 24?

Isso sim, gostava de ver, uma Liga dos Campeões Mundial. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 hora:

Já agora, quanto ao campeonato do mundo de clubes sempre avança a proposta de expansão de número de clubes para 24?

Isso sim, gostava de ver, uma Liga dos Campeões Mundial. 

Se fosse fazível, era algo bastante giro. Mas não estou a imaginar um Bayern ou o Liverpool jogar contra um Gladbach ou um Crystal Palace a um Domingo, na Quarta jogar contra o Kashima Antlers, e no Sábado a seguir voltarem a jogar contra o Wolfsburgo e Chelsea.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 1 hora:

Se fosse fazível, era algo bastante giro. Mas não estou a imaginar um Bayern ou o Liverpool jogar contra um Gladbach ou um Crystal Palace a um Domingo, na Quarta jogar contra o Kashima Antlers, e no Sábado a seguir voltarem a jogar contra o Wolfsburgo e Chelsea.

No FM, é de 4 em 4 anos, no verão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 18 horas:

No FM, é de 4 em 4 anos, no verão.

Só se for a substituir a International Champions Cup. 

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que vai ser de 4 em 4 anos em formato parecido ao do Mundial de Seleções, mas alguém que esteja por dentro que confirme 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 1 hora:

Só se for a substituir a International Champions Cup. 

O formato já está mais que aprovado, só foi adiado por causa do Covid. Em principio começa em 2022 ou 2023 e passa a ser de 4 em 4 anos.
24 equipas, 8 grupos de 3, qualificam-se os 1ºs de cada grupo. Depois eliminatórias até ao fim.
8 equipas Europeias, 6 Sul-Americanas, 3 Africanas, 3 Asiáticas, 3 América Norte/Central e 1 da Oceania.
Em principio as qualificações serão com base nos vencedores das competições internacionais dos 4 anos anteriores, ou seja, os 4 vencedores da LC (ou finalistas se alguém vencer mais que 1x) + os 4 vencedores da Liga Europa.
O mesmo para as outras Confederações, ainda que cada confederação tenha autonomia para decidir o processo de qualificação.
Esta competição vem substituir a antiga Taça das Confederações das selecções.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...