Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
antifa

Comissão estima pelo menos 4815 crianças abusadas pela Igreja Católica em Portugal

Publicações recomendadas

Citação de Descartes, há 9 minutos:

Não houve 4815 casos reportados. Foram validados 512 testemunhos. O que até daria menos de 1 por mês se a questão relevante fossem as contas.

https://www.publico.pt/2023/02/13/sociedade/noticia/4415-criancas-abusadas-igreja-catolica-portugal-ultimos-72-anos-2038631

Segundo a Comissão Independente, o número “absolutamente mínimo” de crianças abusadas é de 4815.

Referia-me a este valor mas tens razão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 39 minutos:

https://www.publico.pt/2023/02/13/sociedade/noticia/4415-criancas-abusadas-igreja-catolica-portugal-ultimos-72-anos-2038631

Segundo a Comissão Independente, o número “absolutamente mínimo” de crianças abusadas é de 4815.

Referia-me a este valor mas tens razão. 

Eu sei perfeitamente a que número te querias referir. Mas como escreveste "reportados", achei por bem fazer o reparo.

Em todo o caso estou consciente que este rigor é e será uma luta contra moinhos de vento. O populismo e sensacionalismo não vai largar a ideia das 5000 vítimas que provavelmente serão muitas mais. Ainda por cima depois do Marcelo ter dito o que disse há meses quando foi abusivamente descontextualizado. Aliás, se já apareceu aqui no tópico essa referência, imagino o que se esteja a passar nas redes sociais com a malta de esquerda e o Chega a cavalgar a onda.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 26 minutos:

Eu sei perfeitamente a que número te querias referir. Mas como escreveste "reportados", achei por bem fazer o reparo.

Em todo o caso estou consciente que este rigor é e será uma luta contra moinhos de vento. O populismo e sensacionalismo não vai largar a ideia das 5000 vítimas que provavelmente serão muitas mais. Ainda por cima depois do Marcelo ter dito o que disse há meses quando foi abusivamente descontextualizado. Aliás, se já apareceu aqui no tópico essa referência, imagino o que se esteja a passar nas redes sociais com a malta de esquerda e o Chega a cavalgar a onda.

Onde há populismo e sensacionalismo, há também o autismo e o negacionismo.

Tratando-se de um assunto fraturante, só um dos extremos parece passível de ser apoiado sem reservas morais.

Editado por John Bonifácio
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

É pena que hoje o Marcelo não tenha que ir ao multibanco ver o saldo da conta e assim ter hipótese de dar opinião sobre este número de vítimas.

Mas vamos continuar todos a assobiar para o lado e deixar a igreja católica fazer o que quer neste país 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 23 minutos:

Onde há populismo e sensacionalismo, há também o autismo e o negacionismo.

Tratando-se de um assunto fraturante, só um dos extremos parece passível de ser apoiado sem reservas morais.

Não concordo. As minhas reservas morais impedem-me de apoiar qualquer extremo. Aliás, considero bastante perigoso colocar a questão nesses termos. Nem sequer considero que este seja um assunto fraturante. É, isso sim, um assunto de extrema importância e sensibilidade que exige ser discutido com equilíbrio e total ausência de radicalismos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

Não concordo. As minhas reservas morais impedem-me de apoiar qualquer extremo. Aliás, considero bastante perigoso colocar a questão nesses termos. Nem sequer considero que este seja um assunto fraturante. É, isso sim, um assunto de extrema importância e sensibilidade que exige ser discutido com equilíbrio e total ausência de radicalismos.

Idealmente, seria assim. Contudo, numa sociedade cada vez mais partida e radical, o debate público não pode ser de outra forma. E quando a maior instituição responsável pela reserva moral coletiva é a visada, também se torna evidente que remeter a discussão para as instituições será sinónimo de branqueamento e isso é tão ou mais perigoso que o extremar de posições.

Editado por John Bonifácio
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 43 minutos:

Idealmente, seria assim. Contudo, numa sociedade cada vez mais partida e radical, o debate público não pode ser de outra forma. E quando a maior instituição responsável pela reserva moral coletiva é a visada, também se torna evidente que remeter a discussão para as instituições será sinónimo de branqueamento e isso é tão ou mais perigoso que o extremar de posições.

Se idealmente seria assim, é assim que eu me posiciono.

O debate público pode e deve ser de outra forma. Só não é por demissão dos moderados. Jornalistas e comentadores reféns das audiências e dos cliques e políticos reféns das sondagens. Como eu não estou num lado nem no outro, tenho liberdade suficiente para pensar pela minha cabeça e expressar-me sem ter que escolher entre o preto e o branco.

Não percebo como é que a remessa da discussão para as instituições é sinónimo de branqueamento. Muito pelo contrário. Acho que corremos o sério risco de remeter, de facto, a discussão para as instituições e, assim, ao generalizar, minar de forma injusta, porque abusiva, a credibilidade dessa reserva moral coletiva. Sendo que, por mais que tente racionalizar a questão, não vislumbro quaisquer benefícios nisso.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 1 hora:

Será que acontece o mesmo em outras religiões?

Não, esta é a única que invoca o ajoelhar tem de rezar 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 10 horas:

será que há uma rede internacional, estilo epstein, só q para esta malta?

mt estranha a correlação entre ser padre e pedófilo

Eu acho é que há um grande desconhecimento sobre a quantidade de crianças que é abusada sexualmente por familiares ou conhecidos.

Isto choca mais porque é da parte de uma instituição que devia ser moralmente superior e que ainda por cima fez o possível e impossível no passado para ocultar tudo, mas não acredito que existam assim tantas diferenças para o que se passa no resto da sociedade.

EDIT: https://www.dn.pt/sociedade/pj-regista-quase-15000-crimes-sexuais-contra-criancas-e-jovens-nos-ultimos-5-anos-15364647.html

Editado por smashing_pumpkin
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebo que, o ideal, era tentar resolver esta questão de forma moderada e tentar isolar os responsáveis da instituição em si mas sinceramente, e olhando para o histórico de acontecimentos de pedofilia, não sei até que ponto estas praticas não estão de certa maneira vincadas e institucionalizadas na igreja que faz com que seja impossível isolar apenas os culpados.

São muitos anos de abusos, tanto sexuais como de poder e esta questão de abuso de poder, também tem que ser falado. Não é normal a igreja passar sempre pelos pingos da chuva quando estes escândalos aparecem... o que demonstra bem o poder que ainda esta institucionalizado na nossa sociedade.

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post

Como é a legislação portuguesa sobre divulgação pública dos nomes dos pedófilos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 2 minutos:

não estão de certa maneira vincadas e institucionalizadas na igreja

Não estão. Andei pelos meandros durante muitos anos, até "privando" com algumas figuras de relevo hoje em dia, e nunca vi nada do género.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 16 minutos:

Não estão. Andei pelos meandros durante muitos anos, até "privando" com algumas figuras de relevo hoje em dia, e nunca vi nada do género.

Poderá estar de certa maneira em grupos dentro da igreja no qual poucos tem acesso.

Estando ou não, acho que está na altura de fazer uma investigação profunda a instituição em si e não só aos culpados, como estava a querer referir. 

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post

Já era altura era de mudarem as práticas absurdas. Acabar com a confissão de crianças, proibir atividades de crianças a sós com um adulto, etc.

Também cabe ao estado não dar abébias e inspecionar de forma independente tudo o que é internatos, exigir formações e certificações a quem lida com crianças seja em catequese, escuteiros, etc.

Editado por antifa
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 8 minutos:

Poderá estar de certa maneira em grupos dentro da igreja no qual poucos tem acesso.

Estando ou não, acho que está na altura de fazer uma investigação profunda a instituição em si e não só aos culpados, como estava a querer referir. 

Naturalmente, falo do conheço, que mesmo assim diria ser mais do que a maioria dos crentes (hoje em dia sou ateu, para que fique claro, e portanto tenho zero participação na Igreja).

O único caso que conheci na altura foi de um padre, numa paróquia do Porto, que se meteu com uma catequista (adulta) e depois abandonou o sacerdócio em consequência, para viver uma vida "normal" com ela. Pedofilia e abusos, nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 35 minutos:

Naturalmente, falo do conheço, que mesmo assim diria ser mais do que a maioria dos crentes (hoje em dia sou ateu, para que fique claro, e portanto tenho zero participação na Igreja).

O único caso que conheci na altura foi de um padre, numa paróquia do Porto, que se meteu com uma catequista (adulta) e depois abandonou o sacerdócio em consequência, para viver uma vida "normal" com ela. Pedofilia e abusos, nada.

Acredito que os casos de pedofilia se situem mais em zonas isoladas como aldeias no interior etc... ou então estou enganado mas dá a sensação que estes casos acontecem preferencialmente nessas zonas.

Em grandes metrópoles acho mais difícil. Ate porque normalmente as aldeias tem uma base de confiança muito grande com os padres e é mais fácil, infelizmente, praticar estes crimes nojentos.

Não vou esconder que, apesar saber que este assunto deve ser tratado com moderação, uma parte radical de mim diz-me que já foram dadas mais que oportunidades para que este tema, seja tratado de maneira moderada.

Compartilhar este post

Link para o post

E manter esta comissão, que fez um excelente trabalho, para todo o tipo de denúncias de assédio e abusos sexuais? Eu duvido imenso que sejam só os padres...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 17 horas:

Estás obviamente correcto em todo o teu post, pego só neste aspecto porque acho que há um ponto que me parece importante: é claro que o celibato leva a esse amputar de que falas, que é claramente difícil de gerir. Mas não haverá algo de profundamente errado com essas pessoas, quando escolhem crianças como escape sexual? Não há pessoas adultas com quem o pudessem fazer, ainda que a troco de dinheiro?

Não sei a resposta, essa talvez apenas um profissional da psicologia/psiquiatria a consiga dar. Mas serve isto para dizer que o assunto vai bem mais além dos "prazeres carnais", que nem acho especialmente criticáveis duma perspectiva não-eclesiástica, mas sim do facto de haver pessoas adultas a acharem que crianças são uma boa forma de escape.

Mas é como dizes, o problema não é só com gente votada à castidade, como é evidente.

A questão aqui não se coloca só entre pedofilia vs. 'escapes sexuais', isso é estar a simplificar um problema que é por demais complexo. E naturalmente que há algo de profundamente errado com quem quer que abuse de outras pessoas, ainda mais de crianças e ainda para mais quando se fala de crianças completamente desprotegidas, algumas delas que estão inclusivamente à guarda da Igreja. Não há palavras para descrever o quão aberrante é a maldade e o terror que tem sido infligido ao longo dos séculos a estas crianças.

E o meu ponto é mesmo esse e é por isso que me foco na Igreja enquanto instituição e não nos 100 padres no activo que terão abusado de crianças, é porque a Igreja, nomeadamente a Igreja católica pela forma como está organizada e pelo papel que tem tido como (suposto) 'guia moral' da sociedade, é na prática uma fábrica de abusadores.

Citação de Tio Hans, há 18 minutos:

E manter esta comissão, que fez um excelente trabalho, para todo o tipo de denúncias de assédio e abusos sexuais? Eu duvido imenso que sejam só os padres...

Segundo os resultados da comissão 77% eram padres.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 12 minutos:

Segundo os resultados da comissão 77% eram padres.

Padres = igreja, neste caso

mas há os outros todos. Os que são/foram abusados por treiandores, tutores, familiares, professores, vizinhos, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 12 minutos:

Padres = igreja, neste caso

mas há os outros todos. Os que são/foram abusados por treiandores, tutores, familiares, professores, vizinhos, etc.

Percebo o que estás a dizer, mas a ideia de ter uma comissão, pelo menos no papel, independente dos abusos sexuais para qualquer área não me parece nem viável nem uma boa ideia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 33 minutos:

A questão aqui não se coloca só entre pedofilia vs. 'escapes sexuais', isso é estar a simplificar um problema que é por demais complexo. E naturalmente que há algo de profundamente errado com quem quer que abuse de outras pessoas, ainda mais de crianças e ainda para mais quando se fala de crianças completamente desprotegidas, algumas delas que estão inclusivamente à guarda da Igreja. Não há palavras para descrever o quão aberrante é a maldade e o terror que tem sido infligido ao longo dos séculos a estas crianças.

E o meu ponto é mesmo esse e é por isso que me foco na Igreja enquanto instituição e não nos 100 padres no activo que terão abusado de crianças, é porque a Igreja, nomeadamente a Igreja católica pela forma como está organizada e pelo papel que tem tido como (suposto) 'guia moral' da sociedade, é na prática uma fábrica de abusadores.

Certo, mas parece-me que o celibato, claramente não ajudando, está longe de ser a principal causa disto.

Se o escândalo fosse "padres fornicam que nem animais com cio", tipo o que se vê no Crime do Padre Amaro, não me chocaria, e aí sim, o celibato seria obviamente a causa. No assunto do abuso de crianças já me parece bem diferente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 4 horas:

Será que acontece o mesmo em outras religiões?

sim.

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...