Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Campeão Nacional 21/22

Publicações recomendadas

Isso é o mais lógico e o procedimento comum na carreira de qualquer treinador, mas por alguma razão acho que este não é um treinador comum.

De qualquer forma nenhum cenário em surpreende. Acho que Alex Ferguson só há um. Aliás esta conversa deve estar a dar flashbacks a benfiquistas, se bem que JJ+Benfica é bem diferente de SC+Porto.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Que ambiente ontem no estádio, incrível.

Lá estarei no Jamor, é a primeira vez que vou e estou com as expectativas em alta.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não é preciso fazer revisionismo histórico para elogiar o SC. Se o ano passado esteve mal e era criticado, este ano esteve bem e só tem de ser elogiado. Para mim a eliminação da Champions é o único ponto negativo da temporada, mas finalmente deixou de cometer os erros que cometeu durante tanto tempo com a insistência no Marega e foi sem dúvida a melhor versão do Porto do SC (em campo, não só em resultados) mesmo tendo um plantel desiquilibrado (defesa de remendos e meio campo para a frente do melhor que tivemos nos últimos anos até à saída da o Diaz).

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto blabla para chegar à conclusão que uma grande parte do sucesso desta época se deve à aposta em três jogadores em quem era um no brainer de todo o tamanho continuar a não apostar. 😎

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, Agora:

Tanto blabla para chegar à conclusão que uma grande parte do sucesso desta época se deve à aposta em três jogadores em quem era um no brainer de todo o tamanho continuar a não apostar. 😎

Vitinha, Fábio e mais quem?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 5 minutos:

Ora nem mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 6 minutos:

Obviamente. Só aconteceu o que todos prevíamos. Metendo os melhores de uma vez por todas ao mesmo tempo, teoricamente, mais cedo ou mais tarde iriamos jogar melhor. Andamos a jogar com Pepê, Vitinha, Grujic/Uribe, Evanilson, Fábio Vieira, Otávio, Taremi, todos com qualidade e sabem o que é uma bola sem que queime no pé. O SC demorou a perceber o óbvio, pq não sei, mas lá percebeu e ainda bem.

Editado por pedritsh

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 3 minutos:

Diogo Costa

Citação de La Flame, há 2 minutos:

Isso mesmo, velhote!

Pensei que estavas a falar do Evanilson ou do João Mário. Sendo assim vamos concordar em discordar então, que já sei que a discussão que surgiria não nos vai levar a lado nenhum. 😄

Editado por Thierry Henry

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 1 minuto:

Pensei que estavas a falar do Evanilson ou do João Mário. Sendo assim vamos concordar em discordar então, que já sei que a discussão que surgiria não nos vai levar a lado nenhum. 😄

Também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 27 minutos:

Já agora vou aproveitar, porque de vez em quando também tem de ser: lembram-se daquele mito de que convém moderar os criativos na equipa porque blabla não defendem, blabla desequilibram a equipa, blabla têm de ter cabedal e correr muito para jogar num meio-campo a 2, blabla o futebol não é só ataque e por aí fora? É melhor não olharem para este Porto então eheh

Mas se calhar, como o Conceição é "da rassa!", tem imunidade para essa história. Ou então "ensinou-os", como uma vez se disse do Óliver numa capa de jornal qualquer.

O maior mérito desta época e até da carreira do homem é ter percebido que, apostando nos principais talentos e deixando que o jogo ofensivo flua através deles, o resto vem quase tudo por acréscimo. A coesão em todos os momentos, a subida de rendimento dos outros jogadores, a criação de rotinas, a produção ofensiva, a reacção à perda da bola, etc etc etc. Ele só teve de ajustar as pontas e...confiar neles.

Essa é a maior vitória dele.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho dúvidas que o Fábio é muito mais jogador hoje do que era há um ano ou dois. E também não tenho dúvidas que onde mais se nota essa melhoria é principalmente no jogo sem bola e isso é mérito do Conceição. De ontem, recordo-me principalmente de uma excelente recuperação dele no meio campo ofensivo salvo erro sob o Ugarte mais do que um outro passe fantástico ou outro lance com nota artística.

Como não tenho dúvidas que o Diaz é hoje muito mais jogador e que a sua adaptação ao Liverpool foi muito mais fácil devido a essas dinâmicas sem bola que ganhou cá. Aliás, o próprio diz isso numa entrevista recente. 

Outro caso onde isso é notório é o Otávio por exemplo.

E sobre o Diogo: é um excelente guarda-redes e espero que seja o dono da nossa baliza muitos anos mas o Marche provou mais uma vez ontem que temos os dois melhores guarda-redes a jogar em Portugal e percebo perfeitamente caso queira sair e de resto não estou muito preocupado porque o Cláudio é também ele um excelente guarda redes. 

• Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Não tenho dúvidas que o Fábio é muito mais jogador hoje do que era há um ano ou dois. E também não tenho dúvidas que onde mais se nota essa melhoria é principalmente no jogo sem bola e isso é mérito do Conceição. De ontem, recordo-me principalmente de uma excelente recuperação dele no meio campo ofensivo salvo erro sob o Ugarte mais do que um outro passe fantástico ou outro lance com nota artística.

Como não tenho dúvidas que o Diaz é hoje muito mais jogador e que a sua adaptação ao Liverpool foi muito mais fácil devido a essas dinâmicas sem bola que ganhou cá. Aliás, o próprio diz isso numa entrevista recente. 

E nada disso surge porque o treinador os "ensina" a defender. Surge porque tem o mérito de apostar neles e lhes dar a plataforma que lhes confere essa evolução natural, fruto dos talentos que são e do potencial que apresentam.

Isto parece um detalhe pequeno, mas faz toda a diferença na altura de se defender que o próximo Vitinha e o próximo Vieira sejam apostas fortes, contra aqueles que dirão que eles "não estão preparados".

E o mérito está lá de igual forma. É tanto deles como do Conceição. É isso que quero reforçar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 26 minutos:

Já agora vou aproveitar, porque de vez em quando também tem de ser: lembram-se daquele mito de que convém moderar os criativos na equipa porque blabla não defendem, blabla desequilibram a equipa, blabla têm de ter cabedal e correr muito para jogar num meio-campo a 2, blabla o futebol não é só ataque e por aí fora? É melhor não olharem para este Porto então eheh

Mas se calhar, como o Conceição é "da rassa!", tem imunidade para essa história. Ou então "ensinou-os", como uma vez se disse do Óliver numa capa de jornal qualquer.

O maior mérito desta época e até da carreira do homem é ter percebido que, apostando nos principais talentos e deixando que o jogo ofensivo flua através deles, o resto vem quase tudo por acréscimo. A coesão em todos os momentos, a subida de rendimento dos outros jogadores, a criação de rotinas, a produção ofensiva, a reacção à perda da bola, etc etc etc. Ele só teve de ajustar as pontas e...confiar neles.

Essa é a maior vitória dele.

Demorou 4 ou 5 anos a perceber isso, mas vá lá, mais vale tarde que nunca.

Citação de Poeira, há 5 minutos:

E nada disso surge porque o treinador os "ensina" a defender. Surge porque tem o mérito de apostar neles e lhes dar a plataforma que lhes confere essa evolução natural, fruto dos talentos que são e do potencial que apresentam.

Isto parece um detalhe pequeno, mas faz toda a diferença na altura de se defender que o próximo Vitinha e o próximo Vieira sejam apostas fortes, contra aqueles que dirão que eles "não estão preparados".

E o mérito está lá de igual forma. É tanto deles como do Conceição. É isso que quero reforçar.

Óbvio. São melhores agora que antes pq agora são aposta e antes não eram. Andávamos com Herreras, Maregas e Tiquinhos e agora temos jogadores de futebol mais vezes ao mesmo tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Os miúdos entraram na equipa quando tinham de entrar. Nem lhes queimou a carreira, despachando-os do clube, nem os pôs a jogar a titulares com 19 anos só para dizer que aposta na formação. A abordagem foi equilibrada e é nessa que me revejo.

Editado por Mica
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Dos miúdos fiquei com pena do Baró, infelizmente parece-me que já perdeu o comboio mas via muito potencial nele.

Compartilhar este post

Link para o post

É um bom exemplo de como não é de agora que aposta em jovens se achar que o deve fazer. Calhou de correr mal, mas foi uma decisão sensata.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 32 minutos:

Concordo e discordo.

Acho que há casos em que é preciso de facto ensinar os jogadores a defender, principalmente quando vens de um contexto onde o futebol praticado é mais anárquico (tipicamente futebol da América do Sul entra aqui).  

E mesmo nos casos de jogadores da nossa formação (quando digo nossa refiro-me aos grandes no geral) penso que é necessário um período de adaptação ao futebol sénior. A qualidade com bola estará sempre lá sem dúvida, seja com 15 anos ou com 35. Mas há aspetos em termos de intensidade de jogo etc que, na minha opinião, existe um degrau muito grande da nossa formação cá para o futebol senior. 

E portanto aqui estou em absoluto acordo com o Mica. Acho que eles entraram quando estavam preparados para entrar e foi seguida uma abordagem na qual eu também me revejo. 

Concordo na parte do mérito ser de ambos, quer da equipa técnica quer dos jogadores. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

É um bom exemplo de como não é de agora que aposta em jovens se achar que o deve fazer. Calhou de correr mal, mas foi uma decisão sensata.

Não acho que tenha corrido mal, teve azar com as lesões, faz parte.

Só não entro no comboio de agora o Fábio e o Vitinha e os outros miúdos são melhores porque passaram pelo Conceição blablabla. São melhores porque é normal um jogador de 22 anos ser melhor do que quando tinha 19 desde que trabalhe e tenha oportunidades. O Conceição teve o mérito de lhes dar oportunidade e obviamente que também tem mérito na evolução deles mas o principal ponto é que eles têm um talento do crl e trabalharam para chegar lá. Mas o SC não aposta sempre nos jogadores no timing certo. O Taremi o ano passado andou a comer banco no início da época porque o SC tava a ser burro, não tinha nada para aprender para poder entrar na equipa. 

Mesmo o Francisco, acho que ele tem vindo a mostrar mais nos jogos quando entra e tem sido menos aposta que o Galeno por exemplo, algo que acho não fazer sentido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 28 minutos:

Não acho que tenha corrido mal, teve azar com as lesões, faz parte.

Só não entro no comboio de agora o Fábio e o Vitinha e os outros miúdos são melhores porque passaram pelo Conceição blablabla. São melhores porque é normal um jogador de 22 anos ser melhor do que quando tinha 19 desde que trabalhe e tenha oportunidades. O Conceição teve o mérito de lhes dar oportunidade e obviamente que também tem mérito na evolução deles mas o principal ponto é que eles têm um talento do crl e trabalharam para chegar lá. Mas o SC não aposta sempre nos jogadores no timing certo. O Taremi o ano passado andou a comer banco no início da época porque o SC tava a ser burro, não tinha nada para aprender para poder entrar na equipa. 

Mesmo o Francisco, acho que ele tem vindo a mostrar mais nos jogos quando entra e tem sido menos aposta que o Galeno por exemplo, algo que acho não fazer sentido.

Não falta por ai jogadores com um talento do crl

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 3 horas:

Mas havia dúvidas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

E sobre o Diogo: é um excelente guarda-redes e espero que seja o dono da nossa baliza muitos anos mas o Marche provou mais uma vez ontem que temos os dois melhores guarda-redes a jogar em Portugal e percebo perfeitamente caso queira sair e de resto não estou muito preocupado porque o Cláudio é também ele um excelente guarda redes. 

E do próprio jogador.

O caso do Fábio é muito prático. Onde ele faz a diferença é no jogo ofensivo e isso sempre esteve à vista de quem o acompanhava. Bastava também ver que sempre que entrava contribuía em praticamente todos os jogos e a sua presença se fazia sentir.

Foi só dar continuidade à aposta e os resultados estão à mostra de toda a gente.

Ele evoluiu no jogo sem bola, é factual, mas não foi essa evolução que o fez ser melhor jogador com bola ou ser um indiscutível com a preponderância no jogo e na estatística ofensiva da equipa. Foi simplesmente o facto de ser aposta.

Contudo, o meu post anterior, como acho que deu para perceber, apesar de refletir a minha opinião e justificar grande parte da melhoria do nosso jogo ofensivo, os créditos têm que ser dados ao SC: por termos uma defesa de cacos e conseguirmos sofrer poucos golos; por ter apostado em quem eu acho que ele tinha de apostar; por ter acabado com as vacas sagradas no onze; e, quase como consequência dos pontos anteriores, meter a equipa a jogar o melhor futebol desde que cá chegou. 

Da mesma forma que nunca me custou criticá-lo, não me custa nada dar mérito onde ele tem de ser dado.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...