Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Peripécias do Futebol Português

Publicações recomendadas

Citação de JohnyM, há 12 minutos:

Obviamente de acordo com isso. No entanto o Casa Pia não estar a fazer obras no Pina Manique não é propriamente falta de €

Eu estou a comentar a frase do @JGabriel e não a situação em concreto. Até porque agora trata-se do Estádio de Rio Maior que, julgo, é municipal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 12 minutos:

Obviamente de acordo com isso. No entanto o Casa Pia não estar a fazer obras no Pina Manique não é propriamente falta de €

Achas? Achas que quem lá está a meter dinheiro esta só a fazer negócio e que quando descerem de divisão dão à sola e o clube fica desamparado, sem investimento e sem melhorias nas infraestruturas?

/s

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 5 minutos:

Achas? Achas que quem lá está a meter dinheiro esta só a fazer negócio e que quando descerem de divisão dão à sola e o clube fica desamparado, sem investimento e sem melhorias nas infraestruturas?

/s

Hoje em dia qualquer clube que queira estar no futebol profissional tem de correr o risco de se associar a algum investidor e ou arranjam algum maluco com amor à terra como o Arouca e o Lourosa ou não têm outra solução.

Sobre o Casa Pia, já foi público que há problemas com os terrenos e antes foi com a CML

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 1 minuto:

Aquele momento em que os Boavisteiros com dois dedos de testa estão satisfeitos com esta noticia. 

Muito sinceramente, limpar esta negatividade constante do clube é mais importante que investidores e manutenções. Era algo anunciado há muito, mais vale que aconteça já. Deixar que a bomba rebente, e se dos escombros sobrar apenas quem gosta mesmo do clube então será uma vitória. Onde jogam, em que divisão jogam, com que plantel e estrutura directiva... para já é irrelevante.

Basta jogar com o nome Boavista durante 2 ou 3 anos para subir consecutivamente, e depois logo se vê.

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 4 horas:

Uma ideia interessante seria centralizar os direitos televisivos para dar maior capacidade financeira aos clubes mais pequenos por forma a poderem investir nas suas infraestruturas. Acho que seria bom para todos. Alguém já terá pensado nisso?

E tens a certeza que os clubes iriam receber mais com essa centralização?

Aqui estão as contas de merceeiro que fiz há uns tempos:

https://www.cmportugal.com/topic/150800-benfica-direcção-sad-eleições-assembleias/?do=findComment&comment=12793932

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 hora:

E tens a certeza que os clubes iriam receber mais com essa centralização?

Aqui estão as contas de merceeiro que fiz há uns tempos:

https://www.cmportugal.com/topic/150800-benfica-direcção-sad-eleições-assembleias/?do=findComment&comment=12793932

Não. Como eu não tenho a certeza é melhor esquecer o assunto. Nem vale a pena que os clubes e as entidades o estudem. Nem sequer que se cumpra a Lei. Só o que interessa é o que dois tontinhos anónimos num fórum de FM têm como certeza. Nós, os dirigentes do Benfica e todos os proto-candidatos a futuros presidentes do Benfica.

E entretanto podemos queixar-nos das condições inadequadas das instalações dos clubes (para alguns até pode dar jeito para justificar eventuais maus resultados), da fraca competitividade da Liga e dos resultados cada vez mais paupérrimos nas competições internacionais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JGabriel, há 14 horas:

Entretanto: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/detalhe/noticia-record-estadio-de-rio-maior-e-interditado-e-casa-pia-sporting-da-1-jornada-pode-mudar-de-local?ref=HP_DestaquesPrincipais

Quando é que a Liga começa a ter mão nos relvados? Dinheiro não há de faltar para garantir atempadamente que estejam em condições. 

Casa Pia: jogo com o Sporting não está em perigo | Abola.pt

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 10 horas:

Aquele momento em que os Boavisteiros com dois dedos de testa estão satisfeitos com esta noticia. 

Se quiseres explicar, qual é a relação dos PN com isto tudo? Ouvi malta revoltada com a claque e li que o líder anda metido com os gajos da SAD.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 7 horas:

Não. Como eu não tenho a certeza é melhor esquecer o assunto. Nem vale a pena que os clubes e as entidades o estudem. Nem sequer que se cumpra a Lei. Só o que interessa é o que dois tontinhos anónimos num fórum de FM têm como certeza. Nós, os dirigentes do Benfica e todos os proto-candidatos a futuros presidentes do Benfica.

E entretanto podemos queixar-nos das condições inadequadas das instalações dos clubes (para alguns até pode dar jeito para justificar eventuais maus resultados), da fraca competitividade da Liga e dos resultados cada vez mais paupérrimos nas competições internacionais.

A parte do "cumprir a Lei" é o melhor argumento. Porque, obviamente, não se pode mudar a Lei, não é?

Depois parece que nenhuma entidade/clube estudou o assunto. As conclusões foram tão favoráveis à centralização que a mesma já avançou. Deve ser apenas o Benfica que está contra apenas para chatear visto que, aparentemente, a centralização é a solução para todos os males do futebol português.

Consigo adivinhar que não o vais fazer, mas gostava de ler uma explicação onde a centralização resolve simultaneamente o problema das instalações dos clubes, da fraca competitividade da Liga e dos resultados cada vez mais paupérrimos nas competições internacionais (quem lê isto pensa que não metemos constantemente equipas nos Oitavos e Quartos da Champions lol).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 32 minutos:

A parte do "cumprir a Lei" é o melhor argumento. Porque, obviamente, não se pode mudar a Lei, não é?

Depois parece que nenhuma entidade/clube estudou o assunto. As conclusões foram tão favoráveis à centralização que a mesma já avançou. Deve ser apenas o Benfica que está contra apenas para chatear visto que, aparentemente, a centralização é a solução para todos os males do futebol português.

Consigo adivinhar que não o vais fazer, mas gostava de ler uma explicação onde a centralização resolve simultaneamente o problema das instalações dos clubes, da fraca competitividade da Liga e dos resultados cada vez mais paupérrimos nas competições internacionais (quem lê isto pensa que não metemos constantemente equipas nos Oitavos e Quartos da Champions lol).

Antes da centralização dos direitos televisivos serem solução, o futebol português tem várias problemas para resolver, uns mais objetivos que outros.

Depois disso sim, conseguirá ter um produto que faça com que a centralização dos direitos televisivos seja bom para todos. Neste momento, é má para todos, principalmente para os 3 grandes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 51 minutos:

Antes da centralização dos direitos televisivos serem solução, o futebol português tem várias problemas para resolver, uns mais objetivos que outros.

Depois disso sim, conseguirá ter um produto que faça com que a centralização dos direitos televisivos seja bom para todos. Neste momento, é má para todos, principalmente para os 3 grandes

Este argumento faz-me imensa confusão. Porque é que é impossível resolver vários problemas ao mesmo tempo?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso poderiam colocar como um dos critérios para um fundo de investimento poder entrar numa SAD terem a obrigatoriedade de melhorar as instalações dos clubes, p.ex. criação de academia/+mais campos para treinar/melhoramento do estádio/etc. 

Para que não aconteçam os casos de que entram nos clubes, fazem dinheiro com compra e venda de jogadores + direitos de TV e competições europeias e quando corre mal vão embora e o clube desce a pique. 

E nos casos de venda e revenda como o caso do Tondela (ou Vizela?) quem entra tem de fazer igual. 

Lembrei-me disso como uma possibilidade, que dará logo ao início para perceber quem vem a bem, mas não faço ideia de é possível de fazer. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 18 minutos:

Este argumento faz-me imensa confusão. Porque é que é impossível resolver vários problemas ao mesmo tempo?

E quais são os problemas que a centralização irá resolver?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 21 minutos:

Porque os outros problemas iriam fazer com que o produto tivesse mais valor logo, o bolo dos direitos televisivos seria maior.

Nos dias atuais, ainda não li nada em que me faça acreditar que os valores que o Vitória vai receber em 2026, seja maior que os que recebe atualmente.

Não relacionado, e não sei se foi notícia, mas os clubes que se qualificaram para a Europa não receberem prémio da LPFP (ou da FPF, não me recordo quem os distribui). Os restantes receberam 500k cada um.

Compartilhar este post

Link para o post

Desde 2021 que não se arranjou um fim de semana na mealhada para discutir isto.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Os acordos de direitos televisivos atualmente em vigor, nomeadamente os dos 3 grandes, foram fechados num contexto de grande competitividade, despique até, entre MEO e NOS. Para além disso, hoje o futebol em geral é um mercado menos valioso que nessa altura.

Por esses dois motivos, os acordos que os clubes vão fazer nos proximos anos serão sempre inferiores, para não dizer muito inferiores, aos do passado. Haja ou não centralização.

Os grandes vão estrebuchar e fazer birra, mas espero que não consigam impedir a centralização.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 3 horas:

Se quiseres explicar, qual é a relação dos PN com isto tudo? Ouvi malta revoltada com a claque e li que o líder anda metido com os gajos da SAD.

A relação entre claque e SAD no tempo do Murta sempre foi muito promiscua, como noutros clubes.
Há quem diga que essa ligação ao Murta continua, sinceramente não sei.
Isto deu origem a graves divisões, como se viu nas eleições, onde apesar do Garrido Pereira ser uma opção fraca, cilindrou a lista apoiada pela claque.

Basicamente tens 4 fações, a SAD (que ontem ficou sentenciada a curto prazo), a direção do Clube, a claque, e os sócios "normais" que querem salvar o clube mas que já estão a ficar impacientes com a demora da direção do clube em comunicar em AG.
Tirando a SAD porque estes (p*ta que os pariu) acho importante criar condições para unir esta malta toda (mesmo a claque).

Compartilhar este post

Link para o post

Relativamente à claque, o chefe deles era convidado para as reuniões do clube. Reza a lenda que até tinha o seu dizer na escolha do treinador do clube. Parece que deste lado há uma resistência a largar o passado e não querer um começo de novo. Têm muito a perder

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 5 horas:

E o teu melhor argumento é, sem dúvida, a parte de que não é necessário cumprir a Lei porque se pode mudá-la.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 17 minutos:

E o teu melhor argumento é, sem dúvida, a parte de que não é necessário cumprir a Lei porque se pode mudá-la.

Claro está que não sustentaste essa tese onde a centralização resolve todos os problemas que enumeraste. Siga.

Quanto ao meu argumento, é tão simples como perceber se faz sentido, para os clubes, a Lei ser dessa forma. Se a Lei prejudica os clubes, por que raio não se deve mudá-la?

Este tema, na verdade, é menos complexo do que querem fazer sem parecer. Sem a centralização, o somatório dos clubes encaixa X. Com a centralização, irão encaixar Y. Se X for superior a Y, a centralização é uma má ideia. Se Y for superior a X, a centralização é boa ideia. Ainda que seja necessário os clubes grandes contribuírem para que a fatia dos pequenos seja maior do que atualmente.

O que me parece que incomoda os restantes clubes é o facto do Benfica querer ser o que tem direito à maior fatia. Isso, obviamente, nunca poderá deixar de ser assim, se o clube que tem mais adeptos, tem os jogos com mais pessoas a ver, por que carga de água iria abdicar de ser o clube que recebe a maior fatia?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 22 minutos:

Claro está que não sustentaste essa tese onde a centralização resolve todos os problemas que enumeraste. Siga.

Quanto ao meu argumento, é tão simples como perceber se faz sentido, para os clubes, a Lei ser dessa forma. Se a Lei prejudica os clubes, por que raio não se deve mudá-la?

Este tema, na verdade, é menos complexo do que querem fazer sem parecer. Sem a centralização, o somatório dos clubes encaixa X. Com a centralização, irão encaixar Y. Se X for superior a Y, a centralização é uma má ideia. Se Y for superior a X, a centralização é boa ideia. Ainda que seja necessário os clubes grandes contribuírem para que a fatia dos pequenos seja maior do que atualmente.

O que me parece que incomoda os restantes clubes é o facto do Benfica querer ser o que tem direito à maior fatia. Isso, obviamente, nunca poderá deixar de ser assim, se o clube que tem mais adeptos, tem os jogos com mais pessoas a ver, por que carga de água iria abdicar de ser o clube que recebe a maior fatia?

Eu ando a sustentar essa tese por aqui há pelo menos uma década. Por que raio tenho que andar constantemente a fazê-lo de cada vez que aparece um Tibraco com as mesmas questões estafadas? Uma das coisas que eu tenho dito é que não acredito que os Grandes participem no processo de livre vontade. Têm que ser obrigados. Pela Liga (que eles dominam), pela Federação (que também dominam) e, principalmente, pelo Governo. Daí o passo em frente determinante que foi dado com a aprovação da Lei. Não me surpreende que haja quem se acha acima da Lei.

Claro que não resolve todos os problemas. Nenhuma medida, em nenhuma área de atividade, resolve todos os problemas. Não há varinhas mágicas. O que há é medidas que contribuem para melhorar. E esta é uma delas. Naturalmente, melhora o futebol português no seu conjunto. Corre-se, portanto, o risco de piorar a posição cartelista dos Grandes. E aí, das duas uma: ou os Grandes percebem que têm vantagens na subida do nível médio da generalidade das equipas da Liga portuguesa ou não percebem. Se percebem devem trabalhar para chegar a soluções que cumpram o objetivo minimizando as suas perdas. Se não percebem fingem que trabalham e, a certa altura, afastam-se para que se mantenha tudo na mesma.

Esse teu último argumento é mentiroso e não passa de vitimização. É uma linha argumentativa muito comum noutras esferas e já conhecida. Todos os clubes reconhecem e aceitam que o Benfica deve receber a maior fatia do mercado. Isso não está nem nunca esteve em causa. A questão é saber o tamanho dessa fatia. O problema aqui é que todos os benfiquistas com responsabilidades (a Direção e candidatos a lá entrar) têm a convicção que recebem mais no atual modelo e por isso não abdicam dele. E ainda dizem que isso é que é bom para o futebol português porque se colocam numa posição de pensamento totalitário afirmando que "o que é bom para o Benfica é bom para todos".

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 3 horas:

Eu ando a sustentar essa tese por aqui há pelo menos uma década. Por que raio tenho que andar constantemente a fazê-lo de cada vez que aparece um Tibraco com as mesmas questões estafadas? Uma das coisas que eu tenho dito é que não acredito que os Grandes participem no processo de livre vontade. Têm que ser obrigados. Pela Liga (que eles dominam), pela Federação (que também dominam) e, principalmente, pelo Governo. Daí o passo em frente determinante que foi dado com a aprovação da Lei. Não me surpreende que haja quem se acha acima da Lei.

Claro que não resolve todos os problemas. Nenhuma medida, em nenhuma área de atividade, resolve todos os problemas. Não há varinhas mágicas. O que há é medidas que contribuem para melhorar. E esta é uma delas. Naturalmente, melhora o futebol português no seu conjunto. Corre-se, portanto, o risco de piorar a posição cartelista dos Grandes. E aí, das duas uma: ou os Grandes percebem que têm vantagens na subida do nível médio da generalidade das equipas da Liga portuguesa ou não percebem. Se percebem devem trabalhar para chegar a soluções que cumpram o objetivo minimizando as suas perdas. Se não percebem fingem que trabalham e, a certa altura, afastam-se para que se mantenha tudo na mesma.

Esse teu último argumento é mentiroso e não passa de vitimização. É uma linha argumentativa muito comum noutras esferas e já conhecida. Todos os clubes reconhecem e aceitam que o Benfica deve receber a maior fatia do mercado. Isso não está nem nunca esteve em causa. A questão é saber o tamanho dessa fatia. O problema aqui é que todos os benfiquistas com responsabilidades (a Direção e candidatos a lá entrar) têm a convicção que recebem mais no atual modelo e por isso não abdicam dele. E ainda dizem que isso é que é bom para o futebol português porque se colocam numa posição de pensamento totalitário afirmando que "o que é bom para o Benfica é bom para todos".

Mas como sobes o nível médio da Liga se existe menos dinheiro para os clubes? Aproximando os grandes dos pequenos pela via de enfraqueceres os grandes?

E se existe menos dinheiro a entrar nos clubes,  como é que sobra verba para de investir em infraestruturas e ainda sermos mais competitivos no panorama internacional?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 4 minutos:

Mas como sobes o nível médio da Liga se existe menos dinheiro para os clubes? Aproximando os grandes dos pequenos pela via de enfraqueceres os grandes?

E se existe menos dinheiro a entrar nos clubes,  como é que sobra verba para de investir em infraestruturas e ainda sermos mais competitivos no panorama internacional?

Tu estás a partir da premissa de que haverá menos dinheiro. E isso não tem qualquer sustentação. É apenas uma perceção ou contas de merceeiro como as do Musa.

Por um lado é o mercado que vai definir quanto é que vale a Liga Portuguesa numa lógica de aquisição de direitos centralizados. Por outro lado estás a comparar realidades diferentes. O cenário da centralização em 2025 com o cenário da descentralização dos contratos em vigor. A pergunta que deve ser colocada é a seguinte: começando hoje a negociação com eventuais interessados haverá mais dinheiro disponível numa lógica centralizada, liderada pela Liga, ou descentralizada negociando cada um por si? Eu não sei. E tu também não sabes.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...