Hammerfall Publicado 28 Maio 2023 Citação de BrunoCardoso, Agora: Na CEFAD? Isso é bom? Por acaso foi lá. Tenho mixed feelings... Apanhei profs 5* mesmo. Pessoas mesmo muito conhecedoras da área e que lecionam com gosto. Mas a instituição em si acho que não acompanha esse standard, pelo menos no que poderia oferecer em termos de material (material digo equipamento de ginásio, etc). Também apanhamos o covid a meio do curso, o que não facilitou a vida a todos. A sorte é que um dos alunos está à frente de um ginásio e foi ele que nos safou várias vezes, deixou ter muita aula lá 🤗 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 28 Maio 2023 Citação de Hammerfall, há 1 minuto: Por acaso foi lá. Tenho mixed feelings... Apanhei profs 5* mesmo. Pessoas mesmo muito conhecedoras da área e que lecionam com gosto. Mas a instituição em si acho que não acompanha esse standard, pelo menos no que poderia oferecer em termos de material (material digo equipamento de ginásio, etc). Também apanhamos o covid a meio do curso, o que não facilitou a vida a todos. A sorte é que um dos alunos está à frente de um ginásio e foi ele que nos safou várias vezes, deixou ter muita aula lá 🤗 Mas achas que compensa? Gostava de tirar um curso e trabalhar como PT. Mas não sei até que ponto iria ter tempo com o futebol e ainda por cima vou abrir a minha escolinha de técnica individual. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 28 Maio 2023 Citação de BrunoCardoso, Agora: Mas achas que compensa? Gostava de tirar um curso e trabalhar como PT. Mas não sei até que ponto iria ter tempo com o futebol e ainda por cima vou abrir a minha escolinha de técnica individual. Compensa sempre, ficas com o certificado. Tenta obter feedback junto de outras escolas, para comparação. Se apanhares o Daniel como professor de gestão, é a pessoa indicada. Chegou a trabalhar no Leixões. É daquelas pessoas que muda a tua maneira de pensar, vais a conduzir para casa a pensar nas palavras dele, acredita... Um excelente ser humano. Compartilhar este post Link para o post
.oz. Publicado 29 Maio 2023 Citação de Hammerfall, há 8 horas: @Osbourne 😏 ahah é outro "tema", na verdade dá para perceber o que ele quer dizer, existem vários biotipos e somatotipos precisamente para tentar enquadrar diferentes variáveis e acaba por ser mais uma referência, se não estou em erro foi prai nos anos 60 que começaram a sair este tipo de matérias, hoje em dia já existem mais classificações e no fundo é uma base de orientação para aquilo que pode ser um treino e uma alimentação mais personalizada e que tem mais probabilidade de funcionar contigo, mas para tudo é preciso ajustar às tuas próprias variáveis. Basta vermos por exemplo que em todos os desportos, os seus praticantes têm diferentes corpos e estão a praticar a mesma modalidade nada impede, mas muitas vezes é isso define a sua posição em campo, seja no futebol ou no basket etc (regra geral claro), e tb existem outras modalidades onde certos corpos conseguem melhores resultados que outros principalmente quando falamos em desportos individuais. 1 Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 29 Maio 2023 (editado) Bem, devido ao pouco tempo que tenho e ao trabalho, e também com o pouco conhecimento que tenho em relação a recipes e isso(no futuro sou capaz de comprar uma manteiga de amendoim, aveia, proteína isolada, etc para inventar com alguns shakes de banana, morango... quando tiver mais informações sobre tal), mas de momento pretendo algo mais simples e rápido(e barato xd), portanto decidi ir para o mass gainer. Estive a informar-me em relação aos mass gainers terem muitos açucares e não serem tão saudável, e do que tive a ver na prozis, penso que este seja o mais ajustável(corrijam-me se estiver errado) : Vegan Mass Gainer 2722 g - Desenvolvimento Muscular | Prozis Também vi este, mas tem o dobro dos açucares Xtreme Mass Gainer 2722 g - Desenvolvimento Muscular | Prozis Edit: Mesmo assim sou capaz de comprar a manteiga de amendoim, tá barata e seria sempre um bom complemento com um pão ou até mesmo com o mass gainer. Também instalei a myfitnesspal app, para começar a calcular as minhas calorias para subir isto. E sim Bruno, muito provavelmente nem tava a bater as minhas calorias necessárias. Com a app também acabo por ter mais interesse em comer devido aos objetivos, começar a acrescentar aos lanches coisas como barritas, chocolates, amêndoas, bolachas... Coisas simples que consigo comer a mais sem ficar "cheio". Lacticínios é que normalmente me incham logo o estômago, portanto o melhor será cortar mais aí para poder ingerir mais comida, assumo. Ah, sobre o M-Stak e o Stak, não me vou meter nisso muito por pura e simplesmente odiar comprimidos. Até os que sou "obrigado" quando tou doente faço um grande esforço e normalmente mordo para engolir aquilo. Portanto big no, qualquer coisa menos comprimidos. Editado 29 Maio 2023 por Scurvy Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 29 Maio 2023 Citação de Scurvy, há 1 hora: Ah, sobre o M-Stak e o Stak, não me vou meter nisso muito por pura e simplesmente odiar comprimidos. Até os que sou "obrigado" quando tou doente faço um grande esforço e normalmente mordo para engolir aquilo. Portanto big no, qualquer coisa menos comprimidos. Então, tens medo dos "químicos"? Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 29 Maio 2023 (editado) Citação de Chandler, há 1 hora: Então, tens medo dos "químicos"? Diria que tenho medo é de me engasgar, algo que vem já desde puto e atualmente é inconsciente. Não tenho medo de tomar substâncias dessas, mas lá está, que não sejam em comprimidos, se for em pó como as proteínas e isso costumam ser, aceito de bom grado. Editado 29 Maio 2023 por Scurvy Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 29 Maio 2023 Citação de Scurvy, há 3 horas: Estive a informar-me em relação aos mass gainers terem muitos açucares e não serem tão saudável, e do que tive a ver na prozis, penso que este seja o mais ajustável(corrijam-me se estiver errado) : Vegan Mass Gainer 2722 g - Desenvolvimento Muscular | Prozis Também vi este, mas tem o dobro dos açucares Xtreme Mass Gainer 2722 g - Desenvolvimento Muscular | Prozis O melhor deve ser esse: https://www.prozis.com/pt/pt/prozis/hydro-whey-mass-2500-g?label=TlVUMDAvMTYzMTc1MDAwNg%3D%3D Mas também é mais caro. 1 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 30 Maio 2023 não sei a melhor de forma de explicar isto, mas cá vai eu nado/corro 3 vezes por semana tenho feito exercícios de calistenia que trabalham a mesma zona de cada atividade no mesmo dia, por exemplo pullups e pushups quando nado e squats quando corro, por exemplo não faço calistenia logo depois de correr ou nadar, mas com um intervalo de 8/10 horas faz sentido ou não? Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 30 Maio 2023 Citação de Rōnin, há 1 hora: não sei a melhor de forma de explicar isto, mas cá vai eu nado/corro 3 vezes por semana tenho feito exercícios de calistenia que trabalham a mesma zona de cada atividade no mesmo dia, por exemplo pullups e pushups quando nado e squats quando corro, por exemplo não faço calistenia logo depois de correr ou nadar, mas com um intervalo de 8/10 horas faz sentido ou não? Se te sentes bem, sim. 2 1 Compartilhar este post Link para o post
.oz. Publicado 31 Maio 2023 (editado) Citação de Rōnin, há 12 horas: não sei a melhor de forma de explicar isto, mas cá vai eu nado/corro 3 vezes por semana tenho feito exercícios de calistenia que trabalham a mesma zona de cada atividade no mesmo dia, por exemplo pullups e pushups quando nado e squats quando corro, por exemplo não faço calistenia logo depois de correr ou nadar, mas com um intervalo de 8/10 horas faz sentido ou não? Quanto tempo corres e nadas? Qual o teu objectivo ? Se queres ganhar massa muscular de uma forma mais rápida, treinos de força e treinos mais cardiovasculares digamos assim, vão de certa forma definir e criar mais resistência, vais naturalmente ganhar massa muscular com treino e dieta ajustada mas ao mesmo tempo a combinação de desportos que usas vai-te "queimar" mais musculo também, vais forçosamente acabar por fazer um bulk mais clean também porque os teus ganhos vão ser muito mais progressivos. Se és um gajo q pratica desporto por saúde e bem estar e não estas tão preocupado com em ter um shape x em y tempo, continua n tens qualquer problema, se queres ganhar kg rapidamente, imaginemos meio ano pelo menos, tens que ajustar o tipo de treino que fazes actualmente. Citação de Scurvy, Em 29/05/2023 at 16:58: Bem, devido ao pouco tempo que tenho e ao trabalho, e também com o pouco conhecimento que tenho em relação a recipes e isso(no futuro sou capaz de comprar uma manteiga de amendoim, aveia, proteína isolada, etc para inventar com alguns shakes de banana, morango... quando tiver mais informações sobre tal), mas de momento pretendo algo mais simples e rápido(e barato xd), portanto decidi ir para o mass gainer. Estive a informar-me em relação aos mass gainers terem muitos açucares e não serem tão saudável, e do que tive a ver na prozis, penso que este seja o mais ajustável(corrijam-me se estiver errado) : Vegan Mass Gainer 2722 g - Desenvolvimento Muscular | Prozis Também vi este, mas tem o dobro dos açucares Xtreme Mass Gainer 2722 g - Desenvolvimento Muscular | Prozis Edit: Mesmo assim sou capaz de comprar a manteiga de amendoim, tá barata e seria sempre um bom complemento com um pão ou até mesmo com o mass gainer. Também instalei a myfitnesspal app, para começar a calcular as minhas calorias para subir isto. E sim Bruno, muito provavelmente nem tava a bater as minhas calorias necessárias. Com a app também acabo por ter mais interesse em comer devido aos objetivos, começar a acrescentar aos lanches coisas como barritas, chocolates, amêndoas, bolachas... Coisas simples que consigo comer a mais sem ficar "cheio". Lacticínios é que normalmente me incham logo o estômago, portanto o melhor será cortar mais aí para poder ingerir mais comida, assumo. Ah, sobre o M-Stak e o Stak, não me vou meter nisso muito por pura e simplesmente odiar comprimidos. Até os que sou "obrigado" quando tou doente faço um grande esforço e normalmente mordo para engolir aquilo. Portanto big no, qualquer coisa menos comprimidos. Os "melhores" são os vegans, eu já fiz bulk de proteina vegan e funciona igual, tens é que comer que nem um elefante kkk em gainer às vezes podem é não ser tão calóricos como os outros mas de soro de leite tens a Weight Gainer da myprotein é melhor que essas da prozis, em alternativa aos vegans devemos ir nos que têm menos açúcares, quanto melhor a formula, menos açucar tem mais caro é também. vê este da prozis para mim é a melhor alternativa, tudo o resto é mais de 10g de açucar por 100g e além disso contem alguns lipidos. Se não curtes comprimidos, testa tribulus em pó (é uma planta, até no celeiro arranjas isso, procura algo bio que vem mais potente kkk), faz pelo menos 3 mesinhos disso e avalia os teus ganhos de força.(Junta num batido ou num skyr, tribulus em pó, cacau preto 80% para cima, bagas goji e umas sementes de chia( n te esqueças de hidratar a chia) e manda a baixo, eu geralmente como de manha. Editado 31 Maio 2023 por Osbourne 2 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 31 Maio 2023 Citação de Osbourne, há 48 minutos: Quanto tempo corres e nadas? Qual o teu objectivo ? Se queres ganhar massa muscular de uma forma mais rápida, treinos de força e treinos mais cardiovasculares digamos assim, vão de certa forma definir e criar mais resistência, vais naturalmente ganhar massa muscular com treino e dieta ajustada mas ao mesmo tempo a combinação de desportos que usas vai-te "queimar" mais musculo também, vais forçosamente acabar por fazer um bulk mais clean também porque os teus ganhos vão ser muito mais progressivos. Se és um gajo q pratica desporto por saúde e bem estar e não estas tão preocupado com em ter um shape x em y tempo, continua n tens qualquer problema, se queres ganhar kg rapidamente, imaginemos meio ano pelo menos, tens que ajustar o tipo de treino que fazes actualmente. 40 minutos por aí ya, não tenho objetivos concretos em mente nem pressa em ter resultados, obviamente que gosto de otimizar a coisa, daí pedir-vos conselhos, mas o resto virá com consistência e disciplina Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 31 Maio 2023 Citação de Osbourne, há 14 horas: Quanto tempo corres e nadas? Qual o teu objectivo ? Se queres ganhar massa muscular de uma forma mais rápida, treinos de força e treinos mais cardiovasculares digamos assim, vão de certa forma definir e criar mais resistência, vais naturalmente ganhar massa muscular com treino e dieta ajustada mas ao mesmo tempo a combinação de desportos que usas vai-te "queimar" mais musculo também, vais forçosamente acabar por fazer um bulk mais clean também porque os teus ganhos vão ser muito mais progressivos. Se és um gajo q pratica desporto por saúde e bem estar e não estas tão preocupado com em ter um shape x em y tempo, continua n tens qualquer problema, se queres ganhar kg rapidamente, imaginemos meio ano pelo menos, tens que ajustar o tipo de treino que fazes actualmente. Os "melhores" são os vegans, eu já fiz bulk de proteina vegan e funciona igual, tens é que comer que nem um elefante kkk em gainer às vezes podem é não ser tão calóricos como os outros mas de soro de leite tens a Weight Gainer da myprotein é melhor que essas da prozis, em alternativa aos vegans devemos ir nos que têm menos açúcares, quanto melhor a formula, menos açucar tem mais caro é também. vê este da prozis para mim é a melhor alternativa, tudo o resto é mais de 10g de açucar por 100g e além disso contem alguns lipidos. Se não curtes comprimidos, testa tribulus em pó (é uma planta, até no celeiro arranjas isso, procura algo bio que vem mais potente kkk), faz pelo menos 3 mesinhos disso e avalia os teus ganhos de força.(Junta num batido ou num skyr, tribulus em pó, cacau preto 80% para cima, bagas goji e umas sementes de chia( n te esqueças de hidratar a chia) e manda a baixo, eu geralmente como de manha. Obrigado. Entretanto tenho andado a experimentar uns shakes e uns meals, vou vendo o que tenho em casa e invento, portanto se vocês conhecerem uns bons que tenham feito, não hesitem em partilhar aí de vez em quando. Por exemplo, nestes últimos 2 dias bebi sempre um batido de 2 bananas, 5 bolachas maria, 2 pacotinhos pequenos de nutella e leite, só que ontem deu-me dor de barriga, será dos pacotinhos de nutella que me carregaram no estômago? Hoje se calhar devo fazer o batido sem a nutella, ou então substituo por mel(ainda não tenho manteiga de amendoim, senão metia). Ah, também podia colocar 5 cereais chocapic, também já ouvi falar que colocam nos batidos(vi neste vídeo (168) WEIGHT GAIN PROTEIN SHAKE (MASS GAINER) - YouTube). Ontem à noite na ceia comi um pão com manteiga e queijo, e uma fatia de torta laranja e um actimel. No outro dia tinha comido 2 fatias de torta de laranja, 5 bolachas chocolate branco filipinos, e umas 5 amêndoas descascadas, com mel por cima. Não sei olha, vai-se fazendo e experimentando, como disse, não tou muito a par desses recipes ainda. Sobre o tribulus em pó, isso não é um bocado caro? Vi este na prozis Tribulus Terrestris Biológico em Pó 125 g - Lifestyle e Restrições Alimentares | Prozis 13€ por apenas 125g... carote, não sei se sabes de algum sítio melhor... De resto, boa ideia de recipe com o cacau, não tinha pensado nas bagas de goji nem nas sementes de chia(penso que tenho as de chia em casa, tenho de ver). Btw, ao tomar batidos, sinto fome muito mais depressa, talvez seja esse o "segredo", tendo em conta que me alimento bem e a digestão é mais rápida e soft. Sobre de manhã, ainda não arranjei o meal certo para tomar, tendo em conta que mal como vou treinar e portanto não me posso encher muito. Hoje comi uma "breakfast bar", uma bolacha e um actimel, e senti-me logo cheio tendo em conta que é muito em cima do treino, o problema é que se comer menos, acabo a consumir menos calorias overall, é uma faca de dois gumes. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 31 Maio 2023 Citação de Scurvy, há 1 hora: Obrigado. Entretanto tenho andado a experimentar uns shakes e uns meals, vou vendo o que tenho em casa e invento, portanto se vocês conhecerem uns bons que tenham feito, não hesitem em partilhar aí de vez em quando. Por exemplo, nestes últimos 2 dias bebi sempre um batido de 2 bananas, 5 bolachas maria, 2 pacotinhos pequenos de nutella e leite, só que ontem deu-me dor de barriga, será dos pacotinhos de nutella que me carregaram no estômago? Hoje se calhar devo fazer o batido sem a nutella, ou então substituo por mel(ainda não tenho manteiga de amendoim, senão metia). Ah, também podia colocar 5 cereais chocapic, também já ouvi falar que colocam nos batidos(vi neste vídeo (168) WEIGHT GAIN PROTEIN SHAKE (MASS GAINER) - YouTube). Ontem à noite na ceia comi um pão com manteiga e queijo, e uma fatia de torta laranja e um actimel. No outro dia tinha comido 2 fatias de torta de laranja, 5 bolachas chocolate branco filipinos, e umas 5 amêndoas descascadas, com mel por cima. Não sei olha, vai-se fazendo e experimentando, como disse, não tou muito a par desses recipes ainda. Sobre o tribulus em pó, isso não é um bocado caro? Vi este na prozis Tribulus Terrestris Biológico em Pó 125 g - Lifestyle e Restrições Alimentares | Prozis 13€ por apenas 125g... carote, não sei se sabes de algum sítio melhor... De resto, boa ideia de recipe com o cacau, não tinha pensado nas bagas de goji nem nas sementes de chia(penso que tenho as de chia em casa, tenho de ver). Btw, ao tomar batidos, sinto fome muito mais depressa, talvez seja esse o "segredo", tendo em conta que me alimento bem e a digestão é mais rápida e soft. Sobre de manhã, ainda não arranjei o meal certo para tomar, tendo em conta que mal como vou treinar e portanto não me posso encher muito. Hoje comi uma "breakfast bar", uma bolacha e um actimel, e senti-me logo cheio tendo em conta que é muito em cima do treino, o problema é que se comer menos, acabo a consumir menos calorias overall, é uma faca de dois gumes. Pudera sentires fome logo, estás a fazer um batido de açúcares rápido. 0 proteína, 0 gordura. Além de que isso é uma receita para andares aí com picos de glicemia, atrás de picos de glicemia. Diabetes não acontece só aos gordos... E o mel/manteiga de amendoim não se substituiem, um é uma fonte de carbs e outra de gordura. Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 31 Maio 2023 Citação de Hammerfall, há 20 minutos: Pudera sentires fome logo, estás a fazer um batido de açúcares rápido. 0 proteína, 0 gordura. Além de que isso é uma receita para andares aí com picos de glicemia, atrás de picos de glicemia. Diabetes não acontece só aos gordos... E o mel/manteiga de amendoim não se substituiem, um é uma fonte de carbs e outra de gordura. Fogo mas banana e bolachas maria não é bom? É que assim não tenho nada para batidos, tenho que usar alguma coisa, daí ter ido buscado o chocapic ou um cereal qualquer, framboesas, mel... Se tiveres alguma sugestão de batido agradecia Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 31 Maio 2023 Citação de Scurvy, há 26 minutos: Fogo mas banana e bolachas maria não é bom? É que assim não tenho nada para batidos, tenho que usar alguma coisa, daí ter ido buscado o chocapic ou um cereal qualquer, framboesas, mel... Se tiveres alguma sugestão de batido agradecia Banana, morangos, farelo de aveia, iogurte grego, leite, manteiga de amendoim, gelo. Isto uma coisa minimamente com sabor. Podes sempre colocar proteína em pó para ser mais proteico (é o ideal). 1 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 1 Junho 2023 Citação de Osbourne, Em 31/05/2023 at 01:00: Os "melhores" são os vegans, eu já fiz bulk de proteina vegan e funciona igual quais são os que recomendas, vegans, já agora? Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 1 Junho 2023 Citação de Scurvy, Em 31/05/2023 at 17:37: Fogo mas banana e bolachas maria não é bom? É que assim não tenho nada para batidos, tenho que usar alguma coisa, daí ter ido buscado o chocapic ou um cereal qualquer, framboesas, mel... Se tiveres alguma sugestão de batido agradecia 1 Compartilhar este post Link para o post
.oz. Publicado 1 Junho 2023 Citação de Rōnin, há 5 horas: quais são os que recomendas, vegans, já agora? Único problema das cenas vegan etc é os preço, hoje em dia vegan significa mais uns euros extra. Assim de cabeça é o naked mass e tens este como boa alternativa mas longo prazo não dá os problemas digestivos que dá um gainer normal ou proteína e aveia todo santo dia etc, de vez em quando por ex, até é uma boa alternativa a quem toma só de soro de leite, até nos suplementos devemos fazer algumas variações nas formulas e um "desmame" de vez em quando ou baixar a dose recomendada pela marca tb é uma boa dica kkk. 1 Compartilhar este post Link para o post
.oz. Publicado 1 Junho 2023 Citação de Scurvy, Em 31/05/2023 at 17:37: Fogo mas banana e bolachas maria não é bom? É que assim não tenho nada para batidos, tenho que usar alguma coisa, daí ter ido buscado o chocapic ou um cereal qualquer, framboesas, mel... Se tiveres alguma sugestão de batido agradecia Ri-me com essas das bolachas e dos pacotinhos de nutella, tas-me a dar tanga fio 🤣 Esquece açucares, tenta não comer nada com açúcar durante um mês se conseguires e vais ver aa diferença. Uma coisa muita importante que muita gente não fala, é que quem pratica ginásio e faz dietas agressivas tem que ter muito cuidado com o sistema digestivo, é muito importante saber como alcalinizar o corpo, existem vários alimentos, chás etc para o fazer, é que carbs e proteína animal para quem tem este estilo de vida durante anos, vai dar m*rda podem contar com isso kkk Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 3 Junho 2023 Alguém daqui tem experiência com a hsnstore? Compartilhar este post Link para o post
Marcos_RDM Publicado 3 Junho 2023 Citação de Hammerfall, há 48 minutos: Alguém daqui tem experiência com a hsnstore? Já fiz algumas compras para experimentar as proteínas vegetais deles, têm preços competitivos. O serviço pós venda deles,, na minha experiência, é do melhor que há em termos de rapidez e facilidade de troca de mensagens. 1 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 3 Junho 2023 Citação de Marcos_RDM, Agora: Já fiz algumas compras para experimentar as proteínas vegetais deles, têm preços competitivos. O serviço pós venda deles,, na minha experiência, é do melhor que há em termos de rapidez e facilidade de troca de mensagens. Pois, só queria saber se era legit, apareceu-me uns anúncios deles e realmente os preços deles são muito competitivos Compartilhar este post Link para o post
Marcos_RDM Publicado 3 Junho 2023 Citação de Hammerfall, Agora: Pois, só queria saber se era legit, apareceu-me uns anúncios deles e realmente os preços deles são muito competitivos As minhas encomendas chegaram sempre mais cedo do que previsto, na ultima que fiz enganei-me e só dei conta no dia seguinte, enviei mensagem, trocaram a proteína e mesmo assim chegou mais cedo que o prazo de entrega previsto. Em condições normais não terás problemas. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 3 Junho 2023 Citação de Marcos_RDM, há 5 minutos: As minhas encomendas chegaram sempre mais cedo do que previsto, na ultima que fiz enganei-me e só dei conta no dia seguinte, enviei mensagem, trocaram a proteína e mesmo assim chegou mais cedo que o prazo de entrega previsto. Em condições normais não terás problemas. Obrigado pelo feedback! Compartilhar este post Link para o post