Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Serpa Pinto

[UEFA] UEFA Europa Conference League 25/26

Publicações recomendadas

Existe algum apoio para as viagens e alojamentos, etc?, nesta taça calhando fase de grupos toda com malta lá do leste, provavelmente o prémio presença nem daria para essas despesas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 28 minutos:

Mas claro que vamos desviar o assunto, porque se formos falar de medidas para aumentar a competitividade em Portugal está quieto.

Lá para 2030 fala se da centralização novamente.

Agora é que se lembram de competitividade? Isso é tipo os incêndios só se lembram entre Junho e Setembro.

E os grandes têm culpa mas os pequenos ao permitirem que os 3 estarolas façam tudo estão a ser complacentes com o estado atual das coisas. E o Gil com esta mentalidade de ir com o jogo já perdido não ajuda à festa

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 2 horas:

O Jesus vai arrumar com o Áustria Wien. Já vi mais que um jogo deles e vao criar moça.

Vão adotar uma rapariga?

Citação de Banks29, há 1 hora:

Grande defesa agora do Andrew. 

Honestamente o Gil não se está a debater nada mal mesmo com os suplentes.

Se mantiver este resultado para casa, não sei não.

Antigamente a metáfora utilizada para caracterizar um jogo de futebol era uma batalha. Agora é um debate. No fim de contas acaba por ser menos violento.

Citação de pedritsh, há 57 minutos:

Isto. Querem ir às competições europeias, chegam lá e nem fazem por isso. Para isso não se inscrevam. Ninguém obriga a ir. Agora passar vergonhas é de evitar, ainda para mais põem-se a jeito.

Citação de Almeno, há 33 minutos:

Então porque é que se inscrevem?

Inscrevem-se pelo mesmo motivo que se inscrevem no campeonato nacional sabendo que não o podem ganhar. É pela participação.

Quando o Jesus dizia que andar a competir na Europa era prejudicial para os objetivos internos do Benfica, boa parte dos adeptos concordava e batia palmas; quando o FC Porto levou nas orelhas do Lyon no ano passado com uma exibição a roçar o vergonhoso, boa parte dos adeptos exultou porque sem o Luiz Diaz deixou de haver plantel para lutar em duas frentes.

Agora que o Gil abdicou de lutar pela continuidade na Europa, tendo já alcançado os objetivos mínimos com que se apresentou, malandros dos clubes pequenos que nem se deviam inscrever...

Citação de Lebohang, há 25 minutos:

O Hajduk, que poucas cócegas sofreu do Vitória, hoje ao intervalo estava a levar 4 batatas do Gud Ebening mas também deve ser culpa dos Três Grandes acredito.

Claro que é culpa dos Três Grandes. Se um dos grandes perder em Guimarães por 1-0 para uma competição oficial há terramoto noticioso, se for uma equipa croata para uma competição europeia, a conclusão é que o Vitória poucas cócegas fez.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 9 minutos:

Agora é que se lembram de competitividade? Isso é tipo os incêndios só se lembram entre Junho e Setembro.

E os grandes têm culpa mas os pequenos ao permitirem que os 3 estarolas façam tudo estão a ser complacentes com o estado atual das coisas. E o Gil com esta mentalidade de ir com o jogo já perdido não ajuda à festa

Eu pessoalmente é uma coisa que já falo há algum tempo noutros lados, mesmo que possivelmente tenha falado uma ou outra vez aqui. Sobre o segundo parágrafo também concordo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 28 minutos:

quando o FC Porto levou nas orelhas do Lyon no ano passado com uma exibição a roçar o vergonhoso, boa parte dos adeptos exultou porque sem o Luiz Diaz deixou de haver plantel para lutar em duas frentes.

Sei que falaste no geral, mas eu fui dos poucos contra essa ideia e estratégia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 57 minutos:

Sei que falaste no geral, mas eu fui dos poucos contra essa ideia e estratégia.

Lembro-me bem. E tal como tu, também haverá gilistas que se sentiram hoje embaraçados.

Embora tenhas sido dos que se indignaram com a postura do teu clube, não aceitarias como admissível se alguém perguntasse o motivo pelo qual se inscreveram na Europa se era para fazer figuras daquelas. A diferença aqui é que o Gil foi à Europa pela primeira vez e talvez não tenha ocasião, nos próximos anos, para retificar a imagem com que ficou mas a lógica é a mesma: desvalorização da competição europeia para se apresentar na máxima força na competição nacional.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar das razões serem equivalentes (apostar no campeonato), no caso do FC Porto tem a agravante de ter sido despromovido para uma competição que não gera 1/4 dos rendimentos da Champions. Numa situação em que o clube se encontra em várias frentes e uma delas é o campeonato, é muito tentador não apostar forte na Liga Europa. E eu isso não consigo condenar.

Não sei se o Gil desvalorizou a competição (não sei qual é o seu onze mais forte), mas de qualquer forma é preciso ter em conta que do outro lado estava uma equipa rodada na Europa e com aspirações legítimas a lutar pelo troféu.

Editado por Mica
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 minutos:

Apesar das razões serem equivalentes (apostar no campeonato), no caso do FC Porto tem a agravante de ter sido despromovido para uma competição que não gera 1/4 dos rendimentos da Champions. Numa situação em que o clube se encontra em várias frentes e uma delas é o campeonato, é muito tentador não apostar forte na Liga Europa. E eu isso não consigo condenar.

Não sei se o Gil desvalorizou a competição (não sei qual é o seu onze mais forte), mas de qualquer forma é preciso ter em conta que do outro lado estava uma equipa rodada na Europa e com aspirações legítimas a lutar pelo troféu.

Mais do que ao Gil, devia preocupar-nos a todos o facto do 5° classificado dos Países Baixos, fazer gato sapato do nosso 5° classificado.

E corrige-me se estiver errado, mas acho que és um dos que diz que o nosso campeonato não é assim tão mau (o que não quer dizer que não aches que existam outros problemas graves).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 12 minutos:

Mais do que ao Gil, devia preocupar-nos a todos o facto do 5° classificado dos Países Baixos, fazer gato sapato do nosso 5° classificado.

E corrige-me se estiver errado, mas acho que és um dos que diz que o nosso campeonato não é assim tão mau (o que não quer dizer que não aches que existam outros problemas graves).

Nós estamos com problemas em arranjar uma equipa que faça peito ao Sp. Braga, e para nível europeu era tudo o que precisávamos. Nunca tivemos problemas em arranjar um quarto grande (Vitória FC nos anos 70, Vitória SC nos anos 80, Boavista nos anos 90 e agora Sp. Braga), mas alguém que lhe morda sistematicamente os calcanhares é que custa mais.

Recordo-me de uma edição da revista Record (2015?) onde vinham os orçamentos chapados. O do Sp. Braga era de 25 milhões, e o do Vitória (quinto maior) era de 5 milhões. Está tudo dito.

O nosso 5º classificado é atribuído à equipa sensação, ou, na ausência de uma equipa que faça a época da sua vida, é atribuído ao mais rico dos pobres (normalmente o Vitória SC). Portanto não podemos esperar muito deles na Europa. Já o AZ, apesar de ter sido quinto, é rodado na Europa, e quinto lugar até terá sido uma bela desilusão para o que estão acostumados a fazer.

Para rematar, é verdade que não acho que o nosso campeonato seja pior (ou muito pior) que a Eredivisie. À excepção de algumas das últimas épocas, as nossas equipas mais fortes eram superiores às deles, e pelo que vou vendo dos Heerenveen - Groningen da vida, não acho que as nossas equipas de meio da tabela lhes devam muito. O ranking nos últimos 20 anos também nos favorece fortemente.

Não é que aquilo seja o antro da competitividade. Nos últimos anos o Ajax e PSV fartaram-se de deixar a concorrência a milhas, dando a mesma ideia de duas realidades distintas na mesma prova.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 7 minutos:

Nós estamos com problemas em arranjar uma equipa que faça peito ao Sp. Braga, e para nível europeu era tudo o que precisávamos. Nunca tivemos problemas em arranjar um quarto grande (Vitória FC nos anos 70, Vitória SC nos anos 80, Boavista nos anos 90 e agora Sp. Braga), mas alguém que lhe morda sistematicamente os calcanhares é que custa mais.

Recordo-me de uma edição da revista Record (2015?) onde vinham os orçamentos chapados. O do Sp. Braga era de 25 milhões, e o do Vitória (quinto maior) era de 5 milhões. Está tudo dito.

O nosso 5º classificado é atribuído à equipa sensação, ou, na ausência de uma equipa que faça a época da sua vida, é atribuído ao mais rico dos pobres (normalmente o Vitória SC). Portanto não podemos esperar muito deles na Europa. Já o AZ, apesar de ter sido quinto, é rodado na Europa, e quinto lugar até terá sido uma bela desilusão para o que estão acostumados a fazer.

Para rematar, é verdade que não acho que o nosso campeonato seja pior (ou muito pior) que a Eredivisie. À excepção de algumas das últimas épocas, as nossas equipas mais fortes eram superiores às deles, e pelo que vou vendo dos Heerenveen - Groningen da vida, não acho que as nossas equipas de meio da tabela lhes devam muito. O ranking nos últimos 20 anos também nos favorece fortemente.

Não é que aquilo seja o antro da competitividade. Nos últimos anos o Ajax e PSV fartaram-se de deixar a concorrência a milhas, dando a mesma ideia de duas realidades distintas na mesma prova.

Na época passada, acima do AZ, ficaram 2 equipas com muita rodagem europeia, o Twente e o Feynoord.

E abaixo, ficaram outras equipas que, volta e meia, estão presentes nas fases de grupos da Europa como o Hereveen, por exemplo.

Em Portugal, fora os 5 que mencionaste, é raríssimo aparecer alguém novo, de forma, mais ou menos regular.

Por isso é que acho que o nível médio de Portugal, é inferior ao dos Países Baixos.

Estrangulamos tudo para 3 ou 4 clubes, que também são eles que sustentam (que remédio...), a nossa posição na Europa

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo durante o jogo, o Gil com os suplentes estava sempre por cim do jogo até ao 2-0, não tenho dúvidas que se tivesse ido com os titulares, teria feito uma figura diferente.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 52 minutos:

Na época passada, acima do AZ, ficaram 2 equipas com muita rodagem europeia, o Twente e o Feynoord.

E abaixo, ficaram outras equipas que, volta e meia, estão presentes nas fases de grupos da Europa como o Hereveen, por exemplo.

Em Portugal, fora os 5 que mencionaste, é raríssimo aparecer alguém novo, de forma, mais ou menos regular.

Por isso é que acho que o nível médio de Portugal, é inferior ao dos Países Baixos.

Estrangulamos tudo para 3 ou 4 clubes, que também são eles que sustentam (que remédio...), a nossa posição na Europa

O Heerenveen não vai à Europa desde 2012 (onde foi eliminado prematuramente) e o Twente vai pela primeira vez desde 2014. Sim, fui ver, porque já não me lembrava dos nomes deles lá fora 😄

Eles tem 4 equipas que participam muitas vezes: Ajax, PSV, Feyenoord e AZ. A estas devo acrescentar a excelente prestação do Vitesse na última temporada. Todas as outras vão e saem logo, como os nossos.

Isto não desculpa/minimiza as diferenças que temos internamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

O Heerenveen não vai à Europa desde 2012 (onde foi eliminado prematuramente) e o Twente vai pela primeira vez desde 2014. Sim, fui ver, porque já não me lembrava dos nomes deles lá fora 😄

Eles tem 4 equipas que participam muitas vezes: Ajax, PSV, Feyenoord e AZ. A estas devo acrescentar a excelente prestação do Vitesse na última temporada. Todas as outras vão e saem logo, como os nossos.

Isto não desculpa/minimiza as diferenças que temos internamente.

Bem, tens razão. 

Na Liga Europa, são sempre os mesmos dos Países Baixos. Tive que recuar até 17/18 para encontrar um diferente (Vitesse).

Por outro lado, e se não tiver falhado nas contas, só em 17/18 temos o mesmo número de equipas que eles (nos outros anos "perdemos" sempre 3-2). Não sei se está relacionado de caírem da qualificação para a Champions 

Compartilhar este post

Link para o post

A época passada correu mal essencialmente por dois motivos: porque as equipas holandesas ficaram em competições muito mais alinhadas com a sua qualidade, comparativamente às nossas equipas, e porque (questionando-se ou não) uma vitória na Liga Conferência vale o mesmo que na Liga Europa e na Liga dos Campeões.

Por exemplo, o PSV, que podemos considerar como genericamente inferior a qualquer um dos 3 "grandes" portugueses, caiu da Liga dos Campeões para a Liga Europa e da Liga Europa para a Conferência, mas ainda assim conseguiu terminar a época com 17,5 pontos vs. 18,0 do Braga e 16,0 do Sporting que chegou aos oitavos da Liga dos Campeões.

Para além disso, temos sempre pelo menos um dos 3 grandes por época a fazer figuras tristes, na época passada foi o Porto. Sendo relegado para a Liga Europa, tinha a obrigação "moral" de chegar pelo menos até aos quartos ou meias-finais, conforme o sorteio. Cagaram porque mais vale um pote 1 de Liga dos Campeões na mão do que um troféu da Liga Europa a voar. Faltou ambição, e esqueceram-se que aqueles pontos que desdenharam são a diferença entre ser pote 2 ou pote 3 num ano em que não sejamos campeões.

Não está ainda claro como vai ficar a lista de acessos às competições europeias a partir de 2024/25, época em que inicia o novo formato da Liga dos Campeões, mas esses pontos até podem ser a diferença entre ter acesso direto à Liga dos Campeões via uma das duas vagas de "ranking" ou ter jogar pré-eliminatórias, ou nem isso, por exemplo num cenário não muito distante em que o 3º classificado vá para a Liga Europa.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 25 minutos:

Para além disso, temos sempre pelo menos um dos 3 grandes por época a fazer figuras tristes, na época passada foi o Porto. Sendo relegado para a Liga Europa, tinha a obrigação "moral" de chegar pelo menos até aos quartos ou meias-finais, conforme o sorteio. Cagaram porque mais vale um pote 1 de Liga dos Campeões na mão do que um troféu da Liga Europa a voar. Faltou ambição, e esqueceram-se que aqueles pontos que desdenharam são a diferença entre ser pote 2 ou pote 3 num ano em que não sejamos campeões.

Não está ainda claro como vai ficar a lista de acessos às competições europeias a partir de 2024/25, época em que inicia o novo formato da Liga dos Campeões, mas esses pontos até podem ser a diferença entre ter acesso direto à Liga dos Campeões via uma das duas vagas de "ranking" ou ter jogar pré-eliminatórias, ou nem isso, por exemplo num cenário não muito distante em que o 3º classificado vá para a Liga Europa.

O Porto acusou falta de pedalada no duplo confronto com a Lazio, tendo vencido de forma sofrida o Moreirense e empatado em casa contra um Gil que acabou reduzido a 10 jogadores. O rival, por outro lado, já estava com pé e meio fora da Champions depois de ter perdido por 5-0.

Não tenho dúvidas que foi isso que levou o Porto a baixar o ritmo contra o Lyon. Também não creio que se tenham esquecido dos pontos, simplesmente encararam a situação como se tivessem de escolher uma coisa (campeonato) ou outra (Liga Europa). Depois é a tal questão, Liga Europa não é Champions, tem prestígio mas a nível financeiro é relativamente banal para um clube da nossa dimensão. Tudo pesa.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

O twente foi eliminado.  Vamos ficar 4 contra 5 equipas holandesas 

Compartilhar este post

Link para o post

O AZ tem outra experiência europeia, mas 6-0 no agregado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

O AZ tem outra experiência europeia, mas 6-0 no agregado?

Se rodam a equipa...com os titulares, do que vi no jogo lá, até poderiam sair lá com a vitória, que o AZ joga pouco

Compartilhar este post

Link para o post

Vaduz pela primeira vez na FG de uma competição europeia. Brutal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 15 horas:

Vaduz pela primeira vez na FG de uma competição europeia. Brutal.

Primeira vez também para um clube do Kosovo e da Lituânia.

Imagem

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Gil não tivesse uma mentalidade pequenina e a liga também tivesse adiado o seu jogo do campeonato, poderia estar aqui a disputar a passagem para a próxima fase.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito, muito bem Salvador. Mas claro que a culpa, para aqueles que serão sempre beneficiados, são sempre dos pequenos.

"Porquê que se inscrevem?"

Editado por BrunoCardoso
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...