Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Eden Hazard

Leis do jogo. Novas propostas/regras

Publicações recomendadas

Não se enquadra a 100% no tópico mas ao mesmo tempo não creio que valha a pena criar um novo, por isso vou deixar aqui.

Muito bom vídeo. Mesmo apesar de não ser fã da estatistiquização do futebol, é curioso como a maior parte dos gráficos e nomes incluídos no teste correspondem ao que às vezes vemos em campo mas não conseguimos "provar".

Compartilhar este post

Link para o post

não parece má ideia

The new system, Football Video Support (VS), allows for the same situations to be challenged as in VAR -- goals, penalties, red cards and mistaken identity. Each team will be able to make two challenges per match. If the challenge is successful, the team keeps that review.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apocalypse Now, há 1 hora:

não parece má ideia

The new system, Football Video Support (VS), allows for the same situations to be challenged as in VAR -- goals, penalties, red cards and mistaken identity. Each team will be able to make two challenges per match. If the challenge is successful, the team keeps that review.

Isto é suposto ser substituto ou complementar ao modelo atual?

Se for substituto é uma parvoíce.

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo é com a parte de ficarem na mesma com as duas revisões. Usaram usaram mesmo que tenham razão, de resto até concordo que se pudesse ser um complemento ao que já existe.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 46 minutos:

Não concordo é com a parte de ficarem na mesma com as duas revisões. Usaram usaram mesmo que tenham razão, de resto até concordo que se pudesse ser um complemento ao que já existe.

Faz sentido, usaram, tinham razão, faz sentido não contar como "gasta", é como no ténis, está a beneficiar um jogo limpo.

Editado por Ricardo Pinto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 5 horas:

Se for substituto é uma parvoíce.

Discordo. O VAR devia ser apenas utilizado assim.

E exatamente como no ténis. Tens razão, manténs a possibilidade de o continuar a utilizar; não tens razão, perdes essa possibilidade. Uma vez em cada parte também me parece adequado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 16 minutos:

E exatamente como no ténis. Tens razão, manténs a possibilidade de o continuar a utilizar; não tens razão, perdes essa possibilidade. Uma vez em cada parte também me parece adequado.

Acho que seria muito mal recebido pelo público em geral. Passares do VAR intervir sempre que há um erro em situações importantes (golos, penalties, vermelhos), para só poder ser usado x vezes por jogo...

Ou estou a entender mal?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 30 minutos:

E, por absurdo, num cenário em que uma equipa já esgotou os "cartões VAR" mas existe um erro claro e óbvio, por exemplo uma agressão que escapou aos árbitros de campo, simplesmente deixa-se passar porque a equipa já esgotou os cartões?

Não faz sentido nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 11 minutos:

Acho que seria muito mal recebido pelo público em geral. Passares do VAR intervir sempre que há um erro em situações importantes (golos, penalties, vermelhos), para só poder ser usado x vezes por jogo...

Ou estou a entender mal?

Admito que poderia ser muito mal recebido por parte daqueles dirigentes, treinadores e adeptos que gostam de passar para os árbitros as culpas dos seus insucessos.

Porque a grande mudança seria passar a responsabilidade por acionar o VAR dos árbitros, como agora, para aqueles que se choram por terem sido prejudicados.

Não haveria limite de vezes para chamar o VAR por jogo. Os treinadores (ou delegados) podiam chamá-lo as vezes que entendessem. Desde que tivessem sempre razão. Para evitar abusos perdem essa capacidade quando chamam o VAR e se comprova que não têm razão. Depois disso poderia, ou não, ficar essa possibilidade ao dispor da equipa de arbitragem. Esse ponto é que ainda não tenho posição firmada.

Citação de Quan Chi, há 1 minuto:

E, por absurdo, num cenário em que uma equipa já esgotou os "cartões VAR" mas existe um erro claro e óbvio, por exemplo uma agressão que escapou aos árbitros de campo, simplesmente deixa-se passar porque a equipa já esgotou os cartões?

Não faz sentido nenhum.

Claro que faz. Não tivessem esgotado os "cartões VAR" em situações em que não têm certeza de que houve erro do árbitro.

Mas, como disse antes, admito que, a partir dessa altura essa possibilidade continue em aberto mas apenas funcionando nos moldes em que existe hoje, sem a conceder à equipa que se sente lesada.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa do chamar o VAR desde que tenha razão ia ser um mimo para aqueles lances de braço na bola que umas vezes sim sim é penalty, enquanto noutras epa lá calma que é a movimento natural do braço

Porque certamente o treinador que o fizer nessa situação irá ter toda a certeza do mundo que há infração, mas depois vai na volta e secalhar não é bem assim

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 2 minutos:

Essa do chamar o VAR desde que tenha razão ia ser um mimo para aqueles lances de braço na bola que umas vezes sim sim é penalty, enquanto noutras epa lá calma que é a movimento natural do braço

Porque certamente o treinador que o fizer nessa situação irá ter toda a certeza do mundo que há infração, mas depois vai na volta e secalhar não é bem assim

Exato. E cabe-lhe a ele o risco de o árbitro não lhe dar razão impossibilitando-o depois de o voltar a usar. Valerá a pena usar essa possibilidade num lance duvidoso logo no início da partida? É claro que ele tem a certeza, mas...

Eu gostava muito de ver esse cenário. Para fugir à monotonia do "a culpa é do árbitro" para passar ao "a culpa também é do treinador".

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

A comparação com o ténis não faz sentido. No ténis, o "ter razão" é objetivo. A bola ou está dentro ou está fora. No futebol, obviamente, a maior parte dos lances carece de interpretação. Ia servir para deitar mais gasolina na fogueira. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 10 minutos:

A comparação com o ténis não faz sentido. No ténis, o "ter razão" é objetivo. A bola ou está dentro ou está fora. No futebol, obviamente, a maior parte dos lances carece de interpretação. Ia servir para deitar mais gasolina na fogueira. 

Pois. Mais vale continuar com a fogueira como está. Em que nós temos sempre razão e o árbitro está comprado pelos rivais. Isso é muito mais saudável.

Compartilhar este post

Link para o post

Do que sei esse tipo de VAR seria para implementar em competições mais "fracas", muitas das quais nem sequer possuem tecnologia VAR neste momento.

Acredito que seria para ver como o pessoal reagiria a essa tecnologia, e se faria sentido no futuro passar a ser dessa forma em tudo o que é competição.

Cá acredito que vá continuar da mesma maneira, ainda para mais depois das alterações que o Proença implementou mal entrou, em relação aos árbitros e árbitros VAR.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 34 minutos:

Pois. Mais vale continuar com a fogueira como está. Em que nós temos sempre razão e o árbitro está comprado pelos rivais. Isso é muito mais saudável.

Essas "chamadas do VAR" não iriam resolver esse problema. 

No ténis ninguém se queixa dos árbitros. Tirando aqueles mais malucos como Medvedev ou o Kyrgios. Lá está, se têm dúvidas, pedem a revisão e consegue-se verificar se a bola está dentro ou fora. Num desporto como o futebol é impossível chegar a esse tipo de consenso. A maior parte das jogadas que se discutem são passíveis de interpretação, quem acha que é roubado vai continuar a achar, mesmo que possa chamar o VAR.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho acompanhado esse torneio e é ridículo a quantidade de reviews, chamadas ao VAR, em praticamente todos os jogos que vi

Compartilhar este post

Link para o post

Já estou a imaginar os José Mota da vida, empatados em qualquer campo aos 91, a usar o VAR num lançamento duvidoso para queimar tempo.

Não tem grande lógica.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 horas:

Claro que faz. Não tivessem esgotado os "cartões VAR" em situações em que não têm certeza de que houve erro do árbitro.

Mas, como disse antes, admito que, a partir dessa altura essa possibilidade continue em aberto mas apenas funcionando nos moldes em que existe hoje, sem a conceder à equipa que se sente lesada.

Então afinal até estamos de acordo. Seriam modelos complementares, e não os cartões substitutos do modelo atual.

De qualquer forma acho que neste momento é muito mais importante investir numa tecnologia que torne as análises dos foras-de-jogo quase instantâneas, do que discutir o protocolo do VAR. Não acho que o VAR atual tenha problemas relevantes exceto o tempo que alguns árbitros, em alguns casos, demoram a decidir.

Se calhar sou demasiado ingénuo mas para mim fazia mais sentido a FIFA fazer um vídeo de 10min com lances reais de entradas de pitons da última época e tentar harmonizar critérios, explicando os motivos para a decisão correta, dentro do possível. Ou de lances reais de mão na bola.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 6 minutos:

Se calhar sou demasiado ingénuo mas para mim fazia mais sentido a FIFA fazer um vídeo de 10min com lances reais de entradas de pitons da última época e tentar harmonizar critérios, dentro do possível. Ou de lances reais de mão na bola.

Algo que é feito todos os anos pela FIFA, pela UEFA e por qualquer outra entidade

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 22 minutos:

Algo que é feito todos os anos pela FIFA, pela UEFA e por qualquer outra entidade

Publicamente?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 15 minutos:

Publicamente?

Para quê?

O Protocolo do VAR é conhecido publicamente há 3 ou 4 anos e continuam a aparecer aqueles que, a cada decisão que não lhes agrada, dizem do alto do seu conhecimento profundo "Pensava que o VAR só existia para lances de erros claros e óbvios"...

As Leis do Jogo e os Regulamentos são públicas e continuam a surgir como cogumelos os exemplos de pessoas que não sabem o que é um fora-de-jogo posicional.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...