Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Citação de prbv, há 55 minutos:

"Estrutura prepara 2026/27 e técnico exige maior profundidade do plantel"

Livra-te de trazeres mais Ricardos Mangas fdx

Vai parecer o almoço de inauguração da Vasco da Gama então. O deste ano tem, à data, 25 jogadores. Sem o Nel e os restantes miúdos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hououin Kyouma, há 5 horas:

Por acaso, tinha imensa curiosidade em saber o que pensariam vocês portistas se estivessem nesta exata situação. Porque aposto que já estaria tudo de forquilha na mão a cercar o Dragão e a exigir a cabeça do gajo que, depois de deixar fugir o Tri para um rival que estava nas lonas, perde o segundo lugar e o acesso à Champions para o maior rival num empate vergonhoso com o último classificado.

Essa postura é o reflexo da condescendência que se foi construindo em torno do Sporting ao longo das últimas décadas. Se fosse com o Porto, já se chamaria de exigência.

Tocaste bem no ponto. Porque é que o gajo que deixa fugir o tri é o Rui Borges, e não o Viana II ou o gajo do departamento de performance ou como chamam a isso da preparação física?

O meu ponto é só esse, não é desvalorizar a gravidade da situação nem medir graus de exigência entre clubes (se bem que o poderia perfeitamente fazer).

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Poeira, há 1 hora:

Vai parecer o almoço de inauguração da Vasco da Gama então. O deste ano tem, à data, 25 jogadores. Sem o Nel e os restantes miúdos.

Isso assusta me profundamente. Eu prefiro mil vezes que apostem nos nossos miúdos do que andarmos a comprar pq “bom suplente”

Editado por prbv
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Wincing Hálldor, há 3 horas:

Nem sei como é que o Varandas fica tão calmo com a perda de prestígio e dinheiro que este terceiro lugar acarreta.

Concorrência direta ao noço Ruie.

Editado por Chazzy Chazz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 7 horas:

Mixed feelings

Perder a taça é um cenário apocalíptico, por isso acho que mesmo fazendo o 3° lugar, o Varandas o vai manter, à semelhança da época do 4° lugar com o Amorim.

O RB pode não ser carismático, mas manso não é de certeza. O não terem fechado o Jota para o Rui é o Matheus Nunes de há 3(?) anos atrás do Amorim. Fora outros reforços que ele perdeu tipo o Alberto e acabou por vir o Vaginas do catálogo do Palmeiro.

É bastante claro que com quem ele não conta, não conta mesmo. E como já demonstrou ser competente, acho que merece um mercado de verão à medida dele.

Quem fala em Marco Silva e afins, só pode estar é bêbedo. Ou vai-se buscar um treinador que seja consensual e competente, ou mais vale mas é estar quietinho e fazer com que o Rui trabalhe por merecer a renovação. Ah, e bem sei que o Abel se calhar, aos olhos da direção, passe por um treinador competente, mas se a qualidade do nosso futebol já desceu devido aos índices físicos estarem nas lonas, imagino com o Abel, haramball total.

Ah, e por falar em índices físicos.

2 épocas disto

Não façam rolar cabeças que não é preciso.

Se achas que o Palmeiro é o tipo que anda a ver jogos da liga Grega e a sugerir o Vaginas, tenho uma ponte para te vender. Ou dez...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chazzy Chazz, há 30 minutos:

Concorrência direto ao noço Ruie.

Honestamente não percebo essa atração toda por drama e show-off mediático.

Sabem lá como é que o Varandas está ou deixa de estar. Para mim é óptimo estar calmo, só assim é possível tomar boas decisões. Quanto ao resto, ele e restantes responsáveis apenas têm que tomar decisões e definir estratégias para chegar ao sucesso, não têm que andar a dar ainda mais espectáculo para parolo ver.

Citação de prbv, há 1 hora:

Isso assusta me profundamente. Eu prefiro mil vezes que apostem nos nossos miúdos do que andarmos a comprar pq “bom suplente”

Também há a hipótese comprar para titular. O que seria a melhor ideia a ter.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 51 minutos:

Tocaste bem no ponto. Porque é que o gajo que deixa fugir o tri é o Rui Borges, e não o Viana II ou o gajo do departamento de performance ou como chamam a isso da preparação física?

O meu ponto é só esse, não é desvalorizar a gravidade da situação nem medir graus de exigência entre clubes (se bem que o poderia perfeitamente fazer).

Já se tem levantado muitas questões relativamente ao Borges desde que cá chegou, desde a dificuldade em bater-se de frente com adversários de nível semelhante ou superior, a dificuldade em adaptar-se às circunstâncias no decorrer dos jogos, a péssima gestão física do plantel e a completa cobardia e falta de ambição que demonstra consistentemente em momentos chave.

Não foram o Viana II nem a unidade de performance que foram comidos taticamente em quase todos os jogos com Benfica, Porto e Braga. Ou que se mostraram completamente incapazes de inverter o rumo nesses jogos. Ou que foram jogar ao Dragão para não perder, num jogo que poderia ter mudado o campeonato todo.

E não quero com isto escudar a direção e restante estrutura de responsabilidades, mas o Borges continuou a gozar de condições e de um plantel que a maioria dos treinadores anteriores só poderia sonhar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AndreSCP7, há 43 minutos:

Se achas que o Palmeiro é o tipo que anda a ver jogos da liga Grega e a sugerir o Vaginas, tenho uma ponte para te vender. Ou dez...

Do tell

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Hammerfall, há 25 minutos:

Do tell

Isso é tudo responsabilidade da estrutura técnica, leia-se Flávio Costa - Diretor Técnico, em igualdade hierárquica com o Palmeiro que é Diretor Geral - e equipa de Scouting. Em consonância com os perfis definidos pelo treinador, e depois os nomes passam por ele e têm uma aprovação final, mas vem quase tudo daí.

Atenção, veio o Vagiannidis e o Faye (ainda hoje no scouting o acham um craque, eu ainda não o vi jogar praticamente😂) pela mão deles, mas também veio o Maxi, o Debast, o Hjulmand, entre vários outros. Depois tens excepções como o Mangas, mas são raras. O ponto aqui é mesmo que o Palmeiro não tem grande coisa a dizer na escolha de jogadores. Mesmo o próprio Viana não tinha, embora aí existisse a relação muito forte que tinha com o Ruben e a muito maior influência que o Ruben tinha em tudo, embora teoricamente o papel dele na cadeia fosse semelhante. O trabalho dele, tal como o do Viana quando cá estava, é mais de coordenação entre direcção e jogadores/equipas técnicas de A/B/Feminino (e talvez também sub-23, esta não sei ao certo) e em boa parte da operacionalização do mercado, negociação. Embora mesmo esta última seja sempre complicada de avaliar de fora, porque os clubes tendem a recorrer a intermediários muitas vezes para essas negociações e mesmo internamente a coisa pode ser delegada. Curiosamente, para ilustrar isto, o papel inicial do Palmeiro quando estava do Sporting era precisamente assumir a pasta das negociações, entre 2020 e 2023. 

A meu ver, este tipo de estrutura bi-partida não é a ideal, a não ser que as duas pessoas em causa tenham uma relação bastante forte. Mas até tenho mais receio da ligação entre estrutura técnica (leia-se Flávio e Scouting) e treinador. Há ali um disconnect óbvio, que até de fora se percebe bem com casos como o do Faye agora.

Editado por AndreSCP7
  • Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 44 minutos:

Também há a hipótese comprar para titular. O que seria a melhor ideia a ter.

Essa tem de ser a abordagem, claro. Falar em falta de profundidade é que não faz sentido. Que se queixe das lesões, dos azares ou das bruxarias, mas os jogadores existem e estão lá.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hououin Kyouma, há 6 horas:

Já se tem levantado muitas questões relativamente ao Borges desde que cá chegou, desde a dificuldade em bater-se de frente com adversários de nível semelhante ou superior, a dificuldade em adaptar-se às circunstâncias no decorrer dos jogos, a péssima gestão física do plantel e a completa cobardia e falta de ambição que demonstra consistentemente em momentos chave.

Não foram o Viana II nem a unidade de performance que foram comidos taticamente em quase todos os jogos com Benfica, Porto e Braga. Ou que se mostraram completamente incapazes de inverter o rumo nesses jogos. Ou que foram jogar ao Dragão para não perder, num jogo que poderia ter mudado o campeonato todo.

E não quero com isto escudar a direção e restante estrutura de responsabilidades, mas o Borges continuou a gozar de condições e de um plantel que a maioria dos treinadores anteriores só poderia sonhar.

O que seria inverter o rumo aí? Começar a perder?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 11 horas:

Sabes que por maior profundidade quer-se dizer "mais opções que sejam de facto opções", não os Vagiannidis, os Mangas e os Kochos que não contavam nem para pinos nos treinos (uns por falta de qualidade, outros mais por claramente não terem a confiança do treinador).

No fundo é aquilo que se discutiu no verão passado. O plantel já na altura pecava em qualidade. Eu sei que havia malta que dizia que isto era um plantel em condições, mas nunca foi.

Havia posições carenciadas, algumas não tinham sequer uma segunda opção em condições, para outras nem sequer uma alternativa fora da caixa havia. Não dava para rodar a equipa, muito menos para precaver uma eventual crise de lesões.

Volvidos vários meses, foi mesmo isso que se provou.

Estamos agora no final de Abril e ainda me custa acreditar que alguém achou mesmo que este plantel estava preparado para fazer mais de 55 jogos. Por exemplo, só no meio-campo, que joga a três, tínhamos apenas cinco médios disponíveis. Na frente de ataque só havia duas opções. A alternativa caso tivéssemos uma ou duas baixas nessas posição era a mesma em ambos os casos... o Pote, um gajo que sabia-se lá se voltaria recuperado da lesão do ano passado e que ao mesmo tempo era a única opção válida para a ala esquerda do ataque!

Se não acreditam em mim, procurem os posts da altura. Houve muita gente a comentar isto, não estou a inventar nada agora com a ajuda da retrospectiva.

Citação de Poeira, há 8 horas:

Essa tem de ser a abordagem, claro. Falar em falta de profundidade é que não faz sentido. Que se queixe das lesões, dos azares ou das bruxarias, mas os jogadores existem e estão lá.

Volto a frisar, caro Poeira, haver "profundidade" é diferente de haver profundidade; esta só existe se de facto as alternativas forem de confiança.

Se não forem, como não são, temos de ter jogadores a participar 90 sobre 90 minutos em todos os jogos... como aconteceu esta época.

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Maus plantéis acontecem a todos. E o Sporting não tem um mau plantel. O 11 titular é fortíssimo. Tem é uma discrepância enorme entre os titulares e os outros na grande maioria das posições e tem, e aí é que é estranho dada a formação do Varandas, um problema colossal na parte física do plantel. Pelo segundo ano seguido o Sporting tem camiões de lesões, jogadores todos rotos e, se a memória não me falha, tem neste momento os mesmos jogos disputado do que o Benfica e mais um do que o Porto. Mais a mais, foi o único dos 3 que teve uma pré-época normal, fruto de não ter participado no mundial de clubes.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 6 minutos:

Maus plantéis acontecem a todos. E o Sporting não tem um mau plantel. O 11 titular é fortíssimo. Tem é uma discrepância enorme entre os titulares e os outros na grande maioria das posições e tem, e aí é que é estranho dada a formação do Varandas, um problema colossal na parte física do plantel. Pelo segundo ano seguido o Sporting tem camiões de lesões, jogadores todos rotos e, se a memória não me falha, tem neste momento os mesmos jogos disputado do que o Benfica e mais um do que o Porto. Mais a mais, foi o único dos 3 que teve uma pré-época normal, fruto de não ter participado no mundial de clubes.

Não me parece que o mundial tenho afectado o Porto nesse sentido dada a revolução no plantel, treinador incluído. O que não justifica absolutamente nada em relação ao Sporting, atenção, estou 100% de acordo.

O plantel tinha duas carências óbvias sem lesões, um médio e um extremo esquerdo. O resto acho que era dificil de prever que o Kocho e o Vagianidis não resultassem, que o Morita só aparecesse em Fevereiro, que o Quenda e o Ioannidis fossem tivessem metade da época no estaleiro, etc. O mercado de inverno para mim é muito mais problemático e foi onde esteve a diferença, o Porto provavelmente é campeão por ter trazido o Thiago Silva, o Fofana e o Oskar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 18 minutos:

Só ainda não estão empatados por causa do jogo contra o Tondela, depois de o fazerem será 52 (Benfica e Sporting) contra 50 do Porto. Mesmo até ao final o Sporting só acaba com mais um jogo que o Benfica (final da Taça de Portugal) e mais 3 que o Porto (Supertaça, Taça da Liga e agora a final da Taça de Portugal). 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Vagiannidis foi um erro de casting terrível sobretudo se considerarmos a qualidade mais o que custou. Foram 12M. Não é brincadeira nenhuma. Por um gajo que tem a capacidade de desequilíbrio de um Ricardo Esgaio e que defende igual ou pior que ele. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 59 minutos:

Não me parece que o mundial tenho afectado o Porto nesse sentido dada a revolução no plantel, treinador incluído. O que não justifica absolutamente nada em relação ao Sporting, atenção, estou 100% de acordo.

O plantel tinha duas carências óbvias sem lesões, um médio e um extremo esquerdo. O resto acho que era dificil de prever que o Kocho e o Vagianidis não resultassem, que o Morita só aparecesse em Fevereiro, que o Quenda e o Ioannidis fossem tivessem metade da época no estaleiro, etc. O mercado de inverno para mim é muito mais problemático e foi onde esteve a diferença, o Porto provavelmente é campeão por ter trazido o Thiago Silva, o Fofana e o Oskar.

Diogo Costa

Cláudio Ramos

Alberto (pela Juventus)

Martim

Nehuen

Moura

Zaidu

Varela

Mora

Pepê

Gabri

William

Samu

Gul

São 14. Mais de meio plantel. E ainda houve, na primeira metade da época, O Eustáquio e o Tomás Perez.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 47 minutos:

Diogo Costa

Cláudio Ramos

Alberto (pela Juventus)

Martim

Nehuen

Moura

Zaidu

Varela

Mora

Pepê

Gabri

William

Samu

Gul

São 14. Mais de meio plantel. E ainda houve, na primeira metade da época, O Eustáquio e o Tomás Perez.

Daí que o mercado de inverno tenha sido decisivo. Foi principalmente o Fofana que fez a diferença, permitiu rodar o Froholdt além da qualidade que ele próprio tem. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 1 hora:

Sabes que por maior profundidade quer-se dizer "mais opções que sejam de facto opções", não os Vagiannidis, os Mangas e os Kochos que não contavam nem para pinos nos treinos (uns por falta de qualidade, outros mais por claramente não terem a confiança do treinador).

No fundo é aquilo que se discutiu no verão passado. O plantel já na altura pecava em qualidade. Eu sei que havia malta que dizia que isto era um plantel em condições, mas nunca foi.

Havia posições carenciadas, algumas não tinham sequer uma segunda opção em condições, para outras nem sequer uma alternativa fora da caixa havia. Não dava para rodar a equipa, muito menos para precaver uma eventual crise de lesões.

Volvidos vários meses, foi mesmo isso que se provou.

Estamos agora no final de Abril e ainda me custa acreditar que alguém achou mesmo que este plantel estava preparado para fazer mais de 55 jogos. Por exemplo, só no meio-campo, que joga a três, tínhamos apenas cinco médios disponíveis. Na frente de ataque só havia duas opções. A alternativa caso tivéssemos uma ou duas baixas nessas posição era a mesma em ambos os casos... o Pote, um gajo que sabia-se lá se voltaria recuperado da lesão do ano passado e que ao mesmo tempo era a única opção válida para a ala esquerda do ataque!

Se não acreditam em mim, procurem os posts da altura. Houve muita gente a comentar isto, não estou a inventar nada agora com a ajuda da retrospectiva.

Volto a frisar, caro Poeira, haver "profundidade" é diferente de haver profundidade; esta só existe se de facto as alternativas forem de confiança.

Se não forem, como não são, temos de ter jogadores a participar 90 sobre 90 minutos em todos os jogos... como aconteceu esta época.

Esse Mangas é o Ricardo Mangas, que está no Sporting por causa desse mesmo treinador? E os outros 2, além de internacionais A por selecções minimamente dignas desse nome, custaram o orçamento do AVS e do Tondela juntos, provavelmente. Ou mais. A isto junta-se o Faye e temos 4 dos 5 ou 6 jogadores de fundo de um plantel de 24 ou 25 (até tiro o Callai daqui).

De modo muito rápido, porque as contas fazem-se no fim e a época ainda não acabou: se ele se quiser queixar das lesões e da preparação física está à vontade. Quero acreditar que o clube tem mais culpa que ele nesse campo, e isso sim limitou-o em vários momentos. Isso é uma coisa.

Outra, bem diferente, é falta de profundidade. Se é mesmo isso que ele defende, é brincalhão. E "brincalhão" é um adjectivo simpático porque ele ainda é campeão nacional. Há piores para se usar, caso ele insista em usar este caminho como desculpa ou atenuante.

Compartilhar este post

Link para o post

Nada temam amigos, o Famalicão vai ajudar-nos novamente a cumprir objetivos, como aconteceu há dois anos.

Compartilhar este post

Link para o post

O Famalicão vai tentar. Ma$ força$ maiore$ vão $e $obrepor. 

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Poeira, há 51 minutos:

Esse Mangas é o Ricardo Mangas, que está no Sporting por causa desse mesmo treinador? E os outros 2, além de internacionais A por selecções minimamente dignas desse nome, custaram o orçamento do AVS e do Tondela juntos, provavelmente. Ou mais. A isto junta-se o Faye e temos 4 dos 5 ou 6 jogadores de fundo de um plantel de 24 ou 25 (até tiro o Callai daqui).

De modo muito rápido, porque as contas fazem-se no fim e a época ainda não acabou: se ele se quiser queixar das lesões e da preparação física está à vontade. Quero acreditar que o clube tem mais culpa que ele nesse campo, e isso sim limitou-o em vários momentos. Isso é uma coisa.

Outra, bem diferente, é falta de profundidade. Se é mesmo isso que ele defende, é brincalhão. E "brincalhão" é um adjectivo simpático porque ele ainda é campeão nacional. Há piores para se usar, caso ele insista em usar este caminho como desculpa ou atenuante.

estão a falar da mesma coisa, não falando.

na maior parte das posições há profundidade, há efetivamente corpos presentes, mas o que se advoga é que talvez não tenham sido mais opção porque não apresentam a mesma qualidade. podíamos ter 11 Mangas que existia profundidade, mas nao existia 'profundidade' (eu gosto do Mangas, mas é o exemplo mais utilizado portanto foi o que usei). eu pessoalmente não tenho críticas nesta parte, exceto na questão Alisson/Faye - tivessemos Alisson/Oskar e o Porto tivesse ido buscar o Faye, e estavamos a ter outra conversa

tivemos de correr atrás do prejuízo no campeonato, na Champions não deu para tirar o pé do acelerador (ao contrário do Porto, o Benfica não), e chegando à parte de mais fadiga da época não temos jogadores disponíveis para rodar. uma coisa é ter um plantel com 25 jogadores saudáveis, uma lesão aqui ou ali, outra é uns 5 serem lesionados crónicos/terem estado lesionados muito tempo, faz uma diferença muito grande numa equipa que joga em todas as frentes. e quando dizemos 5 nao é só dizer que ainda sobram 20, é perceber que o Suarez nao tinha alternativa e o Trincão foi um milagre não ter rebentado mais cedo (creio que ficou agora, nao é?), bastaria isso (ainda hoje nao me acredito como aguentou 90 sobre 90) para por mais a nu os nossos problemas.

ainda vou perder tempo a fazer um overview da época mas em geral nao tenho problemas nenhuns com a gestao do plantel.

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de prbv, há 2 horas:

O Vagiannidis foi um erro de casting terrível sobretudo se considerarmos a qualidade mais o que custou. Foram 12M. Não é brincadeira nenhuma. Por um gajo que tem a capacidade de desequilíbrio de um Ricardo Esgaio e que defende igual ou pior que ele. 

Daqui a uns dias vai ser o Marian Had da ala direita.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...