Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

A Companhia do Corpo

Publicações recomendadas

Citação de Lavrador, há 48 minutos:

O treino sim faz toda a diferenca, o máximo que tinha feito antes da maratona foram 25km e foi apenas em uma ocasião, algo claramente insuficiente para quem quer fazer uma maratona

Percebo pouco disto, mas é insuficiente pelo número de treinos e não pela distância, suponho? Do que sei, ninguém treina para a maratona a correr maratonas de treino.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 18 minutos:

Percebo pouco disto, mas é insuficiente pelo número de treinos e não pela distância, suponho? Do que sei, ninguém treina para a maratona a correr maratonas de treino.

Não corres maratonas de treino mas convém fazeres 2-3 vezes uma distância pouco abaixo.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DValente_, há 3 horas:

Deste lado, estou a recuperar de IT Band syndrome - apareceu 1 semana após a Meia Maratona de Valência (onde fiz o meu PR - 1:46:10) - devido a overtraining (e talvez descuido do reforço muscular). Acabei por estar 2 meses e pouco afastado de corrida (com várias tentativas falhadas de recuperação - algumas por "auto pesquisa" e etc). 

Em Janeiro, fui a um fisioterapeuta que me prescreveu tratamento adequado (exercícios específicos + fisio  - e retorno mt gradual à corrida). Fiz 5k (Domingo) bem devagar e tive um mínimo desconforto (1.5/10 escala de "dor). Foi-me recomendados treinos de corrida com exercícios de reforço muscular, respeitando um intervalo de 48 horas. De semana para semana, ir aumentando a distância cerca de 10% - ouvindo o corpo (não deixando que as dores passem um 4/10 entre atividades). Para manter a capacidade cardiovascular, posso fazer Zwift/ Bicicleta estática wtv.

Próximo objetivo (já marcado desde o ano passado):
- Completar a Meia Maratona de Berlim (29 de Março) -  sem dores, com nenhuma ideia de tentar bater algum PR (continuar a luta pela medalha das Super Halfs).

PS: @Immobile sigo-te no Strava, que lesão tiveste?

Estou a voltar a correr agora, tive e tenho exatamente a mesma coisa. Já é a segunda, uma em cada perna.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Para uma maratona tens de ter pelo menos, um ou dois treinos a roçar os 35km. Mas importa muito o volume semanal que colocas. Eu fiz várias semanas acima dos 100km semanais, por exemplo.

@Lavrador quando falo em suplementação é durante a preparação para a maratona. A maratona em si é só mais um dia, o pior é todo o processo que se passa até chegar lá.

E eu sei que há um grande diferença entre ser um atleta federado e um amador, também fui atleta federado durante pelo menos 15 anos a jogar futebol. Mas não é isso que quero dizer.

Tu serás sempre amador na corrida, mas correr uma maratona é algo extremamente duro para o nosso corpo. Obviamente que deverias ter-te preparado melhor, mas posso dar-te o meu exemplo: fiz uma preparação exímia para a Maratona de Berlim, falhei muito, muito pouco na preparação.

Terminei a maratona completamente estourado, com as costas e o pé esquerdo destruídos 😅 Só me voltei a sentir "soltinho" a correr passado 3-4 semanas. E dois dias depois da maratona já estava a correr, muito lento, mas foi sempre recuperação ativa. Se tivesse parado era bem pior.

Mas relativamente à suplementação:

• Proteína, creatina, eletrólitos, omega 3, multivitaminico, vitamina d3, colagénio, por aí.
  • Além disso uma boa alimentação pré e pós treinos, especialmente os longos. 
  • Dar extrema importância aos descansos e a dormir no minimo 7h por dia.
  • E, não menos importante, reforço muscular. Completamente obrigatório.

Senão fosse isto, nunca na vida tinha aguentado o ritmo de treinos que tive, fazia quase sempre bi-diários, corrida + ginásio, 6 dias por semana.

Compartilhar este post

Link para o post

Em que altura é que deram esse salto em termos de densidade de treino? @Immobile @DValente_

Pergunto eu assumindo que não foi do "zero" que começaram a treinar para maratonas uns 6 dias por semana com bi-diários à mistura :mrgreen: foram subindo gradualmente, não?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 43 minutos:

Em que altura é que deram esse salto em termos de densidade de treino? @Immobile @DValente_

Pergunto eu assumindo que não foi do "zero" que começaram a treinar para maratonas uns 6 dias por semana com bi-diários à mistura :mrgreen: foram subindo gradualmente, não?

Comecei a correr com mais afinco há cerca de 1 ano e picos - inicialmente devido a isto das SuperHalfs (desafio que surgiu em conversa com colegas de trabalho). Estava (e estou) a treinar "por mim"  - através da app Kiprun Pacer (é free) que me fez o plano de treino para a meia maratona. 
Nunca corri mais do que 3x por semana (4 máximo - qd falhava 1 sessão na semana anterior) .

Da meia para "full" maratona é um salto enorme, como nunca fiz, não posso opinar - acredito que exija muito trabalho e paciência, essencialmente se a queres terminar em "boas" condições (ter o corpo realmente preparado tal).

Citação de Immobile, há 1 hora:

Estou a voltar a correr agora, tive e tenho exatamente a mesma coisa. Já é a segunda, uma em cada perna.

Para além de uma rotura de ligamento, nunca tive uma lesão tão chata de se tratar - devagar, devagarinho - boa recuperação!

Editado por DValente_

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até gosto de correr. É um momento para mim, phones nos ouvidos e siga.

Mas f*da-se, é um sofrimento contínuo. Estou bem acima do peso (não obeso, nem de perto), e tenho um cardio fraco, e nunca fiz mais de 10km, sendo que numa corrida normal faço 5-6. Como também não sou disciplinado nem regular, ando sempre a "recomeçar". E nos 5-6 que faço sinto sempre que o problema é o cardio, raramente as pernas.

Digo sempre que "agora vou ser mais regular", mas raramente acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim a corrida vale a pena pelo sentimento que tens no fim, especialmente ao atingires um objetivo. É o verdadeiro exemplo da correlação entre sofrimento e dopamina.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 9 minutos:

Eu até gosto de correr. É um momento para mim, phones nos ouvidos e siga.

Mas f*da-se, é um sofrimento contínuo. Estou bem acima do peso (não obeso, nem de perto), e tenho um cardio fraco, e nunca fiz mais de 10km, sendo que numa corrida normal faço 5-6. Como também não sou disciplinado nem regular, ando sempre a "recomeçar". E nos 5-6 que faço sinto sempre que o problema é o cardio, raramente as pernas.

Digo sempre que "agora vou ser mais regular", mas raramente acontece.

Acho que é mesmo arranjares forma (se for essa a tua vontade) de ultrapassares essa questão da regularidade, porque faz efetivamente muita diferença. Eu sinto que só comecei a ter real prazer a correr quando deixei de sentir esse esforço nas corridas diárias (os tais 5-8km) e até alguma "ânsia" de ir mais vezes durante a semana ou mais depressa em determinada corrida. 

Se vais quebrando essa frequência é normal que "as pequenas" partes, que são a maior percentagem do treino, dêem mais cansaço/dor/wtv do que outra coisa e a experiência overall seja sempre meio desmotivante. Isto falando da minha experiência que, como dá para perceber por posts anteriores, corro há muito pouco tempo e onde ainda é tudo um "admirável mundo novo".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 39 minutos:

Para mim a corrida vale a pena pelo sentimento que tens no fim, especialmente ao atingires um objetivo. É o verdadeiro exemplo da correlação entre sofrimento e dopamina.

Citação de Modulor, há 32 minutos:

Acho que é mesmo arranjares forma (se for essa a tua vontade) de ultrapassares essa questão da regularidade, porque faz efetivamente muita diferença. Eu sinto que só comecei a ter real prazer a correr quando deixei de sentir esse esforço nas corridas diárias (os tais 5-8km) e até alguma "ânsia" de ir mais vezes durante a semana ou mais depressa em determinada corrida. 

Se vais quebrando essa frequência é normal que "as pequenas" partes, que são a maior percentagem do treino, dêem mais cansaço/dor/wtv do que outra coisa e a experiência overall seja sempre meio desmotivante. Isto falando da minha experiência que, como dá para perceber por posts anteriores, corro há muito pouco tempo e onde ainda é tudo um "admirável mundo novo".

Entendo, claro. E na corrida há várias métricas que permitem ver evolução clara, portanto entendo essa parte. Se bem que duvido que alguma vez vá ter real prazer a correr, mas também não acho que seja condição obrigatória.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Entendo, claro. E na corrida há várias métricas que permitem ver evolução clara, portanto entendo essa parte. Se bem que duvido que alguma vez vá ter real prazer a correr, mas também não acho que seja condição obrigatória.

Claro que não, isso para mim é certo. 

E mesmo dentro disso acho que a experiência de correr nunca será igual para todos. Haverá quem tem mais gozo por conseguir bater PRs, quem conseguirá só por manter uma consistência que permita dizer "corro x dias por semana sem falhar", quem goste só por ser aquele momento perfeito para se abstrair do dia-a-dia por 1h e mais nada. Tanta coisa. 

Eu há uns tempos fui a Berlim e acabei por ir correr sozinho numa das noites pela cidade e amei. E num dos outros dias fui correr para um aeroporto que transformaram em parque de cidade e pá, foi das melhores sensações que já senti ao fazer algo tão "banal" (e dei este exemplo propositadamente para referir que a corrida às vezes é muito mais do que ir correr). 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comecei a correr por mero acaso, só tinha praticado polo aquatico a vida toda, quando deixei sabia logo que ginásio não era para mim e ficar no sofá muito menos. Então comecei pelo básico que foi correr. Ajudou ao facto de na altura que deixei o polo mais uns quantos terem deixado e comecamos a fazer corrida em conjunto, até que comecámos a ir a provas e criamos uma equipa.

O meu foco sempre foi não querer largar o desporto, corro no minimo 3 vezes por semana ou 20km por semana. Felizmente sempre tive uma boa genetica e tenho um corpo atletico mesmo comendo e bebendo sem fazer qualquer tipo de controlo, alias acho que é mesmo isso que me motiva a correr regularmente, saber que preciso de fazer exercicio se quero comer e beber o que me apetece e continuar a ter um bom fisico.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tinha ideia que seria caro, mas porra, nunca imaginei que aqueles serviços online de refeições fitness de alto teor proteico seriam um autêntico atentado à carteira dum gajo.

Já alguém mandou vir de algum lado?

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um que esteve na meia em Cascais no domingo passado. Prova incrível (estava com um bocado de medo daquele 1º km com umas subidas bem acentuadas), boas sensações e até deu para PB (1h32, quando o objetivo era terminar ali à volta da 1h35). De domingo para segunda passei uma noite horrível da barriga e andei doente a semana inteira (febre + desconforto na barriga/intestinos), praticamente não comi nada. Pelos vistos é uma virose que anda para aí (não fui o único no meu agregado). Não deu para fazer a semana de recuperação que tinha planeado, só amanha é que vou voltar a correr outra vez e até tenho medo do que vem aí 😅 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lagarto., há 14 horas:

Mais um que esteve na meia em Cascais no domingo passado. Prova incrível (estava com um bocado de medo daquele 1º km com umas subidas bem acentuadas), boas sensações e até deu para PB (1h32, quando o objetivo era terminar ali à volta da 1h35). De domingo para segunda passei uma noite horrível da barriga e andei doente a semana inteira (febre + desconforto na barriga/intestinos), praticamente não comi nada. Pelos vistos é uma virose que anda para aí (não fui o único no meu agregado). Não deu para fazer a semana de recuperação que tinha planeado, só amanha é que vou voltar a correr outra vez e até tenho medo do que vem aí 😅 

Eu tive assim a semana toda também!! Curiosamente desde domingo/segunda 😂 alguém andou a espalhar o bicho na meta

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lagarto., há 14 horas:

Estive de baixa de segunda a quinta esta semana por gastroenterite. Tou-te a escrever isto e a beber um cházinho de camomila 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, Em 07/02/2026 at 01:03:

Já tinha ideia que seria caro, mas porra, nunca imaginei que aqueles serviços online de refeições fitness de alto teor proteico seriam um autêntico atentado à carteira dum gajo.

Já alguém mandou vir de algum lado?

só comprei aquelas já feitas da hsn, nao foram muito caras na altura. Havia uma ou outra que eram boas, o resto era um bocado meh. 4e cada uma ou casa assim. Uma lata de atum custa 2e e tal já.

Editado por lastdance
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 2 horas:

só comprei aquelas já feitas da hsn, nao foram muito caras na altura. Havia uma ou outra que eram boas, o resto era um bocado meh. 4e cada uma ou casa assim. Uma lata de atum custa 2e e tal já.

Que atum andas a comprar?

Uma lata é 0,70 cêntimos 👀

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Agora:

É rico, só deve comer do Bom Petisco.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, Agora:

É rico, só deve comer do Bom Petisco.

Ou Tenório 🫰

Compartilhar este post

Link para o post

8677738-frente.jpg

Esta semana vou provar isto. 80g apenas 34 calorias, vai ser bom para comer muito. Se for bom vai ser top escolha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 7 minutos:

grande parte das latas são 1 e tal, o minimo é 1e que normalmente vejo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 38 minutos:

8677738-frente.jpg

Esta semana vou provar isto. 80g apenas 34 calorias, vai ser bom para comer muito. Se for bom vai ser top escolha.

Faz review.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 35 minutos:

grande parte das latas são 1 e tal, o minimo é 1e que normalmente vejo

Eu estava a falar de latas individuais 

Há inúmeras opções abaixo do 1€

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 3 horas:

Aposto que só compras Tenório, que chique.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...