Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Plagio o Original

Politicas identitárias, revisionismo histórico, os descobrimentos portugueses: serão os portugueses mais ou menos racistas?

Publicações recomendadas

grande parte das pancas destes maluquinhos como o burkina resolvem-se fácil com 5 minutos sentados num puff e uma pequena dose de veneno de sapo

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, posso começar a discussão: sabiam que na Grécia clássica, não havia uma necessariamente correlação entre a cor de pele e a classe ou estrato social? Pelo menos era a visão de um académico, chamado Frank Snowden. Ele dizia que o racismo era um termo estranho aos gregos da altura. Também há académicos que se orgulham que os escravos dos gregos e romanos não eram necessariamente negros.

Foram no entanto criticado por outros académicos, que não gostavam que baseasse a sua definição de racismo apenas à cor de pele, que havia um distanciamento estrutural em relação aos estranhos ou aos outros, que não dá para identificar a cor de pele dos escravos gregos ou romanos no século xxi. Não nos esqueçamos que Aristoteles achava que todos os que não eram gregos eram feitos para servidão 

Será que o mesmo se aplica à nossa modernidade, a partir do século xx? 

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 hora:

grande parte das pancas destes maluquinhos como o burkina resolvem-se fácil com 5 minutos sentados num puff e uma pequena dose de veneno de sapo

Um dose de ayahuasca ou uns cogumelos resolviam o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Respondi no outro thread porque não mandas em mim

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 32 minutos:

Ok, posso começar a discussão: sabiam que na Grécia clássica, não havia uma necessariamente correlação entre a cor de pele e a classe ou estrato social? Pelo menos era a visão de um académico, chamado Frank Snowden. Ele dizia que o racismo era um termo estranho aos gregos da altura. Também há académicos que se orgulham que os escravos dos gregos e romanos não eram necessariamente negros.

Foram no entanto criticado por outros académicos, que não gostavam que baseasse a sua definição de racismo apenas à cor de pele, que havia um distanciamento estrutural em relação aos estranhos ou aos outros, que não dá para identificar a cor de pele dos escravos gregos ou romanos no século xxi. Não nos esqueçamos que Aristoteles achava que todos os que não eram gregos eram feitos para servidão 

Será que o mesmo se aplica à nossa modernidade, a partir do século xx? 

Acho que sim mas penso que nao

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ser possivelmente algo polémico. Somos racistas no sentido que possuímos muitos racistas (assim como praticamente todos os países europeus), ainda assim não nos considero especialmente racistas quando comparados a imensos países onde o racismo está super presente. Acho França muito mais racista e outros que tais.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabia o porquê do problema dos ciganos com os sapos. 

Citação

Reza a tradição que a comunidade cigana considera o sapo um símbolo de azar, de discórdia, de infelicidade para as famílias. É uma espécie de gato preto ou de sexta-feira 13. Uma superstição de tal forma impregnada na comunidade que chamar sapo a um cigano transforma-se num insulto. A aversão é tão forte que os ciganos evitam, a todo o custo, cruzar-se com um sapo ou com qualquer representação do animal.

https://www.jn.pt/arquivo/2007/comerciantes-colocam-sapos-nas-lojas-para-afastar-ciganos-690137.html/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 hora:

Já alguém mencionou o @bug aqui?

Porquê?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 minuto:

Aquando da tua visita à Nova Delhi portuguesa, o @Plagio o Original anda a nanar

Fiz uma observação apenas. Os Ubers Eats e Glovos então acho que não vi nenhum com cara de tuga.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 7 minutos:

Fiz uma observação apenas. Os Ubers Eats e Glovos então acho que não vi nenhum com cara de tuga.

Eu compreendo. É uma constatação dos factos, que há cada vez mais imigrantes em Portugal. É tipo, sais hoje à rua e comentas, e crl, que calor do crl.

Não se teceu qualquer comentário adicional, positivo ou negativo quanto a isso.

Mas imaginam-te logo atrás do pc com uma farda das SS e um poster do Adolf colado na porta do teu quarto atrás de ti.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 5 minutos:

Eu compreendo. É uma constatação dos factos, que há cada vez mais imigrantes em Portugal. É tipo, sais hoje à rua e comentas, e crl, que calor do crl.

Não se teceu qualquer comentário adicional, positivo ou negativo quanto a isso.

Mas imaginam-te logo atrás do pc com uma farda das SS e um poster do Adolf colado na porta do teu quarto atrás de ti.

Mas isso é o novo normal dos tempos modernos. Qualquer coisa que digas, mesmo que sem maldade, és logo catalogado de racista/homofóbico.

Compartilhar este post

Link para o post

100% a favor da imigração, o mundo é de todos, a ideia de nação não faz sentido atualmente, cada individuo escolhe o lugar no planeta Terra (ou Marte no futuro) onde quer viver!

Compartilhar este post

Link para o post

O racismo está intimamente ligado ao poder económico. Quem tem pouco receia que lhes tirem as oportunidades de vir a ter um pouco mais; quem tem muito precisa de distrair com guerras sociais aqueles que pouco ou nada têm para o facto que o inimigo não se vê pelo tom da pele ou local de nascimento mas sim pelo privilégio. 

Isto seria bem mais óbvio de constatar se os sistemas educativos em geral não estivessem desenhados para fomentar nas pessoas um sentimento de resignação face ao poder económico e de indignação para com qualquer conquista/luta social de grupos aos quais não pertecem.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...