Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Jan Oblak

Morreu Isabel II ♕ God save the Queen ♕

Publicações recomendadas

Bem, pelo menos podemos cantar que a Lizzy está num caixote. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 horas:

Declarado luto nacional de três dias, de 18 a 20 de Setembro.

Eu li isso hoje e não queria acreditar!!! Somos mesmo provincianos.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Vá, talvez tenha tudo que meter a viola no saco (eu inclusive)

Editado por SAS_Robben
  • Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 25 minutos:

Vá, talvez tenha tudo que meter a viola no saco (eu inclusive)

Secalhar em vez de colocar a viola no saco convém nos questionarmos do porquê de a morte de uma monarca inglesa merecer os mesmos dias de luto nacional do que a Amália, Eusébio, Jorge Sampaio por exemplo. Ou nos questionarmos do porquê de a morte de uma monarca inglesa merecer mais três dias de luto nacional que os capitães de abril, Otelo e Salgueiro Maia por exemplo, que tiveram precisamente 0 dias de luto nacional. 

• Concordo! 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Secalhar em vez de colocar a viola no saco convém nos questionarmos do porquê de a morte de uma monarca inglesa merecer os mesmos dias de luto nacional do que a Amália, Eusébio, Jorge Sampaio por exemplo. Ou nos questionarmos do porquê de a morte de uma monarca inglesa merecer mais três dias de luto nacional que os capitães de abril, Otelo e Salgueiro Maia por exemplo, que tiveram precisamente 0 dias de luto nacional. 

Viola no saco no sentido em que não se o faz só porque é a Isabel II para "agradar" aos ingleses.

Se me perguntarem se faz sentido a rainha de Inglaterra ter mais dias de luto do que a Maria de Lurdes Pintassilgo ou o Salgueiro Maia, claro que não. 

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Tudo a comprar merchandising do Sinn Fein.

s-l500.jpg

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, ingenuamente, pensava que o post do luto nacional fosse no UK e afins, não cá.

LOOL so naive

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei chocado.

De facto não fazia ideia da existência desta tradição de decretar dias de luto nacional pelo falecimento de personalidades estrangeiras de relevância mundial. Não se pode saber tudo... A única situação de que me recordava era a do papa João Paulo II.

Por isso, como me acontece em todas as matérias que me suscitam curiosidade e sobre as quais pouco ou nada sei, fui pesquisar para saber mais. E descobri que em Portugal se decretou 3 dias de luto nacional em maio de 1945 pelo falecimento de... Adolf Hitler.

Esta passa a figurar no topo da minha lista de maiores vergonhas que senti relativamente à história de Portugal.

• Like 14

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 9 minutos:

Fiquei chocado.

De facto não fazia ideia da existência desta tradição de decretar dias de luto nacional pelo falecimento de personalidades estrangeiras de relevância mundial. Não se pode saber tudo... A única situação de que me recordava era a do papa João Paulo II.

Por isso, como me acontece em todas as matérias que me suscitam curiosidade e sobre as quais pouco ou nada sei, fui pesquisar para saber mais. E descobri que em Portugal se decretou 3 dias de luto nacional em maio de 1945 pelo falecimento de... Adolf Hitler.

Esta passa a figurar no topo da minha lista de maiores vergonhas que senti relativamente à história de Portugal.

Eh crl, será que o AV já tinha família no poleiro nessa altura?

Sei lá, um primo afastado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 5 minutos:

Se calhar o Salazar era primo afastado de uma das bisavós do rapaz.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 3 minutos:

Se calhar o Salazar era primo afastado de uma das bisavós do rapaz.

Nunca saberemos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 35 minutos:

Quando tens Salazar no poder, não é preciso chamar o AV

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 8 horas:

Fiquei chocado.

Luto nacional pelo líder da religião dominante portuguesa faz sentido; luto nacional pela morte de um ex presidente se um dos PALOPs ou do Brasil faz sentido, por razões históricas. 

Pela soberana de outro país causa-me confusão. E sobre a do Hitler...

Compartilhar este post

Link para o post

O porque do Luto Nacional pela morte da Rainha:

Tratado de Windsor

O Tratado de Windsor estabelecido entre Portugal e a Inglaterra, sendo a mais antiga aliança diplomática do mundo ainda em vigor, foi assinado em 9 de Maio de 1386 após os ingleses lutarem ao lado da Casa de Avis na batalha de Aljubarrota e com o sentido de renovar a Aliança Anglo-Portuguesa estabelecida pelos dois países em 1373.

A representar o Reino de Portugal esteve Lourenço Anes Fogaça.

-----

Agora podemos ou não concordar, mas é a forma de prestar homenagem histórica pelas boas relações entra países. Estamos sempre aprender.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 12 horas:

Fiquei chocado.

Muito próximo de o Cavaco declarar o Mandela um perigoso terrorista internacional em conluio com o Reagan e a Thatcher, não?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Aguardemos os 3 dias de luto em Inglaterra se um governante português bater a bota.

Your Majesty.

Yes?

Cavaco is dead.

Cavaco, who?

Cavaco from Portugal. 

Ah, Cavaco from Cavacas das caldas?

No.

So sad. I love Cavacas. 

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 5 horas:

Luto nacional pelo líder da religião dominante portuguesa faz sentido; luto nacional pela morte de um ex presidente se um dos PALOPs ou do Brasil faz sentido, por razões históricas. 

Pela soberana de outro país causa-me confusão. E sobre a do Hitler...

A partir do momento em que se declarou luto nacional pela morte do Hirohito do Japão, do Hassan II de Marrocos ou do Anwar El Sadhat do Egipto já depois do 25 de Abril, faz todo o sentido que o mesmo seja feito pela Rainha de Inglaterra que tem muito mais a ver connosco do que os outros 3.

Citação de Black Hawk, há 2 horas:

Muito próximo de o Cavaco declarar o Mandela um perigoso terrorista internacional em conluio com o Reagan e a Thatcher, não?

Nem lá perto. É que essa história está muito mal contada.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 21 horas:

Durante os dias de luto nacional a Bandeira Nacional deve ser içada a meia-haste em todos os edifícios públicos e encontram-se impedidos todos os festejos organizados ou promovidos por entidades públicas, devendo os mesmos, consoante o caso, ser cancelados ou adiados.

Aqui, a Assembleia Regional atrasou o regresso ao trabalho por causa do luto nacional...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 5 horas:

Aguardemos os 3 dias de luto em Inglaterra se um governante português bater a bota.

chefe de estado em funções? certamente. mas quão comum é uma republica ter um chefe de estado em funções a morrer? Já uma monarquia, bem, é a própria definição do conceito né..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 15 horas:

Fiquei chocado.

Carago é para isto que ainda visito este fórum, boa(?) curiosidade do nosso passado

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a aliança mais antiga do mundo e o luto nacional associado.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Sobre a aliança mais antiga do mundo e o luto nacional associado.

Quando o Churchill a invocou perto do final da 2a Guerra, a grande maioria de uma das Câmaras (não me lembro se a dos Comuns ou a dos Lordes) também não sabiam. 

Editado por JGabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...