noikeee Publicado 15 Novembro 2020 Citação de Poeira, há 2 horas: Provavelmente ainda ganhávamos dessa forma. Está na altura de toda a gente começar a interiorizar algo que é cada vez mais evidente: nós somos, indiscutivelmente, uma das 3/4 melhores selecções do mundo, a todos os níveis. E digo "3/4" para dar alguma margem aqui, dado que realisticamente só coloco a França (pela quantidade absurda de talento que possuem) no nosso patamar. Ora, assim sendo, está na altura de nos começarmos a comportar como tal. Impor o nosso jogo ao adversário, mandar em qualquer campo e contra qualquer equipa, assumirmos o favoritismo que cada vez será mais difícil de rejeitar... sei lá, esse tipo de coisas que as melhores equipas mundiais costumam fazer. E tirando os jogos com a França quando é que não temos feito isso? E nestes jogos com a França não jogamos propriamente no estilo do Euro 2016. Aliás a própria França, a campeã do mundo... Joga mais ofensivo do que nós? Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 15 Novembro 2020 Citação de noikeee, há 37 minutos: E tirando os jogos com a França quando é que não temos feito isso? E nestes jogos com a França não jogamos propriamente no estilo do Euro 2016. Aliás a própria França, a campeã do mundo... Joga mais ofensivo do que nós? Sempre que o nível de dificuldade aumenta. Contra as Andorras da vida, é indiferente. Basta meter o talento lá dentro e só não ganhamos folgado por algum cataclismo improvável, tal é a diferença. A França é outro bom exemplo do que é uma postura que só não corre mais vezes mal (como há dias no amigável com a Finlândia, por exemplo) porque aquilo é talento que nunca mais acaba. Com a agravante de que, no caso deles, a convocatória nem sequer contempla alguns jogadores que tinham lá lugar quase garantido. Ganham mais vezes apesar do Deschamps do que por causa do Deschamps. Eles ajudam a passar a mensagem importante desta questão: estamos em posição de podermos ser nós a ditar a tendência e a impor a forma como se joga a este nível. Pela primeira vez na nossa história. E convinha aproveitarmos algo que não vai durar para sempre (basta ver pela Espanha). Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 15 Novembro 2020 Citação de Poeira, há 8 horas: Provavelmente ainda ganhávamos dessa forma. Está na altura de toda a gente começar a interiorizar algo que é cada vez mais evidente: nós somos, indiscutivelmente, uma das 3/4 melhores selecções do mundo, a todos os níveis. E digo "3/4" para dar alguma margem aqui, dado que realisticamente só coloco a França (pela quantidade absurda de talento que possuem) no nosso patamar. Ora, assim sendo, está na altura de nos começarmos a comportar como tal. Impor o nosso jogo ao adversário, mandar em qualquer campo e contra qualquer equipa, assumirmos o favoritismo que cada vez será mais difícil de rejeitar... sei lá, esse tipo de coisas que as melhores equipas mundiais costumam fazer. Completamente de acordo. O FS estava satisfeito com o empate, todo cauteloso, a entregar o jogo à França e a contar com a benção da nossa senhora. Nem uma bola à trave lhe fez perceber que seria uma questão de tempo até os franceses marcarem. Quando o fizeram, acabou-se. Já não estávamos com a mentalidade para pegar no jogo e partir para cima deles com critério. Foi sempre aos solavancos e ainda assim quase chegamos lá. Mas foi sempre fruto do talento individual e do consentimento da França, que acabou por baixar as linhas. Agora, o que não nos falta são jogadores para fazer face a qualquer cenário, mesmo um de desvantagem. É preciso é audácia por parte do selecionador, que claramente não a tem. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 15 Novembro 2020 Citação de Poeira, há 10 horas: Provavelmente ainda ganhávamos dessa forma. Está na altura de toda a gente começar a interiorizar algo que é cada vez mais evidente: nós somos, indiscutivelmente, uma das 3/4 melhores selecções do mundo, a todos os níveis. E digo "3/4" para dar alguma margem aqui, dado que realisticamente só coloco a França (pela quantidade absurda de talento que possuem) no nosso patamar. Ora, assim sendo, está na altura de nos começarmos a comportar como tal. Impor o nosso jogo ao adversário, mandar em qualquer campo e contra qualquer equipa, assumirmos o favoritismo que cada vez será mais difícil de rejeitar... sei lá, esse tipo de coisas que as melhores equipas mundiais costumam fazer. Será que somos mesmo? Acho que o pessoal exagera um pouco em relação à qualidade da nossa seleção. É uma equipa muito boa, com qualidade para continuar a fazer excelentes desempenhos em fases finais, mas acho esse patamar demasiado 'puxado'. 1 Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 15 Novembro 2020 Citação de Eden Hazard, há 4 minutos: Será que somos mesmo? Acho que o pessoal exagera um pouco em relação à qualidade da nossa seleção. É uma equipa muito boa, com qualidade para continuar a fazer excelentes desempenhos em fases finais, mas acho esse patamar demasiado 'puxado'. Por comparação ás outras seleções, claramente é uma equipa de top 4 mundial neste momento. Compartilhar este post Link para o post
Dutch Publicado 15 Novembro 2020 Eu acho que temos um meio campo fraquinho, para essas comparações. De resto sim. Se tivessemos nós um jogador como o Kanté... Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 15 Novembro 2020 Tanto elogiámos a postura em Paris na 1a volta, que hoje voltámos ao velho complexo de inferioridade. Não alinho nas críticas à qualidade individual dos jogadores. Muitos dos que estiveram mal hoje estiveram fantásticos em Paris, em particular os médios. Tiveram um dia mau ontem, acontece a todos e deriva também da má exibição do coletivo. Só me incomoda que o Nuno Mendes nem conte para o totobola porque ah e tal é muito novo, tem que ganhar experiência ou primeiro tem que se ambientar ao grupo da seleção... Não faço ideia se o argumento é algum destes, mas é parvo. O Raphael precisa de concorrência a sério e provavelmente o Nuno atualmente até já é melhor do que ele, a lateral esquerdo. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 15 Novembro 2020 Citação de Eden Hazard, há 1 hora: Será que somos mesmo? Acho que o pessoal exagera um pouco em relação à qualidade da nossa seleção. É uma equipa muito boa, com qualidade para continuar a fazer excelentes desempenhos em fases finais, mas acho esse patamar demasiado 'puxado'. A única diferença que vejo entre Portugal e as outras 2 seleções mais fortes, França e Alemanha, é que eles têm uma 3 linha ao nível da 2 linha, ao contrário de nós, que os nossos recursos de nível topo acabam ao fim de 19/20 jogadores. De resto, acredito que se jogarmos com vontade de mandar no jogo, com a qualidade que temos, vamos ganhar a maioria dos jogos contra as equipas do topo Mundial. 3 Compartilhar este post Link para o post
AP18skillz Publicado 15 Novembro 2020 O Guerreiro precisa de alguém a morder-lhe os calcanhares. É um jogador completamente diferente no Dortmund. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 15 Novembro 2020 (editado) Citação de Poeira, há 9 horas: Sempre que o nível de dificuldade aumenta. Contra as Andorras da vida, é indiferente. Basta meter o talento lá dentro e só não ganhamos folgado por algum cataclismo improvável, tal é a diferença. A França é outro bom exemplo do que é uma postura que só não corre mais vezes mal (como há dias no amigável com a Finlândia, por exemplo) porque aquilo é talento que nunca mais acaba. Com a agravante de que, no caso deles, a convocatória nem sequer contempla alguns jogadores que tinham lá lugar quase garantido. Ganham mais vezes apesar do Deschamps do que por causa do Deschamps. Eles ajudam a passar a mensagem importante desta questão: estamos em posição de podermos ser nós a ditar a tendência e a impor a forma como se joga a este nível. Pela primeira vez na nossa história. E convinha aproveitarmos algo que não vai durar para sempre (basta ver pela Espanha). Eu acho que o trabalho que tá a ser feito na selecção é bom. Tu queres o óptimo, e queres o óptimo duma maneira específica. Só que eu olho para todas as outras seleções e não vejo nenhuma a fazer esse óptimo do futebol espectacular atacante para dominar, mas minimamente coerente e competitivo. Única excepção actual talvez a Espanha do Luis Enrique. Aliás eu olho à última década inteira e as únicas seleções que eu vejo fazer isso foram a Espanha 2010-2012, a Alemanha 2014 e talvez o Chile do Bielsa/Sampaoli. Não há mais nenhuma equipa a conseguir desenvolver um jogo colectivo atacante coerente, e houve muitas outras com coleções de talentos semelhantes à geração actual portuguesa. Isto porque o futebol de seleções não é o futebol de clubes - tens muito menos tempo para treinar um estilo de jogo com bola complexo, sendo por isso muito mais fácil se focar numa estrutura defensiva sólida - excepto caso tenhas grupos de vários jogadores que já jogam juntos num mesmo clube. Porque as seleções não têm a hipótese de ir ao mercado e comprar jogadores para resolver falhas no plantel, como actualmente Portugal tem falta dum número 8 e dum central. E porque o nível dos treinadores simplesmente é inferior ao nível dos treinadores de clubes, os Klopps e Guardiolas geralmente não se metem em seleções porque o dinheiro não está lá, nem é um trabalho tão motivante como estar a treinar jogar todas as semanas. Editado 15 Novembro 2020 por noikeee 1 Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 15 Novembro 2020 (editado) Citação de noikeee, há 32 minutos: Eu acho que o trabalho que tá a ser feito na selecção é bom. Tu queres o óptimo, e queres o óptimo duma maneira específica. Só que eu olho para todas as outras seleções e não vejo nenhuma a fazer esse óptimo do futebol espectacular atacante para dominar, mas minimamente coerente e competitivo. Única excepção actual talvez a Espanha do Luis Enrique. Aliás eu olho à última década inteira e as únicas seleções que eu vejo fazer isso foram a Espanha 2010-2012, a Alemanha 2014 e talvez o Chile do Bielsa/Sampaoli. Não há mais nenhuma equipa a conseguir desenvolver um jogo colectivo atacante coerente, e houve muitas outras com coleções de talentos semelhantes à geração actual portuguesa. Isto porque o futebol de seleções não é o futebol de clubes - tens muito menos tempo para treinar um estilo de jogo com bola complexo, sendo por isso muito mais fácil se focar numa estrutura defensiva sólida - excepto caso tenhas grupos de vários jogadores que já jogam juntos num mesmo clube. Porque as seleções não têm a hipótese de ir ao mercado e comprar jogadores para resolver falhas no plantel, como actualmente Portugal tem falta dum número 8 e dum central. E porque o nível dos treinadores simplesmente é inferior ao nível dos treinadores de clubes, os Klopps e Guardiolas geralmente não se metem em seleções porque o dinheiro não está lá, nem é um trabalho tão motivante como estar a treinar jogar todas as semanas. Wat ele não disse nada disso nem essa complexidade toda. Ele sabe bem disso. Editado 15 Novembro 2020 por pedritsh Compartilhar este post Link para o post
JFDCamara Publicado 15 Novembro 2020 Citação de Eden Hazard, há 3 horas: Será que somos mesmo? Acho que o pessoal exagera um pouco em relação à qualidade da nossa seleção. É uma equipa muito boa, com qualidade para continuar a fazer excelentes desempenhos em fases finais, mas acho esse patamar demasiado 'puxado'. Neste momento, e sendo raro na nossa história, estamos sem dúvida no top 4 de melhores equipas (em termos teóricos), o nosso onze tem qualidade para ganhar a qualquer equipa. O super meio campo da França neste jogo consistiu em Kanté (fantástico trinco cheio de energia) e depois Rabiot (jogador muito irregular) e Pogba (ditto, que após 4 anos em Inglaterra ainda não se conseguiu assumir como titular indiscutível num Man Utd arredado da luta pelo título). O nosso meio campo foi William Carvalho (abaixo em termos de reputação, jogando no Bétis) e depois Danilo (foi para o PSG e é tão eficaz defensivamente que tem sido usado a central) e Bruno Fernandes (melhor jogador do Utd do mesmo Pogba). A diferença não é assim tão grande. A questão é que prescindimos de Moutinho (tem feito grandes época no Wolves europeu ou quase da PL) para jogarmos à retranca (e não podemos usar Renato Sanches, um dos melhores jogadores da Ligue 1 e um dos poucos médios que temos que tem capacidade de explosão). O que é bizarro é depois tentarmos jogar à retranca com dois laterais ofensivos que não tiveram autorização para atacar (Cancelo, um dos melhores laterais ofensivos do mundo, e Guerreiro, que joga a médio ala no Dortmund), expondo completamente as fragilidades dos mesmos. Em termos de centrais o Kipembe é fantástico (imho tem menos reputação do que devia ter) mas nós temos o Ruben Dias que também é uma parede, depois devíamos ter o Pepe que é impecável mas aqui depois morremos porque não temos opções. Lloris o Patrício aqui não há diferenças. Griezmann, Martial, Coman é um ataque que mete medo mas falta golo (Giroud tem mas faltam outras coisas), contra o nosso ataque de João Félix (ainda abaixo dos outros mas a crescer), B. Silva (em baixo de forma e não devia jogar) e um monstro Ronaldo que pode marcar do nada, não usando aqui um Jota que em pouco tempo se mostrou capaz de ser titular do Liverpool. Portanto não há razão para sentirmos que a França é muito superior, sim eles têm milhares de opções boas mas só podem jogar 11. É que nem o treinador deles é fora de série também. 6 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 15 Novembro 2020 O Guerreiro da selecção é diferente do Guerreiro do Dortmund porque nos alemães ele não é lateral esquerdo. 2 Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 15 Novembro 2020 Citação de Seferogol, há 3 horas: A única diferença que vejo entre Portugal e as outras 2 seleções mais fortes, França e Alemanha, é que eles têm uma 3 linha ao nível da 2 linha, ao contrário de nós, que os nossos recursos de nível topo acabam ao fim de 19/20 jogadores. De resto, acredito que se jogarmos com vontade de mandar no jogo, com a qualidade que temos, vamos ganhar a maioria dos jogos contra as equipas do topo Mundial. A Alemanha tem um melhor onze que nós tbm. Se o Deschamps não convoca os melhores, o que dizer do Low. O Hummels e Muller por exemplo não calçam ao tempo sem motivo aparente. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 15 Novembro 2020 Citação de Eden Hazard, há 4 horas: Será que somos mesmo? Acho que o pessoal exagera um pouco em relação à qualidade da nossa seleção. É uma equipa muito boa, com qualidade para continuar a fazer excelentes desempenhos em fases finais, mas acho esse patamar demasiado 'puxado'. Somos. E basta fazer a comparação directa com as restantes selecções europeias. A Espanha actual está ao mesmo nível que nós, individualmente? A Itália? A Holanda? Nem a Inglaterra me parece estar nesse patamar, apesar de também estarem cada vez mais recheados de talento, e dou de barato a Alemanha, embora ache que não estão acima de nós mesmo com o seu melhor 11. Só mesmo a França, que de facto tem uma quantidade absurda de talento nos centrais, no meio-campo e até no ataque (aqui a um nível ligeiramente mais baixo). Portugal só apresenta lacunas no eixo da defesa (porque o Pepe não dura para sempre e só sobra o Rúben). De resto, não há nenhuma posição onde não exista um ou mais talentos portugueses de nível mundial. Nunca fomos tão talentosos como agora. Citação de noikeee, há 2 horas: Eu acho que o trabalho que tá a ser feito na selecção é bom. Tu queres o óptimo, e queres o óptimo duma maneira específica. Só que eu olho para todas as outras seleções e não vejo nenhuma a fazer esse óptimo do futebol espectacular atacante para dominar, mas minimamente coerente e competitivo. Única excepção actual talvez a Espanha do Luis Enrique. Aliás eu olho à última década inteira e as únicas seleções que eu vejo fazer isso foram a Espanha 2010-2012, a Alemanha 2014 e talvez o Chile do Bielsa/Sampaoli. Não há mais nenhuma equipa a conseguir desenvolver um jogo colectivo atacante coerente, e houve muitas outras com coleções de talentos semelhantes à geração actual portuguesa. Isto porque o futebol de seleções não é o futebol de clubes - tens muito menos tempo para treinar um estilo de jogo com bola complexo, sendo por isso muito mais fácil se focar numa estrutura defensiva sólida - excepto caso tenhas grupos de vários jogadores que já jogam juntos num mesmo clube. Porque as seleções não têm a hipótese de ir ao mercado e comprar jogadores para resolver falhas no plantel, como actualmente Portugal tem falta dum número 8 e dum central. E porque o nível dos treinadores simplesmente é inferior ao nível dos treinadores de clubes, os Klopps e Guardiolas geralmente não se metem em seleções porque o dinheiro não está lá, nem é um trabalho tão motivante como estar a treinar jogar todas as semanas. Eu não disse (ou quis dizer) nada disso. Aquilo que eu disse foi que Portugal deve assumir a postura de "colosso mundial" que lhe corresponde, neste momento. E isso implica ter uma postura de procura da vitória em todos os jogos, contra todos os adversários. Seja qual for o estilo de jogo. Aliás, nem o estilo é uma condicionante aqui, porque a selecção tem jogadores de qualidade suficiente para ser fortíssima em diversos estilos. Basta olhar para as opções do meio-campo para a frente, e facilmente se percebe que há jogadores para um estilo mais apoiado, jogadores para um estilo mais directo e, na maioria dos casos, jogadores que se adaptam perfeitamente a um estilo misto, que ande algures lá pelo meio. Já agora, como "side note": o nível global das selecções está mais baixo do que há uns anos porque acompanha a descida de qualidade do futebol de clubes em geral. Não há nenhuma selecção claramente de outro nível porque não existe uma base fortíssima de um clube que elas possam aproveitar. 1 Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 15 Novembro 2020 Citação de Poeira, há 3 minutos: Somos. E basta fazer a comparação directa com as restantes selecções europeias. A Espanha actual está ao mesmo nível que nós, individualmente? A Itália? A Holanda? Nem a Inglaterra me parece estar nesse patamar, apesar de também estarem cada vez mais recheados de talento, e dou de barato a Alemanha, embora ache que não estão acima de nós mesmo com o seu melhor 11. Só mesmo a França, que de facto tem uma quantidade absurda de talento nos centrais, no meio-campo e até no ataque (aqui a um nível ligeiramente mais baixo). Portugal só apresenta lacunas no eixo da defesa (porque o Pepe não dura para sempre e só sobra o Rúben). De resto, não há nenhuma posição onde não exista um ou mais talentos portugueses de nível mundial. Nunca fomos tão talentosos como agora. Eu não disse (ou quis dizer) nada disso. Aquilo que eu disse foi que Portugal deve assumir a postura de "colosso mundial" que lhe corresponde, neste momento. E isso implica ter uma postura de procura da vitória em todos os jogos, contra todos os adversários. Seja qual for o estilo de jogo. Aliás, nem o estilo é uma condicionante aqui, porque a selecção tem jogadores de qualidade suficiente para ser fortíssima em diversos estilos. Basta olhar para as opções do meio-campo para a frente, e facilmente se percebe que há jogadores para um estilo mais apoiado, jogadores para um estilo mais directo e, na maioria dos casos, jogadores que se adaptam perfeitamente a um estilo misto, que ande algures lá pelo meio. Já agora, como "side note": o nível global das selecções está mais baixo do que há uns anos porque acompanha a descida de qualidade do futebol de clubes em geral. Não há nenhuma selecção claramente de outro nível porque não existe uma base fortíssima de um clube que elas possam aproveitar. O pior disto tudo é que eu pensei que isto fosse evidente para toda a gente atualmente, mas pelos vistos... Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 15 Novembro 2020 Citação de Dutch, há 4 horas: Eu acho que temos um meio campo fraquinho, para essas comparações. De resto sim. Se tivessemos nós um jogador como o Kanté... Ainda este ano começam a despontar palhinha e João Mário. Ainda temos Moutinho, William, Danilo, etc. O Renato pode jogar lá. Etc etc etc Nas laterais dum lado temos qualidade a mais, no outro dá para disfarçar com qualidade. Os centrais também vão levar com uma boa fornada. Semedo, Ruben Dias, Diogos, Quaresma, etc. Falta um gk. Pode ser que apareça por aí um oblak de bigode. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 15 Novembro 2020 Citação de Shai, há 1 hora: A Alemanha tem um melhor onze que nós tbm. Se o Deschamps não convoca os melhores, o que dizer do Low. O Hummels e Muller por exemplo não calçam ao tempo sem motivo aparente. Não acho, sinceramente. Comparando o 11 de ontem da Alemanha, com o 11 de Portugal, não vejo que nenhum deles seja melhor que o outro, no geral. Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 15 Novembro 2020 Honestamente, não me lembro de muitas seleções jogarem bom futebol tendo tantos jogadores de clubes diferentes. O Chile do Sampaio, talvez. A Espanha tinha o núcleo duro do Barcelona, a Alemanha tinha muitos jogadores do Bayern (e alguns do Dortmund), etc. Compartilhar este post Link para o post
Djork Publicado 15 Novembro 2020 Brasil do Xocolari melhor seleção do ( curto ) milénio Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 16 Novembro 2020 Citação de Seferogol, há 9 horas: Não acho, sinceramente. Comparando o 11 de ontem da Alemanha, com o 11 de Portugal, não vejo que nenhum deles seja melhor que o outro, no geral. O de ontem sim, mas falta gente que seria titular ali. Por exemplo o Kimmich, Hummels, Muller, e ainda se pode discutir gajos como o Kroos e o Boateng. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 16 Novembro 2020 Citação de Shai, há 8 minutos: Hummels, Muller, Boateng. O Low não os convoca mais. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 16 Novembro 2020 (editado) Citação de Eden Hazard, Em 15/11/2020 at 09:12: Será que somos mesmo? Acho que o pessoal exagera um pouco em relação à qualidade da nossa seleção. É uma equipa muito boa, com qualidade para continuar a fazer excelentes desempenhos em fases finais, mas acho esse patamar demasiado 'puxado'. O talento geracional em Portugal não tem saído todo duma vez, como vimos com a Espanha, Alemanha e agora França. Não é sorte ou azar, já que a dimensão desportiva é completamente diferente, mas não deixa de ser frustrante de perceber que quando estamos fortes num lado, o outro é manifestamente fraco. Desta vez, a defesa não está ao nível da qualidade do ataque. Um onze inicial dos melhores dos últimos 10 anos da seleção faria facilmente parte dum top 4 mundial. Editado 16 Novembro 2020 por Rōnin Compartilhar este post Link para o post