Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Citação de Hououin Kyouma, há 6 minutos:

Não acho que seja assim tão drástico. Muito disto é memória procedimental por parte daqueles jogadores, que foi reforçada ao longo de meses e anos e que não desaparece assim em condições normais.

Nunca vai ser igual ao que era com o Amorim, isso podemos ter a certeza, mas as dinâmicas de entrosamento vão continuar lá enquanto este grupo de jogadores se mantiver. A questão é querer e saber aproveitá-las ou querer que se recomece do zero, que era o que estava a acontecer.

Seria o caso com um par de jogos do JP. 7 ou 8 jogos depois, à velocidade vertiginosa a que tudo mudou, com os resultados obtidos e com a natural queda a pique da confiança dos jogadores, já não me parece algo assim tão óbvio.

O que, de certa forma, não é mau. O Sporting tem de olhar para o trabalho do Amorim e perceber quais os princípios que dali devem perdurar na identidade futebolística do clube. Desde que esses se procurem, jogar com 3, 4 ou 5 defesas fará pouca diferença. O futebol nunca foi tão dinâmico e mutável dentro dos 90 minutos como agora.

O mais razoável para qualquer treinador, no contexto em que entra agora, é manter o 3x4x3 por múltiplos factores. Mas haverão momentos para fazer essa transição, se as coisas voltarem a melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Confirmando se esta troca até à tomar uma boa decisão o Varandas consegue errar, timing péssimo para um novo treinador entrar. Mas pronto, ao menos o JP pára de estragar isto

Compartilhar este post

Link para o post

Já nem posso ver o João Pereira à frente, mas agora no momento da saída fica alguma pena. Mas nitidamente não dava.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 11 minutos:

Já nem posso ver o João Pereira à frente, mas agora no momento da saída fica alguma pena. Mas nitidamente não dava.

um gajo tá sempre com tesão para enterrar na outra que é melhor que a nossa, mas quando se lembra que tem alguém é um sentimento de m*rda

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 10 minutos:

Seria o caso com um par de jogos do JP. 7 ou 8 jogos depois, à velocidade vertiginosa a que tudo mudou, com os resultados obtidos e com a natural queda a pique da confiança dos jogadores, já não me parece algo assim tão óbvio.

O que, de certa forma, não é mau. O Sporting tem de olhar para o trabalho do Amorim e perceber quais os princípios que dali devem perdurar na identidade futebolística do clube. Desde que esses se procurem, jogar com 3, 4 ou 5 defesas fará pouca diferença. O futebol nunca foi tão dinâmico e mutável dentro dos 90 minutos como agora.

O mais razoável para qualquer treinador, no contexto em que entra agora, é manter o 3x4x3 por múltiplos factores. Mas haverão momentos para fazer essa transição, se as coisas voltarem a melhorar.

Continuo a achar que não é necessariamente assim tão drástico e que, de uma forma científica, até se resume a "nunca se esquece de como andar de bicicleta". A não ser que todos eles tenham sofrido danos cerebrais, são procedimentos cristalizados e que dependem largamente de retomar a repetição e o reforço para recuperar o que já lá está.

O mais dramático neste cenário, para mim, são as ausências atuais do Morita, Bragança e Pote, que são pedras basilares da equipa e dos jogadores mais antigos. Mas não tenho a menor das dúvidas de que, quando voltarem, a equipa pode toda muito rapidamente retomar essas dinâmicas. Convém é haver vontade para que tal aconteça e competência para as aproveitar da melhor forma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hououin Kyouma, há 18 minutos:

Continuo a achar que não é necessariamente assim tão drástico e que, de uma forma científica, até se resume a "nunca se esquece de como andar de bicicleta". A não ser que todos eles tenham sofrido danos cerebrais, são procedimentos cristalizados e que dependem largamente de retomar a repetição e o reforço para recuperar o que já lá está.

O mais dramático neste cenário, para mim, são as ausências atuais do Morita, Bragança e Pote, que são pedras basilares da equipa e dos jogadores mais antigos. Mas não tenho a menor das dúvidas de que, quando voltarem, a equipa pode toda muito rapidamente retomar essas dinâmicas. Convém é haver vontade para que tal aconteça e competência para as aproveitar da melhor forma.

E fora esses três, ainda falta um jogador ainda com mais anos contínuos de casa que é o Inácio, e o Nuno Santos que é importantíssimo no ponto de vista mental.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hououin Kyouma, há 34 minutos:

É claro que há aspectos que irão regressar com um treinador competente (já nem peço bom). Mesmo que não sejam dinâmicas complexas, há comportamentos que os jogadores tinham e agora não têm porque estão demasiados amarrados. Ontem, por exemplo, o Trincão teve uma única diagonal da direita para o meio e deu imediatamente um lance de perigo, porque foi feito quase de olhos fechados.

Agora, mesmo um Rui Borges trabalhará de forma diferente, o que significa treino e repetição de aspectos diferentes. É nesse sentido que a mudança táctica é agora bem mais facilitada.

A ideia principal aqui é que, se o próximo treinador tiver de mudar para 4x3x3 de forma a tirar o melhor rendimento da equipa segundo as suas ideias, com este plantel não há problema de maior.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JGabriel, há 1 hora:

@AndreSCP7 chamado à recepção. Sabes alguma coisa?

Ainda para mais quando o João Pereira concidiu 3 anos com o Amorim. Não teve tempo nem material mais do que suficiente para perceber como as coisas funcionavam e tentar manter o máximo possível?

Não fazia a menor ideia, mas já se percebeu que é ele. Tanto que nunca esperei que o JP saisse agora, como tinha dito ali. Achava que ia depender do jogo com o Benfica.

Quanto ao Rui Borges, é claramente o treinador que tenho em melhor consideração dos da nossa liga. O contexto é complicado, e a questão do sistema também vai ser interessante de se perceber, mas o Vitória joga bastante bem à bola. E gosto particularmente de uma coisa que ele disse na entrevista à Sport TV, que mostra que a minha coisa favorita no Vitória dele não é fruto do acaso... 

Ele disse que, nos treinos, os jogadores treinavam quase sempre com colegas diferentes, porque é importante criarem ligações entre todos em campo, e que se depois há lesões e tem de meter 2 gajos que não se 'conhecem' a coisa emperra. E a melhor coisa do Vitória, que também era uma grande qualidade nossa com o Amorim que se perdeu quase completamente agora, era mesmo as micro-sociedades/ligações entre colegas. É por isso que conseguem associar-se com qualidade em espaços curtos, e criar bastantes oportunidades de golo. A força deles está claramente nos médios, e o Rui Borges está a usar isso muito bem.

Não sendo estrangeiro, parece-me a melhor opção disponível. E um estrangeiro também tinha outros riscos. Mas parece-me que o grande desafio vai ser aguentar o curto-prazo... entra numa altura mesmo chata.

Editado por AndreSCP7
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shai, há 2 horas:

Gosto do Rui Borges e é uma boa solução para vós mas vai ter um trabalho bem difícil pela frente.

Isto não é assim tão simples como "replicar o que o Amorim fazia", o Rui tem um estilo de jogo naturalmente diferente e este plantel não deixa de estar montado para jogar nessas mesmas ideias do Amorim. 

O maior desafio do próximo treinador do Sporting, fosse ele quem fosse, seria precisamente esse. Vai encontrar um plantel muito bem construído mas todas as peças que juntaram foi para encaixarem na perfeição nas ideias do treinador. Um sistema muito específico que exigia jogadores com um perfil muito próprio.

O problema agora é que esse projeto acabou e o desafio/dilema do novo treinador será sempre adaptar-se ao antigo modelo ou tentar implementar as suas ideias, quando este plantel está tão rotinado a certas dinâmicas. Eu para ser franco nem sei se o Rui Borges tem alguma experiência a jogar num 3-5-2/3-4-3.

É verdade que com a qualidade individual que terá ao dispor é mais fácil ser bem sucedido, escolha ele o caminho que escolher, mas essa indefinição pode ser sempre um inimigo perigoso.

Anw, os trabalhos dele não podem ser obra do acaso. Acho que será novamente bem sucedido em Alvalade. Boa escolha. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Varandas

Vai-te encher de moscas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 2 horas:

O plantel está a um lateral-esquerdo (dependendo do sistema) e uma alternativa ao Pote de servir na perfeição para qualquer forma de jogar. E eu sei que para quem não vê jogos do Sporting é ainda mais chocante, mas 43 dias depois o 3x4x3 já é irrelevante. Não sobrou nada que não tenha sido destruído. Ser 3x4x3, 4x3x3 ou 4x4x2 é igual. Será tacticamente um recomeço.

Falo mais do Rui Borges quando for oficial. Quanto ao JP, por pior que seja, não tem culpa de ter ficado tanto tempo exposto desta forma. O problema tinha-se resolvido facilmente depois do Santa Clara ou no máximo em Moreira de Cónegos. Não era preciso este desastre todo. O culpado é o Varandas.

Hum, não sei se está assim tão perto. LD's nem vê-los, os centrais sentem-se todos eles muito mais confortáveis a jogar numa linha de 3 (se já tenho algumas dúvidas da performance do Inácio numa defesa a 4 os outros todos, à exceção do Diomande, acho que vão ser comidos vivos) e no ataque apesar de haver opções para todos os gostos tb não vai ser fácil conciliar aquela malta toda num 4-3-3. Uma coisa é ter um Pote mais vagabundos como interior, outra é fixá-lo mais na linha, seja a ele ou ao Trincão.

Mas bem, a qualidade individual é tanta que acabará tudo por se compor. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu conheço o Rui Borges pessoalmente. Não sou assim amigo, mas tipo, trocamos mensagens nos anos e nos Natais e tal.

Quando ele foi para o Vitória eu congratulei-o por ter chegado tão alto mas também lhe disse que temia que ele se estivesse a meter num fogareiro. Mas o homem provou que até no potencial fogareiro de treinadores que é o Vitória SC se consegue safar, com bons apontamentos. Se é verdade, fico muito contente por ele, mas acho que não devia ir a meio do ano e quando o estrago já está feito. O potencial de ser ele a pagar a conta no final - se o Sporting ficar em terceiro, por exemplo - é grande.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Só para recordar que o último treinador que fomos buscar a Guimarães foi o Paulo Sérgio. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 6 minutos:

Eu conheço o Rui Borges pessoalmente. Não sou assim amigo, mas tipo, trocamos mensagens nos anos e nos Natais e tal.

Quando ele foi para o Vitória eu congratulei-o por ter chegado tão alto mas também lhe disse que temia que ele se estivesse a meter num fogareiro. Mas o homem provou que até no potencial fogareiro de treinadores que é o Vitória SC se consegue safar, com bons apontamentos. Se é verdade, fico muito contente por ele, mas acho que não devia ir a meio do ano e quando o estrago já está feito. O potencial de ser ele a pagar a conta no final - se o Sporting ficar em terceiro, por exemplo - é grande.

Há comboios que só passam uma vez.

Tal como o United passou para o Rúben, o Sporting passa para o Rui.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 minuto:

Há comboios que só passam uma vez.

Tal como o United passou para o Rúben, o Sporting passa para o Rui.

É tal e qual isso, na verdade. Dificilmente algum treinador diria que não a este Sporting, mesmo no estado presente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana, há 17 minutos:

Hum, não sei se está assim tão perto. LD's nem vê-los, os centrais sentem-se todos eles muito mais confortáveis a jogar numa linha de 3 (se já tenho algumas dúvidas da performance do Inácio numa defesa a 4 os outros todos, à exceção do Diomande, acho que vão ser comidos vivos) e no ataque apesar de haver opções para todos os gostos tb não vai ser fácil conciliar aquela malta toda num 4-3-3. Uma coisa é ter um Pote mais vagabundos como interior, outra é fixá-lo mais na linha, seja a ele ou ao Trincão.

por isso é que a solução perfeita era o JP assumir - Varandas brilhante, nesse capítulo. depois o general não soube comandar as legiões, mas não é por se perder uma batalha que se desmerece o 'reinado' de sonho que teve o imperador.

Editado por bobzz
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Rui Borges foi evasivo, mas fiquei dividido.

Por um lado disse que tem contrato com o Vitória até 2026, por outro disse que tem a ambição de, como treinador, chegar ao topo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 14 minutos:

Essa narrativa de que o Vitória é um 'fogareiro' de treinadores como se o resto dos clubes em Portugal fossem uns exemplos da gestão desportiva, é que me partem todo. Até te pedia para ires fazer o exercício para comparar clubes para ver se é assim tão distante, mas nem vale a pena. Também não consideras o Sporting um 'fogareiro' de treinadores ? É que só o Varandas enquanto é presidente já vai com 8 treinadores!!

Compartilhar este post

Link para o post

O Rui Borges se ficar em 3º ninguém lhe vai apontar nada.

Já se perdeu a vantagem de 8 pontos assim num abrir e piscar de olhos, o mal está feito. Esse será o menos responsável.

Quanto muito, conseguirá iniciar a época 25/26.

Compartilhar este post

Link para o post

fun fact, hoje caíram Baraja, Nesta e JP. por ordem crescente de craque, claro está

Editado por bobzz
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 21 minutos:

É só a posição que mais gente tem, em número 😅

Um treinador inteligente pensa no Edu ou até no Jer como laterais-direitos em defesa a 4. Aliás, só o Dio não dá para brincar com esses posicionamentos, dos centrais todos.

É tudo uma questão de dinâmica. À esquerda o Matheus é curto para titular e daí a necessidade, mas pode esticar o Maxi como ala e compensar do outro lado. Pode até usar o Inácio lá, dependendo do que quer fazer.

Na frente igual, pode abrir o Quenda na direita, manter o Pote ali na zona dele e usar o Trincão a partir da meia direita. Pode usar 3 médios, pode juntar o Harder ao Gyo e variar atrás deles, pode juntar o tal extremo destro que falta a um Pote que seja médio...

Se existir organização e identificação dos jogadores com aquilo que se pretende, este plantel dá para tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 4 minutos:

Essa narrativa de que o Vitória é um 'fogareiro' de treinadores como se o resto dos clubes em Portugal fossem uns exemplos da gestão desportiva, é que me partem todo. Até te pedia para ires fazer o exercício para comparar clubes para ver se é assim tão distante, mas nem vale a pena. Também não consideras o Sporting um 'fogareiro' de treinadores ? É que só o Varandas enquanto é presidente já vai com 8 treinadores!!

não singularizei o Vitória como o único potencial fogareiro de treinadores, isso interpretaste tu.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...