Simeone Publicado 19 Setembro 2021 Citação de Black Hawk, Agora: Que carago, mas quem é que lhe chamou velho? E quem é que disse que ele não é um bom jogador? Pah, a malta tem mesmo de começar a ler as coisas que são escritas, mas ler mesmo, não apenas passar os olhos pelas letras. O que se chama "dor de crescimento" é o processo natural de um jogador jovem cometer erros fruto da sua inexperiência. O Nuno Mendes cometeu os dele, o Inácio vai cometendo alguns, o Quaresma cometeu tantos que decidiram emprestá-lo para ganhar experiência. O Matheus Nunes não está a cometer erros por inexperiência; está a cometer erros porque as suas características não se coadunam bem com aquilo que a equipa precisa. E toda a gente percebe isso e não o culpa a ele. Eu não o culpo e nunca li ninguém aqui apontar-lhe o dedo. Não a ele. Still, ele já não é um miúdo. Não é velho, só para esclarecer esse ponto; mas também já não é um miúdo, tanto que já passou a idade elegível para o escalão sub21 há um tempito. Já vai na terceira temporada na equipa principal e leva dois anos e meio com o treinador atual. Já é um jogador sénior em pleno e a fase das "dores de crescimento" já não se lhe aplicam. Pode evoluir? Opa, pode, o Palhinha com 23 anos foi emprestado ao Braga. Mas não falem dele como se fosse um miúdo de 19 ou 20 anos, porque não é. O Matheus não é um jogador propriamente experiente, não. Subiu a pulso, até aos 20 anos andou pelos distritais e de repente vai parar a um dos maiores clubes de Portugal. É normal que tenha dores de crescimento, mesmo sendo ligeiramente mais velho do que os outros. A principal falha do Matheus, para mim, é a nível tático e isso pode ser corrigido com treino, paciência e minutos nas pernas. O mais importante - o talento e a vontade - está lá, disso não tenho dúvidas. Quanto às caraterísticas dele para a posição em que tem jogado, acho que depende muito dos jogos. Contra alguns adversários, usar o Bragança faz mais sentido, mas não sei se o Amorim gosta assim tanto dele (pelo menos para a dupla do meio-campo), a julgar pela sua utilização até agora. O Ugarte também deve começar a entrar nas contas mais tarde ou mais cedo. Nenhum deles é uma réplica do João Mário, mas nem o treinador pareceu muito interessado nisso. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 19 Setembro 2021 Citação de Unclouded, há 56 minutos: E com quem ficavas imediatamente para o lugar dele? Tudo bem que concordo que em termos de estabilidade está a léguas do JM. Mas no plantel, só talvez o Bragança - tínhamos de ir comprar. Não vendia, foi em jeito de brincadeira. Mas se calhar era a única forma do Amorim não o enfiar naquela posição em todos os jogos. Citação de Simeone, há 46 minutos: Temos todos muita paciência com as "dores de crescimento" dos jogadores e até do treinador. Com o Matheus Nunes é que não, que esse é feio. Outra vez: é uma questão de perfil. É indiferente se é o Matheus Nunes ou qualquer outro jogador à face do planeta com o perfil futebolístico dele. O problema é o perfil do médio que joga ali. Citação de Wincing Hálldor, há 34 minutos: O nível individual do plantel ainda deixa muito a desejar infelizmente, é a minha conclusão destes últimos 2 jogos. Mas é mais do que suficiente para vencer a esmagadora maioria dos jogos em Portugal, em qualquer circunstância. Não gosto de utilizar isso como argumento. Agora, com Porto e Benfica a jogarem mais perto do que é um nível razoável para os plantéis que têm, e com alguns dos adversários que apanhamos na Europa, óbvio que a diferença vai ser notória. Ainda hoje, saltou-me logo à vista a diferença do toque de bola do Sarabia para praticamente todos os colegas. É rara a recepção que não prepara logo a bola para a acção seguinte, por exemplo. 2 1 Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 19 Setembro 2021 Já agora, uma palavrinha para um patinho feio: o Neto esteve muito sólido hoje. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 19 Setembro 2021 A mim faz-me muita confusão como o Bragança e o Ugarte não têm minutos. O Dani farta-se de ser elogiado. Não calça. O Ugarte fez-se um forcing tremendo, entrou logo no 1º jogo e recebeu elogios que era melhor jogador do que o treinador pensava. Não calça. O Tabata que andou a pré-época a ser testado ali no meio. Não calça. Acho estranho. 1 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 19 Setembro 2021 (editado) . Editado 19 Setembro 2021 por Poeira Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 19 Setembro 2021 Citação de Poeira, há 4 minutos: Outra vez: é uma questão de perfil. É indiferente se é o Matheus Nunes ou qualquer outro jogador à face do planeta com o perfil futebolístico dele. O problema é o perfil do médio que joga ali. Acho que esse problema só se coloca nalguns jogos, como já disse. Até temos duas opções bastante diferentes para 8, mas não tem havido rotação nenhuma nesse aspeto. Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 19 Setembro 2021 Citação de Poeira, há 5 minutos: Mas é mais do que suficiente para vencer a esmagadora maioria dos jogos em Portugal, em qualquer circunstância. Não gosto de utilizar isso como argumento. Agora, com Porto e Benfica a jogarem mais perto do que é um nível razoável para os plantéis que têm, e com alguns dos adversários que apanhamos na Europa, óbvio que a diferença vai ser notória. Ainda hoje, saltou-me logo à vista a diferença do toque de bola do Sarabia para praticamente todos os colegas. É rara a recepção que não prepara logo a bola para a acção seguinte, por exemplo. Ah de acordo. Apenas assinalei porque, sem dinheiro, dificilmente se conseguirá elevar o nível do plantel muito para além disto e isso torna difícil competir a nível europeu - que, julgo eu, deveria ser o próximo passo, dado que já conseguimos ser campeões nacionais, embora sem loucuras. Agora pronto, o Adán e o Feddal mais tarde ou mais cedo vão precisar de ser substituídos, o último tanto pela idade como pelo rendimento. Há a possibilidade de perder Porro, Matheus, Palhinha e Pote num espaço de 2/3 anos, as nossas alternativas ou não jogam (Bragança, Ugarte, até incluiria aqui o Plata), ou não têm qualidade para serem eventualmente titulares (TT, Esgaio). Era necessário ter uma margem de manobra no mercado que não temos. Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 20 Setembro 2021 Eu estou tranquilo porque acho que tanto Bragança, Ugarte e Tabata vão ter minutos. Eu já percebi que o Ruben apenas tem confiança em colocar certos jogadores quando eles estão muito rotinados com o que ele quer e precisa em certos contextos. Fala-se do Matheus Nunes ser vaca sagrada mas acho que só começou a entrar mais na equipa lá para Dezembro. O próprio Bragança quase não foi usado na primeira metade, na segunda metade foi muito importante. E acho que isto acontece, principalmente, com a malta do meio-campo e defesa. No ataque nem tanto. Também acho que já podiam ter tido mais minutos, mas confiem. É estúpido de se dizer, mas confio tanto no Amorim ... que estas coisas passam-me ao lado. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 20 Setembro 2021 Citação de Simeone, há 13 minutos: Acho que esse problema só se coloca nalguns jogos, como já disse. Até temos duas opções bastante diferentes para 8, mas não tem havido rotação nenhuma nesse aspeto. Na verdade começa a colocar-se em muitos jogos. Já vimos que o Ajax utilizou precisamente isso para nos desmontar completamente, e vamos ter de mudar peças para que o Dortmund não o faça também sem dó nem piedade. Já vimos que, em certos jogos caseiros, faz mais sentido ter ali alguém que possa ajudar a desmontar as defesas adversárias, como o Bragança ou até o Tabata. E começamos agora a ver que, em certos jogos fora, necessitamos de resolver as coisas cedo e de forma clara, porque não conseguimos controlar o ritmo do jogo e evitar que este se parta. E sem essa capacidade de gerir o jogo, a probabilidade de aparecerem golos caídos do céu que roubam pontos aumenta e muito. É necessária uma verdadeira dupla, ali, e Palhinha-Matheus não o é. Seria o mesmo que, num 4x4x2, jogarmos com dois pinheiros na frente, por exemplo. Não tem grande sentido. Citação de Wincing Hálldor, há 8 minutos: Ah de acordo. Apenas assinalei porque, sem dinheiro, dificilmente se conseguirá elevar o nível do plantel muito para além disto e isso torna difícil competir a nível europeu - que, julgo eu, deveria ser o próximo passo, dado que já conseguimos ser campeões nacionais, embora sem loucuras. Agora pronto, o Adán e o Feddal mais tarde ou mais cedo vão precisar de ser substituídos, o último tanto pela idade como pelo rendimento. Há a possibilidade de perder Porro, Matheus, Palhinha e Pote num espaço de 2/3 anos, as nossas alternativas ou não jogam (Bragança, Ugarte, até incluiria aqui o Plata), ou não têm qualidade para serem eventualmente titulares (TT, Esgaio). Era necessário ter uma margem de manobra no mercado que não temos. Diria que a ideia será apostar em jovens aqui e ali, daí o foco em tantas contratações para os sub-23/B. Noutros casos, o substituto só deverá chegar depois de vendermos, como é comum nas equipas portuguesas. Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 20 Setembro 2021 Isso foi o que me fez mais impressão hoje, o jogo completamente partido nos primeiros 15/20 minutos. Depois estabilizámos mais por causa do Coates e dos apoios frontais constantes do Sarabia, o Matheus andava perdido entre o Nuno Santos e o Paulinho a procurar uma profundidade que não existia. Na segunda parte corrigiu se um pouco isso e o Matheus esteve melhor mas ainda assim. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 20 Setembro 2021 Citação de jmopborba, há 8 minutos: Eu estou tranquilo porque acho que tanto Bragança, Ugarte e Tabata vão ter minutos. Eu já percebi que o Ruben apenas tem confiança em colocar certos jogadores quando eles estão muito rotinados com o que ele quer e precisa em certos contextos. Fala-se do Matheus Nunes ser vaca sagrada mas acho que só começou a entrar mais na equipa lá para Dezembro. O próprio Bragança quase não foi usado na primeira metade, na segunda metade foi muito importante. E acho que isto acontece, principalmente, com a malta do meio-campo e defesa. No ataque nem tanto. Também acho que já podiam ter tido mais minutos, mas confiem. É estúpido de se dizer, mas confio tanto no Amorim ... que estas coisas passam-me ao lado. Eu também confio, no entanto também achava que o Mourinho tinha uma aura especial que o fazia sair sempre por cima e depois entrou na decadência que entrou. É uma comparação estúpida mas é só para realçar que todos somos falíveis. Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 20 Setembro 2021 Por falar nisso - que tal jogou o Sarabia? Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 20 Setembro 2021 Citação de Wincing Hálldor, há 8 horas: Ah de acordo. Apenas assinalei porque, sem dinheiro, dificilmente se conseguirá elevar o nível do plantel muito para além disto e isso torna difícil competir a nível europeu - que, julgo eu, deveria ser o próximo passo, dado que já conseguimos ser campeões nacionais, embora sem loucuras. Agora pronto, o Adán e o Feddal mais tarde ou mais cedo vão precisar de ser substituídos, o último tanto pela idade como pelo rendimento. Há a possibilidade de perder Porro, Matheus, Palhinha e Pote num espaço de 2/3 anos, as nossas alternativas ou não jogam (Bragança, Ugarte, até incluiria aqui o Plata), ou não têm qualidade para serem eventualmente titulares (TT, Esgaio). Era necessário ter uma margem de manobra no mercado que não temos. Sem querer bater so' na tecla na formacao e nos jovens, nao me admiro que os substitutos serao o Callai, talvez o Marsa (vamos ver quando comecar a jogar, tambem existe o Quaresma) o Esteves, o Ugarte (ainda e' muito novo) e o Essugo. O Pote acho que e' daqueles casos que vai ser muito dificil de substituir, mas ha alguns jovens com qualidade/potencial que ja foram jogando, como o Mamede e o Joelson, e outros que gosto muito mas ainda sao incognitas como o Lucas Dias e o Mateus Fernandes. Acho que esse e' o unico caso que nao temos nenhuma solucao com talento claro para a posicao. Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 20 Setembro 2021 Citação de Unclouded, há 1 hora: Por falar nisso - que tal jogou o Sarabia? Nota-se que ainda é um corpo estranho, o que é normal porque tem meia dúzia de treinos com uma equipa que joga junta há mais de um ano. Mas os pés não enganam nada. Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 20 Setembro 2021 Citação de Unclouded, há 2 horas: Por falar nisso - que tal jogou o Sarabia? Eu gostei. Não fez um grande jogo, é certo, mas trabalhou para a equipa. Um ou outro bom pormenor, o passe para o penalty é dele. Pareceu-me ter algumas dificuldade em saber quando pressionar. Citação de bug, há 8 horas: Eu também confio, no entanto também achava que o Mourinho tinha uma aura especial que o fazia sair sempre por cima e depois entrou na decadência que entrou. É uma comparação estúpida mas é só para realçar que todos somos falíveis. Tal como os jogadores, os treinadores também passam por altos e baixos. Sobre Mourinho, foi um caso que não acompanhou a evolução do futebol. Enquanto os outros treinadores melhoraram e novos foram aparecendo, ele estagnou. O futebol já é muito diferente do que era quando era rei disto tudo (00s-10s). Compartilhar este post Link para o post
Pablo Honey Publicado 20 Setembro 2021 Se o Amorim tiver metade do sucesso que o Mourinho alcançou, acho que podem estar descansados com o vosso treinador durante muito tempo 😅 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 20 Setembro 2021 Uma coisa que o sarabia fazia muito bem é descer no apoio enquanto o porro fazia o overlap. Depois por causa do controlo de bola de outro nível era muito fácil para ele passar ao porro, passar ao meio ou conduzir a bola para uma melhor posição. O flanco direito era muito melhor nesse aspecto que o esquerdo, mesmo depois da entrada do J10VANE Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 20 Setembro 2021 Mais 1 ou 2 meses e esta dupla Porro-Sarabia vai dar-nos mais alegrias que Aljubarrota Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 20 Setembro 2021 Citação de Unclouded, há 4 horas: Por falar nisso - que tal jogou o Sarabia? Foi muito semelhante às exibições do Pote: sempre excelente com bola, mas afastado do jogo em demasia. Não é culpa deles, no entanto. É mais um sintoma da forma como a equipa está construída, e que não permite que jogadores associativos como eles participem tanto na construção e criação como deviam. São vistos "apenas" como intervenientes na finalização e no último terço. E pelo menos no caso deles, não devia ser tanto assim. Compartilhar este post Link para o post
Prata Publicado 20 Setembro 2021 (editado) Citação de Poeira, há 5 minutos: Foi muito semelhante às exibições do Pote: sempre excelente com bola, mas afastado do jogo em demasia. Não é culpa deles, no entanto. É mais um sintoma da forma como a equipa está construída, e que não permite que jogadores associativos como eles participem tanto na construção e criação como deviam. São vistos "apenas" como intervenientes na finalização e no último terço. E pelo menos no caso deles, não devia ser tanto assim. Acho que esse vai ser o nosso problema quando quisermos jogar com os dois ao mesmo tempo. Na teoria a solução passaria por colocar o Bragança a 8 ou mesmo o Tabata que permitira posses mais longas e com mais qualidade. Por outro lado a capacidade de transporte do Matheus com jogadores tão capazes na finalização na frente pode nos tornar uma equipa ainda mais eficaz em contra ataque/ ataque rápido. Editado 20 Setembro 2021 por Prata Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 20 Setembro 2021 Citação de Prata, há 6 minutos: Acho que esse vai ser o nosso problema quando quisermos jogar com os dois ao mesmo tempo. Na teoria a solução passaria por colocar o Bragança a 8 ou mesmo o Tabata que permitira posses mais longas e com mais qualidade. Por outro lado a capacidade de transporte do Matheus com jogadores tão capazes na finalização na frente pode nos tornar uma equipa ainda mais eficaz em contra ataque/ ataque rápido. Quando jogarem os dois acredito que o problema não será tão evidente. Mas era bom jogar com alguém que ligasse com eles vindo de trás, isso era. Um central como o Inácio mas destro também poderia ajudar. Basicamente, mais alguém com esse perfil na defesa ou no meio-campo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Cra Publicado 20 Setembro 2021 Sou o único que está saturado do sistema com 3 defesas? Principalmente nos jogos contra equipas mais fracas que nós! Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 20 Setembro 2021 O meu problema com os 3 centrais é que só temos um realmente bom com bola e que está lesionado. Compartilhar este post Link para o post
ComiC Publicado 20 Setembro 2021 Mas qual é mesmo a lesão do Pote? Compartilhar este post Link para o post
Cra Publicado 20 Setembro 2021 (editado) Citação de Jimpo, há 1 hora: O meu problema com os 3 centrais é que só temos um realmente bom com bola e que está lesionado. Mesmo com o Inacio apto, nao achas que perdemos fulgor ofensivo com este sistema? Depois da saida do Nuno, acabamos por atacar com um medio, 3 avançados e um lateral que vai desequilibrando. Parece-me muito pouco para os jogos em que temos de assumir o jogo e nao me parece beneficiar o Pauilnho. Editado 20 Setembro 2021 por Cra Compartilhar este post Link para o post