Ir para conteúdo
pedritsh

[Mundial 2026] Portugal 0-1 Espanha (RF)

Publicações recomendadas

Publicado (editado)
Citação de Black Hawk, há 5 minutos:

Malta das estatísticas, ajudem-me. O Pedro Neto teve algum drible bem sucedido neste Mundial?

3.
Mas uma taxa de eficácia em drible péssima de 30%.
O Leão sem ser titular indiscutível fez 11.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Em 08/07/2026 at 01:18:

Exatamente. Isso nem devia ser assunto.

Aliás, nesta altura devíamos estar a pensar em renovação da seleção focados no Bernardo, no Bruno, no Cancelo... Jogadores que vão chegar ao Euro com 33/34 e ao próximo mundial com 35/36. Mas depois fazemos as contas e percebemos que eles são cerca de 10 anos mais novos que o Ronaldo e ninguém tem coragem de dizer que eles já estão a ficar velhos.

E isto é o ponto fulcral. Portugal é um dos próximos organizadores do Mundial, não vamos ter fase de qualificação.

É a altura certa para inicial um ciclo de quatro anos de renovação, construir um núcleo duro de uns 15 a 20 jogadores que se preveja que estejam no seu auge e começar a convocá-los já, mesmo que estejam longe de serem os melhores na atualidade. Começar já a criar rotinas, hábitos, uma ideia de jogo, por aí fora.

Falo de gajos como o Quenda, o Mora e outros que se adivinhe que venham a estar num nível alto daqui a quatro anos. Ao longo deste período acrescentava-se surpresas que surjam durante este período, cortavam-se os que afinal não evoluíram como se esperava, usando-se o Europeu de 2028 como teste geral para o Mundial de 2030.

E, claro, começa-se já a cortar com quem se imagina que em 2030 não estarão sequer próximo de ainda serem competitivos. Eu sei que os nomes já vos estão a passar pela cabeça.

É um Mundial em nossa casa. Ou se faz um projeto para o preparar já a partir de amanhã, ou então isto é uma tremenda oportunidade desperdiçada.

• Concordo! 12

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de futebol jogado dentro das quatros linhas com o JJ acredito que vamos melhorar. Agora o que referes, @Black Hawk que subscrevo, o tal projeto a quatro anos que devia ser implementado a começar já em setembro, infelizmente tenho sérias dúvidas que vá acontecer. Não acredito que o JJ tenha esse perfil nem vejo a Federação com essa visão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, Agora:

Em termos de futebol jogado dentro das quatros linhas com o JJ acredito que vamos melhorar. Agora o que referes, @Black Hawk que subscrevo, o tal projeto a quatro anos que devia ser implementado a começar já em setembro, infelizmente tenho sérias dúvidas que vá acontecer. Não acredito que o JJ tenha esse perfil nem vejo a Federação com essa visão.

Mas dos atuais tiravas quem? 

Semedo e Bernardo? Porque tirar Cancelo ou o Bruno no imediato não fará grande sentido, mesmo o Bernardo vai depender e muito da época que fizer no Real.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Alonso., há 7 minutos:

Semedo e Bernardo? Porque tirar Cancelo ou o Bruno no imediato não fará grande sentido, mesmo o Bernardo vai depender e muito da época que fizer no Real.

Meter e encaixar o Matheus Nunes deveria ser uma prioridade. Malta como o Pedro Neto, o Dalot e mais 1 ou outro não estão ali a fazer nada, nem convocados deveriam ser daqui para a frente.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Nao digo que a isso se deva limitar, mas experimentem manter tudo e tirar o reformado e vejam se não se começará desde logo a notar diferenças 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 4 minutos:

Nao digo que a isso se deva limitar, mas experimentem manter tudo e tirar o reformado e vejam se não se começará desde logo a notar diferenças 

Algo que tenho reparado é que quando o entravado para de jogar, por exemplo por problemas de lesões, volta sempre muito pior do que estava antes da lesão. Viu-se isso por exemplo no ano final do United e este ano no Al Nassr. Acho que esta obsessão diária pelos treinos faz com que isso se sinta muito quando ele não consegue treinar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 15 minutos:

Assim de cabeça, sem olhar com muita atenção a estatísticas e idades - e por isso posso estar equivocado em alguns casos - diria logo Nelson Semedo, João Cancelo, Diogo Dalot, Ruben Dias, Ruben Neves, Bernardo Silva, Rafael Leão, Pedro Neto e Cristiano Ronaldo.

Nem todos pelo critério da idade. O Dalot e o Neto é porque são horríveis, por exemplo, e não me parece que em 2030 sejam melhores do que são hoje. O Rafael Leão parece-me uns quantos vãos de escada abaixo do nível do passado e não me parece que os próximos anos vão ser melhores.

O Ruben Neves está na Arábia aos 29 anos, aos 33 dificilmente será de alguma valia. O João Cancelo aos 32 anos já perdeu a impetuosidade e velocidade que faziam dele uma ameaça, não vai ser aos 36 anos que as vai recuperar.

O Ruben Dias e o Bernardo Silva são os mais complicados de explicar, mas é mais porque me parece que não vão envelhecer nada bem, mas até poderiam continuar como elementos mais velhos e experientes para servirem como liderança no balneário, não me chocava. Em especial o Ruben Dias, dado que centrais de qualidade é algo que não abunda.

Só não acrescento à lista o Bruno Fernandes porque acho que ele vai envelhecer bem, chama-lhe um feeling. Posso estar errado, obviamente, mas se estiver também não seria grande problema, deixava de ser convocado.

E, claro, se algum dos nomes acima provar que afinal ainda está a top durante a caminhada até ao Mundial 2030, abre-se a porta para reentrarem. Não é como se fossem dispensados da seleção ou assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Epa eu sou sempre um bocado contra esta reação de "temos é de reformar todos e renovar tudo!!!" que acontece sempre que um torneio corre mal. É certo que em 2030 se entrares em campo com o Bruno, o Bernardo, o Cancelo todos ao mesmo tempo se calhar não há pernas e vai correr mal, mas o Bruno e o Bernardo vão ser mais novos do que o Modric era em 2022 e foi a estrela da equipa que chegou à meia-final, é demasiado cedo para decretar o fim da carreira deles. Tirar o Neto e o Dalot do lote de convocáveis também faz zero sentido, tudo bem que não gostam deles e são os patinhos feios atuais, eu também não acho que devam ser 1ªs nem 2ªs opções, mas são jogadores mais novos e de Chelseas e Man Utds. Aqui há 2 anos o patinho feio era o Jota mas de vez em quando marcava golos e assistências decisivas e notou-se neste torneio o quanto falta nos fez a fechar aquele flanco (para além do fator humano como é evidente); aqui há 10 anos o patinho feio era o Éder e nos deu um torneio. Calma e cuidado antes de riscar nomes, que podem vir a ser úteis e cujas alternativas também não são perfeitas.

Nós temos de começar a pensar em quem poderá vir ser os titulares em 2030, e de vez em quando começar já a dar algum entrosamento a eles, tudo bem, é verdade. Mas a seleção é o lote de jogadores em melhor forma que se complementam da melhor maneira num determinado momento, e eles podem ter dos 16 aos 42 anos. Há espaço para jovens, há espaço para veteranos, há N fatores completamente imprevisíveis de jogadores que vão aparecer ou desaparecer ou estar lesionados ou em grande forma, que não consegues prever com 4 anos de antecedência. E até lá há 2 fases de qualificação, há um Euro, há uma Liga das Nações, que é tudo para jogar na maior força e ganhar.

Atenção, eu até concordo que tem de haver um fator de renovação e que o JJ não é a pessoa indicada para isso porque o vai ignorar completamente, tou só a ser um pouco contra-argumento porque acho que falta sempre esta perspetiva contrária nestes momentos.

Citação de Black Hawk, há 17 minutos:

Assim de cabeça, sem olhar com muita atenção a estatísticas e idades - e por isso posso estar equivocado em alguns casos - diria logo Nelson Semedo, João Cancelo, Diogo Dalot, Ruben Dias, Ruben Neves, Bernardo Silva, Rafael Leão, Pedro Neto e Cristiano Ronaldo.

Nem todos pelo critério da idade. O Dalot e o Neto é porque são horríveis, por exemplo, e não me parece que em 2030 sejam melhores do que são hoje. O Rafael Leão parece-me uns quantos vãos de escada abaixo do nível do passado e não me parece que os próximos anos vão ser melhores.

O Ruben Neves está na Arábia aos 29 anos, aos 33 dificilmente será de alguma valia. O João Cancelo aos 32 anos já perdeu a impetuosidade e velocidade que faziam dele uma ameaça, não vai ser aos 36 anos que as vai recuperar.

O Ruben Dias e o Bernardo Silva são os mais complicados de explicar, mas é mais porque me parece que não vão envelhecer nada bem, mas até poderiam continuar como elementos mais velhos e experientes para servirem como liderança no balneário, não me chocava. Em especial o Ruben Dias, dado que centrais de qualidade é algo que não abunda.

Só não acrescento à lista o Bruno Fernandes porque acho que ele vai envelhecer bem, chama-lhe um feeling. Posso estar errado, obviamente, mas se estiver também não seria grande problema, deixava de ser convocado.

E, claro, se algum dos nomes acima provar que afinal ainda está a top durante a caminhada até ao Mundial 2030, abre-se a porta para reentrarem. Não é como se fossem dispensados da seleção ou assim.

Completamente absurdo. Os outros ainda dou de barato, mas não há razão nenhuma para o Bernardo Silva, o Ruben Dias e o Rafael Leão serem cortados já assim sem mais nem menos

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 11 minutos:

Epa eu sou sempre um bocado contra esta reação de "temos é de reformar todos e renovar tudo!!!" que acontece sempre que um torneio corre mal. É certo que em 2030 se entrares em campo com o Bruno, o Bernardo, o Cancelo todos ao mesmo tempo se calhar não há pernas e vai correr mal, mas o Bruno e o Bernardo vão ser mais novos do que o Modric era em 2022 e foi a estrela da equipa que chegou à meia-final, é demasiado cedo para decretar o fim da carreira deles. Tirar o Neto e o Dalot do lote de convocáveis também faz zero sentido, tudo bem que não gostam deles e são os patinhos feios atuais, eu também não acho que devam ser 1ªs nem 2ªs opções, mas são jogadores mais novos e de Chelseas e Man Utds. Aqui há 2 anos o patinho feio era o Jota mas de vez em quando marcava golos e assistências decisivas e notou-se neste torneio o quanto falta nos fez a fechar aquele flanco (para além do fator humano como é evidente); aqui há 10 anos o patinho feio era o Éder e nos deu um torneio. Calma e cuidado antes de riscar nomes, que podem vir a ser úteis e cujas alternativas também não são perfeitas.

Nós temos de começar a pensar em quem poderá vir ser os titulares em 2030, e de vez em quando começar já a dar algum entrosamento a eles, tudo bem, é verdade. Mas a seleção é o lote de jogadores em melhor forma que se complementam da melhor maneira num determinado momento, e eles podem ter dos 16 aos 42 anos. Há espaço para jovens, há espaço para veteranos, há N fatores completamente imprevisíveis de jogadores que vão aparecer ou desaparecer ou estar lesionados ou em grande forma, que não consegues prever com 4 anos de antecedência. E até lá há 2 fases de qualificação, há um Euro, há uma Liga das Nações, que é tudo para jogar na maior força e ganhar.

Atenção, eu até concordo que tem de haver um fator de renovação e que o JJ não é a pessoa indicada para isso porque o vai ignorar completamente, tou só a ser um pouco contra-argumento porque acho que falta sempre esta perspetiva contrária nestes momentos.

Completamente absurdo. Os outros ainda dou de barato, mas não há razão nenhuma para o Bernardo Silva, o Ruben Dias e o Rafael Leão serem cortados já assim sem mais nem menos

Acho que o ultimo parágrafo dele é claro: se eventualmente esses jogadores mostrarem estar em forma iriam na mesma. Ninguém lhes estaria a pôr um selo de reforma; mas simplesmente se estaria a forçar uma renovação com base em jogadores que até à data pouco acrescentam à seleção, portanto em teoria será difícil argumentar que daqui a 4 anos o cenário não será pior. Alguém imagina o Pedro Neto a melhorar face ao que faz hoje? Eu diria até que o mais provavel é mais cedo ou mais tarde sair do Chelsea para uns patamares a baixo. O mesmo para o Dalot. 

E mais, acho que a ideia não seria fazer o exercicio em vácuo. Seria tirar um Pedro Neto para forçar um Quenda a ganhar estaleca de seleção. O mesmo para o Mora e para malta mais nova que esteja aí na calha. Abrir espaço em antecipação para os jovens irem assumindo enquanto há tempo (ver o que faz a Espanha). Se entretanto os Quendas não corresponderem (quer no clube quer na seleção) e afinal sempre estiverem os Netos a dar cartas? É facilimo de inverter. Agora imaginar andarmos a arrastar a malta que já lá anda só porque ainda são marginalmente os melhores...é pedir para daqui a 4 anos fazermos a mesma figura que fizemos nesta competição (ou pior) ou então espetar para lá uns miudos à pressão à espera que resolva qualquer coisa. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 7 minutos:

Acho que o ultimo parágrafo dele é claro: se eventualmente esses jogadores mostrarem estar em forma iriam na mesma. Ninguém lhes estaria a pôr um selo de reforma; mas simplesmente se estaria a forçar uma renovação

Ok tudo bem mas se tiras logo da convocatória o Bernardo, Ruben e Leão abres logo um conflito absolutamente desnecessário. Para além de serem jogadores que são extremamente úteis no imediato. 

Já agora, a minha convocatória se tivéssemos um jogo amanhã e houvesse 26 lugares na mesma, seria esta:

Diogo Costa, Jose Sá, Rui Silva
Matheus Nunes, João Cancelo, Dalot
Nuno Mendes, Nuno Tavares
Ruben Dias, Tomas Araujo, Renato Veiga, Gonçalo Inácio
Vitinha, João Neves, Mateus Fernandes, João Palhinha, Ruben Neves, Bernardo Silva, Bruno Fernandes
Rafael Leão, Trincão, Francisco Conceição, João Felix, Pedro Neto
Gonçalo Ramos, Fábio Silva

out: Ronaldo, António Silva, Guedes, Nelson Semedo
in: Nuno Tavares, Mateus Fernandes, Palhinha, Fábio Silva

O Quenda e o Mora entrariam quando estivessem de volta à boa forma e a dar realmente rendimento pelo menos minimamente semelhante às alternativas na convocatória. Assim como N outros jogadores que podem se afirmar.

Compartilhar este post

Link para o post

Portugal no final dos anos 80 fez uma revolução total no plantel. Resultado, 10 anos sem apurar a equipa para fases finais, numa altura que começávamos a ter chances forte de apuramento.

aa75118a-b90a-414a-8aab-7215e7750a3d.png

Que 11 fabuloso!

Dito isto, a renovação pode ser feita, mas com cabeça, pés e membros, não é necessário trocar meia equipa nos próximos jogos só porque sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, Agora:

Portugal no final dos anos 80 fez uma revolução total no plantel. Resultado, 10 anos sem apurar a equipa para fases finais, numa altura que começávamos a ter chances forte de apuramento.

Que 11 fabuloso!

Dito isto, a renovação pode ser feita, mas com cabeça, pés e membros, não é necessário trocar meia equipa nos próximos jogos só porque sim.

Na altura tb era mais dificil ir

França e Inglaterra nao foram ao wc 94, por ex

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Eden Hazard, há 2 minutos:

Na altura tb era mais dificil ir

França e Inglaterra nao foram ao wc 94, por ex

Sim, mas se naquela altura a questão era o apuramento.
Agora essa questão não se coloca.
O equivalente a apuramento daqueles tempos seriam Quartos de Final no Euro e Oitavos no Mundial nos dias de hoje.

Editado por Ticampos
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Fase da renovação só faz sentido quando o maior talento das opções disponíveis estão todas muito próximas da faixa etária mais velha (e assumindo que estamos a falar dos 30 para cima). Não é o caso de Portugal.

Editado por BFC=Trincos_Everywhere

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BFC=Trincos_Everywhere, Agora:

Fase da renovação só faz sentido quando o maior talento das opções disponíveis estão todas muito próximas da faixa etária mais velha. Não é o caso de Portugal.

Desde q saia o cris, para mim, a renovaçao ja tava quase feita

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Eden Hazard, há 6 minutos:

Desde q saia o cris, para mim, a renovaçao ja tava quase feita

Se excluirmos o Ronaldo, a média de idades situa-se nos 27 anos. 

Com as potenciais não convocatórias do Guedes, Semedo e tal, ainda vai descer um pouquito mais. 

Editado por BFC=Trincos_Everywhere
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 13 minutos:

Ok tudo bem mas se tiras logo da convocatória o Bernardo, Ruben e Leão abres logo um conflito absolutamente desnecessário. Para além de serem jogadores que são extremamente úteis no imediato. 

Já agora, a minha convocatória se tivéssemos um jogo amanhã e houvesse 26 lugares na mesma, seria esta:

Diogo Costa, Jose Sá, Rui Silva
Matheus Nunes, João Cancelo, Dalot
Nuno Mendes, Nuno Tavares
Ruben Dias, Tomas Araujo, Renato Veiga, Gonçalo Inácio
Vitinha, João Neves, Mateus Fernandes, João Palhinha, Ruben Neves, Bernardo Silva, Bruno Fernandes
Rafael Leão, Trincão, Francisco Conceição, João Felix, Pedro Neto
Gonçalo Ramos, Fábio Silva

out: Ronaldo, António Silva, Guedes, Nelson Semedo
in: Nuno Tavares, Mateus Fernandes, Palhinha, Fábio Silva

O Quenda e o Mora entrariam quando estivessem de volta à boa forma e a dar realmente rendimento pelo menos minimamente semelhante às alternativas na convocatória. Assim como N outros jogadores que podem se afirmar.

Eu provavelmente não iria pela via da não-convocação, daí ter usado o termo "abrir espaço". Não chutava para fora da lista (a não ser que houvesse mesmo um burst grande de gente à espreita, que não me parece ser o caso) mas claramente tirava alguns daqueles nomes dos 11s / primeiras escolhas em deterimento de um Mora, de um Dário Essugo, de um Afonso ou de um Tiago Gabriel. 

É um exercício fácil em certas posições: em vez de Cancelo, Semedo e Dalot, de repente ficava claramente só com Matheus Nunes para titular e tentava puxar um Martim Fernandes, um Banjaqui, um Travassos, um qualquer miudo nosso já com rodagem de primeiras equipas e a dar cartas. 

A espinha continuaria assente num Ruben Dias, Diogo Costa, Bruno Fernandes, Gonçalo Ramos, Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, etc. Mas precisamos claramente de uma injeção de sangue novo e de um reformular de ciclo à volta deles. 

Compartilhar este post

Link para o post

Não convocavam o CR7 para a Liga das Nações?!?

Iam negar-nos a possibilidade de ver o Haaland a martelar-lhe o último prego no caixão?

Sois uns falsos haters.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 39 minutos:

Que 11 fabuloso!

Essa "renovação" deveu-se ao facto de, depois do mundial do México, alguns atletas terem sido suspensos da seleção e os outros, em solidariedade, se terem auto-excluído. Tipo como o Diamantino ou o Carlos Manuel nunca mais voltaram e outros demoraram a voltar.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 43 minutos:

Que 11 fabuloso!

Na altura nao houve castigo à malta de Saltillo?

@Diogo_CFB

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a FPF na altura afastou uns 7 ou 8 jogadores 

Essa revolução com jogadores foi com o Ruy Seabra

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 23 minutos:

Eu provavelmente não iria pela via da não-convocação, daí ter usado o termo "abrir espaço". Não chutava para fora da lista (a não ser que houvesse mesmo um burst grande de gente à espreita, que não me parece ser o caso) mas claramente tirava alguns daqueles nomes dos 11s / primeiras escolhas em deterimento de um Mora, de um Dário Essugo, de um Afonso ou de um Tiago Gabriel. 

É um exercício fácil em certas posições: em vez de Cancelo, Semedo e Dalot, de repente ficava claramente só com Matheus Nunes para titular e tentava puxar um Martim Fernandes, um Banjaqui, um Travassos, um qualquer miudo nosso já com rodagem de primeiras equipas e a dar cartas. 

A espinha continuaria assente num Ruben Dias, Diogo Costa, Bruno Fernandes, Gonçalo Ramos, Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, etc. Mas precisamos claramente de uma injeção de sangue novo e de um reformular de ciclo à volta deles. 

O Alberto é literalmente o titular do Porto. 😂 Mas sim, a ideia tá aí.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 6 minutos:

O Alberto é literalmente o titular do Porto. 😂 Mas sim, a ideia tá aí.

Ahahaha por acaso não me lembrei dele, para ser honesto. Mas provavelmente não me lembrei porque não o acho assim tãaaao bom, esperava outra coisa depois da amostra em Guimarães (prefiro o Martim, apesar de ter jogado muito na esquerda). 

Mas é isso, é considerar o Alberto em vez do Martim, mantendo o exemplo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que estávamos a falar do período 1986-1996. Alguém se lembra se o Futre foi equacionado para o Euro 96?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
  • Criar Novo...